Autor Tópico: Opinião  (Lida 2870 vezes)

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Opinião
« Online: 30 de Setembro de 2006, 13:39 »
Eu sou novo no mundo do Linux. Passei a utilizar o sistema diariamente no pc da minha residência a pouco mais de 4 meses.
Eu sou profissional da área administrativa e uso computadores diariamente na execução das minhas tarefas, mas nunca fui um profundo entendedor de informática.
O pouco conhecimento que tenho foi adquirido na base da curiosidade e do gosto que tenho por tecnologia. Pesquisando aqui e ali em fóruns e sites sobre o assunto e também com a ajuda de amigos que são mais entendidos no tema eu sempre consegui resolver a maioria das minhas dúvidas.
Tudo isso graças a boa vontade das varias pessoas pelo mundo todo que de alguma forma contribuem para que outros possam se beneficiar de seu conhecimento para fazer aquele programa importante funcionar no pc do trabalho ou para fazer aquele software multimídia funcionar no pc de casa para incrementar as horas de lazer.
Isso mostra como são importantes as comunidades criadas em torno do Linux. Sejam elas específicas sobre uma determinada distribuição ou sejam elas voltadas para usuários em geral.
Justamente por ser usuário freqüente dessas comunidades, eu já tive a oportunidade de ver os mais variados tipos de questões sendo feitas nesses fóruns, e também de presenciar os mais diversos tipos de comportamentos.
Pessoas que postam mensagens desesperadas porque instalaram um linux no pc do escritório e aquele software importante que ele necessita usar diariamente não funciona, ou outro que instalou um linux no pc de casa e agora não sabe como fazer pra funcionar um player de mp3. Sem falar naqueles que postam uma duvida e dois minutos depois você volta no post e esta la uma segunda mensagem... “UP”. Mais dois minutos depois... “Vamos lá pessoal... alguém me ajude... o problema é grave... preciso fazer isso funcionar urgente.”... Mais 5 minutos... “Será que ninguém aqui sabe resolver o meu problema?”... Finalmente 15 minutos depois da primeira mensagem... “Eu achei que essa comunidade fosse voltada a auxiliar os usuários, mas estou vendo que não é assim que funciona.”
São sempre mensagens desesperadas de alguém que não gastou algum tempo pesquisando sobre o sistema que escolheu e agora esta perdido porque no outro sistema era só dar alguns clicks e estava tudo resolvido.
Bom... para nós que já estamos mais familiarizados com essas situações só nos resta dizer a essas pessoas... Sejam Bem Vindas ao Linux!
Vamos partir do seguinte princípio:
Se você é responsável pelo parque de máquinas da sua empresa seria uma atitude inteligente instalar um sistema que você não domina nas maquinas pra depois descobrir que a sua principal ferramenta não funciona sob essa nova arquitetura?
Logicamente que não. Mas acreditem... isso acontece.
Não seria mais sábio pegar aquela máquina mais antiga que foi substituida e utiliza-la como uma ferramenta de teste para aprender os recursos e configurações deste novo sistema e descobrir até que ponto ele pode se adequar as suas necessidades?
Logicamente que sim. Mas acreditem... muitos não fazem isso.
Mesmo para aqueles que usam o pc de casa pra fazer essas experiências a dica é valida. Antes de substituir o seu sistema atual por um Linux procure ler um pouco a respeito, saber se existe alguma comunidade referente a distribuição que você esta pensando em experimentar, veja como ela funciona, questione alguns usuários sobre o seu nível de satisfação com o sistema e diga a eles o que você mais costuma usar no seu pc pra que eles possam lhe informar se é possível utilizar esses recursos neste novo sistema.
Isso pode lhe poupar de muitas frustrações e aborrecimentos e também vai poupar usuários interessados em ajudar de ter que ler mensagens impertinentes com duvidas desesperadas por problemas que só ocorreram por pura falta de informação, e principalmente, por falta de uma informação que estava disponível para ser consultada. Lembre-se sempre que, a forma como se formula uma questão influencia e muito na qualidade da resposta.
Pra você que esta ingressando no mundo do Linux vale dizer que, sim, ele é um pouco mais complicado do que aquele outro sistema que você esta acostumado e as vezes até muito mais complicado. Sim, ele da um pouco mais de trabalho pra ser configurado e as vezes da muito mais trabalho. Porém, com boa vontade e paciência para pesquisar e aprender, no final ele pode ser tudo que você deseja de um sistema. Sem falar no fato de que nenhum outro sistema pode se adaptar tanto ao seu perfil quanto ele. Sim, é exatamente isso que você leu... ou você achou que todo esse trabalho extra pra faze-lo funcionar seria em vão?
Mas acima de tudo você tem que ter em mente o seguinte:
Linux não é de graça como você costuma ouvir dizer por ai.
As comunidades envolvidas com o Linux não são obrigadas a resolver todos os seus problemas como pode parecer a princípio, já que elas são formadas por pessoas voluntárias que dedicam um pouco do seu tempo para ajudar outras pessoas a se adaptarem a algo novo.
Existe uma grande diferença entre software gratuito e software livre. Se você não sabe a diferença entre uma coisa e outra pense no seguinte:
Se você for a uma loja que vende softwares proprietários e alguém la resolver deixar que você saia da loja com um desses softwares sem pagar, isso é gratuito. Agora se você encontrar alguém que esta desenvolvendo um trabalho e esse alguém resolve disponibilizar os resultados deste trabalho pra você e outras pessoas sem cobrar nada por isso e sob uma licença especial que permite que você continue a desenvolver esse trabalho e que você possa distribui-lo para outras pessoas, isso é software livre. Viu como é fácil?
Tendo isso em mente agora você pode compreender melhor o porque de as vezes as suas dúvidas não serem respondidas imediatamente. Você também pode entender o porque de alguns programas que você está acostumado a usar não existirem nesse novo sistema.
Ao decidir usar o Linux você tem que ter em mente que esta se engajando numa nova situação. Você esta entrando para este mundo do software livre. Um mundo formado por pessoas que criam e compartilham com interesse no simples desenvolvimento daquela criação. Para que esse desenvolvimento beneficie outras pessoas e que leve a novos desenvolvimentos. Ai novamente você me pergunta... “É simples assim?”... É claro que não é simples assim, mas se eu for explicar a parte complicada eu iria demorar muito pra acabar de escrever e você não teria saco pra ler. Mas este é o conceito básico da coisa então procure manter-se focado nele porque essa é a parte que nos interessa.
Existe também a nossa parte da história. A parte em que nós que já estamos mais familiarizados com todas essas informações somos responsáveis. Porque todos nós que já utilizamos o Linux somos os principais propagadores dessa filosofia e temos que ter responsabilidade por nossos atos. Por que?... Simples... Não basta dizer pro seu amigo o quanto o seu Linux é legal e contar vantagem sobre todas as coisas que você consegue fazer funcionar nele. Você, acima de tudo, tem que propagar o conceito que existe envolto no Linux.
Não basta entregar o cd e dar instruções de como instalar e configurar. Se você quer realmente ajudar explique para as pessoas os motivos que fazem valer a pena ela se aventurar nesse novo conceito. Não use o Linux apenas por modismo ou porque você gosta de fuçar no seu pc... Use porque você acredita neste conceito. Um conceito que mostra que existe uma forma mais acessível de uma pessoa poder se utilizar da tecnologia. Um conceito que prega uma liberdade de escolha e que acima de tudo, busca propagar a tecnologia como uma ferramenta de domínio público para que todos possam se beneficiar dos seus recursos.
Se você se sente pronto pra abraçar essa filosofia eu acho que você esta pronto pra encarar um Linux. Se você já usa um Linux e nunca tinha pensado nessas coisas talvez agora você passe a gostar ainda mais de usar o seu. E se você não entendeu nada do que eu escrevi aqui, o Submarino vende aquele outro sistema em 12 parcelas de R$41,58 sem juros no cartão.
Abraço a todos!!

Vivendo e Aprendendo!!

Offline rey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Opinião
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2006, 13:43 »
Tudo o que vc disse expressa o verdadeiro sabor de se usar um linux....

Muito bem dito !!!
Rey

Powered by Linux

1- Abit KV8-Pro 3rd Eye + Sempron 64 2800 + Ge Force 4 MX 440 SE + 512 DDR RAM
2- Asus A7N8X-X + Sempron 2300 + ATI Rage Pro + 768 DDR RAM
3- K6 II 450 + 256 RAM for Debian Server