Autor Tópico: Dizem que Linux não dá pau  (Lida 46382 vezes)

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Online: 17 de MAR?O de 2006, 12:36 »
nao quero fazer apologia a nada, apenas colocar em discussao um fato real e que precisa ser considerado.

se linux nao desse pau eu usaria linux no meu computador. (desde 98 tenho contato com linux mas nunca tive confiança para usar no meu micro principal e que precisa funcionar). já instalei conectiva marumbi, outros conectivas, kurumin, mandrake, fedora, suse, etc etc

Dizem que linux não dá pau, o que é verdade em alguns casos para alguns tipos de uso, por exemplo um servidor que fica lá funcionando sem alteracoes. (eu tenho um fedora assim e jah tive um mandrake também)

Mas agora tenho um ubuntu no meu escritorio para uma pessoa trabalhar e optei por ele para nao ter q pagar uma licensa windows e tambem por que quero incentivar o uso do linux e um dia ter apenas linux em todas as maquinas.

Aqui tem linux (fedora e ubuntu nos desktops e servidor) e windows (nos laptops)

O que aconteceu?

O ubuntu foi instalado por um expert em ubuntu, numa maquina semprom 64 e ele configurou tudo para adequar as nossas necessidades (internet office etc) nada de especial.

Problemas: a atualizacao automatica sempre dava pau. Alguns pacotes davam pau.
Que tipo de pau??
Nao tenho a mínima ideia.
Olhar no console? não entendemos a linguagem do console.

Ontem atualizamos alguns pacotes e deu pau em um pacote.
Depois de eu ensinar a usuária a clicar na atualizacao, ela clicou e deu pau em outros pacotes.

O que ela fez?
Ela reiniciou o computador, no processo apareceu uma mensagem de alerta ou erro (ela nao sabe qual é)
Depois disso o Ubuntu nao conecta mais a Internet

Ao ir na parte de configuracao de rede, ele ativa a conexao de rede, mas nao conecta.

E agora???
Agora eu tenho que chamar o cara que fez o trampo, ele poderá cobrar mais pelo serviço ou nao.

O micro esta parado durante esse dia.


E se fosse windows?
se fosse windows isso nao iria acontecer, os paus do windows sao resolvidos com reboot.
esse tipo de pau nao ocorre no windows (comigo nunca ocorreu)

Virus e outros males do windows sao resolvidos com anti-virus e nortons e outros
No windows vc dá um chute e ele pega no tranco.


A conclusao que eu tenho é que o windows dá varios paus, mas praticamente todos eles sao resolvidos com facilidade (as pessoas tem conhecimendo do que fazer, mesmo que seja cansativo e demorado)

e o linux quando dá um pau, ele é algo que nao se resolve com reboot e nao existem pistas ou maneiras didáticas de resolver.
vc precisa recorrer a um especialista ou a foruns etc

Mas quem trabalha nao tem tempo de fazer isso (foruns) e entao vai recorrer ao especialista e vai acabar gastando mais do que o custo da licensa windows


Eu ainda continuo a desejar e apoiar o uso de linux, porém acho que ainda esta muito longe de ser um sistema estável para o usuario comum.
Estavel no sentido de que se alguma coisa errada acontecer, vc vai conseguir resolver com facilidade ou o sistema vai te avisar sobre o que esta errado

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #1 Online: 17 de MAR?O de 2006, 13:03 »
Cara na minha ex empresa 98% dos desktops eram ubuntu, meu lap pessoal uso linux a tempos (ubuntu e slackware) e nunca tive problemas com seu uso. Provavelmente seu "especialista" fez foi um serviço de porco. Chama alguem que entenda para instalar que você não tera problemas.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #2 Online: 17 de MAR?O de 2006, 13:30 »
Só uma pergunta, vocês instalaram o Ubuntu 64bits?

Eu penso assim, no caso de você que quer implantar Linux na sua empresa, não basta instalar uma distribuição e sair usando. Teste várias antes, exatamente pra saber a que melhor vai te servir. Pega um ou dois funcionários e testa, até mesmo você. Além disso, é preciso treinamento. Um "especialista" instalar e não te dar mais nenhum suporte não é coisa que se faça.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline xThustoonx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #3 Online: 17 de MAR?O de 2006, 13:58 »
A cara eu to comecando a desanimar tambem. Primeira vez que instalei, nao consegui configurar o teclado novamente, tive que formatar e instalar denovo. Fiz isso pq cadastrei um usuario e nao conseguia lembrar o que tinha digitado para usuario. Burrice minha admito.
Formatei, instalei ele no hdb, particionei, deixei 10 gb para ele, o restante para o windows. Quando botei, o windows nao reconhecia o particionamento, so fiquei com um hd de 10 gb que estava como master. Nao foi nem um pouco amigavel o particionador que veio nele.
Blz, mudei os hds de ordem, deixei um hd de 40 gb para o windows como master, e deixei um de 10gb para o linux, como slave. Instalei tudo certo, blz. Agora esta demorando uma cara para ele iniciar, antes quando eu tinha instalado errado tava logando rapido. Quando eu logo, tentei fazer os procedimentos para deixar em portugues o sistema, mas ele esta travando. Nao esta deidxando eu abrir um editor de texto, eu abro ele, ele fica carregando volta erro. Rebootei para ver se nao era um problema qualquer, voltou do mesmojeito.
Agora to usando ele, to conectado com ele. Mas to usando so firefox. Nao consigo mais abrir o terminal, nao consigo abrir o editor de texto, nao consigo editar os arquivo que o net0 me indicou para deixar o ubuntu em portugues, enfim... to desanimando aos poucos.
Eu admiro kd vez mais o sistema, e para alguem que esta formando em um curso tecnologico de internet e redes, entender o sistema linux, e indispensavel. Mas como desktop, por hora estou ficando desapontado. Dizem que ubuntu e a distribuicao mais facil para usuarios iniciantes. Nem quero imaginar como deva ser a mais dificil.

Vou tentar mais uma vez, ver se eu consigo diminuir alguns recursos dele para ganhar performance.
E tentar deixar meu teclado com padrao brasileiro. Como devem ter notado, nao to acentuando nada pq meu teclado ta como se fosse padrao americano.
Mas vamos tentar, nao vou desanimar tao facilmente assim...

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #4 Online: 17 de MAR?O de 2006, 14:32 »
Instalamos o 64. tivemos de instalar um emulador de 32 para poder rodar o firefox 1.5 com flash (dentre outros detalhes que no 64 nao funcionam)

O cara que instalou manja bem, mas nem tenho como pensar em contratar suporte. Meu escritorio nao comporta esse tipo de coisa. (nao temos verba pra isso)

Temos aqui 3 computadores e 2 notebooks,
2 deles com linux 1 com windows (por causa do bradesco e da impressora/scanner) e os notebooks com windows (pq jah vem instalado)

também nao temos como testar nada, nao dah tempo.

A intencao da mensagem nem é encontrar uma solucao para o problema, mas demonstrar o problema.

Demonstrar que existem mitos do linux que precisam ser quebrados.
O linux dá pau sim, e quando dá pau é coisa que nao se resolve com reboot.

No Ubuntu felizmente nao se justifica o argumento: leia o how to, leia o man, leia o help, pois o objetivo é linux para seres humanos.

Reconheco que hoje o linux esta muito mais evoluido e estável do que a 2 anos atras, mas ainda falta muito (muito mesmo)

O papo (para muitos furado, mas para muitos verdadeiro) de que no final das contas o windows é mais barato, pode se aplicar a minha situacao.
O micro que comprei, custaria uns 550 reais mais caro se tivesse a licensa OEM do windows
Paguei 200 reais para instalar o linux

até agora o custo é de 350 reais a menos com linux e cerca de uns 3 dias de trabalho perdidos no computador (esperar vir instalar, deixar a maquina redonda, e hoje parada)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #5 Online: 17 de MAR?O de 2006, 14:49 »
Dr Fritz,

Considero seus argumentos baseados numa realidade, importantes. É bem interessante ver um posicionamento em uma realidade empresarial.

Eu discordo da generalização que falta muito para o Linux. Vc está utilizando uma arquitetura nova (a 64 bits). Dentro de uma realidade padrão de 32 bits este tipo de problema não ocorre desta forma. Eu particulamente, acho o Linux superior em vários quesitos (mas não em todos).

De mesma forma discordo do discurso que "Linux não dá pau". Vejamos quantas mensagens com problemas de "pau". Tem sempre aquele discurso que o que dá pau é o Gnome, ou Servidor e não o Kernel do Linux. É um discurso tão errado quanto a MS computar erros de uma distro (q tem trocentos programas) e comparar com o Sistema Operacional deles. Temos que comparar ambientes similares.

Minha monografia de conclusão de MBA foi sobre Projeto de Migração para Software Livre e tentava custear todos os valores para ver se valia ou não a pena. Para raiva de meus amigos Linuxers e Windowers, a resposta era "depende".  Li o depoimento de um economista que pra ele comprar a licença do Windows+Office era barato pq ele utiliza um add-on do Excel chamado Solver que era fundamental para a vida dele. Ele só usava o add-on! Burro? Para fazer um sistema daqueles, gastaria centenas de milhares de dolares. Dá pra sugerir migrar para Linux numa situação dessas?

Agora de outro lado, quais os custos de segurança? Quais os custos de ter um trojan instalado que invada a conta do banco pq um funcionário apertou no arquivo fotos.scr? A desculpa que basta um anti-virus/anti-spyware instalado é falha pq tô pra conhecer algo 100% seguro no Windows.

Finalizando... eu acho interessante a situação real, mas acho q precisamos ser mais abertos para considerar os custos e problemas existente no ambientes computacionais. Eu não comprei ainda um micro 64 bits pq considero que os programas (Linux e Windows) ainda não estão maduros.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #6 Online: 17 de MAR?O de 2006, 15:21 »
agente, concordo com seus argumentos, também concordo que o 64 ainda esta complicado (eu nem sabia disso qdo instalei, na verdade optei pelo ubuntu pq tinha versao 64)

também acho o linux superior em varias coisas, tanto é que meu desejo é usar linux apenas

na maquina windows sempre tenho q ficar limpando virus e similares

mas o soda eh que o windows nao para! o windows funciona mesmo com todo esse lixo, vc literalmente dá um chute nele e ele vai
o windows vai parar com alguns tipos de virus, (já parou) mas mesmo assim eu consigo resolver o problema

isso também é um fator determinante, eu tenho conhecimento pra resolver problemas no windows, mas nao tenho no linux

pra eu conseguir ter esse conhecimento no linux, tudo deveria ser feito por GUI, pois eu nao entendo (e nem vou aprender) a mexer em console

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #7 Online: 17 de MAR?O de 2006, 15:46 »
Citar
pra eu conseguir ter esse conhecimento no linux, tudo deveria ser feito por GUI, pois eu nao entendo (e nem vou aprender) a mexer em console


Eu vivo brigando com o povo sobre esta mania de complicar usando tudo no console (eu sei, q para um suporte num fórum, é mais útil e rápido postar comandos de console, mas daí colocar o usuário para usar o VIM para alterar um arquivo do usuário é demais). Eu, mesmo sabendo um pouco, prefiro usar GUI sempre que possível... afinal nós estamos em 2006 e o micro permite uma interface gráfica. Minha esposa usa Linux, e não acho legal quando tenha que entrar no terminal para algumas coisas, preferiria dizer que acesse tal menu e fizesse a coisa X.

As coisas estão melhorando e acho q hj quase tudo dá pra fazer via GUI. Alguns distros como o Red Hat e SUSE possuem uma interface GUI para tudo, no Ubuntu só faz falta um configurador de ADSL, o resto (para meu uso) dá para usar GUI.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline xThustoonx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #8 Online: 17 de MAR?O de 2006, 16:28 »
Aparentemente resolvi o problema.
Depois que postei essa mensagem, reinstalei o ubuntu.
Ate agora não deu problema, parou a lentidão e não esta travando quando eu abro os aplicativos.
Agora acho que descobri pq esta lento para reiniciar.
Aparece uma mensagem /dev/cdrom: open failed: no medium found.

E o som esta desabilitado também. O auto falante esta ali com um x vemelho em cima.

Enfim, eu não quero deixar de usar o ubuntu. Quero demais deixar de usar o windows, mas só farei isso se algum dia eu conseguir fazer tudo que eu faço com o windows normalmente (instalar aplicativos, baixar downloads, jogar na internet, jogar qualquer jogo que eu queira...).

Bom desejam-me sorte.
E dr, o cara cobrou 200 para instalar o linux para vc?

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #9 Online: 17 de MAR?O de 2006, 18:11 »
ele cobrou 200, eu acho q foi barato.

Ele trampa numa empresa que mexe com ubuntu, a empresa nem quiz instalar pq eh coisa pequena demais pra ela

depois ele vai vir aqui ver,
talvez seja pq atualizou o kernel e a rede nao sobe mais

provavelmente pq eh 64 (deveriam deixar claro que essa versao é instavel)


se isso tivesse acontecido no meu notebook, eu estaria perdido
ainda bem que foi num outro micro

Eu já estava quase pensando em instalar o ubuntu aqui numa particao, mas acho q ainda nao eh o momento

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #10 Online: 17 de MAR?O de 2006, 18:13 »
Remove o 64 e taca o 32 vale mais a pena
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #11 Online: 17 de MAR?O de 2006, 18:21 »
Achei que tivessem instalado o Ubuntu 64bits! É Pau na certa! O 64bits do Ubuntu não é maduro como o 32bits! Agora vejam vocês, por causa da falta de pesquisa de que distro usar, a imagem que você tem de Linux no Desktop é catastrófica.

Eu aqui só tenho Linux no meu Micro, Linux em Dual Boot. Ubuntu e SUSE. Faço 99% das coisas que fazia no Windows no Linux, o que não consigo, porque tem coisa que só funciona no Windows, acabei instalando programas do Windows no Linux! Então, para mim, não preciso mais de Windows!

Concordo que você só usaria Linux na sua empresa ou na sua casa, se ele funcionasse pra você como funciona para mim.

Acho que faltou planejamento, eu usei o meu sistema em dual boot com Windows por 7 meses pra aprender, até conseguir fazer tudo o que fazia no Windows no Linux.

Boa sorte na próxima tentiva, se é que vai haver uma.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #12 Online: 17 de MAR?O de 2006, 18:27 »
Cai no que eu falo sempre.. falta pesquisa e estudo dos "TECNICOS", por causa de um que fez trampo de porco, rende um post falando mal da distro pra desktop. Se o cara manja não devia ter posto 64 nunca.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline xThustoonx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #13 Online: 17 de MAR?O de 2006, 19:35 »
Descobri o que pode ser o pau que deu no meu sistema. Como o grub inicia primeiro na opção do ubuntu, ele começou a carregar o sistema. Minha mulher, como não sabe nada de linux, e tava querendo abrir o windows desligou ele direto. Só não sei se ela reiniciou ele enquanto estava carregando, ou depois que chegou na tela de login.

O fato é que reinstalei e melhorou, parou de travar nos programas. Porem ainda esta demorando um pouco para carregar.
Depois eu posto o erro qeu aparece.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #14 Online: 17 de MAR?O de 2006, 19:54 »
Cara quanto a demora para carregar procura aqui no forum que tem os serviços que pode desabilitar para melhorar isso
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,