Autor Tópico: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos  (Lida 22443 vezes)

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Online: 10 de Janeiro de 2009, 18:43 »
Amigos,

Antes de mais nada, preciso dizer que fiz, sim, uma boa pesquisa antes de abrir este tópico e não encontrei solução para meu problema.

Há pouco tempo instalei o Ubuntu 8.10 intrepid e descobri que ele não lê DVDs protegidos. Pesquisando aqui no fórum encontrei este tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36470.0.html

Fiz tudo o que está indicado lá, mas não obtive resultado. Não sei se tem a ver com o fato de que os passos descritos naquele tópico serem para o Ubuntu 8.04 enquanto que estou no 8.10.

Minha situação é a segunte:

-- DVDs de vídeo desprotegidos: o Ubuntu monta e reproduz normalmente;

-- DVDs de vídeo protegidos: monta, mas não lê;

-- DVDs de dados: monta e abre normalmente;

-- CDs de áudio: não monta;

-- CDs de dados: monta e abre normalmente.

Alguém pode me dar uma ajuda com isso?

Obrigada,

Esther

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2009, 18:49 »
O sistema apresenta alguma mensagem quando o CD não monta ou monta mas não lê? Se sim, qual?

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:05 »
Bom, no caso dos CDs de áudio que não montam: não, não exibe mensagem nenhuma nem faz nada. É como se não houvesse CD nenhum no drive.

No caso dos DVDs de vídeo protegidos que montam mas não são lidos: o Ubuntu detecta a presença de um DVD de vídeo e dá a opção de abrir o Reprodutor de Filmes. Mando abrir o Reprodutor, que então tenta ler o DVD mas retorna a seguinte mensagem de erro:

"Não foi possível abrir a localização; talvez você não tenha permissão para abrir o arquivo."

Imagino que se trata de um problema de codecs, mas, seja qual for, não sei como resolver.

Alguém pode me ajudar?

Obrigada,

Esther

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:08 »
E se você tentar montar os cd's pelo terminal com o comando mount? Possivelmente terá alguma mensagem. (Se tiver alguma dúvida sobre o comando, leia esse artigo.

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:26 »
Felix, CDs de áudio que não montam nem são minha maior preocupação. Isso posso deixar para depois.

O mais importante é resolver o problema dos DVDs protegidos que não podem ser lidos.

Creio que a solução é simples (ainda acredito que deve ser mero problema de codec), mas não sei como resolver.

Alguém pode me ajudar?

Obrigada,

Esther

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:28 »
Se você usa o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits, baixe estes pacotes aqui:

libdvdcss2:
http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb

O libdvdcss2 é responsável por permitir reprodução de DVDs encriptados

w32codecs:
http://packages.medibuntu.org/pool/non-free/w/w32codecs/w32codecs_20071007-0medibuntu3_i386.deb

O w32codecs são os codecs da Microsoft.


Depois de baixado cada um dos arquivos acima você deve dar um duplo clique sobre eles e digitar sua senha para instalar. Eu prefiro no terminal pelo comando:

sudo dpkg -i --force-all nome_do_pacote.deb

no caso de já estarem instalados para fazer uma reinstalação forçando o procedimento.


cole aqui o conteúdo do arquivo fstab que está em /etc.


por hora é isso. Caso não resolva volte aqui ok.


===EDITADO===

Se você tiver o windows em dual-boot com o Ubuntu, uma pergunta: Os DVDs protegidos rodam pelo windows?

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 19:34 por alarcon »

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2009, 19:50 »
Oi, Alarcon.

Vamos lá:

Se você usa o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits, baixe estes pacotes aqui:

libdvdcss2:
http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.10-0.2medibuntu1_i386.deb

O libdvdcss2 é responsável por permitir reprodução de DVDs encriptados

w32codecs:
http://packages.medibuntu.org/pool/non-free/w/w32codecs/w32codecs_20071007-0medibuntu3_i386.deb

O w32codecs são os codecs da Microsoft.

Depois de baixado cada um dos arquivos acima você deve dar um duplo clique sobre eles e digitar sua senha para instalar. Eu prefiro no terminal pelo comando:

sudo dpkg -i --force-all nome_do_pacote.deb

no caso de já estarem instalados para fazer uma reinstalação forçando o procedimento.

Usei o primeiro método: baixei pelo navegador e mandei o Instalador de Pacotes GDebi fazer o trabalho.

O primeiro pacote já estava instalado e foi reinstalado.

O segundo ele não deixou instalar dizendo que há uma versão mais nova já instalada.

Citar
cole aqui o conteúdo do arquivo fstab que está em /etc.

Lá vai:

Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=5438f64a-2a51-4f9b-a221-ce92d225e9dc /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=b61182f8-609b-4c13-976a-a56d3e2075f9 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

Citar
Se você tiver o windows em dual-boot com o Ubuntu, uma pergunta: Os DVDs protegidos rodam pelo windows?

Na verdade estou rodando o Ubuntu virtualizado como SO convidado no VirtualBox em um Macintosh com Mac OS X 10.5.6 Leopard. O VirtualBox não tem nada a ver com o problema, pois, como expliquei, o problema reside unicamente nos DVDs protegidos. E, sim, o Leopard reproduz esses DVDs normalmente.

Obrigada pela atenção,

Esther

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:09 »
Ok vou te pedir mais algumas informações, entre na pasta /dev do sistema e veja se os arquivos (links): cdrom, cdrom1, cdrw, dvd1 e dvdrw (ou algo parecido com estes nomes) apontam para o scd0 presente na mesma pasta. Se não sabe com ver isso, basta clicar com o botão direito nos links e e ir em Propriedade, na janela que aparecer observar em Destino do link.

Diga-me também qual é o conteúdo da pasta /media do sistema.

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2009, 20:17 »
Ok vou te pedir mais algumas informações, entre na pasta /dev do sistema e veja se os arquivos (links): cdrom, cdrom1, cdrw, dvd1 e dvdrw (ou algo parecido com estes nomes) apontam para o scd0 presente na mesma pasta. Se não sabe com ver isso, basta clicar com o botão direito nos links e e ir em Propriedade, na janela que aparecer observar em Destino do link.

Ainda bem que você ensinou como ver esses dados. Obrigada. ;)

Vamos lá:

cdrom aponta para scd0;

cdrom1, cdrw, dvd1 e dvdrw não existem. Só o que existe é um dvd, que também aponta para scd0.

Citar
Diga-me também qual é o conteúdo da pasta /media do sistema.

Tem duas pastas, cdrom e cdrom0. Cada uma das quais exibe o mesmo conteúdo, que é o do DVD protegido que estou deixando no drive para efeito de testes enquanto essa encrenca não é resolvida.

Obrigada,

Esther

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:05 »
Primeiramente queria dizer algo sobre os pacotes que mandei você baixar. Normalmente o pacote libdvdcss2 e w32codecs que é mandado instalar por todos (ou quase todos) os tópicos sobre multimídia no Ubuntu é deste site aqui: http://packages.medibuntu.org/

Nele as versões mais recentes são os do link indicado por mim, então esse w32codecs que você diz ter instalado aí e que é de uma versão mais nova que o do link indicado por mim não sei de onde você baixou e se ele não está causando algum problema.

Queria ter perguntar quais são as característica deste seu driver óptico, ou seja, ele é apenas um leitor de CD/DVD (R/RW) ou seria um leitor e gravador de CD/DVD (R/RW)?

Como não sei o que você já instalou aí no seu sistema Ubuntu referente a multimídia vou deixar um link aqui de um script para ser usado no Ubuntu 8.10 para instalar tudo referente a multimídia e outras coisas mais:

http://hamacker.wordpress.com/?s=Ubuntu+perfeito+8.10

particularmente eu não gosto de usar ele por que instala algumas coisas desnecessárias para mim e gosto mesmo de decidir o que quero ou não, então prefiro fazer manualmente usando principalmente este link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25857.0.html

que é para o Ubuntu 7.10, mas eu faço adaptações para o Ubuntu 8.10, entretanto penso que seria mais trabalhoso para você. Atenção não vá usar este tutorial da forma que está por que ele é feito para o Ubuntu 7.10 se quiser usá-lo teria que fazer adaptações a ele.

Estou tentando verificar todas as possibilidades, primeiro vendo se não é falta de codecs e outros pacotes, depois verificando se seu fstab está com alguma incoerência quanto ao seu driver óptico. Descartando as opções anteriores só restaria pensar em algo errado na virtualização referente ao reconhecimento do driver óptico e em não sendo isso, a alguma incompatibilidade do seu driver óptico em relação ao Ubuntu.



===EDITADO===

Queria fazer um teste com você que é o seguinte, abrir um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e  digitar:

sudo gedit /etc/fstab

quando o arquivo abrir acrescentar no final dele a linha:
 
/dev/dvd       /media/dvd   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

depois digitar mais isso:

sudo ln -s /media/cdrom0 /media/dvd

Depois reiniciar o Ubuntu e vê se agora o DVD é lido, isso considerando que todos os codecs estão instalados ok.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 21:29 por alarcon »

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:06 »
Alarcon,

Muito grata por suas respostas.

Vamos ao caso:

O drive é um SuperDrive (lê e grava CDs e DVDs).

Instalei o Ubuntu Perfeito. Após HORAS de downloads e instalações, ele mexeu em um bocado de características do meu sistema. Mas nenhuma que resolvesse o problema.

Depois, por acaso, percebi que você havia editado sua resposta anterior (sugiro que, ao invés de editar as respostas, envie novas, pois se eu já tiver lido sua resposta antes de você editá-la, não vou ficar sabendo se você acrescentar coisas novas). Fiz tudo que você indicou no teste, mas o Reprodutor de Filmes continua dizendo que posso não ter permissão para abrir o DVD.

Para mim está claro que, desde o início, trata-se de uma questão de codecs. O problema é que não sei qual. Se você puder me ajudar a atacar esse problema em particular, agradeço-lhe.

Esther

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:43 »
Alarcon,

Muito grata por suas respostas.

Vamos ao caso:

O drive é um SuperDrive (lê e grava CDs e DVDs).

Instalei o Ubuntu Perfeito. Após HORAS de downloads e instalações, ele mexeu em um bocado de características do meu sistema. Mas nenhuma que resolvesse o problema.

Depois, por acaso, percebi que você havia editado sua resposta anterior (sugiro que, ao invés de editar as respostas, envie novas, pois se eu já tiver lido sua resposta antes de você editá-la, não vou ficar sabendo se você acrescentar coisas novas). Fiz tudo que você indicou no teste, mas o Reprodutor de Filmes continua dizendo que posso não ter permissão para abrir o DVD.

Para mim está claro que, desde o início, trata-se de uma questão de codecs. O problema é que não sei qual. Se você puder me ajudar a atacar esse problema em particular, agradeço-lhe.

Esther

Primeiro um esclarecimento, a prática do "===EDITADO===" adotada por mim é para o caso de ao postar um texto, acabar lembrando de algo mais e no mesmo instante escrever este algo mais no mesmo texto. Quando faço isso costumo enviar uma mp informando da edição, principalmente quando esta edição demorou um pouquinho para sair, neste caso como havia sido logo em seguida, pensei não precisar deste aviso. Agora quando esse algo mais demora horas para ser lembrado eu costumo sim escrever outro texto ok.

Não creio que seja problema de codecs por que como você mesmo constatou esse script Ubuntu perfeito instala tudo, até o que não queremos (por isso fiz o alerta de não gostar de usar ele).

Já que seu driver óptico é aquele que faz tudo, acho muito estranho em /dev não ter os links cdrw e dvdrw, além dos cdrom e dvd, apontando para o scd0. Não sei se é possível fazer o link, mas se quiser tentar abra um terminal e digite:

sudo ln -s /dev/scd0 /dev/cdrw

sudo ln -s /dev/scd0 /dev/dvdrw

Veja se é possível fazer estes comandos e se depois de um reinicio eles ainda continuam lá e apontando para o scd0.


Penso que seu problema pode ser algo mais relacionado a virtualização não está reconhecendo direito seu driver óptico, ou o Ubuntu não suportar direito seu driver óptico (problema de reconhecimento de hardware).

Veja pelo menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos, clicando no seu usuário e indo em Propriedades, antes clique no botão desbloquear e digite sua senha, aba Privilégios de usuário, veja se a opção que fala em usar unidades de CD-ROM está marcada. Não creio que o erro está aí por você já comentou que usa algumas funções do seu driver óptico, mas não custa verificar todas as hipóteses.

« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 12:44 por alarcon »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:51 »
Por acaso este problema não tem a ver com a proteção DRM (existente no Mac) de alguma forma está identificando duas mídias (no Mac e no Ubuntu) e proibindo sua reprodução?

Não podemos descartar esta possibilidade, já que em ambiente nativo este tipo de problema não ocorre depois da instação dos codecs.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:41 »
Como você obteve sua cópia do Ubuntu 8.10, foi pedindo o CD ou baixou a ISO da internet?

Caso tenha baixado a ISO, antes de gravá-la em um CD, você verificou o md5sum para saber se seu download não chegou corrompido?

Você já fez todas as atualizações recomendadas pelo gerenciador de atualizações do Ubuntu (um ícone próximo ao relógio que notifica sobre isso)?

Pergunto isso por que nesta versão do Ubuntu, para alguns usuários, houve um problema exatamente no driver óptico que após ejetar (desmontar o mesmo) ele abria e fechava a bandeja logo em seguida não permitindo a retirada do CD/DVD da bandeja, então pode ser que esta falha também estivesse comprometendo algo mais na leitura dos discos. Isso já foi resolvido com as atualizações do sistema, por isso a pergunta.

Por fim você poderia abrir um terminal e digitar:

ls -l /media

e colar aqui o resultado.

Offline Esther

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 intrepid não lê DVDs protegidos
« Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2009, 21:53 »
Como dizia Jack o Estripador, "vamos por partes".  :D

Citar
Já que seu driver óptico é aquele que faz tudo, acho muito estranho em /dev não ter os links cdrw e dvdrw, além dos cdrom e dvd, apontando para o scd0. Não sei se é possível fazer o link, mas se quiser tentar abra um terminal e digite:

sudo ln -s /dev/scd0 /dev/cdrw

sudo ln -s /dev/scd0 /dev/dvdrw

Veja se é possível fazer estes comandos e se depois de um reinicio eles ainda continuam lá e apontando para o scd0.

Depois do reinício, continuava não havendo cdrom1, cdrw, dvd1 e dvdrw em /dev.

Citar
Veja pelo menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos, clicando no seu usuário e indo em Propriedades, antes clique no botão desbloquear e digite sua senha, aba Privilégios de usuário, veja se a opção que fala em usar unidades de CD-ROM está marcada.

Está.

Citar
Por acaso este problema não tem a ver com a proteção DRM (existente no Mac) de alguma forma está identificando duas mídias (no Mac e no Ubuntu) e proibindo sua reprodução?

Pouco provável. Quando o Ubuntu está aberto, o VirtualBox se encarrega de não disponibilizar a mídia para o Leopard, tanto que nem monta nele. Só monta no Leopard se eu desmontar a mídia do Ubuntu primeiro.

Citar
Como você obteve sua cópia do Ubuntu 8.10, foi pedindo o CD ou baixou a ISO da internet?

Recebi do CD da Canonical.

Citar
Você já fez todas as atualizações recomendadas pelo gerenciador de atualizações do Ubuntu (um ícone próximo ao relógio que notifica sobre isso)?

Sim, todas.

Citar
Por fim você poderia abrir um terminal e digitar:

ls -l /media

e colar aqui o resultado.

Resultado:

Código: [Selecionar]
total 4
lrwxrwxrwx 1 root root    6 2008-12-18 16:42 cdrom -> cdrom0
drwxr-xr-x 2 root root 4096 2008-12-18 16:42 cdrom0
lrwxrwxrwx 1 root root   13 2009-01-12 08:55 dvd -> /media/cdrom0

É isso. Obrigada pela atenção de todos.

Esther