Autor Tópico: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)  (Lida 23005 vezes)

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Online: 03 de Janeiro de 2009, 23:40 »
Olá pessoal,

Possuo uma placa mãe com chipset da SIS. Vinha utilizando o driver de video "vesa" a alguns meses, o que resultava numa qualidade de imagem razoável.
Recentemente encontrei esse artigo do Morimoto (Guia do Hardware), o qual traz informações de um driver para chipsets (placa de vídeo) da SIS desenvolvido pela Intel:

http://www.gdhpress.com.br/blog/driver-sis-mirage3/

Nesse mesmo artigo, há um link para drivers "sis" binários pré-compilados e uma versão do "xorg.conf" específicos para o Ubuntu 8.04. Já os testei no Ubuntu 8.04 e o resultado foi ótimo.

Espero ter ajudado.

[ ]'s

serraemeira
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2009, 08:26 »
Eu não entendo essa má vontade da SiS em desenvolver drivers. Primeiro que acho que não tem nada de bom nos drivers pra esconder, já que nem com o driver de Windows dela os chipsets possuem um desempenho comparável aos chips Intel, AMD e Nvidia. Inclusive acho que pra ela seria até bom com ajuda da comunidade livre. Pode ver que Intel abriu os drivers, AMD está abrindo aos poucos, a VIA também abriu e está apoiando o prejeto livre. Esta então pode ser uma das que vão mais lucrar.

Sei lá... Acho que a SiS está vacilando...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2009, 10:26 »
Tentei usar estes mesmos drivers do "morimoto" com o 8.10 em um notebook da cce mas não deu certo, recemtimente li este artigo sobre estes drivers no intrepid, ainda não testei, mas quiser testar e postar o resultado aqui vai me ajudar.
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-de-video-SiS-no-Ubuntu-Intrepid-Linux
Ubuntu tá no pário!!

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:25 »
marcinhostudiopro,

Na parte dos comentários do artigo do morimoto há alguém que disponibilizou um link para o driver compilado para o Ubuntu 8.10. Dê uma olhada.

[ ]
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2009, 10:39 »
OK, vou da uma olhada sim. vlw
Ubuntu tá no pário!!

Offline sadan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Linux User #484314 Ubuntu # 26241
    • Ver perfil
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 15:14 »
Vou testar tbm... Tomare q de certo...!


Sis de derma!
SaDan_
Analista de Sistemas e Segurança em Rede.
"Veja pelo lado bom, com esquizofrenia você nunca está sozinho."

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:38 »
De uma coisa eu tenho certeza: não compro nenhum PC com algum componente da SIS!!!

Se a SIS despreza o Linux, eu a desprezo também.  >:(
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 11:15 »
É uma coisa legal a ser feita. Por exemplo, eu só utilizo chipset Intel e Nvidia. Por exemplo a diferença de um notebook SiS para um Intel hoje é muito pouca. Compare um CCE todo SiS e um Itautec Intel... é muito pouca. Às vezes o preço é o mesmo. Acho que 200 reais a mais vale a diferença. Claro que pra muita gente isso não interessa, por falta de entendimento ou porque o cara só vai usar internet e texto. Mas depois que se conhece, começa a ficar mais seletivo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline sadan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
  • Linux User #484314 Ubuntu # 26241
    • Ver perfil
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:03 »
Testei ... e não deu em nd .!
Mesmo depois de copiar os arquivos para seus respectivos lugares ..!

Ao reiniciar ele pede para configurar o video , só que não encontra nenhuma placa de video...

Ou seja ainda estou na espera! ;) !
SaDan_
Analista de Sistemas e Segurança em Rede.
"Veja pelo lado bom, com esquizofrenia você nunca está sozinho."

Offline marciogeo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2014, 11:34 »
Possuo um laptop Intelbras i435, Pentium RAM 4GB HD 250. Não consigo de maneira nenhuma configurar a placa de vídeo (SIS 771/671)  para que tenha uma resolução melhor, a única possível é 600 x 480 (terrível). Já li dezenas de dicas, mas não tem driver que funcione para o UBUNTU 14.04 esta é minha última tentativa senão vou tentar outras distro.

Alguém conseguiu fazer a placa SIS 771/671 funcionar no UBUNTU 14.04 ?



Olá pessoal,

Possuo uma placa mãe com chipset da SIS. Vinha utilizando o driver de video "vesa" a alguns meses, o que resultava numa qualidade de imagem razoável.
Recentemente encontrei esse artigo do Morimoto (Guia do Hardware), o qual traz informações de um driver para chipsets (placa de vídeo) da SIS desenvolvido pela Intel:

http://www.gdhpress.com.br/blog/driver-sis-mirage3/

Nesse mesmo artigo, há um link para drivers "sis" binários pré-compilados e uma versão do "xorg.conf" específicos para o Ubuntu 8.04. Já os testei no Ubuntu 8.04 e o resultado foi ótimo.

Espero ter ajudado.

[ ]'s

serraemeira


MatheusWillder

  • Visitante
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2014, 22:25 »
Possuo um laptop Intelbras i435, Pentium RAM 4GB HD 250. Não consigo de maneira nenhuma configurar a placa de vídeo (SIS 771/671)  para que tenha uma resolução melhor, a única possível é 600 x 480 (terrível). Já li dezenas de dicas, mas não tem driver que funcione para o UBUNTU 14.04 esta é minha última tentativa senão vou tentar outras distro.

Alguém conseguiu fazer a placa SIS 771/671 funcionar no UBUNTU 14.04 ?

Boas,
Primeiro bem vindo ao fórum!

Eu não tenho a mínima experiência com esse hardware para te dar alguma dica, mas li um tempo atrás que o suporte a alguns hardwares antigos foram excluídos do kernel, sendo, assim, inviável rodar eles por meios oficiais em qualquer distro atual.

Não sei se é o caso, então só você tentando outras distros mesmo para saber se irá conseguir.

Outra coisa, quando tiver alguma dúvida crie um novo tópico, é mais fácil que reviver um tópico de 2009 não tem muita relação com seu problema, visto que ele dá dicas para uma versão diferente do Ubuntu da qual você está usando. Não sei seu grau de conhecimento, mas a categoria Iniciantes em geral é o melhor lugar.

Não me entenda mal, só estou tentando ajudar. :)
Boa sorte aí!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Intel Desenvolve Driver para Chipsets SIS Mirage 3 (761/771)
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2014, 23:08 »
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-SIS-67172-no-Ubuntu-1404

Ou instale mageia-4 que dá suporte p/ essa placa

clodoaldops

  • Visitante