Autor Tópico: Fundo do GDM com imagem dinâmica  (Lida 2728 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Fundo do GDM com imagem dinâmica
« Online: 24 de Abril de 2009, 00:49 »
Desde já aviso que se algo nesse sentido já existe eu não conheço

Sempre que eu mudo o wallpaper eu gosto tambem de alterar o tema GDM para que o fundo do mesmo acompanhe o fundo do desktop. Para isso eu faço o seguinte (primeira dica  ;) ):

Citar
Acesso, ou baixo novamente, o tema GDM que uso (Ex. http://www.gnome-look.org/content/show.php/New+Wave+GDM?content=87370 ), descompacto e substituo  o arquivo "background.jpg" pela mesma imagem que uso como wallpaper (renomeada como "background.jpg"), recrio o pacote e substituo o tema GDM pelo novo pacote.


Isso não é difícil de fazer mas é um pouco trabalhoso, e como tenho trocado bastante o wall isso tem ficado bastante chato de se fazer. Então procurei uma maneira de tornar o processo mais simples, foi quando me deu um "estalo" e pensei em substituir a imagem de fundo do tema GDM por um link de uma imagem em vez da própria imagem, assim toda vez qe eu quizer substituir o fundo do GDM é só substituir a imagem linkada  ;D.
 - Criei uma pasta para a manter imagem a ser linkada, coloquei a imagem desejada nomeada como "background.jpg", criei um link para ela.
 - Descompactei o pacote com o tema GDM e apaguei o "background.jpg" que existia nele.
 - Inseri na pasta do tema GDM o link da imagem que eu queria, renomeado como "background.jpg"
 - Recriei o pacote e instalei.
Fui testar e ... não funcionou, o sistema indicava que não tinha autorização para acessar a imagem  :-\ .

Fiquei imaginando onde eu poderia alocar a imagem para que o GDM podesse acessa-la, como já estava sem muita paciência refiz a pasta com a imagem no diretório do root mesmo e testei novamente... sucesso  ;D!

Então vamos a dica principal:

Citar
Acesse o diretório do root, crie uma pasta ("GDM background" por ex.), insira a imagem desejada nomeada como "background.jpg", crie um link da mesma. Baixe o tema GDM , descompacte e substitua  o arquivo "background.jpg" original pelo link da imagem desejada (renomeada como "background.jpg"), recrie o pacote e instale o tema GDM pelo novo pacote. Quando quiser substituir a imagem de fundo do GDM é só substituir a imagem linkada (/root/GDM background/background.jpg).


Obs, Observe como se chama a imagem de fundo do tema que escolheu para alterar, por ex, se a mesma se chamar "wall.png" você vai usar "wall" em vez de "background" e só usará imagens em formato PNG.

Iria tentar um modo de ao substituir o wallpaper automaticamente substituir a imagem linkada, maso sono bateu e ficou para o futuro.

Então membros do fórum, posto aqui essa dica em primeira mão, se quiserem reproduzi-la em outro lugar não esqueça de me dar o crédito ok  ;D

« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 11:20 por Nossile »
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Fundo do GDM com imagem dinâmica
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2009, 03:38 »
Muito bom. Faltou apenas dizer como se recria o tema·

Citar
Obs, Observe como se chama a imagem de fundo do tema que escolheu para alterar, por ex, se a mesma se chamar "wall.png" você vai usar "wall" em vez de "background" e só usará imagens em formato PNG.

Ainda bem que meu monitor tem 22", senão não dava para enxegar.  :D

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Fundo do GDM com imagem dinâmica
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2009, 11:19 »
Muito bom. Faltou apenas dizer como se recria o tema·


Ainda bem que meu monitor tem 22", senão não dava para enxegar.  :D

Pra recriar o tema é só clicar com o botão direito do mouse na pasta onde estão os arquivos e escolher a opção "criar pacote".

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y