Dizem que Linux não dá pau

Iniciado por drfritz, 17 de Março de 2006, 12:36

tópico anterior - próximo tópico

drfritz

esclarecendo novamente: o problema nao é de quem instalou. Eu pedi o 64.

Ele conhece bem o ubuntu, trabalha com isso.

Vincular o bom funcionamento de um sistema a uma instalacao boa é dizer que o sistema nao serve para uso generalizado

eu pedi para ele instalar nao pq eu nao sei instalar (instalar é facil) e sim pq nao tinha tempo pra instalar e depois configurar (detalhes fundamentais como plugins, repositorios, configuracoes de alguns programas, rede, impressora etc)
supostamente essas coisas sao faceis de fazer, mas na pratica quase nunca funcionam de primeira.

O problema que coloquei tem relacao com outra coisa, com o fato do linux (incluindo ubuntu) ainda nao estar estavel o suficiente para uso generalizado no desktop.
e ai nem importa se é kernel, se é o X, se é o Y.

se vc tah no ambiente corporativo que tem grana para ter suporte (interno ou externo) tanto faz windows ou linux, pq tanto em um quando em outro nenhum usuario faz nada, ele só usa

se vc tah em casa ou em um ambiente de trabalho onde vc tem q fazer praticamente tudo, entao a situacao ainda é incerta

eu acredito no linux e invisto nele, mas nao é a maravilha que dizem por ai

casainho

Olás!!

Voçê não pode só contabilizar o preço da licença do Windows, tem de contabilizar também o do antivirus que voçê fala, do programa para gravar DVD's, do Office e sei lá mais o quê..

Se voçê tivesse trabalhadores que tivessem aprendido a base de Linux e não Windows, agora não estaria com esse problema. Aqui em Portugal, nas escolas já se dá Linux, a base, e apartir daí o pessoal sempre se desenrasca.

Tenho o meu patrão, senhor com 45 anos que nem Windows ele sabe.. e apesar dele ter o Windows no portátil dele, ele não enxerga nada, está sempre a me chamar..

Se voçê tivesse um funcionário em sua empresa que soubesse a base de Linux, decerteza que não estaria agora com esse problema.

E por favor, não diga que um funcionário que só sabe reiniciar o computador ou clicar em "OK" ou "Cancel", que sabe alguma coisa de informática :-)





Citação de: "drfritz"nao quero fazer apologia a nada, apenas colocar em discussao um fato real e que precisa ser considerado.

se linux nao desse pau eu usaria linux no meu computador. (desde 98 tenho contato com linux mas nunca tive confiança para usar no meu micro principal e que precisa funcionar). já instalei conectiva marumbi, outros conectivas, kurumin, mandrake, fedora, suse, etc etc

Dizem que linux não dá pau, o que é verdade em alguns casos para alguns tipos de uso, por exemplo um servidor que fica lá funcionando sem alteracoes. (eu tenho um fedora assim e jah tive um mandrake também)

Mas agora tenho um ubuntu no meu escritorio para uma pessoa trabalhar e optei por ele para nao ter q pagar uma licensa windows e tambem por que quero incentivar o uso do linux e um dia ter apenas linux em todas as maquinas.

Aqui tem linux (fedora e ubuntu nos desktops e servidor) e windows (nos laptops)

O que aconteceu?

O ubuntu foi instalado por um expert em ubuntu, numa maquina semprom 64 e ele configurou tudo para adequar as nossas necessidades (internet office etc) nada de especial.

Problemas: a atualizacao automatica sempre dava pau. Alguns pacotes davam pau.
Que tipo de pau??
Nao tenho a mínima ideia.
Olhar no console? não entendemos a linguagem do console.

Ontem atualizamos alguns pacotes e deu pau em um pacote.
Depois de eu ensinar a usuária a clicar na atualizacao, ela clicou e deu pau em outros pacotes.

O que ela fez?
Ela reiniciou o computador, no processo apareceu uma mensagem de alerta ou erro (ela nao sabe qual é)
Depois disso o Ubuntu nao conecta mais a Internet

Ao ir na parte de configuracao de rede, ele ativa a conexao de rede, mas nao conecta.

E agora???
Agora eu tenho que chamar o cara que fez o trampo, ele poderá cobrar mais pelo serviço ou nao.

O micro esta parado durante esse dia.


E se fosse windows?
se fosse windows isso nao iria acontecer, os paus do windows sao resolvidos com reboot.
esse tipo de pau nao ocorre no windows (comigo nunca ocorreu)

Virus e outros males do windows sao resolvidos com anti-virus e nortons e outros
No windows vc dá um chute e ele pega no tranco.


A conclusao que eu tenho é que o windows dá varios paus, mas praticamente todos eles sao resolvidos com facilidade (as pessoas tem conhecimendo do que fazer, mesmo que seja cansativo e demorado)

e o linux quando dá um pau, ele é algo que nao se resolve com reboot e nao existem pistas ou maneiras didáticas de resolver.
vc precisa recorrer a um especialista ou a foruns etc

Mas quem trabalha nao tem tempo de fazer isso (foruns) e entao vai recorrer ao especialista e vai acabar gastando mais do que o custo da licensa windows


Eu ainda continuo a desejar e apoiar o uso de linux, porém acho que ainda esta muito longe de ser um sistema estável para o usuario comum.
Estavel no sentido de que se alguma coisa errada acontecer, vc vai conseguir resolver com facilidade ou o sistema vai te avisar sobre o que esta errado
Minha página pessoal:
http://www.casainho.net

carlosfrancoba

concordo com o q o cara disse acima

essa impressão que temos é pelo fato de termos iniciado o uso de computadores que rodavam windows
mudar um hábito é mais difícil do que se pensa !

pedroviski

200 reais para intalar um linux????

gente, eu preciso de um emprego desses!!!
O cara definitivamente lavou os ÓiO...

drfritz

casainho, hoje é possivel ter windows e rodar muitos softwares livres, OOo firefox e muitos outros.
anti virus tem o Avast (gratuito) e gravar DVD vc tem o proprio software q vem com o gravador.

Se tivesse alguem que entendesse de linux (modo expert) seria uma boa, mas eu mesmo já entendo muito mais do que os meus colegas (somos profissionais liberais).

A questao que estou dizendo é que ainda falta muita coisa pro linux (unbuntu inclusive) ser um sistema estavel para um usuário comum

A maioria de nós fomos "educados" em windows, mas de qualquer forma o windows é mais protegido contra "newbies" do que o linux


Pedroviski, 200 pra instalar seria muito, mas instalar nao é apenas instalar. também é configurar e deixar o sistema redondo.

Se gastam algumas horas pra fazer isso.

Tem gente q pode fazer por menos, mas eu acho q eh desvalorizar demais o trabalho.
afinal trabalhar com software livre é trabalhar com servicos e nao apenas com produtos

unfear

legal a discusão, mas eu terei de descordar na parte em que você fala que o Linux ainda está longe de ser um sistema estavel para um usuario comum a pouco minha irmã compro um pc e ela queria um pc que nem o meu, sem se incomodar com virus e sem precisar ficar me chamando para arrumar as coisas, tá mostrei a ela como se instala, claro ela não lembrará disso hehe, mas o esquema do repositório ela acho fantanstico, ela até esclamo, "quer dizer que é só eu escolher o que eu quero aqui que ele intala?", claro todos sabemos que a coisa  vai um pouco alem, tipo qual repositorio escolher os pacotes certos, mas isso não é nem um pouco dificil de aprender e assimilar eu deixei ela instalar o que ela queria e ela intalou tudo pela interface gráfica, ela acho de principio chato ter que ficar digitando senha, mas quando mostrei a contra balança (virus, invasão, acidentes) ela disse que antes ficar digitando isso do que estes problemas, a propósito, ela é quase leiga em Linux, se não fosse as vezes que ela usava aqui meu pc

bom, a wireless no Linux funciona perfeitamente aqui, desde que eu configurei a primeira vez, nunca mais precisei fazer nada, os drive da wireless fui eu que intalei para ela, o complicado do terminal é que não vem nenhuma dica, então fica aqui minha sugestão, um mini manual com os principais comandos usados, como andar pelos diretórios, criar e apagar arquivos e algumas coisas a mais, que ficasse visivel, tipo a primeira vez que acessa-se o terminal viesse um texto falando sobre o terminal e indicando onde ir para acessar essas informações, os aplicativos basicos necessaros de todo sistema vem junto, editor de texto, imagem, navegador, IM, player de som, musica, P2P, Gerenciador de e-mail, leitor de pdf, bom no windows eu teria de intalar boa parte disso, ela só não gosto do IM Gaim.

bom acho que está foi a afirmação mais concreta a mim que o Linux hoje está prepararo para usuarios comuns, como já mencionaram aqui, a maioria aqui tem base no Windows, são sistemas que possuem um desktop parecido, mas com SO completamente distintos, sobre a plataforma 64, complicado, realmente não me parece perfeita ainda, me preocupa tambem, pois daqui um mes ou dois estarei adquirindo uma, porem sei conheço as dificuldades que irei ter, principalmente a falta de alguns binários, porem as aplicações principais que precisarei usar me parecem que estão funcionando bem, mas tambem sei que os desenvolvedores não param e logo num futuro pŕoximo isso não será mais problema

falo boa sorte

drfritz

ok, eu tenho que concordar com alguns fatos. O linux esta quase preparado. Detalhes ainda ocorrem.

Conseguimos resolver o problema!

Era um detalhe, um detalhe que um usuario comum nao iria conseguir resolver (sem ver foruns, sem suporte e sem conhecimento em console)

Vejam:

No local tem um roteador que atribui IP as maquinas por DHCP.
Por algum motivo a maquina ubuntu linux não recebia mais IP desse roteador (independe de quem é o problema)
antes ela recebia, agora nao recebe mais.

Colocando um IP fixo, a conexao foi reestabelecida.


Qual o problema?

no  /var/log/syslog era possivel ver a msg de erro (um usuario comum nao saberia da existencia disso)
no GUI nao aparecia nenhuma msg de erro (o usuario comum baseia seus atos pelo que ocorre no GUI)
Espera-se de um sistema que ele forneca mensagens de erro e alerta quando algo errado acontece, porem o que acontecia eh que o aplicativo do gnome de conexao a rede dizia que "estava tudo bem".

No windows isso é claro, quando vc tenta se conectar via DHCP e nao recebe um IP, aparece de forma clara que a conexao esta limitada, com um icone de alerta e com uma mensagem.


Nao foi propriamente um pau (uma falha ou problema no sistema) e sim a falta de um aplicativo completo, onde a partir de um problema o aplicativo nao mostrou o problema.

sircoelho

As unicas vezes que eu vi o Linux dá pau foram por causa de distros mal feitas. Kalango por exemplo. Um lixo, não é sincronizado com Debian Sarge e basta um aptget upgrade para inutilizar o sistema.

Usando uma boa distro (como Ubuntu) vc nao terá problemas :o)

carlosfrancoba

Citação de: "sircoelho"As unicas vezes que eu vi o Linux dá pau foram por causa de distros mal feitas. Kalango por exemplo. Um lixo, não é sincronizado com Debian Sarge e basta um aptget upgrade para inutilizar o sistema.

Usando uma boa distro (como Ubuntu) vc nao terá problemas :o)

Foi até bom vc falar em kalango
Porque lá na minha faculdade é kalango nos computadores

E a maioria das pessoas que entra no no lab. de informática exclamam: " EU ODEIIIIIOOOO LINUX !!!! ODEIOOO!!"
Sem brincadeira, eu já vi gente q por pouco n deu um murro no computador (uma garota, por sinal).
É lógico que eles só podem ter más impressões do sistema, por três fatores principais:

- Os computadores tem pouca memória ram (128MB DIMM SDRAM 133)
- O admin SABE DISSO e coloca o KDE nesses computadores e tudo que há de mais pesado pra linux
- Ainda por cima usa uma distribuição q é simplesmente um lixo (kalango3.2)!

O resultado: para entrar no firefox demora cerca de 1,5 a 2 minutos. para entrar no oppenoffice... deixa isso pra lá que vocês vão se assustar.

Todas aquelas pessoas não entendem linux e odeiam-no desde a primeira vista simplesmente porque nunca viram uma boa distro (adequada às capacidades da máquina). É mole ou quer mais!? Por isso que eu sempre tenho um live-cd no bolso!

unfear

hehehe na minha faculdade tambem era assim, nos refugo eles colocavam Red Hat e nos P4 windows hehe

galactus

Citação de: "unfear"hehehe na minha faculdade tambem era assim, nos refugo eles colocavam Red Hat e nos P4 windows hehe

Fico muito P da vida com isso.

Querem ver, reparem que 90% das Reviews com Linux, os caras usam PCs fubentos!
E as com Windows? O pináculo da tecnologia!  :evil:

Depois Linux é lerdo!

Queria ver cara dizendo que SUSE ou o Ubuntu são pesados em  um Atlhon 64 4000+!!!!!  Mas não, eles usam um P3 com 256 de RAM!  :evil:  :evil:
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

unfear

isso me lembra aquelas matérias da info "tem um pc chuchulento estacionado? taca Linux nele" só que com o tempo tiraram os Linux na maioria das maquinas lá, então colocarão windows 98 naquelas maquinas chuchulentas, o legal foi ver o pessoal que utilizava os laboratórios só para pesquisar na net  começar a reclamar pois só dava problema com a conecção e tela azul hehe tinha gente que dava crise de raiva, ai colocaram os Linux de volta hehe, sabe o que é mais doido, nós um dia intalamos o linux em P4 lá em uma aula de SO acredita que no outro semestre o professor que dava esta diciplina e era a favor so Softer Livre se aposento? dai por diante limparam os linux e sei lá o que fizeram com aquelas maquinas antigas

drfritz

Citação de: "sircoelho"As unicas vezes que eu vi o Linux dá pau foram por causa de distros mal feitas. Kalango por exemplo. Um lixo, não é sincronizado com Debian Sarge e basta um aptget upgrade para inutilizar o sistema.

Usando uma boa distro (como Ubuntu) vc nao terá problemas :o)


Mas cara, eu acabei de verificar que o Ubuntu também dá problemas!
logico q menos do q essas outras distros

Fora o problema com atualizacoes, sempre tem um pacote que dá pau na instalacao. Depois nao sei o que acontece, nao sei se ele some, ou se funciona

Agora tem um update de kernel lá, que já deu pau antes. Por receio nem mandei atualizar.

Vcs também falaram da questao da velocidade.
Considero também um mito dizer que o linux é mais rapido.

Linux rapido é o linux otimizado, com um gerenciador de janela leve e tal
só que os gerenciadores de janela leve nao tem um menu que preste ou nao vem instalados por default nas distribuicoes
no ubuntu nao tem gerenciador alem do gnome, vc teria de instalar e configurar (algo que nao vamos nem tentar)

No fedora que tem lá tem um gerenciador mais leve, mas o menu dele nao presta.

Alysson Neto

"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

unfear

bom eu digo que o Ubuntu não é um dos mais leves ja instalei ele em um pc com 128 de ram 1.2 de processador e 6 Gb de HD, ele fico um pouquinho mais rápido só em relação ao XP claro, a inicialização do entre o login e a interface carregada ele foi mais rápido, pois o xp demoro uns 2 minutos e o Ubuntu levo 30 segundos, mas claro poderia colocar o 98 que seria o certo, mas ai eu pego o Slackware, que tambem já muda de figura :D

correção eram 128 de ram