Autor Tópico: Criticas de um usuário iniciante  (Lida 16316 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Criticas de um usuário iniciante
« Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2008, 03:25 »
Amigos,

devo reconhecer a importância da contribuição do MaikoID que, na figura de iniciante, faz críticas importantíssimas ao Linux.

Para o Linux ganhar terreno, é essencial que ele facilite a transição. O usuário acostumado com o Windows não vai persistir no linux se encontrar muitas dificuldades. Tem gente que realmente gosta de correr atrás de aprender a fuçar o sistema. Mas reconheçamos, a esmagadora maioria só quer ligar o computador e usar o sistema. Ponto final. Se a esmagadora maioria não for o público do linux, ele sempre será restrito a comunidades de geeks.

abçs

 Na verdade, o Linus Torvalds sempre defendeu que o usuário não utiliza o sistema, mas os aplicativos que rodam nele (nem lembro onde lí isso) - bem coisa de sistema que funciona na base do terminal. E a maior ironia disso tudo é que quando a gente passa pro Linux é que começa a esquentar a cabeça com o Sistema, bem mais que com os aplicativos. E ainda mais contraditório é que são justamente os aplicativos que têm causado as dificuldades, não o Ubuntu ou o Linux em si. Pacotes malfeitos, que não instalam ícones, que causam conflito em dependências... Aliás, eu sempre digo isso aos meus amigos não-GNU: A diferença entre windows e linux é que no windows é o próprio sistema que trava, e no linux são os aplicativos que travam.
 .............

É por ai, mas também é claro que no Windows temos aplicativos que causam problema ao SO.

O fato também que deve ser lembrando, é que no Linux, o software é livre - código aberto. Isso ainda de um modo geral por ñ estar centrado num comando, acarreta demora e problemas no software em si.

É muito legal, termos idéias de como melhorar o Linux e o SL, mas temos que lembrar que seu desenvolvimento ainda o é, um tanto de doação. também acrescenta-se a isso, a mão-de-obra ainda em construção p/ o desenvolvimento de SL; interesse do grd público e de empresas.
Vou dar um exemplo, por acaso dei uma passada no repositórios da google p/ o Ubuntu, e percebi que eles ainda estão p/ a versão 7.04 - http://www.google.com/linuxrepositories/index.html

O que me faz usar Linux e SL, é proposta dele, de liberdade digamos, mas do que ele pode trazer.

Levar novas tecnologias a ricões da Terra; se tornar um oponente a pirataria, onde empresas vão buscar em outras formas de ganhar dinheiro, etc.

Muito usuário do Linux critica a Microsoft, mas olhem só o que acabei de ler, tirem suas conclusões:

ODF será suportado pela Microsoft - http://techfree.wordpress.com/2008/05/22/odf-vai-ser-suportado-pela-microsoft/

Ñ é a toa que a Microsoft está tão interessada na compra da Yahoo. É uma atualização desta empresa aos novos tempos que virão. Tempos de SO, serviços on-line, de SOs e softwares livres. Mas isso ainda vai demandar mais tempo.
« Última modificação: 22 de Maio de 2008, 03:37 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Criticas de um usuário iniciante
« Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2008, 05:30 »
 Realmente... Analisando a história, percebemos que tudo isso a que nos dedicamos é muito novo. Como usuários e desenvolvedores (esse último não é meu caso) somos praticamente pioneiros, dos primeiros SO livres facilmente utilizáveis. Beleza, a gente apanha para as gerações futuras  ;D  me sinto melhor agora - sério, sem ironia!


Piras

  • Visitante
Re: Criticas de um usuário iniciante
« Resposta #17 Online: 28 de Maio de 2008, 21:47 »
MaikoID,

Suas críticas não são nada originais, como você mesmo verá mais adiante se perseverar no Linux. Aliás, eu mesmo devo ter dito algo parecido a alguns dos seus reparos nos meus tempos de principiante.

O que eu posso dizer é o seguinte: quando comecei a usar o Linux, há cerca de cinco anos eu já tinha um bom domínio do meu Windows XP. Durante todo esse período, enquanto muitos usuários do Windows continuavam dominando o seu XP, o Linux evoluiu de um modo espetacularmente rápido. E sempre no sentido de facilitar a vida do usuário, especialmente do iniciante como você.

Portanto, posso dizer que o Linux mudou e tem mudado para melhor. Os desenvolvedores têm feito, portanto, a sua parte. Mas não é só o Linux que tem que mudar. O usuário recém-chegado deve ter uma certa boa vontade em relação ao sistema e perceber que certos aspectos, mesmo sendo diferentes, não são necessariamente piores.

É o caso desta reclamação, comum a quase todo iniciante, de que no Linux não basta encontrar a página de um programa e fazer o download. Os repositórios do Ubuntu são riquíssimos. Raríssimos são os programas que não estão ali. E nos raros casos em que não estão nos repositórios pré-configurados, podem ser encontrados em repositórios comunitários ou sites como o GetDeb http://www.getdeb.net/.

Você certamente perceberá em pouco tempo que esta insistência em fazer o usuário instalar um pacote deb para tal ou qual versão do Ubuntu não é nenhuma frescura ou purismo por parte dos desenvolvedores. É a única forma de assegurar a plena compatibilidade entre o programa e o sistema, garantindo assim que o programa funcione perfeitamente e que o sistema não sofra nada com a sua instalação.

O Linux exige, portanto, de você alguma mudança de comportamento em relação ao Windows, não só para que ele seja um sistema diferente, mas também, um sistema melhor.

Offline fralverne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Criticas de um usuário iniciante
« Resposta #18 Online: 24 de Setembro de 2008, 08:57 »
Oh na verdade LINUX, não é fácil. Entretanto, temos que é estudar bastante para aprender, e na minha opinião é que é mais gratificante. Também sou iniciante, tenho apenas 3 meses de utilziação, entretanto tudo que já fiz foi fruto de árduos estudos. Entretanto, quando se aprender o básico dá para tirar de letra alguns probleminhas, até mesmo na hora de postar algumas perguntas no fórum  ;D .

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: Criticas de um usuário iniciante
« Resposta #19 Online: 18 de Dezembro de 2008, 16:24 »
Opa, sei que é um tópico velho e talz, mas vim aqui dizer que continuei no Linux e aprendi muita coisa, e e hoje não voltou de jeito nenhum para o Windows, sinceramente a cada vez que uso o windows XP me da ate raiva pela falta de desempenho e travamentos. Nao tem um dia que eu nao precise dar ctrl+alt+del pra finalizar algum processo, no meu Ubuntu 7.1 em casa (ainda único) tinha ate esquecido que o Linux tem isto, em parte que das poucas vezes que travou (bem poucas mesmo, uma ou duas em quase 1 ano) ele simplesmente fecha o gnome e bau-bau tudo o que voce estava fazendo, isto é um ponto que precisa ser revisto, o kernel precisa ser mais tolerante a falhas dos aplicativos.

Eu comecei a trabalhar num centro de desenvolvimento de software e eu desenvolvo em C++ e Java, ainda bem que são duas linguagens cross-plataform assim ja fiz dual boot  XP + ubuntu 8.1 e estou abismado, o ubuntu melhorou demais da conta, esta excelente. Tudo ficou mais bunito e eficiente.

Eu não desisti do GNU/LINUX ao ler um post que me fez pensar onde estava escrito mais ou menos assim.

As pessoas acham que ao ir para o Linux terao que ter um previo aprendizado do windows ou seja um conhecimento X, e depois aprender o Linux um conhecimento Y. Mas não é assim voce nao precisa de X+Y e sim e somente o conhecimento  no linux, ou seja, são maneiras diferentes e transparentes de realizar melhor ou igual que o windows.

Se algum usuario iniciante ler todo este topico, saiba que eu dou meus mais sinceros votos de perseveranca para com o Linux, porque realmente vale a pena, tanto é verdade que ja influenciei uns 3 a testar, e ainda estão usando =D


Abraços.
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline video genesis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Criticas de um usuário iniciante
« Resposta #20 Online: 29 de Dezembro de 2008, 01:49 »
Entendo o que vc disse sobre o teclado , sobre acentuação etc... mas vc tem que ter interesse no que vc está fazendo , se vc usar o ubuntu só por usar sería como tomar 10 copos de pinga, vc sente o sabor dos 3 primeiros copos e depois se colocar acido ainda vc vai dizer que o sabor é o mesmo.Digo isso porque vc mesmo disse que faz um monte de curso de linguagem e tal , mas não sabe desinstalar e reinstalar o modulo que controla o teclado sem ter que compilar nada.Na minha opnião eu acho que não é justo ganhar um carro e depois exigir  ainda a gasolina de quem deu o presente.Quem quer usar um programa no linux sempre descobre como usar,consertar mesmo que não tenha um manual 20% = a gasolina.o carro novo é o mais importante.