Autor Tópico: A regra V  (Lida 226818 vezes)

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
A regra V
« Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:39 »
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,44985.0.html

Olá

Enviei um segundo tópico para que o primeiro não caísse no esquecimento. As páginas vão passando e os tópicos vão ficando esquecidos. Pode até ser que, inicialmente não apareça  resposta, mas pode aparecer mais tarde. Daí eu ter sido contemplado com a regra V. por ter 'puxado' novamente a minha mensagem.
Penso que seja, ou deva ser, perfeitamente admissível que se proceda assim, desde que seja em termos correctos. Propunha que possa ser dada a oportunidade a qualquer usuário de chamar a atenção sobre o seu tópico já esquecido e sem respostas uma vez, pelo menos. Se mesmo assim ele não obtiver qualquer resposta deverá reformular a questão, construindo novo tópico com novo título.

Obrigado pela vossa atenção

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2009, 00:47 »
Meu pensamento pessoal sobre o caso:

Quando postamos uma dúvida aqui ela pode ser respondia, como pode não ser, visto que não existe a obrigatoriedade de responder as dúvidas por parte de ninguém da comunidade. Acho também que é dever do maior interessado (quem postou a dúvida) continuar pesquisando sobre seu problema.

Portanto caso você coloque uma dúvida e não tenha resposta você pode postar no tópico as tentativas que executou para tentar resolver o problema, as conseqüências dessas tentativas, ou os tutoriais que tentou e o que aconteceu.

Assim você mostra que não esta apenas esperando que as pessoas resolvam os problemas para você, e que esta empenhado também na solução (como eu disse o maior interessado é quem postou a dúvida/problema, e que ninguém tem obrigação de ajudar), aumentando assim a possibilidade de ter pessoas para te ajudar, e também 'puxando seu tópico novamente para cima' de uma forma justa e com conteúdo relevante.

Já imaginou se todos dessem um 'up' nos seus tópicos? Quantas mensagens desnecessárias? Quantas mensagens sem conteúdo relevantes iriam ser trazidas para o fórum?

Além do que escrevi todos que postam aqui tem que ter direitos iguais, e quando você dá um 'up' você esta empurrando os tópicos de outras pessoas para baixo de forma "não natural".

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 00:50 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2009, 12:55 »
pq não dar certo espaço para o "up" mas com certas limitações é claro!

algo no estilo:

Citar
Regra 16 – É permitido o uso de “UP” nos tópicos para torná-los ativos novamente, porém, o UP deve ser usado com muita moderação e depois de decorridos pelo menos 12 horas de sua mensagem anterior (em caso de UPs em sequência, deve-se apagar os UPs anteriores). Caso se note o uso de UP para aumentar o número de posts, o usuário será advertido.

fonte:http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/719625/

é só uma suestão.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: A regra V
« Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2009, 14:00 »
Meu pensamento pessoal sobre o caso:

Quando postamos uma dúvida aqui ela pode ser respondia, como pode não ser, visto que não existe a obrigatoriedade de responder as dúvidas por parte de ninguém da comunidade. Acho também que é dever do maior interessado (quem postou a dúvida) continuar pesquisando sobre seu problema.

Portanto caso você coloque uma dúvida e não tenha resposta você pode postar no tópico as tentativas que executou para tentar resolver o problema, as conseqüências dessas tentativas, ou os tutoriais que tentou e o que aconteceu.

Assim você mostra que não esta apenas esperando que as pessoas resolvam os problemas para você, e que esta empenhado também na solução (como eu disse o maior interessado é quem postou a dúvida/problema, e que ninguém tem obrigação de ajudar), aumentando assim a possibilidade de ter pessoas para te ajudar, e também 'puxando seu tópico novamente para cima' de uma forma justa e com conteúdo relevante.

Já imaginou se todos dessem um 'up' nos seus tópicos? Quantas mensagens desnecessárias? Quantas mensagens sem conteúdo relevantes iriam ser trazidas para o fórum?

Além do que escrevi todos que postam aqui tem que ter direitos iguais, e quando você dá um 'up' você esta empurrando os tópicos de outras pessoas para baixo de forma "não natural".

[]'s

Cristiano

+1

Além do mais a 'não resposta do seu tópico' não significa desinteresse por parte dos membros. Em muitos casos simplesmente o caso é bem específico e ninguém passou pelo mesmo problema, portanto não sabe-se qual a solução. Um exemplo pessoal: As respostas que eu coloco são em casos que em que para mim aquilo resolveu com certeza ou então quando eu 'acho' que pode resolver eu deixo isso bem claro na resposta, quando vou procurar por mensagens para responder eu filtro elas por número de respostas, as que estão 'zeradas' são as primeiras que eu tento ajudar e sinceramente se o tópico tem apenas 1 resposta e eu vejo que esta resposta foi do próprio autor na maioria das vezes passo batido, justamente por saber deste costume que alguns usuários tem para dar up em seus tópicos; claro que isso nem sempre acontece, acho que ontem mesmo vi um exemplo disso que o clcampos citou: um usuário (acho que foi uma usuária mais especificamente), colocou uma dúvida e ninguem respondeu, porém ela mesma encontrou a solução e colocou ela no tópico, isso sim eu acho interessante.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2009, 15:28 »
clcampos +2

Se eu for contar a quantidade de tópicos meus que não tem uma resposta sequer...

Como foi dito, eu tenho plena certeza que não sabem como me ajudar e deixo o tópico lá. Só posto algo novamente se encontrar a solução ou algo próximo. Eu chamando meu tópico pra cima, posso acabar encobrindo um outro que tem mais "necessidade" que eu.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2009, 17:09 »
Bem o clcampos já disse tudo, só me sinto na obrigação de dizer algo porque fui eu quem trancou o tópico.
Num fórum é preciso ter paciencia e dar o tempo devido para uma resposta. Neste caso especifico o membro Tonux nem deixou passar 24 horas antes de dar o seu "up".

Quem desejar um outro tipo de suporte por vezes mais rápido será melhor recorrer aos canais de IRC.

Será preciso também compreender que por vezes a resposta não surge porque simplesmente ninguém tem a resposta.

Sinceramente acham que mensagens do género: "Vou migrar para o windows já que aqui ninguém me ajuda" ou "ninguém sabe a resposta?" ou a mais clássica: "up!" vão contribuir para que se obtenha uma resposta mais rápida?
Eu não creio.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:55 »
Olá

Depois de ter pensado melhor sobre o assunto, concordo com os argumentos que levaram o meu post para a quarentena. Um procedimento correcto, em meu ver, é o de reformular o tópico (no caso de ainda não se ter resolvido o problema e passados alguns dias), criando outro tópico com outro contexto, onde estejam incluídas as tentativas feitas para resolver esse problema específico.
Outra coisa, caso eu tenha resolvido um problema adiciono ao título do primeiro tópico criado '[RESOLVIDO]'. Não sei é se pode ser com maiúsculas. Tavez '[resolvido]'. As maiúsculas é para chamar a atenção da sua resolução. Esta é a minha dúvida.

Obrigado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:16 »
Olá

Depois de ter pensado melhor sobre o assunto, concordo com os argumentos que levaram o meu post para a quarentena. Um procedimento correcto, em meu ver, é o de reformular o tópico (no caso de ainda não se ter resolvido o problema e passados alguns dias), criando outro tópico com outro contexto, onde estejam incluídas as tentativas feitas para resolver esse problema específico.

Em primeiro lugar fico feliz que tenha entendido.

Só para esclarecer, nada impede que após alguns dias você reformule o tópico já existente, adicionando novas informações. Porém criar outro tópico sobre o mesmo problema, mesmo que ele tenha informações novas é configurado como tópico duplicado, que cabe também o trancamento do novo tópico.

Citar
Outra coisa, caso eu tenha resolvido um problema adiciono ao título do primeiro tópico criado '[RESOLVIDO]'. Não sei é se pode ser com maiúsculas. Tavez '[resolvido]'. As maiúsculas é para chamar a atenção da sua resolução. Esta é a minha dúvida.

Obrigado.

Colocar [Resolvido] no título após a solução pode mesmo ajudar outros usuários no momento de uma pesquisa, então mesmo não fazendo parte das regras é algo interessante. Quanto a forma de se colocar (se em maiúsculo ou não) é bem ao "gosto do freguês", porém ficam sempre as regras da netiqueta que diz, entre outras coisas que usar textos todo em maiúsculo é como se estivesse gritando, portanto inadequado.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 12:19 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:50 »

Sinceramente acham que mensagens do género: "Vou migrar para o windows já que aqui ninguém me ajuda" ou "ninguém sabe a resposta?" ou a mais clássica: "up!" vão contribuir para que se obtenha uma resposta mais rápida?
Eu não creio.


Quanto a isto (Vou migrar para o windows já que aqui ninguém me ajuda), sylvester, é de amuado e revela alguma infantilidade e mesmo falta de respeito da parte de quem o escreve. Todos sabemos, ou devemos saber que as distribuições do linux são gratuitas e são, também, fruto de quem se dedica a elas sem qualquer outro interesse que não o de contribuir para o seu desenvolvimento (a comunidade). São muitas horas de trabalho dedicado. Um usuário comum pode-se considerar como fazendo parte da comunidade e, portanto, em vez de amuar, deverá contribuir para o desenvolvimento do linux, através de dúvidas, ajuda, opiniões, sugestões, críticas construtivas e explicitação do que tem aprendido, se for o caso.
Agora, para quem use o windows (window$ :D) se algo correr mal, se o programa não funcionar, deverá reclamar alto e bom som, pois pagou bastante pelo programa ou programas. Neste caso, não se pode fazer mais nada, pois estamos em presença de programação de código 'fechado', que tem como um dos seus fins principais garantir lucro monetário para a impresa que os vende (Micro$oft). Que o diga o Bill :D

Um abraço.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 13:43 por Tonux »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: A regra V
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 15:17 »
Citar
Regra 16 – É permitido o uso de “UP” nos tópicos para torná-los ativos novamente, porém, o UP deve ser usado com muita moderação e depois de decorridos pelo menos 12 horas de sua mensagem anterior (em caso de UPs em sequência, deve-se apagar os UPs anteriores). Caso se note o uso de UP para aumentar o número de posts, o usuário será advertido.

Qual seria a utilidade, no fórum, de um usuário ter um grande número de posts? Isso daria a ele alguma participação ou status especial? Seria um colaborador ativo passível de ser nomeado Moderador ou Administrador do fórum? Só consigo ver por essa ótica (a de passar a ter privilégios), pois ser participativo (ainda mais na base de UPs) não quer dizer que a pessoa agregue conteúdo ao fórum, basta ver o que aconteceu aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41460.0.html
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #10 Online: 12 de MAR?O de 2009, 01:04 »
pq não dar certo espaço para o "up" mas com certas limitações é claro!

algo no estilo:

Citar
Regra 16 – É permitido o uso de “UP” nos tópicos para torná-los ativos novamente, porém, o UP deve ser usado com muita moderação e depois de decorridos pelo menos 12 horas de sua mensagem anterior (em caso de UPs em sequência, deve-se apagar os UPs anteriores). Caso se note o uso de UP para aumentar o número de posts, o usuário será advertido.

fonte:http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/719625/

é só uma suestão.

cocordo com essa opinião, pois ao inves de duplicar mensagens, pq nao dar um up, sem duplicar mensagens... minha humilde opinião...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #11 Online: 25 de MAR?O de 2009, 21:16 »
Quanta cordialidade, um cara com dúvidas reabre seu tópico e tome quarentena.
Se quem tem poder pra banir ou trancar não sabe Linux pede para sair e de a vaga para outro(o que não é o meu caso é claro).
Fórum é para discutir se tirar dúvidas o cara tava com uma dúvida reabriu a pergunta caiu no item V e pronto todo mundo cai de pau no cara seria mais fácil todos mostrarem que tem conhecimento e todos responderem ao mesmo tempo mas não: Quarentena nele.
É isso  que estou tentando passar   eu seu que a postagem pode ou não ser respondida vai do conheçimento de cada um ai que "modera" o fórum vejam que se todos ao invés de ficarem citando ou discutindo regras item V ajudasse o cara ele estaria sem dúvidas agora e satisfeito mas não: Quarentena.
Vamos somar ajudar é por isso por este tipo de atitudes que muita gente corre do Linux e olha que esta é uma distro até fácil em relação a muitas outras por ai.

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #12 Online: 25 de MAR?O de 2009, 21:19 »
Quando postamos uma dúvida aqui ela pode ser respondia, como pode não ser, visto que não existe a obrigatoriedade de responder as dúvidas por parte de ninguém da comunidade. Acho também que é dever do maior interessado (quem postou a dúvida) continuar pesquisando sobre seu problema.

Portanto caso você coloque uma dúvida e não tenha resposta você pode postar no tópico as tentativas que executou para tentar resolver o problema, as conseqüências dessas tentativas, ou os tutoriais que tentou e o que aconteceu.

Assim você mostra que não esta apenas esperando que as pessoas resolvam os problemas para você, e que esta empenhado também na solução (como eu disse o maior interessado é quem postou a dúvida/problema, e que ninguém tem obrigação de ajudar), aumentando assim a possibilidade de ter pessoas para te ajudar, e também 'puxando seu tópico novamente para cima' de uma forma justa e com conteúdo relevante.

Já imaginou se todos dessem um 'up' nos seus tópicos? Quantas mensagens desnecessárias? Quantas mensagens sem conteúdo relevantes iriam ser trazidas para o fórum?

Além do que escrevi todos que postam aqui tem que ter direitos iguais, e quando você dá um 'up' você esta empurrando os tópicos de outras pessoas para baixo de forma "não natural".

Com esta resposta do Clcampos eu concordo em grau gênero e número não devemos esperar de braços cruzados

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #13 Online: 27 de MAR?O de 2009, 10:54 »
Frase de Felix membro e usuario:
Quando vou procurar por mensagens para responder eu filtro elas por número de respostas, as que estão 'zeradas' são as primeiras que eu tento ajudar e sinceramente se o tópico tem apenas 1 resposta e eu vejo que esta resposta foi do próprio autor na maioria das vezes >>>>passo batido<<<, justamente por saber deste costume que alguns usuários tem para dar up em seus tópicos.

Passar batido na minha opniao e fazer descaso nao sei na opniao de que gosta de banir, blindar, ironizar.

Esta novela ja ta dando muito pano pra manga o objetivo e tirar duvidas e naum encher o cara mais delas.

Adminstradores e moderadores vamos responder, ajudar e nao passar batido!!!

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: A regra V
« Resposta #14 Online: 27 de MAR?O de 2009, 11:08 »
ja comentei sobre a repetiçao e criaçao de topicos, o ruim é q o novo usuario tem a mania de nao procurar antes de postar alguma duvida, pra tudo quanto é duvida, ha resposta, acho dificil conscientizar uma comunidade crescente.