Enquete

A união ortográfica ajudará no trabalho de tradução e desenvolvimento de programas em português?

Sim! Afinal a união faz a força, há algumas palavras diferentes mas não atrapalham a compreensão.
8 (57.1%)
Não! Pois há muitas palavras diferentes.
4 (28.6%)
Talvez... (Por quê?)
2 (14.3%)

Votos Totais: 14

Autor Tópico: A nova ortografia e a união dos lusófonos em prol do SL.  (Lida 10250 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: A nova ortografia e a união dos lusófonos em prol do SL.
« Resposta #15 Online: 09 de Janeiro de 2009, 16:09 »
Pinduluz, não existe esse negócio de dono da língua, usar esse termo, mesmo entre aspas, é totalmente errôneo. Se fosse para eleger um país como dono, acho até que o Brasil ganharia, veja a proporção de falantes em cada país lusófono.  8)

Mantenho o que eu disse. Ainda que sejamos maioria no uso e haja constante evolução do nosso (e de qualquer) idioma, nem sempre na mesma direção em cada região onde ele é falado (o que inclui não só os países mas também as regiões brasileiras, pois o português do Nordeste não é igual ao do Sudeste, ou o do Sul), herdamos a língua de Portugal. Eles (os portugueses) são, efetivamente, os "donos da língua".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: A nova ortografia e a união dos lusófonos em prol do SL.
« Resposta #16 Online: 09 de Janeiro de 2009, 23:26 »
E ai madrigal blz!  Vejamos por aqui estamos em um forum brasil portugal e não tem nenhum post que eu tenha lido que eu deixei de entender, com essa nova mudança a tendencia é a aproximação dos falantes..... acho que essa é a intenção mas o que vai acontecer ainda é cedo pra falar
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: A nova ortografia e a união dos lusófonos em prol do SL.
« Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2009, 22:38 »
Pinduluz, não existe esse negócio de dono da língua, usar esse termo, mesmo entre aspas, é totalmente errôneo. Se fosse para eleger um país como dono, acho até que o Brasil ganharia, veja a proporção de falantes em cada país lusófono.  8)

Mantenho o que eu disse. Ainda que sejamos maioria no uso e haja constante evolução do nosso (e de qualquer) idioma, nem sempre na mesma direção em cada região onde ele é falado (o que inclui não só os países mas também as regiões brasileiras, pois o português do Nordeste não é igual ao do Sudeste, ou o do Sul), herdamos a língua de Portugal. Eles (os portugueses) são, efetivamente, os "donos da língua".

Desculpe a sinceridade, pinduvoz, mas acho que você está com complexo de inferioridade.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: A nova ortografia e a união dos lusófonos em prol do SL.
« Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2009, 22:46 »
@ vinicius_aleao:

só para esclarecer:

- o vocabulário deve ser, sim, único, fazendo parte do acordo a elaboração conjunta, pelo Brasil e por Portugal, de um "Vocabulário Padrão da Língua Portuguesa". Mas isso não quer dizer que nele não serão incluídas palavras como "ecrã" e "ficheiro", por parte de Portugal, e "tela" e "arquivo", por nossa parte. Continuaremos a usar palavras distintas para designar algo, mas o vocabulário será comum no que diz respeito à existência da palavra e sua grafia.


Pinduvoz, da maneira que você está colocando as coisas, até parece que o português de Portugal e o do Brasil vão se unificar, o que não é verdade. Esse vocabulário padrão não passará de um acordo documental, para facilitar a unificação de documentos comuns aos dois países. Estou esclarecendo isso porque estou sentindo no ar (posso estar enganado, mas...) uma superinterpretação com relação a esse acordo. Como se nós fôssemos obrigados a reaprender muito mais do que uma meia dúzia de mudanças nas regras ortográficas. Esse "vocabulário padrão" não passará dos documentos escritos que interessem conjuntamente aos países de língua portuguesa.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: A nova ortografia e a união dos lusófonos em prol do SL.
« Resposta #19 Online: 12 de Janeiro de 2009, 03:29 »
Amigo vinicius_aleao, vc  não me entendeu.

A unificação que decorre do vocabulário padrão é quanto à existência e à grafia de todas as palavras que integram a língua portuguesa, ou seja:

- A palavra existe? Sim, pois ela consta do vocabulário padrão;

- Ela consta dos dicionários em todos os países lusófonos? Se ela está no vocabulário padrão, sim (ou, ao menos, deveria constar).

- Ela é usada e reconhecida por todos os falantes da língua? Não, pois ela pode ser usada unicamente em Portugal, ou em Angola, ou no Brasil.

Entendeu agora?

[ ]'s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: A nova ortografia e a união dos lusófonos em prol do SL.
« Resposta #20 Online: 12 de Janeiro de 2009, 04:38 »
Ah, ok!   :)