Autor Tópico: Dizem que Linux não dá pau  (Lida 46353 vezes)

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #75 Online: 30 de Agosto de 2006, 14:44 »
nao ta satisfeito ??


vai pro windows e para de vir aki !

mais se quise tenta arruma a gente ajuda!

abre o gerenciador de processos e ve se nao tem a update-notifer rodando
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #76 Online: 30 de Agosto de 2006, 17:46 »
drfritz,
o único dá pau em determinadas situações, tal como qualquer sistema operativo, dá ainda mais pau se for utilizado em hardware que não é suportado.

De qualquer forma a descrição do seu problema é uma anedota, especialmente na parte do "expert em ubuntu" .

Como é que você conseguiu encontrar um expert em Ubuntu que deixou um sistema a funcionar pior do que um iniciante conseguiria ?
Ele trazia alguma identificação "expert em ubuntu" ? É que infelizmente por ser um sistema fácil de utilizar, muita gente que nada sabre sobre o sistema se afirma de "expert em ubuntu".

Eu não sou um expert em ubuntu, e mesmo assim tenho a certeza que esse seu expert é uma burla :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #77 Online: 31 de Agosto de 2006, 00:44 »
enfim, é dificil para os usuarios linux reconhecerem as limitacoes e falhas...

fica igual o relato do Og maciel sobre o Stallman, onde o segundo ve 8 ou 80

A maquina agora esta travada novamente, amanha vou rodar um live CD e ver se eh hardware ou software

é uma maquina antiga q nao tem nada nao suportado, eh tudo suportado e ela rodou mandrake e depois fedora por anos
infelizmente o mandrake nao atualizava pra versoes novas , nem o fedora


PS: essa eh outra maquina, a primeira agora esta funcionando bem, atualizou pra 6.06 e a unica limitacao eh q o firefox emulado nao atualiza






boi

  • Visitante
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #78 Online: 31 de Agosto de 2006, 07:39 »
Citar
é dificil para os usuarios linux reconhecerem as limitacoes e falhas
Pelo contrário, o difícil é o usuário reconhecer suas prórias limitações, principalmente quando esse usuário se considera um expert naquele outro sistema.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #79 Online: 31 de Agosto de 2006, 08:24 »
boi falo tudo !


nao tenho nem o que fala !

Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #80 Online: 31 de Agosto de 2006, 15:21 »
hoje o estagiario que usa esse micro antigo (k6 III ) com ubuntu + xubuntu ligou o computador e ele ficou ligado sem travar

fui lá tentar ver o problema e não localizei nenhum processo rodando que poderia bloquear a atualizacao.
como o micro ficou ligado durante toda a manha acho que pude descartar falhas de hardware

Tenho automatix e easyubuntu instalado.
Liguei e desliguei automatix
Liguei easyubuntu mas ele nao ligou.
Ai vi que o problema foi qu eo easyubuntu deu pau na ultima vez que rodei ele e travou todos os sistemas de atualizacao (inclusive ele mesmo)

eh algo relacionado ao DPKG

onde o comando sudo dpkg --configure -a diz que existe bloqueio de alguma aplicacao

conclusao: é necessario tirar esse bloqueio, mas como?


Ai que entra o que o Biohazard e boi falaram: limitacao do usuario

Sim, eu tenho essa limitacao, e 95% ou mais dos outros usuarios de computador também tem

Ubuntu não é Debian, nao é slackware, ubuntu é linux para seres humanos!

um pau, um bug, um erro qualquer, por definição é um erro humano, apenas o homem erra


Eu considero que é um erro pensar que para usar um computador é necessário conhecer o que seja o dpkg ou saber onde fica o arquivo de travamento de atualizacoes

é mais humano e logico pensar que o sistema deve detectar isso e perguntar se vc quer destravar isso, inclusive verificando se existem processos concorrentes rodando ou nao



Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #81 Online: 31 de Agosto de 2006, 15:54 »
vc nao entendeu mesmo!


como vc disse o problema eh relativo ao dpkg, vc consegue instalar coisas novas ?
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

boi

  • Visitante
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #82 Online: 31 de Agosto de 2006, 16:01 »
Olá, drfritz!

Você está caindo no mesmo erro da maioria dos iniciantes, que acha que pode usar Linux sem antes aprender sobre como o sistema funciona. Um usuário do Ubuntu tem sim que saber o que é o dpkg, isso é básico. O Ubuntu é um derivado do Debian, e não é muito diferente dele, é apenas mais atualizado e conta com um instalador mais bonitinho e um sistema automático de detecção de hardware, fora isso é praticamente a mesma coisa. E é também mais bugado, por isso acho que nem é a melhor opção para iniciantes. Sugiro que dê uma lida nesse texto, o link foi postado aqui no fórum há pouco tempo:
http://antibit.net/O_Linux_Nao_Eh_O_Windows.html
« Última modificação: 31 de Agosto de 2006, 16:04 por boi »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #83 Online: 01 de Setembro de 2006, 01:18 »
Eu já tive um problema parecido e rodei o que o dpkg me pediu (acho que foi sudo dpkg --configure -a) e voltou tudo ao normal.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #84 Online: 01 de Setembro de 2006, 01:51 »
Olá, drfritz!

Você está caindo no mesmo erro da maioria dos iniciantes, que acha que pode usar Linux sem antes aprender sobre como o sistema funciona. Um usuário do Ubuntu tem sim que saber o que é o dpkg, isso é básico. O Ubuntu é um derivado do Debian, e não é muito diferente dele, é apenas mais atualizado e conta com um instalador mais bonitinho e um sistema automático de detecção de hardware, fora isso é praticamente a mesma coisa. E é também mais bugado, por isso acho que nem é a melhor opção para iniciantes. Sugiro que dê uma lida nesse texto, o link foi postado aqui no fórum há pouco tempo:
http://antibit.net/O_Linux_Nao_Eh_O_Windows.html

Quanto mais eu aprendo no Linux mais eu vejo que seu discurso não é assim tão absurdo.
Talvez um dia eu venha a concordar com você.

Mas não ainda! ;)
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #85 Online: 02 de Setembro de 2006, 18:18 »
Você está caindo no mesmo erro da maioria dos iniciantes, que acha que pode usar Linux sem antes aprender sobre como o sistema funciona. (...)
http://antibit.net/O_Linux_Nao_Eh_O_Windows.html

Boi, eu acho que vc esta profundamente enganado, na verdade conceitualmente enganado sobre linux e principalmente sobre Ubuntu.
Lembre-se: Ubuntu é linux para seres humanos.

Linux não é apenas sobre dificuldade, complexidade ou estabilidade. Linux é liberdade e sofware livre.
Assim a opcao não é apenas por conta da tecnica, mas da licensa de uso e de todas as implicacoes que provem dela
Isso é a filosofia do software livre e do ubuntu

Os Geeks e Gurus, podem usar linux em todo seu potencial e tendo controle sobre todo o sistema e todos os arquivos e configuracoes. Isso é uma opcao e isso é liberdade

Os seres humanos comuns, (usuarios) podem e devem usar linux da maneira como querem (mais facil possivel) 

Nesse exato momento teclo do xubuntu enquanto aguardo um windows limpar um virus trojam
Não posso colocar linux no outro micro pois tenho q acessar contas bancarias empresariais que nao funcionam no linux

Mas também já fiquei perdendo horas com esse e outros linux para deixa-los funcionando

E pq perdi horas com linux? pois nao era facil de mexer, tinha q ficar aprendendo e lendo coisas q nao me interessam tanto

Atraves do comendo dpkg eu acho que resolvi o problema do travamento de atualizacoes e consegui atualizar o sistema

Tinha deixado o screen saver desligado pois qdo estava ativado o micro travava
Voltei a ativar e vou testar se o micro trava ou nao

Enquanto os usuarios (principalmente geeks e gurus) mantiverem a postura de que linux é conhecimento e linux é tecnica, o linux vai continuar com 5% de usuarios

O projeto ubuntu veio para mudar essa filosofia, pois diferente de mandrake e suse, ele é apenas 1 sistema livre.

E pq devemos incentivar para que mais usuarios utilizem linux? pq somos partidarios da filosofia do software livre, o que nao é sempre software gratis nem deve ser software dificil de mexer





boi

  • Visitante
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #86 Online: 03 de Setembro de 2006, 10:35 »
Olá, drfritz!

Você está completamente equivocado. Em primeiro lugar você está confundindo liberdade com comodidade. Em segundo lugar você parece ignorar completamente a posição dos desenvolvedores. Talvez você ache que desenvolvedores, gurus e geeks não sejam seres humanos. Se for assim, lamento por você. Infelizmente, essa parece ser a posição de qualquer usuário iniciante.
A liberdade existe tanto do lado do usuário quanto do desenvolvedor. Um desenvolvedor tem toda a liberdade de desenvolver seu software da maneira que ele ache melhor. Você, como usuário, pode achar que o desenvolvedor tem a obrigação de fazer com que as coisas sejam mais fáceis e mais cômodas para você, mas não é assim que funciona. O desenvolvedor não é seu escravo. Você pode achar um absurdo, por exemplo, que um determinado software não tenha interface gráfica, mas talvez não tenha lhe ocorrido que o desenvolvedor pode não saber construir essa interface, ou pode não ter tempo para isso, assim como ele pode ter simplesmente optado pelo console por uma questão de gosto pessoal. Ele tem esse direito. Do seu lado, você tem toda a liberdade de construir você mesmo essa interface gráfica. Se você não souber programar, pode pagar alguém para fazer esse trabalho. Agora, se você não sabe programar, e não pode ou não quer pagar um programador, bom, isso é problema seu, não do desenvolvedor.

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #87 Online: 03 de Setembro de 2006, 13:59 »
Boi, eu nao um usuario expert de linux (nao pretendo ser também)
Eu tenho contato com linux desde 1998, instalei meu primeiro linux, Conectiva Marumbi.
Tinha tempo, li manuais, how to, foruns, IRC, vixi...

O linux evolui para o usuario final, esta cada vez mais facil.

Deixou de ser apenas um sistema acadêmico e esta entrando no mercado produtivo

A empresa patrocinadora do Ubuntu paga desenvolvedores que querem que seus softwares sejam utilizados pelo maior numero de pessoas

Desenvolvedores desejam que seus produtos sejam utilizados, a menos que eles sejam desenvolvedores de softwares para atender suas proprias necessidades e de "brinde" deixam o software disponivel para quem quizer usar

Tem muito software assim no linux. O sujeito precisa de algo que nao existe, desenvolve pra ele mesmo e deixa lá pra quem quizer pegar


A versao atual é mais amigável e mais facil de mexer do que a anterior, a proxima será mais facil do que essa

Isso é fato

Apesar disso os desenvolvedores e geeks (também seres humanos e incluidos no publico alvo) continuam a ter a liberdade e opcao de utilizar as ferramentas do console e alterar/configurar o sistema da maneira que quizerem

Se vc quer usa VI para editar um texto, ele esta lá
Se vc quizer usar o Gedit pra editar, também esta lá

O topico que criei é para demonstrar que o linux (principalmente a interface amigavel) dá pau e que isso previne diversas pessoas de utilizarem e confiarem no sistema