E com relação a Alsa?
ok people, muita gente anda pedindo bastante coisas sobre o gentoo. se é rápido, quantos pacotes tem, se é bonito, etc, etc, e etc...
eu criei um tópico sobre gentoo, mas falando de maneira mais imparcial. agora entao eu vou dar uma visão apaixonada de usuário, contando minha experiência pessoal.
a umas 3 semanas eu resolvi formatar minha maquina e deixar apenas o gentoo nela. na terça feira à tarde levei o micro até a loja q eu trabalho para ir fazendo por lá (o movimento tava fraco, e, como eu nao tinha o que fazer, resolvi acelerar o processo).
a maquina:
Athlon XP 2800+
512 Mb de Ram DDR 400
Placa mãe A7N8X-E Deluxe (chipset Nvidia)
GeForce FX 5200
HD 120 Gb 7200 RPM Maxtor
o sistema:
Gentoo 2005.1 minimal install CD
comecei às 3 horas da tarde. coloquei o CD, segui o excelente manual que o acompanha, e criei o sistema de partições do meu HD (a constar: 1 Gb de Swap, 27 Gb de pasta raiz - reiserfs, e o resto para /home - reiserfs). como estava com o minimal CD install, e ainda por cima com uma versao antiga, dei um rsync (emerge --sync) e atualizei o portage. organizei os arquivos de configuração com minhas variaveis de USE (queria um sistema baseado em KDE, portanto removi suporte a Gnome e Gstreamer) e peguei os mirrors mais rápidos. com tudo atualizadasso, instalei o sistema base (que na verdade veio antes do portage) e baixei a última versao do kernel, além do links e do DHCPCD. após uma pequena surra para compilar o kernel (eu sempre tenho problemas para fazer meu mouse USB funcionar) consegui dar o primeiro boot pelo sistema. e ja eram 6 horas da tarde. (notando que eu compilei o sistema totalmente do zero. com a exceção do sistema basico do portage (que foi atualizado logo depois), eu nao tinha absolutamente NADA no CD, por isso demorei tanto). até as 7 horas baixei e compilei o xorg.
à noite, em casa, após configurar o xorg, em pouco tempo pude deixar uma interface gráfica funcional com o Fluxbox, para facilitar um pouco a vida. instalei também o firefox e comecei a baixar o KDE (outra razão para a demora em deixar tudo funfando: aqui em casa eu nao posso deixar a maquina ligada a noite inteira). na manhã seguinte, continuei a instalação do kde-base (enxutão), que encerrou próximo ao meio dia. como eu tinha algumas coisas para fazer, deixei ele baixando alguns outro meta pacotes, como kde-multimedia, kde-games e outros, que terminaram durante o meio dia. à tarde, com tudo isso pronto, me dediquei a instalar o kdm (reparem que o dediquei nao é assim tããããooo dedicado... eu estava trabalhando, nao podia ficar em tempo integral em cima da maquina), e, logo após, a alsa, o driver da nvidia e o java (todos esses possuem manuais passo a passo de instalação totalmente em português no site do Gentoo). baixei e instalei mais algumas miudezas, incluindo o yakuake, melhor cliente de terminal do mundo (nativo do kde. vc deixa a aplicação rodando na inicialização do sistema - para isso basta deixa-la aberta na hora de fechar - e ela fica oculta. ao apertar F12, um terminal no melhor estilo Quake aparece na parte superior da tela, com suporte a abas e tudo. apertando F12 de novo ele se esconde, mas nao fecha. quaisquer compilações, downloads, ou seja la o que estiver sendo feito no terminal continua.). para isso, tive que desmascarar os pacotes em /etc/portage/packages.
nessa mesma noite de quarta feira, fiz os ajustes finos de "tunagem" no KDE e instalei o Unreal Tournament 2004 (basta dar um emerge ut2004, possuir os 6 CDs, uma serial e um pouco de paciencia até ele baixar um patch especial com mais mapas, veiculos e personagens de 196 Mb, que é necessario). voces ja podem imaginar que, devido ao fato de haver um patch de 196 Mb, eu nao consegui concluir a instalação nessa mesma noite. mas, no dia seguinte, durante a manhã, o bichinho ficou baixando o patch, e já durante a tarde nós estavamos jogando UT2004 alucinadamente na minha maquina.
resumo da história:
- eu demorei 2 dias para deixar tudo funcionando (baixando e compilando o KDE, uma das coisas mais pesadas que existem no portage, sem deixar ele trabalhando à noite, e sem me dedicar integralmente à sua configuração). comecei na terça à tarde e terminei na quinta de meio dia. se eu tivesse me dedicado integralmente, creio que em um dia eu conseguisse (talvez um pouco mais).
- consegui instalar um jogo de Windows no Linux. nunca tinha conseguido tal proeza. e o jogo ficou com uma performance melhor do q qdo eu usava Windows.
- o sistema ficou alucinadamente rápido. o boot demora tanto quanto o Windows XP, aplicativos nativos de KDE abrem na velocidade do pensamento, e aplicativos nao nativos, como Firefox e Open Office abrem muito mais rápido que o normal (tempo de inicialização do Firefox e do o é mais rápido que o do IE e do MS Office, respectivamente).
- o sistema Gentoo é facilmente administrado. você tem controle absoluto sobre o que quer e o que nao quer instalar no seu sistema, ele possui ferramentas de limpeza de dependencias e de atualização do sistema, seja em partes ou completo. vc nao precisa instalar uma nova versao ou mudar repositórios para ter as ultimas versoes de programas disponiveis. versoes absurdamente novas ficam mascaradas, mas podem ser facilmente liberadas, e nao demoram muito tempo para serem consideradas estaveis e entrarem na árvore padrão do portage. todas essas ferramentas sao, obviamente, em modo texto. mas no site do gentoo tem uma sessão dedicada aos pacotes disponiveis, mostando as ultimas novidades ou por categoria.
- nao tive maiores dificuldades para instalar. em parte pq ja tinha feito esse processo 2 vezes para testes (mas me ambas vezes nao instalei nada mais pesado q o E16), mas a maior causa foi a excelente documentação q o site da distro possui. todo processo de configuração de um ambiente desktop é descrito lá.
screen:
(ainda nao upei, e ja ta tarde. vou ficar devendo, amanhã eu posto)[/img]