Autor Tópico: Dizem que Linux não dá pau  (Lida 46347 vezes)

Offline axferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #45 Online: 16 de Abril de 2006, 18:35 »
AAAAAAAAAAAAAAAAH.


Mas isso é OUTRA HISTÓRIA!


Em casa é em casa, nesse caso o usuário é ou deve ser também administrador.

Penso que a partir do momento que se cogita uma migração para linux, há de se conviver com as características próprias do sistema.
Já que, como disse anteriormente as lógicas de desenvolvimento dos dois sistemas são muito diferentes.

Veja bem, não é uma questão de defender um ou atacar o outro. Apenas todos hão de concordar de que ambos são distintos e PONTO.


Tentar "igualar" certas características de ambos não é algo muito legal de se fazer, como o Próprio Linus Torvalds já criticou algumas decisões do projeto gnome.

Por não ter experiência em windows, eu acho muito mais difícil resolver um problema no windows, ou no AD, mesmo com tantas ferramentas com cliques do que no linux com samba, via console.

Aí voltaremos àquele tema:

Citar
 Ferro, vc é um usuario com um perfil diferente, vc entende do sistema e gosta de mexer no sistema.


Gostar, eu gosto. Tempo não tenho muito, mas faço questão de mexer no meu sistema. O conhecimento adquirido é questão apenas de tempo de vivência e absorção da lógica.

Te digo, já conheci muita gente que concordou comigo. Gente essa que não é necessariamente usuária linux. Eles afirmaram que a lógica usada no linux faz muito mais sentido que a usada no OS de Redmond

Para mim, não faz o menor sentido o "c:" estar um nível abaixo do "desktop" na estrutura de diretórios do sistema?   :wink:  Isso como exemplo.


Desta forma, mudo o rumo da minha redação:

Hoje, usar o ubuntu não é mais difícil do que o windows para um usuário doméstico que está ambientado a um dos sistemas


Sua secretária pode nunca ter visto linux na vida dela. Para ela será mais difícil usar linux.

Qualquer dos meninos que tem aula de linux lá no CDI e nunca meteram a mão sério num PC com windows na vida terão muitas dificuldades em resolver problemas em windows.  E não são tão iniciantes assim. Isso é fato, eu presencio isso.
Eu já vi um desses meninos me dizer que se falta espaço no seu disco C: do windows, é só salvar os dados no desktop. :roll:
Eu fiquei sem ter o que falar...  :oops:

MIGRAR DE SISTEMA É E SEMPRE SERÁ MUITO MAIS DIFÍCIL DO QUE APRENDER O PRIMEIRO.



Nem sempre, o que é tido como "intuitivo" é simples e/ou fácil e funciona.

Citar
Estamos falando sim de um usuario que jah usa windows e pode estar ou viciado no esquema windows ou entao o esquema windows seria mais adaptavel ao ser humano.


Minha mãe reclamava muito do windows 3.11, e que prefria a boa e velha maquina de escrever elétrica que ela já estava acostumada. O trabalho dela, tempos depois, pagou um curso de windows. Hoje ela está aposentada, detesta o windows 2k e XP. Só usa o win98 pq é igual ao 95 que ela usava e NÃO QUER QUE NINGUEM MEXA.  :x



BTW: A meu ver, não é pq uma empresa é menor que a seriedade de administração de sistemas deve ser diferenciada.  A meu ver não existe ambiente "micro-corporativo".  PC de casa é diferente de PC de empresa, ponto.
E a versão do windows pra empresas é MUITO mais cara que a a doméstica. A não ser lá nos nossos amigos da Rua Uruguaiana e similares.  


Abraços.
:wq!

Offline eng_ividal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #46 Online: 16 de Abril de 2006, 18:58 »
Concordo com axferro quando diz que os dois são sistemas muito diferentes.
Outra coisa que naum se pode deixar de lado eh q experiência em qualquer sistema operacional
se ganha com o tempo não da pra sentar na frente de qualquer SO e sair resolvendo todos os problemas
eh aquele velho ditado ninguem nasce sabendo.
pode até dizer que tempo eh dinheiro etc...
mas uma coisa eh certa experiencia se ganha com o tempo
agora ai tem ver o custo/beneficio pra vale ou não a pena migrar pro linux
isso sem olhar superficialmente levando em consideração varios itens.
Celeron D 2.66 G
Phitronics P7V800Pro-M (onboard)
1GB memoria DDR400
UBUNTU 6.10 em dual boot com XP

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #47 Online: 17 de Abril de 2006, 08:47 »
também concordo que os sistemas sao diferentes e o usuario vai se acostumando, isso é normal e esperado

Mas o que estou dizendo aqui é que o linux (incluindo ubuntu )dá pau!
E dá pau justamente nas coisas que o usuario comum nao vai conseguir resolver a nao ser que além de se ambientar numa GUI diferente também ter q aprender coisas de console e de funcionamento quase avançado do sistema!

Os paus que já deram no meu ubuntu:

Rede: parou de receber IP do roteador DHCP e nao avisou
Atualizacoes: nao avisou que o arquivo no cache estava corrompido
Gravar CD: o sofware q vem com ele fecha ao tentar gravar CD
Help: o help da atualizacao automatica fecha e dá mensagem de erro
Icone "meu computador": uma vez ele duplicou o icone, agora sumiu (como é que alguem vai adivinhar como faz pra voltar esse icone?)

Offline jacareds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #48 Online: 17 de Abril de 2006, 11:35 »
Citação de: "drfritz"
infelizmente nao tenho como colocar a versao de 32 bits, vai demandar reinstalar tudo e reconfigurar tudo
O time do ubuntu deveria dizer que a versao 64 é beta ou algo assim, mas como nao vem nada disso escrito no CD oficial, eu pensei q era ok instalar ela



Outros "paus" mais novos:

Um dia apareceu 1 icone extra do "meu computador" no desktop (apaguei um deles)

Depois de inserir um chaveiro USB e depois de um tempo, nao tem mais "meu computador" no desktop. A usuária do micro esta perdida

Temos um gravador de CD/DVD e a usuaria precisava gravar dados em um CD, eu disse: abre a janela do CD e arrasta os arquivos lá.
Nao deu certo (diz que nao tem permissao)

Ai eu abri o gnome toaster (ou algo do tipo) assim que eu mando ele gravar, ele fecha.

Resultado: ela teve de levar o CD + chaveiro USB para um trampo externo


Uma coisa boa: inserir chaveiro USB e ele já abrir uma janela reconhecendo ele




drfritz....A coisa vai por ai mesmo....!
Onde eu trabalho tenho 3 maquinas com windows xp 64 bits, o resto é é xp 32 bits!
Nada funciona direito nelas, os drives estão todos ainda em faze de aperfeiçoamento e a grande maioria dos softwares não se beneficiam com o uso do 64 bits! O unico motivo de usar esse sistema de 64 bits é em função do uso do software Maya que usa essa tecnologia!  Se não fosse isso a muito tempo eu teria mudado pro window 32 bits!
Pelo que vc me contou com o linux ocorre o mesmo problema, é bom saber, estava pensando em colocar um 64 bits linux!
Pelo andar da carroagem a tecnologia de 64 bits vai se consolidar primeiro na plataforma do tiu BILL, porque obviamente os programadores são pagos, existe um exercito de gente desenvolvendo driver pra 64 b , e acredito que em suas horas vagas ele ajudam a comunidade linux acredito!
Apesar disso tudo ainda apoio, por motivos eticos , sociais, economicos , filosoficos em fim muitos; o uso da familia linux!
Coloquei kubuntu em um micro velhinho  aqui de casa, não aguentava mais a lentidão do windows 2000! Estou ficando cada vez mais impressionado com a performasse desse  sistema! Foi e ainda esta sendo dificil configurar mas o suporte é muito bom !

Offline jacareds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #49 Online: 17 de Abril de 2006, 12:38 »
Gente concordo em tudo com o drfritz!
Realmente o windows é e sempre será mais amigavel que o linux! O dia que o linux deixar de ser essa complicação toda eu deixo de usa-lo!
Veja bem,... deixe eu ser claro....no windows assim que vc instala ele abre e põe em funcionamento varias ferramentas netbios, administração remota, spooles, etc..etc..etc...( um erro no windows pode abrir varias portas de seu micro, e o windows simplesmentevarre esse erro pra debaixo do tapete)!   Ferramentas todas essas ablitadas de forma promiscua..sem nenhum criterio de segurança....isso é necessario pois a Microsofware priorisa a praticidade e não a segurança!   Ela quer vender pra usuario domestico então tudo tem que funcionar automaticamente!
Porque vc acham que uma das maiores redes de supermercado do Brasil usa linux.....porque eles podem gastar uma grana preta com administradores de sistema, porque o linux é mais seguro, porque o prejuiso que ele virem a ter usando o sistema windows não compensão!
Agora outro ponto : procure no google " como fazer virus"  "como invadir micros", existem muitos sites e material impresso encinando essa garotada!
A internet esta caminhando a passos largos pra se tornar um ambiente muito hostil!  Cogita-se em algumas paises ai fora a nescessidade de se cadastrar o ip e vincula-las ao RG das pessoas!!!!!  Por enquanto o drfritz tem toda razão ao falar que o windows é mais barato que o linux! Micros zumbis são  comuns na plataforma windows!  Dos bilhões de computadores ligados na net o micro do drfritz é só mais um!
O dia que a internet se tornará tão hostil que os pequenos escritos simplesmente ou tiraram os modens da rede ou pagaram um administrador para preservar a integridade dos micros , está cada vez mais real!  Ou então segurança de rede vai ter que ser materia de curriculo escolar de 1 grau!
Tudo que já vem de fabrica pré instalado é mais facil sofrer Hackeagem, do que aquilo que vc configura manualmente!

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #50 Online: 17 de Abril de 2006, 23:03 »
Citação de: "jacareds"
drfritz....A coisa vai por ai mesmo....!
Onde eu trabalho tenho 3 maquinas com windows xp 64 bits, o resto é é xp 32 bits!
Nada funciona direito nelas, os drives estão todos ainda em faze de aperfeiçoamento e a grande maioria dos softwares não se beneficiam com o uso do 64 bits! O unico motivo de usar esse sistema de 64 bits é em função do uso do software Maya que usa essa tecnologia!  Se não fosse isso a muito tempo eu teria mudado pro window 32 bits!
Pelo que vc me contou com o linux ocorre o mesmo problema, é bom saber, estava pensando em colocar um 64 bits linux!
Pelo andar da carroagem a tecnologia de 64 bits vai se consolidar primeiro na plataforma do tiu BILL, porque obviamente os programadores são pagos, existe um exercito de gente desenvolvendo driver pra 64 b , e acredito que em suas horas vagas ele ajudam a comunidade linux acredito!
Apesar disso tudo ainda apoio, por motivos eticos , sociais, economicos , filosoficos em fim muitos; o uso da familia linux!
Coloquei kubuntu em um micro velhinho  aqui de casa, não aguentava mais a lentidão do windows 2000! Estou ficando cada vez mais impressionado com a performasse desse  sistema! Foi e ainda esta sendo dificil configurar mas o suporte é muito bom !


Eu também estou no linux por esses mesmos motivos.
Mas acho que os problemas q eu tenho nao sao por conta do 64 nao.
O problema do 64 q tive (e que o cara q instalou resolveu) foi o flash e firefox 1.5
no caso ele instalou um emulador de 32 e entao instalou o firefox e o flash 32

Eu jah tive (e tenho) outros micros com linux e também dao pau com coisas similares
GUI incompleta e instável

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #51 Online: 19 de Abril de 2006, 18:07 »
olha as últimas

a usuaria falou que quando starta o micro dá pau e ela tem q startar novamente (nao soube descrever os paus e qdo ligou junto comigo ele ligou ok)

a lixeira também sumiu do desktop

eu consegui fazer voltar o icone do "computador" arrastando ele do menu do gnome

o help do gnome nao funciona, ele nem abre (estava procurando algo sobre lixeira).
fala que terminou a aplicacao

Agora olha mais uma coisa interessante:  tem um esquema pra reportar bugs do gnome e eu pensei em reportar esse bug do help
ai fui preenchendo as informacoes e no final:
ele pediu o caminho do sendmail!!!!
como é que eu vou saber o caminho do sendmail!?!

eu pelo menos sei o que é sendmail, mas a esmagadora maioria das pessoas nem sabe o q eh isso (e nem quer saber)

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #52 Online: 20 de Abril de 2006, 11:12 »


Olhem um dos paus que dá quando boota o ubuntu linux

ai tem q desligar e ligar novamente

a tela vai sendo preenchida por esses caracteres

Offline jacareds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #53 Online: 25 de Abril de 2006, 11:41 »
Ha! Ha! ha! ha!  Descupe drfritz, é que isso é muito engraçado!
Olha ...eu sou um usuario de windows com mais de 15 anos de experiencia!Hoje em dia eu levo 4 horas pra intalar um win xp, com tudo que tem direito em termos de aplicativo e segurança ...o windows tem muito bugs também e programas que não se é aconselhavel instalar! Não vou discutir com o pessoal de como o linux é mais seguro e estavel que o linux...mas realmente isso é verdade só pra usuarios avançados( detalhe eu não sou administrador de sistema, sou só um usuario avançado"fussão".
Bom !  Estou adorando mexer no linux....mas já fazem 5 dias e ainda não consegui instalar nem 20 % daquilo que eu pretendia, e ainda detonei algumas coisa que já estavam instaladas! Estou começando a ficar sem tempo de mexer pois tenho que estudar softwares pesados , como Combustion, Maya, premiere, e outros !  Não da pra ficar viajando no sistema "apesar de eu gostar"!
Com isso quero dar uma ideia aqui!
Acho o linux muito cativante , pois em sistemas como o windows chega um ponto em que o usuario não consegue mexer mais!No linux isso não ocorre!!
Que tal então criarem uma distribuição pra ususario domestico, optei pelo ubuntu por me dizerem que era a opção mais amigavel do linux! Vejo que ainda esta longe de se tornar amigavel!
Eu sei que é dificil manter segurança e praticidade juntas! O que vocês acham de abrir mão do" sudo" e permitir que os pacotes de instalação tenham autonomia pra se autoinstalar! Dessa forma se criaria uma versão do linux para usuario domestico,  ou estou enganado?????????????????????

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #54 Online: 25 de Abril de 2006, 12:37 »
Jacareds acho que o ponto é esse mesmo

Para os usuarios avançados o linux se torna dificil pois a curva de aprendizagem é muito longa (dado que inclui conhecimentos de console)
Para usuarios iniciantes o linux se torna complicado e instavel por que a GUI dele é incompleta e instável

Abrir mao do Sudo acho impossivel. Isso nao é algo tao complicado assim.

O problema é que a esmagadora maioria dos usuarios linux insistem em dizer que vc tem q aprender uma serie de coisas, ler how to, man, help etc
a filosofia de que vc deve ter controle sobre o sistema.
Isso é coisa pra usuario de slackware nao de ubuntu

Numa outra ponta do espectro existe o ponto de vista de que o linux deve ser um sistema administrado por um funcionario ou empresa de suporte, onde o usuario apenas mexe nos aplicativos. Isso é valido para ambientes corporativos , mas nao para ambientes domesticos e mesmo para pequenas empresas e escritorios.

o mais engracado é que uma unica pessoa (morimoto) conseguiu desenvolver um sistema (kurumin) que tem muito mais facilidades para usuarios do que qualquer outra distribuicao

antes de me perguntarem o pq nao instalei o kurumin ao inves do ubuntu: eu queria uma distribuicao com gnome e também o kurumin é muito poluido visualmente. Um problema no kurumin eu nao sei quem pode resolver. No ubuntu acho q é mais facil encontrar alguem para resolver

Offline diogo.delgaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #55 Online: 25 de Abril de 2006, 13:59 »
disseram lah no início
Citar
o windows não pára
...

o q eh melhor? parar ou vc ter sua conta do banco zerada?

e jah eh possível usar o bradesco na internet pelo linux... ;)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #56 Online: 25 de Abril de 2006, 14:30 »
Citar
O problema é que a esmagadora maioria dos usuarios linux insistem em dizer que vc tem q aprender uma serie de coisas, ler how to, man, help etc
a filosofia de que vc deve ter controle sobre o sistema.
Isso é coisa pra usuario de slackware nao de ubuntu

Sem falar na sugestão de usar o VI como editor de texto. Um dentista ou um advogado não tem que ler páginas e páginas do Guia Foca para usar um computador. O tempo de leitura deve ficar com suas profissões.

Citar
Numa outra ponta do espectro existe o ponto de vista de que o linux deve ser um sistema administrado por um funcionario ou empresa de suporte, onde o usuario apenas mexe nos aplicativos. Isso é valido para ambientes corporativos , mas nao para ambientes domesticos e mesmo para pequenas empresas e escritorios.

Concordo plenamente.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #57 Online: 25 de Abril de 2006, 16:55 »
Citação de: "diogo.delgaudio"
disseram lah no início
Citar
o windows não pára
...

o q eh melhor? parar ou vc ter sua conta do banco zerada?

e jah eh possível usar o bradesco na internet pelo linux... ;)


é possivel usar o bradesco pessoa juridica também?


Se sim, ai "idealmente" iria faltar apenas uma configuracao legal da impressora/scanner HP

Funcionando bradesco empresa e conseguindo configurar corretamente a impressora o windows poderia ser abolido dos desktops e iria continuar apenas nos notebooks aqui

Offline colutti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Dizem que Linux não dá pau
« Resposta #58 Online: 06 de Maio de 2006, 04:23 »
Ok. Gostei do post e aqui vai minha opniao.

Concordo com vc. Linux, independente de distribuicao, nao esta preparado pro usuario final por alguns motivos:

1 - E realmente dificil configurar Linux pra rodar redondo, do jeito que vc quer. Concordo com vc quando diz que um programa tem que alertar quando ha algum problema da melhor forma possivel e tentar contorna-lo. Nao acho que ninguem, em 2006, seja obrigado a abrir console e dar servico fulano stop; dd pega a porcaria do arquivo pra ca e move pra la; apaga tmp; edita locales; etc. Concordo tambem que nao se deve fazer pergunta pro usuario medindo o conhecimento dele com o do programador. Mandar o usuario procurar o sendmail e no minimo covardia.

2 - Os usuarios estao acostumados com Windows. A interface e agradavel, instalacao de programas e agradavel. Ele realmente pega no tranco. Ele faz perguntas amigaveis e sempre deixa um hint ou um help se a pessoa nao entendeu o que ele ta falando. Vc pluga qualquer coisa e ele da um jeito de fazer funcionar, sendo que no maximo ele vai falar alguma coisa do tipo "Olha .. nao sei o que vc quer instalar, mas sei que vc quer. Me ajuda ai e coloca o CD que veio com o aparelho que vc comprou". Dai pra adiante ele da um jeito e procurar o melhor driver pra ele.

3 - Muito mais amigavel. O windows tenta fazer tudo por vc pra que vc nao tenha que fazer nada. So o seu trabalho. Quem tem que saber de sistema e o profissional da area. Usuario tem que saber de regra de negocio, do trabalho dele. Ele nao tem que se preocupar se o device ta apontando pra onde, se tem que dar modprobe ou lspci e procurar o driver na internet. Ele tem que fazer o trabalho dele e te fazer tua empresa ganhar dinheiro. E isso ja e muito dificil. O usuario abre o openoffice e e questionado por java, pedindo pra ser baixado e apontado na variavel path ... Isso nao existe e nao pode existir. Tinha que ser: "Pra funcionar melhor e pra vc tirar mais proveito do software e preciso instalar JAVA. Voce quer que eu instale pra vc ou quer apenas digitar uma maldito texto de duas paginas?".

4 - Programas desktop linux nao prestam quando comparados com os do Linux. Nao tem os mesmo recursos.

Uso linux a pelo menos 5 anos. Gosto de debian e principalmente agora gosto de Ubuntu. Sou programador e analista de sistemas tambem. Me considero um usuario mediano no linux. Sei resolver 80% dos problema que ocorre no meu computador (um laptop) sem precisar de ajuda. Mas eu preciso de ajuda. Acho que so Deus e piter punk nao precisam de ajuda. Agora, se eu acho tudo isso de windows porque nao uso ele?

1 - Nao gosto que facam nada pra mim sem saber o que esta acontecendo. Gosto de ter o controle e conhecer como as coisas funcionam. Gosto de criar device, fazer link, configurar pacote. Aprendo muito com isso.

2 - Nao gosto da preocupacao de ter que escolher as paginas que visito com medo de pegar virus. Abro qualquer coisa no linux, inclusive quando tenho certeza que esta contaminado com virus. Nao importa .. e hilario perceber que o virus nao sabe o que fazer.

3 - Nao tenho dinheiro. Nao quero pagar 1000 reais pelo office. Nao vejo necessidade. Quero digitar um texto e centralizar, justificar, colocar em negrito e mandar imprimir. So isso. Nao quero ter importacao de pagina da web, publicacao automatica nao-sei-aonde.

4 - Nao quero que a microsoft domine o mundo. Sou contra uma empresa deter 95% do mercado de qualquer coisa. Gosto da livre concorrencia, que estimula melhores produtos a abaixa o preco.

5 - Gosto do espirito solidario do linux.

6 - Gosto de abrir o synaptic e digitar "programa pra fazer tal coisa que eu quero" e saber que algum lugar do mundo um cara perdeu alguns finais de semana so pra eu poder fazer o que eu quero. E nao cobra por isso. Alem do mais eu acho quase tudo que preciso pra viver nos repositorios do debian.

7 - Coloco um sistema ubuntu pra funcionar com TODOS os programas que preciso em 1 hora. Instalo sempre pela rede a instalacao minima e vou colocando o que eu gosto. Quando acaba a instalacao eu sou "apt-get update" e depois "apt-get install 50 programas" de uma so vez. Executo "gdm" e magicamente o gnome entra com tudo instalado e pronto pra eu usar.

8 - O windows quando da pau vc chuta e ele funciona. Mas nao funciona da maneira que devia. Programas passam a demorar mais pra abrir, sistemas fragementa-se, virus multiplicam-se, spywares levam pra outros meu cartao de credito. O windows e tao amigavel que ele faz isso debaixo do meu nariz eu eu nao vejo. Usuarios nao se importam, eu me importo. Quando instalo o linux, eu no minimo tenho que instalar um firewall (o do xp nao presta), um anti-virus e 3 anti-spywares. Ai meu computador que nao e grande coisa fica uma carroca. No ubuntu, se nao gosto do gnome porque e pesado, vou pro xfce e faco o que tenho que fazer.

9 - Nao preciso de programas que fazem coisas mirabolantes pra mim. Gosto de ouvir musica, ver video, digitar um texto e fazer uma planilha. Tudo muito simples. Vivo com pouco. E vivo bem.

10 - O windows quando resolver dar pau MESMO, so formatando ou rezando.

Tambem acho que sua experiente e frustante porque vc pegou um sistema que nao e "estavel". So que pra falar a verdade eu acho que o XP 64b nao e estavel tambem.
Acho que linux nao e pra sua empresa. Talvez vc seria legal vc usar linux so pra parte servidora. Desktop linux e pra quem gosta e quem tem tempo pra achar o que procura. Sua empresa nao pode parar. Entao se preocupe em fazer dinheiro, nao em filosofia. Tem muitos casos de empresas que adotam o linux com desktop com sucesso. Mas elas sempre tem uma pessoa full-time pra socorrer em caso de pane. Da certo? Sim. E muito. E mais barato? Nao sei. Depende muito de cada empresa. Uma empresa com 3 funcionarios ou 6 funciona melhor com windows e os proprios usuarios tentandos as vezes arrumar probleminhas. Empresas grandes e outra historia.
No quesito servidor, na minha opniao, linux e imbativel. Nao tem comparacao. Vc para um BOM tecnico e ele poe tudo funcionando pra vc. E vai ficar funcionando eternamente, pode ter certeza disso. Nao tem firewall melhor que iptables e nao tem proxy melhor que SQuid. Nao tem servidor web melhor que apache. Poderia falar de BIND, SENDMAIL entre outros. Mas seria covardia.
Outra coisa: acho que o tecnico cobrou barato 200 reais. Ele tem que se valorizar. Se fosse eu cobraria 60 reais a hora, mais almoco e transporte. Isso so pra instalar a parte desktop. Se precisasse alguma coisa de servidor, seria mais.
Mas tambem acho que seu tecnico nao e bom. Nao e bom mesmo. Vc pode ter falado que queria 64b mas ele tinha a obrigacao de falar pra vc que nao era a melhor escolha. E nao existe especialista em ubuntu, a nao ser quem desenvolve. Vc deveria reconsiderar a possibilidade de trocar de tecnico.
Ele cobra pra voltar no seu escritorio? Ta certo. Eu cobraria. Por que? Porque ele vive disso, come comida que veio disso, veste isso. Se ele combinou com vc o servico por 200 reais e vc aceitou, se der problema depois vc paga de novo. Vc deveria ficar atento nos "contratos" que "assina". De preferencia pra quem te dar um numero X de suportes, ou pra profissionais que te dao a opcao de pagar uma quantia por mes por X horas de trabalho ou X problemas depois do servico feito.
Gostei do topico .. acho que isso poderia gerar algum tipo de trabalho ou ate mesmo um artigo a ser publicado .. quem se interessar ...

Rafael Colucci

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Rodar programas do windows no linux? sem tem o windows? Como
« Resposta #59 Online: 07 de Maio de 2006, 03:16 »
Citação de: "galactus"
Achei que tivessem instalado o Ubuntu 64bits! É Pau na certa! O 64bits do Ubuntu não é maduro como o 32bits! Agora vejam vocês, por causa da falta de pesquisa de que distro usar, a imagem que você tem de Linux no Desktop é catastrófica.

Eu aqui só tenho Linux no meu Micro, Linux em Dual Boot. Ubuntu e SUSE. Faço 99% das coisas que fazia no Windows no Linux, o que não consigo, porque tem coisa que só funciona no Windows, acabei instalando programas do Windows no Linux! Então, para mim, não preciso mais de Windows!

Concordo que você só usaria Linux na sua empresa ou na sua casa, se ele funcionasse pra você como funciona para mim.

Acho que faltou planejamento, eu usei o meu sistema em dual boot com Windows por 7 meses pra aprender, até conseguir fazer tudo o que fazia no Windows no Linux.

Boa sorte na próxima tentiva, se é que vai haver uma.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Poderia me explicar melhor esse post, falas que rodas programas do windows no linux, sem ao menos ter o windows instalado, e pode isso? oxe, se pode, adeus windows pra sempre! rssss. Diz ai como dai vou dar uma olhada uma estudada no caso pra também fazer isso aqui no meu micro e em outros.

Grato pela atenção

Znovier