Prezado
Como havia dito antes, eu iria reler o tópico e usar o seu macete, por isso usei a expressão "putz! última forma", lógico querendo dizer que apesar de eu ter feito uma pergunta para a qual você já tinha dado a resposta, devido a pouca experiência em linux e a vontade de fazer a coisa certa eu postei sem entender o conteúdo ok?
Bem após essa " justificativa de iniciante" vamos ao resultado:
Abri o Synaptic e desinstalei tudo sobre o OpenOffice, depois fui na pasta /home (no menu da barra superior "Locais>Pasta Pessoal) selecione (Ver>exibir arquivos ocultos) e deletei a pasta OpenOffice. Beleza até aqui consegui apagar todo o OpenOffice 2.4.
Como havia dito, não sei nada ou muitíssimo pouco de linux, então eu fiquei "batendo cabeça" com os comandos no terminal até alta madrugada. De fato, após digitar as linhas que você indicou eu recebia a mensagem de "comando inexistente". Claro, de pronto pensei que tinha feito alguma besteira, então fui consultar o oráculo (livros do Morimoto) e dei o comando "ls" para saber minha localização nos diretórios, só depois percebi que eu já estava dentro da pasta do BROffice, não necessitando digitar "cd /home/meunome/BrOffice/OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358/DEBS", nesse caso eu digitei "cd /OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358/DEBS", sem as aspas e cai na pasta DEBS.
Após isso eu digitei o comando "sudo dpkg -i *.deb", novamente recebi uma mensagem de erro, mas descobri que foi porque eu deixei um espaço entre o "-i" e o "*" (asterisco). Hehehe- era para digitar tudo junto, mancada de principiante ;-)
Desse ponto em diante foi só alegria, tudo instalado e os comandos funcionando na boa.
Por fim eu fechei o terminal e fui na barra superior do Ubuntu (Locais>Pasta pessoal>OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358>DEBS e dei dois clicks na Pasta "desktop-integration" (é a única pasta que tava lá) e mandei instalar todos os pacotes.
Como dizem os franceses nessas horas "Voilá-VU-Á-LÁ!!!"
Tudo instalado e funcionando perfeitamente.
Prezado obrigado pelas dicas e pela paciência.
Forte Abraço
JOM