Como saber se meu HD está morrendo???

Iniciado por fabiodsp, 13 de Março de 2006, 09:38

tópico anterior - próximo tópico

fabiodsp

Olá pessoal,

Vi, a muito tempo atrás, q é possível por meio de software prever a falha ou colapso total (morte, perda de todos os dados) de um disco rígido (HD). Hoje eu comecei a ouvir um barulhinho estranho nele no meu HD, tou preoculpado...

Alguem conhece esse mecanismo de "prevenção ou alerta a morte de HD's"?

A comunidade agradece :)

Vlw!!!

FaBMak

"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

felipefoz

eu ia justamente falar sobre esse artigo, me ajudou jah, e um amigo meu teve certeza que tava na hora de trocar de hd, depois de alguns paus! hehehe

fabiodsp

Olá pessoal, vlw pelas dicas...

Instalei o smartmontools e executei alguns testes, mas, de acordo com o Guia do Hardware:

CitarVocê pode ver mais detalhes sobre o status de erro do HD usando o parâmetro "-A", que mostra todos os atributos suportados pelo HD e o status de cada um. Na sexta coluna (Type) você pode verificar a importância de cada um; os marcados como "Old_age" indicam sintomas de que o HD está no final de sua vida útil, mas não significam por sí só problemas iminentes. Os mais graves são os "Pre-Fail", que indicam que o HD está no final de sua vida útil.

Na coluna "WHEN_FAILED" (a mais importante), você vê o status de cada opção. Num HD saudável, esta coluna fica limpa para todas as opções, indicando que o HD nunca apresentou os erros...

Bem, esse foi o resultado do comando smartctl -A /dev/hda no meu ubuntu:

Citarfabio@ibanez:~$ sudo smartctl -A /dev/hda
smartctl version 5.32 Copyright (C) 2002-4 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

=== START OF READ SMART DATA SECTION ===
SMART Attributes Data Structure revision number: 16
Vendor Specific SMART Attributes with Thresholds:
ID# ATTRIBUTE_NAME          FLAG     VALUE WORST THRESH TYPE      UPDATED  WHEN_FAILED RAW_VALUE
 1 Raw_Read_Error_Rate      0x000b   100   100   051    Pre-fail     Always       -       94
 4 Start_Stop_Count             0x0032   095   095   000    Old_age   Always       -       5273
 5 Reallocated_Sector_Ct      0x0033   253   253   010    Pre-fail    Always       -       0
 7 Seek_Error_Rate              0x000b   253   253   051    Pre-fail    Always       -       0
 8 Seek_Time_Performance  0x0024   253   253   000    Old_age   Offline      -       0
 9 Power_On_Half_Minutes    0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       3304h+36m
12 Power_Cycle_Count         0x0032   098   098   000    Old_age   Always       -       2566
194 Temperature_Celsius       0x0022   112   097   000    Old_age   Always       -       42
197 Current_Pending_Sector  0x0033   253   253   010    Pre-fail     Always       -       0
198 Offline_Uncorrectable      0x0031   253   253   010    Pre-fail     Offline      -       0
199 UDMA_CRC_Error_Count 0x000a   100   100   000    Old_age   Always       -       0
200 Multi_Zone_Error_Rate    0x000b   100   100   051    Pre-fail     Always       -       0
201 Soft_Read_Error_Rate    0x000b   100   100   051    Pre-fail     Always       -       0

fabio@ibanez:~$

Tipo, gostaria de saber a opnião de vc's já q devem ter mais experiência no assunto sobre a saúde de meu HD, será q preciso substituí-lo agora???

Ainda continuo a ouvir aquele barulhinho de como fosse algo arranhando ou roçando no HD.

Vlw a todos :)

felipefoz

acho que está bom, segundo a matéria, se na coluna when failed nao tiver nada, eh pq está bom ainda, quando começar a apresentar alguma coisa nessa coluna, é de começar a se preocupar, esse barulho é normal em alguns HD's! Se vc nunca teve problemas de partições não reconhecidas, ou partições que sumiram, ou erros quando o linux inicia, provavelmente seu HD está bom! hehehe

Optimuz

fabiodsp,

A coluna WHEN_FAILED indica a última falha. No seu caso, o HD não falhou AINDA.
AINDA porque, se você olhar com atenção a coluna TYPE, vai ver que a maioria das funções está com o status Pre-fail, ou seja, NA IMINÊNCIA DE FALHA.

Provavelmente seu HD aguenta mais um bom tempo, mas eu aconselho que você arrume outro HD assim que possível.

Abraços!
Existem 10 tipos de pessoas: as que entendem código binário e as que não entendem.
http://armazemdeimagens.net