Bom dia ucastrobr,
Em partes os problemas foram solucionados, mas nem todos.
1. os botões max-min-close foram habilitados sem precisar reinstalar o metacity... eu segui o ponto SEGUNDO que vc postou e deu certo imediatamente.
2. Tentei trocar de tema para ver se este era o problema, mas não deu certo. Por mais que eu opte por outro tema, nada muda... tentei o Gelatim, o Alto Contraste e outros mais, mas as mudanças apenas aparecem na tela "Preferências de Aparência"... os demais aplicativos não mudam nada... a cor de borda continua sendo azul, mesmo quando eu clico em "personalizar" e seleciono outras cores.
3. o "Gerenciador de Janelas" não está habilitado nas Sessões e não sei qual o caminho pra habilitá-lo.
4. uma observação estranha que notei também é que o botão de "Desligar" no canto do Painel foi substituído pela imagem de uma figura correndo e quando eu clico ali sou direcionado para uma mudança de usuário e não para o menu das opções suspender-desligar-reiniciar/trocar usuário-fazer logout como era antes de eu sofrer estas panes.
5. Quando eu quero desligar o PC agora ou eu aperto o atalho pela tecla "power" ou vou ali na figura, espero mudar de tela e aperto no "desligar" ao invés de redigitar meu login.
6. Resumindo: o problema do minimizar-maximizar-fechar FOI SOLUCIONADO, mas fica persistente ainda o problema deste tema que não quer mudar e do sumiço do botão "desligar" no canto superior direito do painel.
7. nas opções do painel esta figura aparece como "encerrar sessão, sair, desligar, etc.", mas o comportamento do funcionamento tá muito diferente do que era antes... eu era enviado pra uma tela onde eu escolhia entre as três opções desligar-reiniciar-suspender e abaixo as opções de sessão, mas agora a sessão é terminada imediatamente e depois eu tenho de optar.
8. não sei se tem algo a ver mas o meu Terminal antes tinha as opções de botões "arquivo", "editar", "ajuda" e um outro que não me recordo agora, mas também sumiram com essa pane que estou tendo.
Seria interessante dar uma dica aos desenvolvedores para colocar uma opção no Live-CD como tem no OpenSuse, qual seja, possibilitar o seu uso para Reparar o Sistema Instalado, sem precisar reinstalar, porque assim ficaria mais estável o manuseio por pessoas novatas como eu.
Eu uso o OpenSuse no notebook e, como não podia ser diferente, dei um jeito de fazê-lo dar problema, mas inseri o DVD e essa opção de "reparo" veio a calhar... simplesmente solucionou-se o problema em 5 min. Fica aí a dica aos desenvolvedores.
No mais, aguardo sua ajuda, porque definitivamente não sei o que fazer e não sei o que fiz pra iniciar este problemão todo... e olha que reinstalei o ubuntu do zero e ainda assim ele tá esquisito.
Att.,
Fábio