Não, não vou abandonar o Ubuntu. Minha sede devoradora de distros me impulsiona a prosseguir aprendendo!
Bom, tirando as brincadeiras, eu realmente não pretendo deixar o Ubuntu, ele é o meu SO principal. Gosto de estar sempre aprendendo sobre Linux, o que para muitos são dificuldades do Software Livre pra mim são desafios, nem sempre dá pra resolver, mas continuo tentando.
Achei o SUSE 10.0 uma ótima distro, fiz uma instalação padrão apenas com o KDE. Já que uso Gnome 90% do tempo no Ubuntu, prefiro o Gnome, resolvi deixar tudo só com KDE pra ver como é. Agora vou poder ter uma boa opinião sobre grandes distros baseadas nos dois grandes (Gnome e KDE). O SUSE é tão pesado quanto o Breezy, em algumas coisas é mais rápido, outras mais pesado. To gostando muito, ele é mais fácil que o Breezy para novatos. Mas a versão OSS que uso (não usa nenhum software proprietário na instalação padrão), deixaria qualquer Windows User maluco!
"Não consigo ouvir meus MP3!!!! Não assisto nenhum Filme!!!! Não escuto Rádio!!!!" E etc......
Pra ajudar ainda mais, o Fórum do SUSE em português é bem fraco comparado com o nosso, daí você tem que se virar no Fórum Gringo ou no Alemão. Como não sei nada de Alemão fico com o Gringo e o Brasileiro mesmo. O que ajuda muito é que a quantidade de documentação sobre o SUSE é enorme. Muitos manuais em PDF com um monte de figuras ensinando a usar o SUSE passo-a-passo. Se têm uma coisa que Alemão sabe fazer é manual! Se a pessoa gostar de ler é um prato cheio. Achei o Som e a Imagem do SUSE melhores que as do Ubuntu. Aliás, que imagem, o Skin do XMMS brilha! A única coisa que faço no SUSE que ainda não consigo no Ubuntu é assistir a TV Terra! Gostei do que vi porque agora sei que têm como assistir isso no Ubuntu. Tem que configurar o Real player dentro do Firefox, to estudando o assunto, assim que descobrir como fazer isso no Ubuntu posto aqui pra gente.
Os trailers são exibidos pelo Kaffeine fora do FireFox, dá muitos Lags (travadas) e não tem como assitir sem isso. Toda vez que recarrego a página do Trailer ele começa o Download do Stream de novo. Ele não armazena o Stream como faz o Mplayer no Ubuntu. Isso é péssimo pra quem têm conexão discada, é impossível assistir algo sem travadas. Tem a opção de não usar o Kaffeine e usar o Mplayer no lugar, mas não quis fazer isso pra aprender como funcionam as coisas no SUSE.
O SUSE tem um "Centro de Controle" o YAST2, nele você configura tudo no SUSE, em modo gráfico. É mais fácil configurar Mouse, teclado e o Monitor no SUSE que no Ubuntu por causa disso. Para atualizar os repositórios do SUSE é uma eternidade! Instalação de pacotes também achei mais devagar que o Ubuntu. Mas ele já tem o Kpackage, que te ajuda a instalar os pacotes do SUSE em modo gráfico. Mas não é tão prático quanto vai ser o Gdebi do Dapper, onde vamos instalar os pacotes do Ubuntu como os exe do Windows. Enfim; to aprendendo. Só tem duas semanas que instalei ele. To muito verde em SUSE ainda. Pretendo deixar o meu sistema em Dual boot com o SUSE, talvez até instale mais outra distro.
Té+