Autor Tópico: Problemas ao iniciar o Ubuntu  (Lida 7580 vezes)

Offline MarcusMK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:37 »
Trabalho com manutenção de micros e de uns tempos pra cá venho adotado o Ubuntu como sistema padrão para os micros que conserto. Só que hoje recebi um com um problema que não consegui resolver.
Bem, há semanas atrás recebi esse micro e instalei a versão modificada chama Super Ubuntu que vinha com várias aplicações a mais facilitando o trabalho, bem coloquei o CD e rodou normalmente tanto Live CD quanto instalação tudo ok. Passada 3 semanas recebo o micro de volta, parando na tela de inicialização do Ubuntu escrito "start-up", coloquei o CD do Ubuntu pra tentar reparar via Live CD e simplesmente não aparece nada a não ser um traço na tela "_" na hora de inicializar o live cd e o linux simplesmente parou de funcionar nesse computador.
Gostaria de saber se alguém faça idéia do que possa ser?
Até então sei que o usuário desse micro desligava o computador de forma incorreta, mas mesmo assim creio que o Live Cd era pra funcionar.
Estou sem idéias pra soluções espero que alguém possa me ajudar.

agradeço desde já...
Marcus.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:03 »
SE NÃO ME ENGANO, Super Ubuntu é Linux Mint.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Killer_XXI

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:16 »
Olá.. eu ja vi um problema parecido com esse. Mas o PC travava antes de entrar nessa tela q voce mencionou. O problema nesse caso q eu vi era o HD com defeito.

Abraços.

Offline MarcusMK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:27 »
Olá.. eu ja vi um problema parecido com esse. Mas o PC travava antes de entrar nessa tela q voce mencionou. O problema nesse caso q eu vi era o HD com defeito.

Abraços.

Então de qualquer forma ele não inicia mais o Ubuntu, coloca pra iniciar e ele para numa tela preta com um traço piscando só e dali não sai, isso rodando direto do CD, sendo assim não posso instalar e nem rodar Live CD. Lembrando que antes isso funcionava sem problemas, tanto que o micro veio de fábrica com o Ubuntu.
Sobre ser o HD também suspeito, mas, eu coloquei o Windows nesse computador e ele rodou normalmente, agora vem a dúvida pra Linux o HD teria que estar livre de erros?
E também se puder me ajudar, me indique um programa pra mim fazer uma formatação de baixo nível no HD, pois se for esse o problema essa formatação deve resolver, o HD é um Maxtor STM380215AS

agradeço.

Offline Killer_XXI

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:52 »
Bom, se funciona o XP n pode ser problema no HD.
Você já tentou formatar a partição do Ubuntu pelo Gparted do LiveCD e re-instalar tudo novamente??
Lembrei de um caso bem parecido com este, porém no XP. Ele parava na tela azul de inicialização e não terminava de carregar o windows. Então bootamos com o CD do XP mas não conseguimos usar a função de reparar o XP, depois fomos a tela de comandos ainda pelo boot do windows e utilizamos aquele famoso comando "chk" e deu certo. O problema é que eu n sei um comando no linux compatível com este do windows para lhe dizer...  :-\

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2009, 16:13 »
O comando que falas é o fdsk -f?
Agora, esse problema vc pode formatar como o nosso amigo Killer_XXI falou.
Reinstalar tudo.
Se não funcionar você terá que ver pelo Wubi (não aconselho)
EDITAR-------------------------------------------------------------------------
Agora, depois que o problema estiver solucionado, e aconselhável você dar uns toques aos lientes, porque nem todos conhecem o UBUNTU e pensa que é diferente do rWindows e acaba desligando de forma incorreta dando dor de cabeça a você.
Dá umas aulinhas de 5 minutos de funções básicas e o principal de não desligar dieto na fonte.

vamos dar uma pesquisada aqui.
Pelo que entendi, você instalou o Ubuntu numa máquina e depois de algumas semanas parou de iniciar travando na tela de Startup.
E o problema se agrava pelo LiveCD que também não inicia, é isso?

Ao colocar o CD ele aparece aquela tela de boot, onde pede o idioma e umas opções do cd?

E ele não inicia?

Estranho, esclarece só mais um pouco por favor.

Offline MarcusMK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:09 »
vamos dar uma pesquisada aqui.
Pelo que entendi, você instalou o Ubuntu numa máquina e depois de algumas semanas parou de iniciar travando na tela de Startup.
E o problema se agrava pelo LiveCD que também não inicia, é isso?

Ao colocar o CD ele aparece aquela tela de boot, onde pede o idioma e umas opções do cd?

E ele não inicia?

Estranho, esclarece só mais um pouco por favor.

Isso Rodrigo nem por live cd inicia, sendo assim não tenho acesso ao Gparted, escolho o idioma e seleciono pra instalar ou rodar direto do cd o Ubuntu e muda para uma tela preta com um traço piscando e dali não sai.
Esse é o problema, já deletei a partição pelo windows e fiz de novo e nada.
O que posso acrescentar é desligamentos incorretos mesmo, apesar de já ter dado noções básicas do sistema, mas infelizmente o cara tirava da tomada como se fosse um rádio ou coisa assim.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 17:12 por MarcusMK »

Offline Killer_XXI

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:35 »
So p constar aqui p gente, tu ja testou o LiveCD em outra maquina e tambem o drive leitor de CD???
 ;)

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2009, 19:01 »
1º Já tentou ver sua placa de vídeo?
2º O Boot está corretamente para CD?

Essa máquina tem Windows?

Se tiver tenta instalar o Wubi, mas depois desinstala, só para montar a partição pelo Ubuntu, para "enganar" ele.
Ai sim depois você vai, desinstala o Wubi e reinstala pelo Boot.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 19:03 por Rodrigo Henrique »

Offline MarcusMK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2009, 09:09 »
Testei CDs diferentes, tanto da versão Super Ubuntu, até a 8.04 e 8.10 normal e nada de funcionar e o problema é o mesmo.

Já sobre o boot, está corretamente para CD, já a placa de vídeo bem, como já disse há também o windows em outra partição e há um funcionamento normal. obs.: PV ATI X1200 onboard e no Ubuntu o driver dela era ruim, mas mesmo assim funcionava.

A placa mãe é uma Phitronics AMD690GM-M2 V1.0A

O que me parece estranho e o que me faz não entender é o porque do Live CD também não funcionar...

Sobre o Wubi tentarei, pois entreguei o micro ao cliente mas ele diz querer o linux novamente por questões de segurança.

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:22 »
Eu acho que você quando pegar o pc de novo, e instalar pelo wubi ele vai recriar a partição onde estava o Ubuntu.
Eu acho em 80% que vai funcionar.
Quando ele terminar de instalar que funcionar direitinho, que o cd tiver funcionando de novo, ai sim vc instala normalmente.

Offline MarcusMK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:38 »
Eu acho que você quando pegar o pc de novo, e instalar pelo wubi ele vai recriar a partição onde estava o Ubuntu.
Eu acho em 80% que vai funcionar.
Quando ele terminar de instalar que funcionar direitinho, que o cd tiver funcionando de novo, ai sim vc instala normalmente.
Mas Rodrigo veja bem, eu deletei a partição Linux já que ela não se inicializava mais, sendo assim seria pra voltar a funcionar ou pelo menos rodar o Live CD, afinal não vejo algo que poderia impedir de rodar o Live CD.
Bem tudo me faz levar a crer que seja algum problema no HD ai queria fazer um zero fill nele, mas não estou achando mais os programas da Maxtor pra isso, se puder me recomendar algum gratuito que faça isso fico agradecido. Ai sim caso não resolver posso ir considerando a placa de vídeo, pois pelo que notei parece mesmo algum problema com o hardware mesmo não havendo motivos aparentes pra isso.

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:47 »
Ok.
Eu vou dar uma estudada a respito e uma pesquisada.
"Live cd não inicia mais"

assim tá bom?

Qualquer coisa, coloca palavras chaves aqui que eu acho.
;)

Offline MarcusMK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2009, 13:02 »
Ok.
Eu vou dar uma estudada a respito e uma pesquisada.
"Live cd não inicia mais"

assim tá bom?

Qualquer coisa, coloca palavras chaves aqui que eu acho.
;)

Não é esta a questão pesquisei antes de postar aqui e não achei soluções em nível de software, ai recorri pra ver se alguém teve algo similar a isso e pudesse me dar uma idéia.
Pois já tentei comando como "fsck -f" pois fdsk nunca vi, mas mesmo assim valeu pela ajuda.

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problemas ao iniciar o Ubuntu
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2009, 13:10 »
Como disse um membro do fórum "no linux nada é irrecuperável"
vamos resolver seu problema concerteza.
Não se preocupa, quando não conseguimos tentamos de novo!

Calma, vamos tentar resolver seu problema.