Autor Tópico: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos  (Lida 22561 vezes)

Offline lpadua

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #30 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:48 »
Por acaso também ando ás voltas com isto...Ainda nem um vídeo consegui abrir... ???

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #31 Online: 16 de Janeiro de 2009, 10:21 »
Cara Esther, desculpem-me, mas há um pouquinho de falta de atenção da sua parte e veja o por quê:

Segundo o que entendi do que falou aqui:

Citar
Dê uma olhada para mim pelo Synaptic se os pacotes abaixo estão instalados também (além do libdvdcss2):

- libdvdread3
- libdvdnav4

caso algum não esteja instalado, faça a instalação.

libdvdcss2 e libdvdnav4 não estão instalados nem disponíveis para instalação. libdvdread3 já está instalado.
...

Fui no Synaptic. O resultado da busca por libdvdcss resultou na exibição de um libdvdread3 instalado e mais nada.

Constatei pelo informado que o pacote libdvdcss2 não está instalado e já comentei sobre ele até dando o link de onde baixá-lo, senão vejamos:

Citar
...
os pacotes que destaquei em vermelho por que como falei antes, eles não estão nos repositórios originais do Ubuntu, é preciso colocar no sources.list repositórios de terceiros ou baixá-los manualmente por esses links aqui:



libdvdcss2:
http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb

O libdvdcss2 é responsável por permitir reprodução de DVDs encriptados

w32codecs:
http://packages.medibuntu.org/pool/non-free/w/w32codecs/w32codecs_20071007-0medibuntu3_i386.deb

O w32codecs são os codecs da Microsoft.

Desculpe-me a falta de atenção, então o comando a ser executado seria:

...

já retirado do comando os pacotes w32codecs e libdvdcss2 que não estão nos repositórios oficiais ok.

Veja que informo que o pacote libdvdcss2 é o responsável por permitir reprodução de DVDs encriptados e dei o link para você baixar chamando ainda a atenção para o fato de que o pacote não está presente nos repositórios padrões do Ubuntu e portanto pelo Synaptic/apt-get não é possível instalá-lo inicialmente (tem de colocar repositórios de terceiros para isso).

O link é este aqui:

http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb

Então o erro pode ser somente por falta da instalação dele que você faz clicando duas vezes no pacote libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb e fornecendo a sua senha, após baixá-lo ou pelo terminal e dentro da pasta que contém o arquivo em questão com o comando:

sudo dpkg -i libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb


Caso esteja cometendo algum equívoco, por favor me fale, mas estou me baseando nas suas respostas ok.


« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 10:54 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #32 Online: 16 de Janeiro de 2009, 10:44 »
Quanto ao libdvdnav4, fui até verificar se não havia digitado o nome do pacote de forma errada, mas está correto a sua grafia e no Synaptic mostra o pacote instalado aqui no meu sistema. Agora eu não lembro de ter instalado ele e nem que tenha sido de repositórios de terceiros, portanto achei estranho você comentar que não encontrou este pacote pelo Synaptic para poder instalar.

Caso você não tenha digitado o nome errado, não creio nisso, para procurar no Synaptic, então baixe-o deste link aqui:

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/libd/libdvdnav/libdvdnav4_4.1.2-3_i386.deb


Citar
Eu bem que tentei instalar o Ubuntu direto em uma segunda partição, inclusive para seguir sua orientação de me desfazer da instalação antiga e criar uma nova. Mas a instalação não foi bem sucedida. Depois de escolher o idioma e o programa de instalação carregar aquela barra laranja na abertura, creio ter havido alguma incompatibilidade entre o Ubuntu e o chipset gráfico ATI Radeon HD 2600 Pro do meu iMac, pois, na hora de entrar com a interface gráfica, a tela ficou preta e nada foi exibido. Fiquei esperando algo acontecer até o CD parar de virar. Certamente o programa de instalação estava esperando uma resposta minha, mas, como nada era exibido na tela, eu não podia dar resposta alguma. Não tive alternativa senão abortar o processo pressionando o botão de força da máquina. O programa de instalação do Ubuntu foi então encerrado (com a barra laranja sendo apagada) e a máquina foi desligada. A instalação só é bem sucedida em meu iMac quando feita via VirtualBox.

Bem esta parte de instalação você poderá obter ajuda no fórum com os colegas que tiveram problemas semelhantes aos seus com uma placa de vídeo ATI, portanto procure por textos que tenham alga parecido pelo problema de vídeo que você passa.

Tem um tópico chamado Argumentos de Instalação (caso falhe) que pode ser um ponto de partida para você nesta questão de instalação:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html


Citar
Sei disso, eu já conhecia o VLC. Ainda não contei, mas meu computador anterior ao iMac era um PC no qual eu rodava o Ubuntu 8.04. O sistema não é totalmente estranho para mim e foi por isso que eu quis mantê-lo no iMac. Só acho que episódios como este provam o quão complicadas as coisas podem ser no mundo Linux. No Mac tudo simplesmente funciona. Mas isso é outra história que foge ao tópico.

Obrigado por informar que já conhece a forma de ser do Linux, assim fico mais tranquilo se estou ou não me fazendo entender, pois como este fórum tem uma diversidade muito grande de usuários fico sempre na dúvida se estou sendo muito técnico ou não e se estou passando muitos comandos por terminal que alguns abominam.

Quanto ao sistema operacional do MAC, é verdade, é muito bom, mas ele tem um porém de ser muito amarrado aos produtos MACs que não são nada baratos e em certos casos limitados em quantidade de softwares para determinadas aplicações.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 10:55 por alarcon »

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #33 Online: 16 de Janeiro de 2009, 11:56 »
Alarcon,

Você tem razão. Deixei passar uma parte. Desculpe.

Bom, instalei w32codecs, libdvdcss2 e libdvdcss2. Resultado: nada. O Reprodutor ora trava, ora dá a mensagem de que estou tentando reproduzir um disco encriptado. O VLC, quando não fecha na minha cara, diz: "O VLC não pode configurar o título do DVD. Possivelmente não pode descriptografar o disco inteiro. DVDRead could not read -1/4 blocks at 0x511."

E então, acha que já posso desistir?  :-\

Insisto que não faz sentido pensar que tenha a ver com o fato de o Ubuntu estar rodando virtualizado, pois, como expliquei antes, quando o VirtualBox disponibiliza o drive optico (ou outros recursos de hardware, como webcam, periféricos, etc.) para o SO convidado, o SO hospedeiro fica sem acesso a eles, portanto não haveria como o Mac OS X estar interferindo no funcionamento do Ubuntu -- até porque também tenho o Windows XP SP3 instalado no VirtualBox e, no Windows, esses mesmos DVDs rodam normalmente.

Parece muito provável que o problema REALMENTE esteja em algum lugar dentro da minha instalação do Ubuntu, mas estou em dúvida se vale a pena continuar pesquisando. Quando o Ubuntu era meu SO principal em minha máquina anterior, tive sérias dores de cabeça para fazer certas coisas simples funcionarem e não sei se estou disposta a passar por isso novamente. Isso vale também para a possibilidade de resolver o problema da instalação do Ubuntu em outra partição de meu Mac para que rode nativamente. Essa trabalheira toda seria só para conseguir fazer o Ubuntu ler meus DVDs protegidos, caso em que talvez seja mais prático, rápido e indolor pagar os 39 euros do programa que faz o que preciso em meu ambiente nativo Mac OS X.

Agradeço-lhe de coração por toda sua gentil atenção esse tempo todo. Lamento que não tenhamos conseguido resolver meu problema, mas, como dizia alguém que conheci, "quando um problema não tem solução, solucionado está".

Agora, quanto a isto:

Citar
Quanto ao sistema operacional do MAC, é verdade, é muito bom, mas ele tem um porém de ser muito amarrado aos produtos MACs que não são nada baratos e em certos casos limitados em quantidade de softwares para determinadas aplicações.

Não entendi o que você quis dizer com "ser muito amarrado aos produtos Mac". Não existe amarração alguma. O Mac é o computador mais compatível que existe e é o único capaz de rodar virtualmente TODA biblioteca de software existente no mundo, seja nativamente ou via virtualização rápida (exatamente como estou fazendo com o Ubuntu e o Windows no Mac). Se a aplicação desejada não existe para Mac, abre-se o Windows ou o Linux ou seja lá o que for e roda-se essa aplicação numa boa. Não sei onde é que está a "amarração". Mas aqui não é o melhor lugar para discutir isso, senão o moderador fecha o tópico.

Um abraço!

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #34 Online: 16 de Janeiro de 2009, 15:42 »
Como possuo um PC relativamente modesto não tenho conhecimentos adequados para falar sobre o uso ou configuração do virtualbox, virtualização, mas o que me leva a crê que pode ser problema de virtualização é o fato de que todos os codecs já foram instalados, no seu arquivo fstab não há nenhuma inconsistência relativa ao driver óptico e também devido ao que li nestes links aqui:

Citar
...
Houve alguns problemas ao usar dispositivos USB no Virtual Box, e para isso os amigos Rafael__ e novato_br do #ubuntu-br irc.freenode.net descobriram a solução, segue abaixo:
...
fonte: http://andregondim.eti.br/?p=172

e algo semelhante aqui:

Citar
...
USB

To get USB support, you need the PUEL (non-free) version. Via the GUI, there is an option to enable USB.

Furthermore, your user must be able to access /proc/bus/usb/*

Since Gutsy, /proc/bus/usb is not mounted by default. For Gutsy and Hardy you just need to edit /etc/init.d/mountdevsubfs.sh and uncomment the following lines:

        #
        # Magic to make /proc/bus/usb work
        #
        mkdir -p /dev/bus/usb/.usbfs
        domount usbfs "" /dev/bus/usb/.usbfs -obusmode=0700,devmode=0600,listmode=0644
        ln -s .usbfs/devices /dev/bus/usb/devices
        mount --rbind /dev/bus/usb /proc/bus/usb

In Intrepid the lines required to mount usbfs have been removed entirely, so you need to add the following lines to /etc/init.d/mountdevsubfs.sh at the end of the do_start() function. Note that this is subtly different than the lines required for Gutsy/Hardy. the arguments for the domount function are slightly different from previous versions.

        #
        # Magic to make /proc/bus/usb work
        #
        mkdir -p /dev/bus/usb/.usbfs
        domount usbfs "" /dev/bus/usb/.usbfs usbfs -obusmode=0700,devmode=0600,listmode=0644
        ln -s .usbfs/devices /dev/bus/usb/devices
        mount --rbind /dev/bus/usb /proc/bus/usb

Then run the script that you just edited:

sudo /etc/init.d/mountdevsubfs.sh start

In order to give users in the vboxusers group write permissions to the devices in /proc/bus/usb, you'll need to edit some rules in /etc/udev/rules.d.

Under Gutsy, edit /etc/udev/rules.d/40-permissions.rules to say the following:

# USB devices (usbfs replacement)
SUBSYSTEM=="usb_device",                MODE="0664", GROUP="vboxusers"

Under Hardy and Intrepid, edit /etc/udev/rules.d/40-basic-permissions.rules to say the following:

# USB devices (usbfs replacement)
SUBSYSTEM=="usb", ENV{DEVTYPE}=="usb_device", MODE="0664", GROUP="vboxusers"
SUBSYSTEM=="usb_device",                MODE="0664", GROUP="vboxusers"

Then, restart the udev service:

sudo /etc/init.d/udev restart

Now, if you haven't done it already, make sure your user is part of the group vboxusers using the following command:

sudo usermod -G vboxusers -a `whoami`
...
fonte: https://help.ubuntu.com/community/VirtualBox

que fala, basicamente, em alguns ajustes para se poder usar corretamente dispositivos USB no virtualbox usado no Ubuntu, então fiquei pensando se algo semelhante não teria ainda que ser feito no seu Ubuntu usado no virtualbox para reconhecer adequadamente o seu drive óptico, mas como disse antes, não tenho o conhecimento adequado sobre ele para lhe prestar uma melhor ajuda ok.

Quanto a expressão "amarrado" que usei para para falar no MAc não foi no sentido de falta de usabilidade do sistema operacional, pois isso é fato, ou seja, o seu sistema operacional (Mac OS X) é belo, fácil de usar e para quem é das artes gráficas então nem se fala. O que quero dizer é que esta plataforma te deixa limitado nas escolhas, por exemplo, de softwares aplicativos (não estou falando do caso de virtualização ok), de hardware de terceiros, assistência técnica e etc., além de caros também. Se não fosse assim o mesmo já teria desbancado a muito tempo o sistema operacional windows e não o fez até hoje.

Um exemplo disso é esse seu próprio tópico aqui no qual está tentando emular, ou melhor, virtualizar o uso de um outro sistema operacional só para fazer uma determinada operação no qual no windows existem milhares de aplicativos para isso e no linux alguns e muitos deles de forma gratuita nos dois sistema operacionais citados.

Polemicas a parte, por que você não usa o windows virtualizado aí e programas livres como o DVD Decrypter para copiar o DVD para o seu HD e depois o DVD Shrink para compactá-lo no tamanho de um DVD comum de gravação (4.7GB) são ambos softwares muito bons, um pouco antigos, acho que só funciona no WinXP, mas de qualidade.

Uma pena que tudo o que tentamos por aqui não tenha surtido efeito. :(

Obrigado também pela paciência de testar tudo que foi proposto por nós.

Boa sorte aí com seu Sistema Operacional de Preferência.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 15:48 por alarcon »

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #35 Online: 22 de Janeiro de 2009, 21:40 »
Dei uma passadinha aqui só para atualizar as notícias:

  • Acabei resolvendo meu problema no Mac mesmo: comprei o PopCorn 3, programa da Roxio (mesma fabricante do famoso Toast) que comprime e faz cópias de DVDs:
    http://www.roxio.com/enu/products/popcorn/standard/overview.html
    E ainda ganhei 5 dólares de desconto.
  • Quando eu era usuária do Ubuntu em meu PC anterior, tive sérios problemas para fazer o USB funcionar no VirtualBox. Na versão para Mac do VirtualBox esse problema simplesmente não existe. Tudo começa a funcionar muito bem assim que a instalação é concluída. No Mac é assim.
  • Você está mal informado sobre o Mac. Sugiro estudar melhor o assunto, quem sabe você até decida ter um. Vale a pena. ;)

Até a próxima encrenca no Ubuntu,

Esther

Offline hempi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #36 Online: 24 de Janeiro de 2009, 02:21 »
Nossa achei esse topico por acaso, uma verdadeira novela mexicana rs... tem drama, emocao, acao... rs
Eu realmente fiquei curioso mesmo Esther, se vc tem o windows virtualizado, por ele vc nao conseguia acesso para diminuir o tamanho de seus dvds??? E quanto ao valor do dvd dual que vc informou ser proximo dos 39 euros (pouco mais de cem reais creio eu) da uma procuradinha na net que tem coisa baratinha... onde moro o disco dual sai em torno de 8 reais, e acho que existem lojas na net que vendem a esse preco (creio eu ter visto alguma no clube do hardware)
Soh queria postar parabens ao pessoal que tentou ajudar a Esther, achei muito bacana tudo que fizeram!

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #37 Online: 24 de Janeiro de 2009, 03:48 »
Mas os DVD originais da disney, como o Ratatuville, são todos protegidos por Macrovison que torna impossível usar o dvdshrink e nem sempre dá certo no DVD Decrypter pois há algumas variantes neste tipo de proteção que também confundem o decrypter.

Esta proteção é realmente bem boba, mas funciona, pois no DVD há setores que simplesmente não existem e por isto numa copia física normal, quando o leitor chega nestes lugares, se perde e o leitor simplesmente trava. Por isto só vai até um pedaço, como o menu, e trava e para a copias.
Isto não acontece quando esta assistindo em um DVDplayer qualquer por alguns motivos que não cabe explicar aqui...

Para estes tipos de DVD o melhor programa que achei foi um do windows que se chama FABDVD que é ótimo, faz tudo, além de compactar para caber numa midia simples de DVD, tem a opção de só copiar o filme principal, converter diretamente para formatos de PDA,Celular,PSP e outros tantos ou mesmo dividir o filme em vários DVD para não perder a qualidade e muitas opções legais, vale a pena dar uma olhada...
Até a versão 3 funcionava bem e direto no wine, mas depois nas versão 4 para frente, só funciona em um windows xp virtualizado no vmware ou na partição que tenho com o windows instalado.

Nunca testei muito o virtual box, mas o vmware é ótimo e não dá problemas com as portas USB como o virtualbox, apesar de que tem soluções já relatadas no Planeta Ubuntu.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #38 Online: 25 de Janeiro de 2009, 17:32 »
Mas os DVD originais da disney, como o Ratatuville, são todos protegidos por Macrovison que torna impossível usar o dvdshrink e nem sempre dá certo no DVD Decrypter pois há algumas variantes neste tipo de proteção que também confundem o decrypter.

Esta proteção é realmente bem boba, mas funciona, pois no DVD há setores que simplesmente não existem e por isto numa copia física normal, quando o leitor chega nestes lugares, se perde e o leitor simplesmente trava. Por isto só vai até um pedaço, como o menu, e trava e para a copias.
Isto não acontece quando esta assistindo em um DVDplayer qualquer por alguns motivos que não cabe explicar aqui...

Para estes tipos de DVD o melhor programa que achei foi um do windows que se chama FABDVD que é ótimo, faz tudo, além de compactar para caber numa midia simples de DVD, tem a opção de só copiar o filme principal, converter diretamente para formatos de PDA,Celular,PSP e outros tantos ou mesmo dividir o filme em vários DVD para não perder a qualidade e muitas opções legais, vale a pena dar uma olhada...
Até a versão 3 funcionava bem e direto no wine, mas depois nas versão 4 para frente, só funciona em um windows xp virtualizado no vmware ou na partição que tenho com o windows instalado.

Nunca testei muito o virtual box, mas o vmware é ótimo e não dá problemas com as portas USB como o virtualbox, apesar de que tem soluções já relatadas no Planeta Ubuntu.


Concordo , realmente o FAB é muito bom, já testei ele aqui na versão trial.

Já ripei o Ratatouile aqui, não me lembro se foi com o FAB ou o DVDDecripiter.

Outro muito bom e simples de usar é o IDEALDVD.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline hempi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #39 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:32 »
para essas copias nao serviria o any dvd + clone dvd... eu acho que ja copiei uns filmes com ele também, uns que estava muito riscados aqui...
eu fiz uma copia prum tio da trilogia do star wars original pra ele assistir, removeu tranquilo as travas pelo any... seria uma opcao via windows... engracado eu nunca tentei copiar um dvd via ubuntu, qq hora faco o teste....

Offline nioreeves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #40 Online: 09 de Abril de 2009, 16:22 »
ola Amigos,

Estou com um problema de leitura de DVD's originais, ate ontem conseguia ver os meus filmes e séries originais no meu Laptop com dualboot (Ubuntu 8.10 e Windows xp). No WinXP, tambem, deixei de poder ver os originais, ao passo que tudo que é copia de dvds vejo sem problema nos 2 SO.
JA tentei alterar as definições regionais do leitor do DVD, mas nao resultou. no Ubuntu usei o comando 'regionset', altera o código da regiao mas continua a nao me deixar ver os meus DVD's originais (mesmo os que eu ja tinha visto anteriormente).
Tenho um HP vd6000, com 2 SO Ubuntu 8.10 e winXP.
Se alguem me poder ajudar agradecia.
Abr,
Nio