Autor Tópico: Galactus, fala do SUSE prá nós!!!  (Lida 35808 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #30 Online: 22 de MAR?O de 2006, 09:11 »
Eu pensei ontem em instalar pra testar... depois de poucas lidas desisti.
Não gosto de dificuldade :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #31 Online: 22 de MAR?O de 2006, 10:25 »
Caar o gentoo vale a pena "sofrer" um pouco para instalar, unica coisa que precisa ter tempo sobrando
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Optimuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
    • Armazém de Imagens
Sobre o Kurumin
« Resposta #32 Online: 22 de MAR?O de 2006, 17:36 »
Bom, como ninguém se prontificou a falar do Kuruma, lá vai.

Como todo mundo sabe, o Kurumin é baseado no KDE. Aí surge primeira falha dele (para mim): ele faz uma zona com os programas. Com zona quero dizer que ele mistura programas de KDE com programas de Gnome. Sei que muita gente faz isso, mas eu não gosto. Pode ser doideira da minha cabeça, mas quando instalei o kubuntu-desktop parecia que tinha uma âncora segurando o sistema. Desinstalei no mesmo dia.

Voltando ao Kurumin, outro detalhe muito comentado são os ícones mágicos. São realmente muito práticos e, no meu caso, funcionaram muito bem, mas as intermináveis confirmações dão no saco!! (Tem certeza? Tem certeza mesmo? Não acredito, tem certeza???) O que o Morimoto tava pensando? Que os usuários são idiotas?

Admiro muito o trabalho dele, mas esse detalhe é soda...

Quanto a configurações, não consegui configurar minha placa de video de jeito nenhum. Não abria o X nem com reza braba!
Já a internet, sem problemas. Até porque a minha é a cabo e com modem externo!  :D

Pra instalar no HD, tranquilo. Inclusive, você pode instalar programas/bibliotecas ANTES de jogar o Kuruma pro HD! Muito interessante o recurso. Obviamente, não dá pra instalar tudo, ele instala na memória RAM, que acaba rápido.

Quanto ao desempenho, achei um pouco mais pesado que o Ubuntu, talvez pelo KDE.

Bom, é isso. Aguardo comentários!

Configuração utilizada no teste:
Processador: AMD Sempron 3000+
RAM: 512Mb
Placa-mãe: ASUS A7N8X-X
Placa de video: ASUS GeForce 9520 (GeForce FX 5200)
Kurumin: 5.1
Ubuntu: 5.10
Existem 10 tipos de pessoas: as que entendem código binário e as que não entendem.
http://armazemdeimagens.net

Offline pain of salvation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #33 Online: 22 de MAR?O de 2006, 18:00 »
Uma coisa q não gosto do KDE é para instalar temas... não consigo de jeito nenhum... deveriam fazer um tutorial aki! :D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #34 Online: 22 de MAR?O de 2006, 19:45 »
Bem, atendendo a pedidos, vamos ao Kurumin 5.1.

Primeiramente dei o Boot como Live-CD (evidentemente :) ), bom, depois de ter verificado que tudo foi reconhecido a contento passei para faze da instalação no HD. O Hardware usado foi o seguinte: Atlhon XP 2600, 1GB de RAM, ABIT NF7S2, GeForce FX5200 128MB, HD IDE 10GB Quantum 5400rpm, Monitor LCD 17pol LG, Gravadora de DVD LG, Leitor de CD-ROM Generic Edition.

A instalação correu sem problemas, as dicas do instalador do Moritomo ( devo concordar com o colega, são  muitas as perguntas e confirmações) são fáceis para qualquer Noob usar. Após o primeiro boot no HD, a imagem do Kurumin é pior que a do Ubuntu, bem pior. Depois eu instalei os Drivers da Nvidia e mesmo assim não melhorou muita coisa não ( foi pelos ícones Mágicos). Os ícones mágicos do Kurumin são uma mão na roda, não resta dúvida, fácil-fácil pra deixar ele todo arrumadinho, MP3, DVDs, Flash, Java, Fontes TrueType da MS, enfim, é dos mais fáceis para deixar um Linux todo pronto como o Windows. Ao contrário do colega, achei o Kurumin bem mais responsivo que o Ubuntu 5.10. E olha que usei ele num HD mais lento que os meus SATA de 7200rpm. Bom, vamos a parte ruim. Tive que instalar o Synaptic pelos ícones mágicos, pra ficar mais fácil a atualização do sistema. Procurei no Fórum do Kurumin uma lista de repositório que poderia usar. Se não me engano ele é baseado no Debian Etch. Bom vamos a dolorosa, coisa básica. Atualizei a lista e apt-get upgrade e...   BOMBA!  Resultado?
73 pacotes quebrados e o Synaptic apontando pra mim arrancar logo quem? Os ÍCONES MÁGICOS!!!!   Que beleza, que maravilha. Uma loucura, o mais legal disso tudo é que o Kurumin ficou um canhão! Aí foi que ele botou o Ubuntu no chinelo em desempenho!  :shock:
Também achei os Menus dele muito poluídos. Opções que não acabam mais. Tive que usar o Script "Conecta mas não navega" para ter minha ADSL funcionando! Foi o desastre na atualização do sistema que me fez desistir. Ele é muito bom para quem não quer atualizar o sistema. To no aguardo do Kurumin 6.0, já está no Beta 2. O próprio Morimoto  avisou que as perguntas diminuíram. :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Optimuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
    • Armazém de Imagens
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #35 Online: 23 de MAR?O de 2006, 17:51 »
Citação de: "galactus"
... o mais legal disso tudo é que o Kurumin ficou um canhão! Aí foi que ele botou o Ubuntu no chinelo em desempenho!


Estranho, aqui ficou uma porcaria...

Ou será que a porcaria estava entre o teclado e o encosto da cadeira?  :(
Existem 10 tipos de pessoas: as que entendem código binário e as que não entendem.
http://armazemdeimagens.net

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #36 Online: 23 de MAR?O de 2006, 21:32 »
Citação de: "Optimuz"
Estranho, aqui ficou uma porcaria...

Ou será que a porcaria estava entre o teclado e o encosto da cadeira?  :(


Vai saber né! O Kuruma é uma caixinha de surpresas. To no Aguardo da versão 6!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #37 Online: 24 de MAR?O de 2006, 21:31 »
Galactus, vc já instalou o AVG no Suse? Funciona bem...posso dizer.
Apesar do suse 10 ser bastante elogiado pelo reconhecimento de hardware, ele foi um dos poucos que não reconheceu meu pendrive LG! Depois de algumas instalações e pros e contras cheguei a conclusão que o Ubuntu me era mais apropriado que o Suse.
Já baixei o fedora 5 dvd, talvez mais para testar as habilidades do kb3 em gravar uma imagem iso em dvd. Não tive coragem de instala-lo.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #38 Online: 24 de MAR?O de 2006, 21:54 »
Citação de: "RC2006"
Galactus, vc já instalou o AVG no Suse? Funciona bem...posso dizer.
Apesar do suse 10 ser bastante elogiado pelo reconhecimento de hardware, ele foi um dos poucos que não reconheceu meu pendrive LG! Depois de algumas instalações e pros e contras cheguei a conclusão que o Ubuntu me era mais apropriado que o Suse.
Já baixei o fedora 5 dvd, talvez mais para testar as habilidades do kb3 em gravar uma imagem iso em dvd. Não tive coragem de instala-lo.


Não, não cheguei a instalar o AVG no SUSE. Tive que tirar o SUSE para instalar o Fedora Core 5. Estarei postando minhas impressões sobre o Fedora logo mais.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #39 Online: 24 de MAR?O de 2006, 22:12 »
Estou aguardando porque  também tenho esta versão em dvd e só terei coragem de instalar para teste se alguem recomendar.
Tenho espaço para 3 linux no meu hd e só tenho o Kurumin 6 e o Ubuntu 5.10 instalados, assim mesmo não tive ainda coragem de instalar o fedora 5 no meu micro.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #40 Online: 24 de MAR?O de 2006, 23:14 »
E dando seqüência as Análises de Linux....  

Hardware utilizado: Atlhon XP 2600+, ABIT NF7S2, 2X512MB Kingston, HDs SATA 80 e 160GB e IDE 10GB, Gravadora de DVD LG, Monitor LCD LG, GeForce FX5200 128MB, mouse e teclados USB.


Fedora Core 5 - Parte I


Então vamos a minha mais nova aventura. Instalação e uso do Fedora Core 5. Nessa primeira parte vou cobrir apenas a instalação e as impressões iniciais.
Baixei 5CDs, não consegui baixar o bendito DVD. Só não gravei o Rescue Disk, se fosse necessário usá-lo, tirava o Fedora na hora. Foi com muita dor na consciência que tirei o SUSE 10, estava todo redondinho. :( Lerdo, mas redondo. :)

Já estava com os dois pés atrás com o Fedora, como já disse antes, as experiências com o Fedora nunca foram boas. Nem com o 3 e nem com o 4. Bom, Boot no disco 1, O instalador gráfico Anaconda é carregado com a opção padrão de Boot. Me aparece um a tela com resolução 800X600 com fundo azul e muitas, muitas bolhas de sabão! :) Até parece que to tomando banho de espuma! hauhauahauhauhau

O instalador está quase todo traduzido para pt-br. Como já havia lido um Review gringo onde com uma placa mãe de chipset Nvidia e placa de Vídeo Nvidia (exatamente o meu caso) tinha dado muito pau, achei que nem fosse dar o boot. Mas foi tudo bem, carregou o Driver SATA Nvidia, USB, achou a placa de vídeo e tudo mais. Vamos ao particionamento. Achei o particionamento do Fedora estranho. Ele criou volumes LVM como padrão. E me deu duas opções de sistema de arquivos, ext2 e ext3. Só, e somente só! Nada de ReiserFS, XFS e companhia limitada. Ele achou corretamente os 3 HDs, e te dá a opção de marcar ou desmarcar os HDs que você quer usar para instalação. Selecionei o HD IDE, é nele que venho testando todas as distros, para não detonar o meu sistema principal com o Breezy.

Passei para escolha dos pacotes, você pode optar por uma instalação básica ou escolher manualmente os pacotes que você quer em sessões diferentes.
Começa pelo Gerenciador Gráfico Gnome ou KDE. Aqui eu sei que vocês vão querer me matar, ao contrário do SUSE onde só instalei o KDE, no Fedora instalei os dois! Depois ele passa pelos seguintes itens para você escolher os pacotes: 1) Desktop Enviroment, 2) Aplicações, 3) Servidores, 4) Base System, 5) Languages e 6) desenvolvimento.

O Helix player vem marcado para ser instalado como padrão. Deixei de fora o Eclipse. E marquei quase tudo do desenvolvimento. Passei uns 10 minutos escolhendo pacotes! :) Posso garantir que você tem muitas opções.  Depois de tudo escolhido, ele não mostra o espaço a ser ocupado na instalação, apenas o tempo necessário para instalação. No meu caso 40 minutos! Só informou o tamanho individual dos pacotes durante a instalação.   Curiosamente ele instala 40MB de fontes True Types  em Japonês! :shock:

Eu não marquei nada disso! Enfim, o reloginho dele marcou o tempo errado, foram necessários 50 minutos para passar os pacotes dos 5cds para o HD.

No primeiro Boot ele passou um tempão detectando o IP em eth0. Passei agora para a pós-instalação. Só mais alguns passos para o Login. Foram os seguintes passos:

1- Acordo de licença
2- Firewall
3- SE Linux
4- Data e Hora (dá opção de ativar ou não a sincronização do relógio com a internet, o Ubuntu devia ter isso, deixei de marcar a opção UTC :(  )
5- Tela (configuração do Monitor, resolução e etc.)
6- Usuário do sistema (ele perguntou a senha do Administrador antes)
7- Placa de Som ( testa a sua placa de Som, se não tiver certo, você pode tentar outra opção).

Enfim o primeiro Login 66 minutos depois de onde tudo começou. Entrei no Gnome primeiro.


Primeiras impressões: Qualidade da Imagem é pior que a do Ubuntu. É mais lento que o Dapper Drake, mesmo tendo lido nas reviews gringas que o Core 5 é mais rápido que o Core 4. Não consegui acesso a minha ADSL. Tentei os comandos básicos e nada: pppoeconf, adsl-setup, adslsetup. Já vi que vou começar cedo no Fórum do  Fedora. :)

Os menus estão bastante poluídos, vocês já sabem o porquê.  Saí e me loguei no KDE, bem mais rápido que o Gnome. Por hoje é só pessoal!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #41 Online: 24 de MAR?O de 2006, 23:44 »
Fedora nunca mais uso.. o linux ruim, se for pra usar algo com que tenha a ver com redhat uso o redhat 9 e compilo um kernel mais novo
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #42 Online: 25 de MAR?O de 2006, 15:19 »
rapaz ja tentei instalar o gentoo 2005.1 com o instalador gráfico, mas não teve jeito , apontava os pacotes contidos no cd mas so dava bug, e o pior so dava bug depois do particionamento do hd, que inclusive vem com formatação ext3, e eu queria reisefrs e tentava e nada.

continuo doido pra instalar, mas minha preocupação é que eu não conheco ninguem que usa, pra ver a quantidade de pacotes.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #43 Online: 25 de MAR?O de 2006, 22:47 »
nossa eu consegui instala aki !


o 2006.0 , eu atualizei a GLI, so ai consegui !


demoro mtooooooooooooo a instalacao !!



instalei aki na ksa da minha mae , um semprom 2.2 ( eu otimizei como athlon-xp ta certo?)

fora que pssei mta raiva hj

comprei um hd SATA da seagate ST3808110AS e acho que ele veio com problema pq o comp nao reconhece!
vo na segunda troca ! hahah
minha mobo aki A7V600-X
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Galactus, fala do SUSE prá nós!!!
« Resposta #44 Online: 25 de MAR?O de 2006, 23:20 »
consegiu instalar o que? o gentoo, se foi ele,
posta pra gente as suas impressões! vantagens etc.