Autor Tópico: Galactus, fala do SUSE prá nós!!!  (Lida 35894 vezes)

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #45 Online: 26 de MAR?O de 2006, 00:28 »
Eu baixei o 2006.0 Live CD do Gentoo, baixei os tutoriais para Alsa, Ndiswrapper e Wireless, e só não instalei ainda porque não tenho certeza se posso instalar onde está o SuSe, não gostei dele e quero testar o Gentoo,mas como nunca consegui restaurar o Grub vou esperar um pouco mais :(.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #46 Online: 26 de MAR?O de 2006, 01:00 »
eh u gentoo sim !

bom minhas impressoes sao as melhores , putz estabilidade , rapidez absurda, emerge da um pau no apt ! no yum nem comento neh.

instalei com o bom e velho gnome !




( ahh en relacao ao HD SATA eu achei o que tava acontecendo ok agora)
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #47 Online: 26 de MAR?O de 2006, 01:12 »
Citação de: "biohazard"
eh u gentoo sim !

bom minhas impressoes sao as melhores , putz estabilidade , rapidez absurda, emerge da um pau no apt ! no yum nem comento neh.

instalei com o bom e velho gnome !




( ahh en relacao ao HD SATA eu achei o que tava acontecendo ok agora)


E com relação a Alsa?

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #48 Online: 26 de MAR?O de 2006, 12:48 »
rapaz vou tentar novamente, e la se foi mais uma porrada de bits pro espaço. hehehe!

Offline crnauta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • http://ondalinux.blogspot.com/
Suse 9.2
« Resposta #49 Online: 31 de MAR?O de 2006, 19:38 »
Minha esperiência com o Suse foi com a versão 9.2 que saiu na LinuxMagazine, logo de cara o que me impressionou foi o instalador gráfico, reconheceu tudo até meu softmodem hsp56 e instalou o driver do mesmo, montagem e desmontagem automática de cd e disquete apesar de falhar algumas vezes e um painel de controle fácil de usar.

Mas como nem tudo são flores, ele começou a dar umas travadas no boot, pensei que fosse algum erro na instalação e lá fui eu instalar tudo de novo, eu já havia usado o Kurumin e nunca aconteu isso.

Tudo instalado novamente e o problema persistia, foi quando chegou meus cds do Ubuntu 5.10 e pensei, vou tentar o Ubuntu.
Primeiro use o Live-cd para ver como o sistema se comportava, e ele reconheceu tudo no meu pc tal como o Suse, foi então que decidi: Vou instala-lo!

A impressão que tive foi a melhor possível, consegui o driver pro meu modem através deste fórum e já baixei e instalei dezenas de programas para ele, os mesmos que usava no Suse para baixar mp3s (Giftoxic), assistir filmes (Xine), mensagem instantânea  (amsn), jogos e gravação de cd (NeroLinux e Graveman).

O sistema e leve, carrega rápido e não trava no boot como no Suse.

Agora eu decobri o melhor da África: Ubuntu Linux!
Placa Foxconn 761GXK8MC, AMD64 Athlon 3200+, 512MB, HD 80GB, Gravador DVD Samsumg, Monitor 15" LCD AOC, Internet via EDGE c/ Modem Huawei E220.

Tudo funcionando no Ubuntu 7.04 :-)
http://ondalinux.blogspot.com/

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
ué, esse tópico morreu?
« Resposta #50 Online: 15 de Maio de 2006, 10:51 »
caros colegas, bom dia.
que tal uma evolução desse tópico prum tópico fixo com o mesmo conteúdo?
onde cada um fala de suas experiências com outras distros e o porquê de terem escolhido o ubuntu em razão da outra?

issaí, grande abraço.
hasta.
a.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #51 Online: 15 de Maio de 2006, 11:01 »
É uma boa idéia,mas o Galactus instalou o novo SuSe 10.1 e tenho certeza que ele pode escrever um release sobre isso.Eu ainda estou baixando mas tenho boas impressões antes mesmo de instalar.Ars351, tu poderia dar o primeiro passo e criar aqui na Bodega um tópico como tu disse, onde as pessoas podem falar sobre outras distros.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #52 Online: 15 de Maio de 2006, 12:27 »
Sim instalei o SUSE 10.1 aqui na minha máquina.
Gostaria que o colega ZNOVIER nos contasse da sua Odisséia no Fórum do SUSE Brasileiro!  :P

O pessoal de lá é muito "carinhoso", não é ZNOVIER? :)

O SUSE 10.1 está pesado e lento. Bem mais lento que o Dapper! E olha que os gringos vem reclamando um monte da lentidão do Dapper! Se usarem o SUSE eles vão a loucura.

Visualmente o SUSE continua matando a pau! O instalador gráfico dele para mim é o melhor de todas as distros Linux.

Baixei os 6CDs  e instalei. Para quem quiser esperar pela versão em DVD, só no dia 18 de Maio. Ou então use um Script que foi postado lá no Fórum do SUSE brasileiro (www.susebr.org) que junta os 6 CDs num único DVD.

O CD 6 vem com programas proprietários como: Flash, Java (1.4 ou 1.5), Acroread e até o Opera (8.52). Assim você já dá o boot com isso tudo instalado. Só não vem com os Codecs de áudio e vídeo.

Usei ele muito pouco. Mas mne parece bem estável. Depois posto mais impressões.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #53 Online: 15 de Maio de 2006, 12:34 »
UHuahuahhauhuaha, então mais uma pessoa foi agraciada como atendimento personalizado e carinhoso do pessoal do fórum SuSe nacional, que legal, será que aqui se aplica aquela máxima de que uma boa distro vem acompanhada de um bom fórum?Bom, quando quero saber alguma coisa do SuSe vou no fórum portugues, tudo bem, tem poucos usuários e conteúdo,mas lá fui muito bem recebido por nossos irmãos portugueses, quem quiser aqui vai o link:

http://www.susept.com/forum/

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #54 Online: 15 de Maio de 2006, 22:44 »
Citação de: "Agent Orange"
E com relação a Alsa?


ok people, muita gente anda pedindo bastante coisas sobre o gentoo. se é rápido, quantos pacotes tem, se é bonito, etc, etc, e etc...

eu criei um tópico sobre gentoo, mas falando de maneira mais imparcial. agora entao eu vou dar uma visão apaixonada de usuário, contando minha experiência pessoal.


a umas 3 semanas eu resolvi formatar minha maquina e deixar apenas o gentoo nela. na terça feira à tarde levei o micro até a loja q eu trabalho para ir fazendo por lá (o movimento tava fraco, e, como eu nao tinha o que fazer, resolvi acelerar o processo).

a maquina:

Athlon XP 2800+
512 Mb de Ram DDR 400
Placa mãe A7N8X-E Deluxe (chipset Nvidia)
GeForce FX 5200
HD 120 Gb 7200 RPM Maxtor

o sistema:

Gentoo 2005.1 minimal install CD

     comecei às 3 horas da tarde. coloquei o CD, segui o excelente manual que o acompanha, e criei o sistema de partições do meu HD (a constar: 1 Gb de Swap, 27 Gb de pasta raiz - reiserfs, e o resto para /home - reiserfs). como estava com o minimal CD install, e ainda por cima com uma versao antiga, dei um rsync (emerge --sync) e atualizei o portage. organizei os arquivos de configuração com minhas variaveis de USE (queria um sistema baseado em KDE, portanto removi suporte a Gnome e Gstreamer) e peguei os mirrors mais rápidos. com tudo atualizadasso, instalei o sistema base (que na verdade veio antes do portage) e baixei a última versao do kernel, além do links e do DHCPCD. após uma pequena surra para compilar o kernel (eu sempre tenho problemas para fazer meu mouse USB funcionar) consegui dar o primeiro boot pelo sistema. e ja eram 6 horas da tarde. (notando que eu compilei o sistema totalmente do zero. com a exceção do sistema basico do portage (que foi atualizado logo depois), eu nao tinha absolutamente NADA no CD, por isso demorei tanto). até as 7 horas baixei e compilei o xorg.
      à noite, em casa, após configurar o xorg, em pouco tempo pude deixar uma interface gráfica funcional com o Fluxbox, para facilitar um pouco a vida. instalei também o firefox e comecei a baixar o KDE (outra razão para a demora em deixar tudo funfando: aqui em casa eu nao posso deixar a maquina ligada a noite inteira). na manhã seguinte, continuei a instalação do kde-base (enxutão), que encerrou próximo ao meio dia. como eu tinha algumas coisas para fazer, deixei ele baixando alguns outro meta pacotes, como kde-multimedia, kde-games e outros, que terminaram durante o meio dia. à tarde, com tudo isso pronto, me dediquei a instalar o kdm (reparem que o dediquei nao é assim tããããooo dedicado... eu estava trabalhando, nao podia ficar em tempo integral em cima da maquina), e, logo após, a alsa, o driver da nvidia e o java (todos esses possuem manuais passo a passo de instalação totalmente em português no site do Gentoo). baixei e instalei mais algumas miudezas, incluindo o yakuake, melhor cliente de terminal do mundo (nativo do kde. vc deixa a aplicação rodando na inicialização do sistema - para isso basta deixa-la aberta na hora de fechar - e ela fica oculta. ao apertar F12, um terminal no melhor estilo Quake aparece na parte superior da tela, com suporte a abas e tudo. apertando F12 de novo ele se esconde, mas nao fecha. quaisquer compilações, downloads, ou seja la o que estiver sendo feito no terminal continua.). para isso, tive que desmascarar os pacotes em /etc/portage/packages.
     nessa mesma noite de quarta feira, fiz os ajustes finos de "tunagem" no KDE e instalei o Unreal Tournament 2004 (basta dar um emerge ut2004, possuir os 6 CDs, uma serial e um pouco de paciencia até ele baixar um patch especial com mais mapas, veiculos e personagens de 196 Mb, que é necessario). voces ja podem imaginar que, devido ao fato de haver um patch de 196 Mb, eu nao consegui concluir a instalação nessa mesma noite. mas, no dia seguinte, durante a manhã, o bichinho ficou baixando o patch, e já durante a tarde nós estavamos jogando UT2004 alucinadamente na minha maquina.



resumo da história:

- eu demorei 2 dias para deixar tudo funcionando (baixando e compilando o KDE, uma das coisas mais pesadas que existem no portage, sem deixar ele trabalhando à noite, e sem me dedicar integralmente à sua configuração). comecei na terça à tarde e terminei na quinta de meio dia. se eu tivesse me dedicado integralmente, creio que em um dia eu conseguisse (talvez um pouco mais).

- consegui instalar um jogo de Windows no Linux. nunca tinha conseguido tal proeza. e o jogo ficou com uma performance melhor do q qdo eu usava Windows.

- o sistema ficou alucinadamente rápido. o boot demora tanto quanto o Windows XP, aplicativos nativos de KDE abrem na velocidade do pensamento, e aplicativos nao nativos, como Firefox e Open Office abrem muito mais rápido que o normal (tempo de inicialização do Firefox e do o é mais rápido que o do IE e do MS Office, respectivamente).

- o sistema Gentoo é facilmente administrado. você tem controle absoluto sobre o que quer e o que nao quer instalar no seu sistema, ele possui ferramentas de limpeza de dependencias e de atualização do sistema, seja em partes ou completo. vc nao precisa instalar uma nova versao ou mudar repositórios para ter as ultimas versoes de programas disponiveis. versoes absurdamente novas ficam mascaradas, mas podem ser facilmente liberadas, e nao demoram muito tempo para serem consideradas estaveis e entrarem na árvore padrão do portage. todas essas ferramentas sao, obviamente, em modo texto. mas no site do gentoo tem uma sessão dedicada aos pacotes disponiveis, mostando as ultimas novidades ou por categoria.

- nao tive maiores dificuldades para instalar. em parte pq ja tinha feito esse processo 2 vezes para testes (mas me ambas vezes nao instalei nada mais pesado q o E16), mas a maior causa foi a excelente documentação q o site da distro possui. todo processo de configuração de um ambiente desktop é descrito lá.

screen:

(ainda nao upei, e ja ta tarde. vou ficar devendo, amanhã eu posto)[/img]
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #55 Online: 15 de Maio de 2006, 23:47 »
Caro Supermouse, muito bom ver um usuário apaixonado descrever a utilização do Gentoo. Mas a istalação dele não é nem de longe tão simples como você descreve! E esse lance de usar a documentação do Gentoo é a palavra mágica mais utilizada quando vou pedir ajuda pro pessoal do Gentoo! Se o cara tiver sorte de tudo o que estiver no Manual funcionar, beleza. Se não funcionar você tá lascado! Não te ajudam porque "tá tudo no manual do Gentoo"!  Em resumo, você que se vire! Ainda não consegui instalar Gentoo aqui na minha máquina por isso.
E olha que fiz questão de imprimir mais de 40 páginas de manuais do Gentoo! E que beleza de manual mesmo, mas não serviu! Simplesmente a ADSL não funciona. E vai explicar pra galera do Gentoo que não adianta seguir a P@#$%$ do manual, que não funciona?

É como o caso do Slackware aqui na minha máquina! Não rola! Vou fazer o quê? O pior é ficar ouvindo dos Slackmaníacos que ele funciona em qualquer máquina!

Quem sabe um dia eu consiga fazer essas duas distros funcionarem aqui. Até lá vou ficando com a família Debian mesmo. Sem saber muito e com algumas dicas de colegas da comunidade Debian (não precisei do manual do Debian) fiz uma instalação Server do Debian Sarge com tudo que queria! Com o Gentoo e o Slack simplesmente não funciona assim.

E olha que gosto de ler manuais, mas chega num ponto que simplesmente o que você precisa não está lá. É preciso mais que um manual e o pessoal não te ajuda porque acha que você não leu o manual! Como sempre, nem discuto as qualidades do Gentoo ou do Slackware, devem ser muito bons. Mas pra mim não funcionaram!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #56 Online: 15 de Maio de 2006, 23:52 »
Voltando ao SUSE 10.1!

Depois de voltar ao SUSE pela terceira vez, ele ficou mais rápido! O motivo? Descobri que ele leva o maior tempão indexando tudo com o Beagle em segundo plano e não te avisa disso!

Depois que ele acaba isso o sistema fica bem mais esperto.

Agora vou partir para mudanças no repositório para instalar e atualizar tudo o que eu quero!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Minhas impressões sobre o novo Suse 10.1
« Resposta #57 Online: 16 de Maio de 2006, 01:53 »
Ok amigos, lá vou eu.
Primeiro, confirmo as palavras do nosso amigo (galactus), o esquema lá é meio complicado. Mas, agente vai levando e tendo que se virar meio sozinho, contando de um até 100, coisa do tipo....

Então vamos lá a esse meu relato preliminar sobre o  Suse 10.1:

Aqui o "bicho" instalou legal, bonito, todo gráfico, uma belezinha. Como eu só havia baixado apenas os cds 1 2 e 3 fiquei na instalação básica do gnome.
Comi uma mosca, quando vi o "bicho" depois de um tempo dando um boot sozinho! fiquei espantado pensei que meu micro tinha travado coisa do tipo, como ele fica pedindo a senha pra passar do boot, tava jantando e escutei o beep do boot sai correndo quase me queimei com o café quente, dizendo ai meu deus!! perdi tudo! rssss. Mas do males o menor, disse iiiiii, o "bicho" de primeira nem instalou?! já não gostei. Então como quem acredita em milagres pelo escesso de fé e amor a causa mandei instalar novamente e fiquei (plantado) na frente do monitor acompanhando o gestação e o nascer da criança. Pois bem... cheguei na tela que ele deu o boot, e só ai, percebi que tava tudo certo, nao tinha travado era um processo normal, dai a mosca que comi. Rsssss, segui com a instalação e ao finalizar entro na tela de loguin e senha e.. Puft o "bicho" na tela. Notei que é bem bonito, acabado, parece um software pago, coisa boa. Fui navegando mexendo aqui acolá e já notando um peso danado. Urrrrgh! Eita bicho pesado esse Suse 10.1! sigo e tento arrumar minha placa de video pra ajustar os 4cm de perda de imagem por, segundo um dos nosso colegas do fórum Suse, bug da minha placa gforce 4 mx440 com o monitor syncmaster 753DF. Mas vejo que não tem jeito, to rodando ele, o "bicho" com a perda de imagem, a imagem que enviei para o nosso amigo aqui do forum (galactus) via gaim.

Depois dessa descoberta desagradavel, já fui marcando aqui no meu caderninho o segunto ponto negativo, problema do ajuste de tela no meu monitor/placa de video com o suse 10.1.

Sigo para colocar o flash e o java, sem complicações indo pelo google baixando os pacotes rpm dos dois arquivos e tudo bem, sigo as instruções do próprio site do  java e tudo esta ok (explico isso detalhadamente so forum do suse comunidade do brasi), mas não foi fácil, pois o relato lá do site do Java não bate realmente com que temos que fazer, o nome do arquivo esta errado o que para um cara quase leigo no assunto a intalação pode se tornar um sacrifício de horas, mas a fé move montanhas!

Feito isto, vou agora pra parte pior, os codec w32, Urrrgh!!! pense na bronca! faltam bibliotecas etc e tal, adiciono um "repositório milagroso" sob a ajuda de um "salvador da pátria" no irc do #SUSE-br, (AKA!, aquele abraço cara!) e consigo instalar o bentdito Mplayer e a biblioteca libdvdcss2, tudo fica legal. O totem aqui ta morto, nao me serve pra nada, vou até tirá-lo, só me abre erro! rsss, vá abrir o diabo lá, aqui não! Rssss.
Arranco o bichano e fico só com o Mplayer, que aqui está abrindo até pensamento. Também instalei o Real Media Player que roda os mp3, este veio no cd 6 do Suse 10.1.

Bem pessoal, agora vou para o Yast2 tentar configurar os repositorios, pense! mais de 1 hora em loop e nao sai, tenho que sair do micro e ele não sai da tela, depois que colocamos os repositorios e mandamos ativar ele fica pensando, processando o mouse la com um rodinha girando e voce aqui girando de raiva!rssssss por horas! Tem jeito nao veio é reiniciar o sistema! pelomenos aqui. Esse é um problema que nao sei resolver, é é um problema grave! se isso for problema se eu não tiver fazendo algo errado, o que aliás é possível. Vamos esperar pra ver se o processo é esse mesmo ou não.

Vale também comentar que as partições ntfs do windows já estão montadas e pronta para acesso, bem com a montagem automática de cds, dvds e pendrivers quando inserido. Blz.

O Suse 10.1 pra quem nunca viu um na frente, é de fato, como diz as mulheres, lindo, polido, bem acabado, e porque não chique. De fato isso éle é. Tem uma maquiagem própria com uma organização digna de desing pago. O "bicho" tem qualidade.

Aqui ele esta muito lento, também, tenho apenas 256M de memória ram, pode ser que isso influencie um pouco. Não noto isso quando uso o Ubuntu Dapper. Diga-se de passagem o melhor linux que já trabalhei.
Quero ainda acreditar no poder de fogo do Suse, pois só tenho eleogios da distribuição e da seriedade da empresa Novell, mas, para um primeiro contato, confesso, que não foi um dos melhores, a começar pelo forum. Descupe-me mas a verdade tem que ser dita, como afirman os evangélicos, (sem ter nada contra eles), a verdade salva!

Fico imaginando ir numa empresa e colocando o Suse, oferecendo para os novos usuário o fórum pra trocar dúvidas e oferecer contribuições das experiências com o sistema. Eu, não tenho essa coragem! Você tem? Procuro livros dele por aqui também nao acho. Apenas vi um, coitado, Suse 6.3, eu acho que era esse o nome, meio antigo não?. rsss.

Disso tudo amigos, só tenho a dizer como é bom estar em casa, aqui no Ubuntu!
Que esta comunidade se desenvolva mais e mais, e digo, estou nela!
Assim como nosso amigo (galactus) gosto também de aprender, conhecer novas coisas e principalmente as coisas boas, e o linux pra mim, apesar de tudo, tem sindo muito bom, muito poderoso esse sistema, acredito nele e no papel social que esta por trás dele. Software de qualidade disponível a qualquer um, a um custo baixo.

O que de nada desconsidera o Suse. Uma distribuição que, a primeira impressão, tem muitas qualidades, entre elas: robusta, completa, sólida, eficiente, boa.

Continuo por lá por ali e sempre aqui, apredendo mais e mais sobre o linux e o seu mundo, ajudando a todos aqueles aos quais posso ajudar, mesmo com meus conhecimentos preliminares no linux.

Espero ter oferecido algumas informaços sobre esse linux. O relato de experiências é muito bom para o aprendizado.

A todos da comunidade aqule abraço e....
Viva o Ubuntu!

Znovier

Piras

  • Visitante
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #58 Online: 16 de Maio de 2006, 03:18 »
O Suse foi a primeira distro a que me adaptei de verdade, imediatamente antes do Kalango, a minha maior "professora" de Linux. É tudo muito fácil, desde a instalação até a configuração; tudo a cargo do Yast, é claro.

Só há dois problemas de fato no Suse: a lentidão e os tais formatos de distribuição restrita (software proprietário). O Flash, Acrobat Reader e Real Player podem ser instalados por padrão. Nem o w32codecs chega a ser coisa muito complicada. Mas instalar a biblioteca necessária a leitura de DVDs, por exemplo, já exige um certo trabalho. E mesmo a configuração de mirrors no Yast não chega a ser tão simples, principalmente para o iniciante. O melhor mesmo para instalação de programas é combinar o Yast com o apt-rpm/Synaptic.

Mas, se alguém se adaptou bem ao Ubuntu, não acho realmente que valha muito a pena instalar o Suse.

____

O Gentoo pode ser até mesmo mais rápido que o Ubuntu, mas a rapidez só será mesmo relevante se alguém quiser fazer a instalação a partir do stage 1, exatamente como fez o Supermouse.

Por meio do  stage 1 é possível instalar o sistema compilando cada um dos pacotes que o compõem. É um processo demorado, mas que o portage resolve sem muita dificuldade, de forma automatizada. A questão é que sempre resta o problema da configuração, que impõe alguma dificuldade ao usuário iniciante. Nada do conforto que se encontra num Gnome pré-configurado pelo Ubuntu ou num KDE pré-configurado pelo Kubuntu. Coisa para usuários intermediários ou avançados.

Instalar o sistema a partir do stage 3, com pacotes pré-compilados para a arquitetura do seu sistema (i386, i586, i686, k6, k7, 64bits, etc.) só resolve o problema da demora produzida pelo processo de compilação. A instalação torna-se muito mais rápida, mas o problema da configuração permanece. E, além disso, a agilidade do sistema não será a mesma produzida por uma instalação a partir do stage 1. Para percebê-lo, basta instalar um Gentoo pré-configurado, como é o caso da VLOS, RR4 ou Kororaa.

No entanto, se alguém sem muita "quilometragem" de Linux insiste em conhecer o Gentoo, eu o aconselho a começar o seu aprendizado exatamente através da Kororaa ou RR4, que são totalmente gratuitas. Com o tempo, depois de lidar com o portage e os arquivos de configuração do Gentoo, penso que o usuário estará preparado para enfrentar uma instalação via Live CD ou até mesmo pelo processo tradicional.

E o Galactus tem razão num outro ponto: o pessoal da comunidade Gentoo do Brasil não é dos mais tolerantes. Para quase todo problema eles recomendam uma leitura do manual, que nem sempre tem a resposta para tudo e que, muitas vezes, é prolixo demais para que o usuário "se encontre" nele. Parece coisa de fanático: o "handbook" do Gentoo para alguns dos "pilares" da comunidade no Brasil é como o Livro Sagrado para o fundamentalista; além de infalível, ali se encontram todas as respostas para todas as dúvidas e todas as regras para qualquer questão. Fanático é tudo igual, sobre qualquer assunto...

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #59 Online: 16 de Maio de 2006, 09:08 »
Znovier, no SUSeBR falam sobre a configuração dos repositórios, no caso parece que o sistema fica analizando as fontes para verificar sua confiabilidade, coisa da qual vem tirando realmente a paciencia de muitas pessoas,pelo visto o jeito é esperar mesmo até que a atualização termine.

Citando:

Explicado que poderia ser inserido um repositório para que os mesmos voltassem a funcionar, voltaram a me ligar. "Icos, to aqui a quase 20 minutos e não sai da tela de Fontes de instalação". Básico, com a nova implementação de atualização e instalação de pacotes, zen, apesar de se utilizar o YaST, o subprocesso do zen atua por debaixo dos panos, analisando a confiabilidade da fonte, o que na prática, e em conexões medianas, faz com que se perca muito tempo esperando apenas que o sistema aceite o repositório. Aqueles que já reclamavam da demora com muitas fontes de instalação configuradas, quando da abertura do Gerenciador de Software, agora sofrerão mais, mas nao no gerenciador, e sim na adição das fontes. Infelizmente, enquanto se aguarda a carroça andar, nada, a não ser por uma tosca imagem de relogio animada no cursor nada indica ao usuário menos experiente que algo esteja sendo feito, e por mais que esteja, processos como update-status, y2base, znd, não deveriam para isso ocupar tanto processamento e memória, são assustadores os numeros!