Autor Tópico: Dizem que Linux não dá pau  (Lida 46752 vezes)

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #60 Online: 07 de Maio de 2006, 16:09 »
Citação de: "colutti"

Outra coisa: acho que o tecnico cobrou barato 200 reais. Ele tem que se valorizar. Se fosse eu cobraria 60 reais a hora, mais almoco e transporte. Isso so pra instalar a parte desktop. Se precisasse alguma coisa de servidor, seria mais.
Mas tambem acho que seu tecnico nao e bom. Nao e bom mesmo. Vc pode ter falado que queria 64b mas ele tinha a obrigacao de falar pra vc que nao era a melhor escolha. E nao existe especialista em ubuntu, a nao ser quem desenvolve. Vc deveria reconsiderar a possibilidade de trocar de tecnico.
Ele cobra pra voltar no seu escritorio? Ta certo. Eu cobraria. Por que? Porque ele vive disso, come comida que veio disso, veste isso. Se ele combinou com vc o servico por 200 reais e vc aceitou, se der problema depois vc paga de novo. Vc deveria ficar atento nos "contratos" que "assina". De preferencia pra quem te dar um numero X de suportes, ou pra profissionais que te dao a opcao de pagar uma quantia por mes por X horas de trabalho ou X problemas depois do servico feito.
Gostei do topico .. acho que isso poderia gerar algum tipo de trabalho ou ate mesmo um artigo a ser publicado .. quem se interessar ...

Rafael Colucci


Rafael, vc disse tudo! ,
sobre essa parte acima vou comentar algumas coisas


O "tecnico" que veio instalar nao é um tecnico que trabalha com isso. Ele trabalha em uma empresa que mexe com software livre (e que é de um conhecido meu) e veio fazer o trampo.
Algo bastante informal.
Nao foi algo formal pois o valor nao seria esse.

E se fosse formal iria inviabilizar veja só:

60 reais / hora iria acabar custando pelo menos uns 400 reais (instalacao configuracao customizacao)

windows OEM iria sair por uns 500 reais

E olha que nem é um servico de alta complexidade, era apenas para deixar uma maquina desktop funcionando (navegando com plugins, OOo com dicionario e imprimindo na impressora remota)

Mesmo que se a instalacao fosse 32 que tudo estivesse redondinho, ainda iriam ocorrer varios problemas:

arquivos corrompidos no cache APT que precisam ser removidos na mao
GUI dando pau em aplicativos incompletos


Sobre a ideia do trabalho eu acho que quem esta ai pensando em pesquisas de mestrado ou de graduacao, poderia pensar em fazer um estudo, entregando maquinas virgens e Windowns e Linux para usuarios instalarem e configurarem
Depois usarem a maquina

Escolhendo alguns perfis de usuarios: leigos totais, usuario intermediario, usuario avancado

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Arquivos corrompidos no cache APT?
« Resposta #61 Online: 07 de Maio de 2006, 16:20 »
Caros amigos como detectar aquivos corrompidos do cache APT e como remover esses arquivos na mão, como nosso amigo ai relatou, para que possa manter a saúde de nosso ubuntu sempre estável?

Acho que essa informação é crucial para que se tenha um sistema rodando redondo e não atribuir erros ao programa quando na verdade eles possam ser de nossa autoria ou negligência.

Grato a todos,
Znovier

Offline colutti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #62 Online: 07 de Maio de 2006, 22:41 »
drfritz

Por isso volto a dizer. Talvez nao seja o linux o produto ideal pra vcs. As pessoas podem me entender mal, falando que faco apologia ao windows. Nao e isso. Eu so sou apenas realistico. Ja deixei claro que gosto de linux, mas sei quando um produto nao atende a necessidade de um usuario. Se a empresa fosse minha, poderia ter certeza que iria usar o linux. Mas como nao e, acho que cada um tem que usar o que lhe cai bem. Adoro o Sql Server, por exemplo, mas recomendaria uma empresa de pequeno porte instalar o firebird.
Como vc falou, meu trabalho nao sairia por menos de 400 reais. E caro? Claro. Eu tenho muita despesa aprendendo tecnologia, gastando com curso, faculdade, revistas, sites, tempo. Um medico nao cobra 200 reais por uma visita que demora no maximo 1 hora? porque eu nao cobraria o mesmo nao e verdade?
Ainda acho que vc deveria considerar a opcao de instalar o ubuntu 32 bits .Mais estavel, menos problemas, etc.
Agora eu tambem nunca ouvi falar de pacote do apt corrompido. Pelo menos nunca aconteceu comigo.

Rafael Colucci[/quote]

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #63 Online: 08 de Maio de 2006, 23:11 »
ZNOVIER, o que eu fiz foi ler as msgs do console quando o ubuntu tentava atualizar e acusava erro

mas a maioria das pessoas nao iria compreender essas mensagens.


Colutti, o windows poderia ser uma alternativa, mas eu sou muito a favor do linux, desde que vi pela primeira vez meu desejo eh usar linux.

Estamos discutindo aqui e vendo que ainda existe chao para o linux se desenvolver. Porém a 2, 3 anos atras essa realidade era bem diferente.

Estou na expectativa do proximo ubuntu, acredito que vai estar mais estavel.
Vamos ver

Offline RenatoX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #64 Online: 08 de Maio de 2006, 23:27 »
essa coisa de nao dar pau tem que seguir alguns critérios , como , total compatibilidade do hardware , e uma configuração correta!

qto au problema que deu também nao sei pq ocorreu  , mas nao deveria , mas se tivesse bem configurado e desce um pau de vez em qdo ateh que estaria otimo!

agora como vc disse que no windows pega virus e talz , vc também poderia perder mto mais tempo com isso , imagina se o virus danifica um pc? e vc tem , que vamos supor formatar , vc perderia tempo , e se esse virus se espalha pra rede? vixe jah era , fora ter que pagar a microsoft pra poder utilizar o windows e demasi coisas , soh com esse dinheiro vc poderia montar um pc de backup assim ke um desce problema , vap vupt , troca e jah manda arrumar o outro

mas tudo vai a sua nescessidade!

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #65 Online: 09 de Maio de 2006, 10:43 »
RenatoX eu acho que os paus que o linux dá nem sao tanto por causa de hardware incompativel e configuracao.
O sistema como um todo funciona nesse sentido.

Os paus sao mais de "alto nivel", na interface gráfica incompleta e instável, fazendo com que o usuario tenha que usar o console em algum momento.

Paus nos aplicativos da interface grafica.

Qto ao windows a experiencia q eu tenho aqui inclui pegar virus, o que geralmente ocorre é que vc nota a existencia do virus (qdo o antivirus nao pegou ele), busca informacao na net e elimina o virus.
Até hoje nunca tive de formatar windows por causa de virus.

Muitos usuarios nao saberiam fazer isso e iriam levar o micro para uma assistencia tecnica que iria formatar o sistema por 50 reais em media.

Mas virus eh um problema e aqui é um problema importante pois muitas pessoas usam o computador, (pessoas que passam por aqui)

Nisso o linux tem uma grande vantagem.

Alias se o micro fosse apenas para Internet o linux aqui iria ser quase 100%.
Mas pra usar o micro pra gravar CD, USB key, outros aplicativos, instalar programas, etc... ai esses paus sao mais frequentes

A coisa mais inusitada eh que todo o HELP do gnome nao funciona, e eu nao tenho a mínima ideia de como fazer funcionar

Offline RenatoX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #66 Online: 09 de Maio de 2006, 14:00 »
eh oke eu kis dizer com o hardware ser compativel e talz seria pra ele nao dar problema assim   e talz

uma coisa que eu vejo que eh dificil e fazer todos se acostumarem com o sistema novo , e saber como lidar com ele , eu mesmo sou novo no linux e as vezes eu apanho legal.

meu conselho eh , se for querer usar o linux , faça essa transição aos pocos , nao faça de uma vez soh , senao, como aconteceu agora de dar mto problemas e talz iria atrapalhar , pegue um pc assim , deixa co linux e talz , ateh acostumarem e vai indo aos pocos!

pois assim como eles , minha irma também eh adestrada no windows, e qdo ela viu que eu instalei o linux ,jah veio me chingando que ela nao sabia mexe e talz , mas co tempo eu vo acostumando ela e ensinando!

ps: procure também alguem que realmente saiba configurar tudo certo e talz , pois soh atualizando os pacotes eh mto difícil dah erro , soh se a pessoa colocar repositório de outra versao , ou distribuição , ou mesmo desabilite essa opção e um dia , faça um update geral com alguem especializado

ps:uam boa coisa pra se fazer também , eh deixar dual boot , assim se der pau no linux , jah tem o windows , mas isso exige um poco de espaço , foi soh uma dia, eu vo utilizar asim ke chegar , pois eh dificil pra mim conseguir rodar todos meus jogos no linux ,ainda to aprendendo essa parte , enqto isso kero manter o windows como "ajuda" pra qdo eu precisar de algo rápido e ke eu sei ke tem no windows

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #67 Online: 09 de Maio de 2006, 21:29 »
esse eh o esquema pra fazer em casa
eu jah tive dual boot por muito tempo, diversos linux

ainda tem um fedora 3 aqui no meu micro em casa, mas ele nao boota mais (mexi no hardware)

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #68 Online: 12 de Maio de 2006, 12:14 »
o linux é viável financeiramente, fato este que a canonical distribui o ubuntu (que é gratuito), fomenta uma comunidade (que dá feedback) e fornece suporte (que é pago).

MAS não moramos na gringolândia.
moramos num feudo.

já foi falado aqui que as máquinas no brasil normalmente são velhas.

(abre parênteses... meu primo deixou comigo ontem um toshiba k6-2 de 500mhz, 64 mega de ram e 4 giga de hdd e eu não tenho a menor idéia de qual linux rodaria nesse computador.
façam as contas de quantos zés aqui no brasil têm máquinas tão antigas quanto essa)

o setor econômico majoritário no brasil é o terciário, a saber, prestação de serviços, como advogados, comerciantes, etc, microempresas ou empresas de pequeno porte, que usam aplicativos de apertadores de botão, como o office.
por que eu falei isso?

porque suporte a linux funciona muito bem, sim senhor, mas só e somente só para algumas poucas grandes empresas.
haja vista o itau, que resolveu criar o litrix (ou algo semelhante).

mas nem todas as grandes corporações usam linux.
trabalho numa autarquia federal.
aqui alguns servidores usam unix ou algum dos flavours do un*x, mas os desktops e laptops são ou win98se (os mais antigos), ou winnt, ou winxp.
chegamos ao cúmulo de pagar uma licença para usar um emulador de terminal ibm aqui no sistema janelas para rodar um aplicativo. esse emulador já é nativo do linux (ó a janelinha de linha de comando aí).
chegamos ao cúmulo de criar aplicativos usando o access ou o excel.
porque são aplicativos populares.

pro usuário final, o cara que tem dez funcionários, o cara que tem prazo de entrega, mesmo o que trabalhe com tecnologia, vai valer mais usar o winxp.

conheço um escritório assim, que trabalha diretamente com produção gráfica e backoffice.
pergunta se eles usam linux.
usam sim, umas poucas máquinas.

porque é aquilo que já foi falado.
quem quer ganhar dinheiro não tá preocupado com filosofia.

é a mesma coisa que querer defender a natureza num rodízio.

os escritórios precisam de praticidade e o sistema janelas oferece isso, mesmo que a trancos e barrancos.

e a utopia?
tá na comunidade e na faculdade, ou nos laboratórios de tecnologia.
é meio hippie essa conclusão, mas a comunidade linux resolve problemas, distribui conhecimento do sistema operacional.

não vai ser de uma hora pra outra que as pessoas usarão linux.

é um processo demorado, uma mudança de mentalidade.
é um novo paradigma.

só que a expansão vai ser geométrica.

exemplo:
quando lançaram o win95, sei lá, duas pessoas conheciam o linux.
quando lançaram o win98, já eram cinco.
o winme, outras nove.
o win nt, umas vinte.
o win xp, umas sessenta.

e assim vai, até que um dia, uns trinta por cento das pessoas que trabalham diretamente com computadores, sejam eles usuários finais ou desenvolvedores, conhecerão o linux e sentirão segurança com ele a ponto de trocar de sistema operacional.

aí sim o linux vai estar pronto pro usuário profissional, mesmo com problemas.
foi publicado no webinsider uma matéria sobre "o windows está pronto para o usuário doméstico?" que trata do ubuntu, entre outras coisas. eu concordo com essa matéria, o linux tá pronto, talvez mais pronto pro usuário doméstico que o sistema janelas.

concordo com o drfritz quando ele diz que pro escritório o linux não tá pronto.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Linux pronto pra escritório?
« Resposta #69 Online: 14 de Maio de 2006, 11:35 »
Caramba..., pro escrotório eu acho que sim, qual empresa não tem alguem responsável pelo parque de máquinas, ou aquele encarregado do CPD, micreiro, nerd etc. pra somente dar uns retoques... instalar somente o samba e codecs de multimedia porque o resto ja vem nativo.

Gente um cd do Linux vem +,- 600 mb e dentro dele ja vem aplicativo pra gravar e copiar cd's e dvd's, browser internet., gerenciador de download, players de video e som, suite office, gerenciador de e-mails, programa de conversas na internet, gente e muitas outras coisas que também tem no windows, só que voce terá que baixar tudo isto da internet pra windows ou comprar... anti-virus ( não precisa no linux), o mega pacote da office, instalar os bsplayer e seus codecs pra assistir videos em outros formatos (necessário no linux tabmbém), instalar os drivers de video, som modem etc. enfim, no linux pouca coisa tem que se fazer depois de instalar o sistema, digo o básico.

muita coisa ja pronta em apenas 600 mb pra usar em um escritório.

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Linux pronto pra escritório?
« Resposta #70 Online: 14 de Maio de 2006, 11:51 »
Citação de: "gony64"
Caramba..., pro escrotório eu acho que sim, qual empresa não tem alguem responsável pelo parque de máquinas, ou aquele encarregado do CPD, micreiro, nerd etc. pra somente dar uns retoques... instalar somente o samba e codecs de multimedia porque o resto ja vem nativo.


amigos, bom dia.
no lugar que eu trabalho, são setecentas pessoas só na regional sampa.
em brasília são duas mil pessoas.

o linux pode estar maduro pro escritório, mas as pessoas não estão maduras pro linux.

basta UM aplicativo não funcionar pra ele ser jogado na lama.

isso acontece bastante com os aplicativos criados onde trabalho.

existe um sistema criado no ambiente "janelas" há quatro anos que até hoje é criticado por quem o usa e gerencia (entre eles, meu setor).

agora imaginem isso com o linux.

no meu andar são cinquenta computadores, com quatro configurações diferentes.
eu posso ter um problema que o outro colega não vai ter.

por isso digo que o linux não tá pronto pro escritório.
basta UM problema. UMA pessoa não se adaptando.
e se essa pessoa que não se adaptou for um CACIQUE, meu filho, esqueça o linux no escritório.
nem kurumim o cacique vai querer usar. (sacaram? sacaram?)

já o sistema "janelas" vai no popularzão mesmo, usa a lógica de usar martelo em parafuso, desde que o serviço esteja feito.

acho muito bacana falar que o linux tá maduro, mas isso só funciona em casa, onde vc é o único responsável pelo sistema ou na faculdade, onde os computadores tão lá pra serem fuçados, formatados e reformatados. afinal, o objetivo de lá é pesquisa e aprendizado, né não?

bom, é essa minha opinião burocratizada.
grande abraço.
hasta.
a.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Linux pronto pra escritório?
« Resposta #71 Online: 14 de Maio de 2006, 14:30 »
Citação de: "ars351"
amigos, bom dia.
no lugar que eu trabalho, são setecentas pessoas só na regional sampa.
em brasília são duas mil pessoas.

o linux pode estar maduro pro escritório, mas as pessoas não estão maduras pro linux.

basta UM aplicativo não funcionar pra ele ser jogado na lama.

isso acontece bastante com os aplicativos criados onde trabalho.

existe um sistema criado no ambiente "janelas" há quatro anos que até hoje é criticado por quem o usa e gerencia (entre eles, meu setor).

agora imaginem isso com o linux.

no meu andar são cinquenta computadores, com quatro configurações diferentes.
eu posso ter um problema que o outro colega não vai ter.

por isso digo que o linux não tá pronto pro escritório.
basta UM problema. UMA pessoa não se adaptando.
e se essa pessoa que não se adaptou for um CACIQUE, meu filho, esqueça o linux no escritório.
nem kurumim o cacique vai querer usar. (sacaram? sacaram?)

já o sistema "janelas" vai no popularzão mesmo, usa a lógica de usar martelo em parafuso, desde que o serviço esteja feito.

acho muito bacana falar que o linux tá maduro, mas isso só funciona em casa, onde vc é o único responsável pelo sistema ou na faculdade, onde os computadores tão lá pra serem fuçados, formatados e reformatados. afinal, o objetivo de lá é pesquisa e aprendizado, né não?

bom, é essa minha opinião burocratizada.
grande abraço.
hasta.
a.


Concordo com você que no escritório ou na firma o uso do Linux vai depender do CACIQUE da Tribo!  E mais que isso, é preciso tempo e treinamento com os novos programas. É aí que reside o problema, pelo menos na minha opinião. Não se pode chegar em um departamento e simplesmente "socar" Linux e seus aplicativos nos PCs simplesmente porque decidiram que era melhor assim. É necessário estudo e planejamento para implantar qualquer mudança.
Sejamos francos, o  usuário final não sabe nem usar o Windows! Quanto mais Linux! O que o usuário final está acostumado é em usar o seu aplicativo de uso diário. Tire isso dele e ele fica maluco! Seja Windows ou Linux.

Aqui em SC existem várias empresas das mais váriadas áreas que usam Linux em quase a totalidade de suas máquinas. É quase impossível não usar o Windows, apenas em aplicações bastantes específicas isso é possível.

Sabiam que as Casas Bahia usam o SUSE Linux em suas máquinas? Alguém já havia notado isso? É quase certo que a grande maioria dos funcionários nem sabe que o Linux existe. A Rent a Car é outra grande empresa que usa Linux. Isso na filial brasileira, o sucesso foi tão grande que a matriz quer implantar isso no resto do mundo. Foi preciso tempo, estudo e planejamento para mudar as cosias para Linux na Rent a Car. Se não me engano eles começaram mudando os aplicativos de escritório primeiro. Muitas vezes o pessoal desce a lenha no Linux mas o problema não é com o Linux. Mas do novo aplicativo que o funcionário se vê obrigado a usar.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline josevitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
  • Advogado - SC
    • Ver perfil
    • Ubuntu Floripa
Está sim
« Resposta #72 Online: 20 de Maio de 2006, 21:28 »
Senti uma inconsistência no quesito "Impressão em rede" mas foi resolvido...

Quanto a rodar programas de windows vai depender da necessidade e possibilidade (wine).Fora o nosso programa gestor do escritório que é feito pra windows, wu faço tudo muito tranquilo no Ubuntu.

Tão logo eu aprenda a configurar o wine não vou mais depender do windows pra nada.

Em tempo, mesmo os escritórios de advocacia estão sujetios a viruos nos sites jurídicos. Por esse motivo resolvi por melhor (financeiro tbm falou alto) usar o Linux.

Cada vez que digo que "faz dois meses que não abro o IE" ou "não pedo víruis desde que instalei o linux a três meses" os interlocutores prestam mais atenção nos meus argumentos...

Cada caso é um caso. O meu é de sucesso!
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Linux pronto pra escritório?
« Resposta #73 Online: 21 de Maio de 2006, 19:03 »
Citação de: "ars351"


basta UM aplicativo não funcionar pra ele ser jogado na lama.

isso acontece bastante com os aplicativos criados onde trabalho.

existe um sistema criado no ambiente "janelas" há quatro anos que até hoje é criticado por quem o usa e gerencia (entre eles, meu setor).

agora imaginem isso com o linux.



Isso nao ocorre apenas com linux, isso é coisa de usuario leigo (a esmagadora maioria)
ex:
Eu tinha um notebook IBM e agora tenho um Dell. O IBM ficou com a minha socia que tinha um desktop a uns 2,5 anos.

Nao passa 1 semana sem que ela venha reclamar do computador comigo, onde o problema é que o windows do IBM nao é EXATAMENTE igual ao windows do seu antigo micro.
Coisas de configuracao, do tema, onde estao os icones, etc...

Ela reclama como se isso fosse caracteristica do computador


Assim, mesmo com windows as pessoas reclamam, e se agente pega o linux (ubuntu ou praticamente qualquer outro) onde a GUI esta incompleta (estimo que esteja em uns 80% concluída) esse tipo de reclamacao é ainda maior!

E ainda temos zilhoes de linux o que complica ainda mais esse quadro.

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #74 Online: 30 de Agosto de 2006, 14:27 »
olha lá, mais um pau do linux sem q eu tenha a mínima ideia da causa.

Instalei um ubuntu 6.06 numa maquina antiga aqui (num movimento de ubuntar tudo q é possivel)
ai tava lerdo e instalei o xubuntu-desktop e ficou ok

Agora, depois de um "travamento" onde o monitor nao ligava (era como se o micro estivesse desligado), o qual não sei em que horario ocorreu (o micro fica ligado 24 hs), eu reestartei a maquina e aparentemente tudo ok.

Mas apareceu o icone de notificacao de updates e ao clicar ele diz que tem outra ferramenta de update ligada e que nao dá para ter 2 ao mesmo tempo.

E agora? o que fazer?

Dizem que linux não dá pau....