Autor Tópico: como ter 3 sistemas operativos?  (Lida 1214 vezes)

Offline akyu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
como ter 3 sistemas operativos?
« Online: 07 de Janeiro de 2009, 21:16 »
Boas!

Tenho o Windows como primeiro sistema operativo, o ubuntu como segundo e quero instalar um terceiro com uma outra distro.

Tenho algumas dúvidas no que toca à instalação dessa distro.
O sistema de ficheiros da distro é ReiserFS, logo terei 3 parti.ções com 3 sistemas de ficheiros diferentes, há algum problema quanto a isto?
Uma outra dúvida que tenho e que queria ver esclarecida por alguém mais experimente é a seguinte:
Para instalar Linux a seguir ao Windows é necessário criar uma partição Swap. A minha pergunta é se tenho que criar outra partição Swap para instalar esta nova distro como terceiro sistema operativo, Posso instalar a nova distro depois do Windows e antes da partilção Swap?

Muito obrigado!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: como ter 3 sistemas operativos?
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2009, 23:41 »
Boas!

Tenho o Windows como primeiro sistema operativo, o ubuntu como segundo e quero instalar um terceiro com uma outra distro.

Tenho algumas dúvidas no que toca à instalação dessa distro.
O sistema de ficheiros da distro é ReiserFS, logo terei 3 parti.ções com 3 sistemas de ficheiros diferentes, há algum problema quanto a isto?

Não

Citar
Uma outra dúvida que tenho e que queria ver esclarecida por alguém mais experimente é a seguinte:
Para instalar Linux a seguir ao Windows é necessário criar uma partição Swap. A minha pergunta é se tenho que criar outra partição Swap para instalar esta nova distro como terceiro sistema operativo, Posso instalar a nova distro depois do Windows e antes da partilção Swap?

Muito obrigado!

Pode sim, e pode usar a mesma swap para os dois sistemas. Porém ao reparticionar seu HD,  colocando outra partição antes da swap ela mudará a forma como é vista pelo sistema (exemplo: de /dev/sda6 para /dev/sda7) e portanto o Ubuntu não a reconhecerá mais, devendo ser acertado após o reparticionamento para ainda usar a área.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!