Autor Tópico: Preciso de ajuda driver modem Smartlink Urgente  (Lida 10856 vezes)

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Preciso de ajuda driver modem Smartlink Urgente
« Online: 12 de MAR?O de 2006, 14:56 »
Oi pessoal

Me tornei usuário do UBUNTU a mais ou menos umas 2 semanas....fiquei fascinado pelo sistema....atende perfeitamente tudo o que quero.
Antes usava o Slackware mas realmente para desktop ele não é uma distribuição muito recomendada...enfim
No UBUNTU tudo funcionou perfeitamente a não sei meu modem.....um Smartlink...a duas semanas tento instalá-lo sem sucesso.
Segui todos os tutoriais, how to.....tudo que encontrei na internet e nada funcionou....instalei todos os pacotes necessários para compilação do driver bem como as dependencias sem problemas...mas quando dou o make do driver que peguei inclusive no site do fabricante recebo a seguinte mensagem no terminal:

rebuild profile...
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_main.o -c modem_main.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_cmdline.o -c modem_cmdline.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem.o -c modem.c
modem.c: In function ‘modem_reset’:
modem.c:1701: error: invalid storage class for function ‘sregs_init’
modem.c:1713: warning: implicit declaration of function ‘sregs_init’
modem.c: At top level:
modem.c:1727: error: static declaration of ‘sregs_init’ follows non-static declaration
modem.c:1713: error: previous implicit declaration of ‘sregs_init’ was here
make[1]: ** [modem.o] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/media/drived/Linux/ubuntu/Driver modem/slmodem-2.9.10/modem'
make: ** [modem] Erro 2


Não sei mais o que fazer...o duro que no Slackware eu conseguir instalá-lo....me ajudem por favor....

Obrigado
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

alarcon

  • Visitante
Re: Preciso de ajuda driver modem Smartlink URGENTE
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2006, 15:02 »
Olá...

vc já leu este tópico que escrevi:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4204

ele é um tutorial para usar o driver da Smartlink e que apesar de estar lá para o HSP56 MR ele serve para qualquer modem que se utilize do driver da Smartlink, pois os passos são os mesmos
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 22:10 por Perícope »

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Sim
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2006, 00:37 »
Já vi sim....inclusive ele foi o último tutorial que eu segui e é exatamente na hora que dou o make que gera as mensagens de erro que citei logo acima....
Preciso de ajuda para corrigir esse erro.
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

alarcon

  • Visitante
Re: Sim
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2006, 11:42 »
Citação de: "andrehf"
Já vi sim....inclusive ele foi o último tutorial que eu segui e é exatamente na hora que dou o make que gera as mensagens de erro que citei logo acima....
Preciso de ajuda para corrigir esse erro.


bom então vc não instalou os pacotes que são preciso inicialmente para se compilar o driver, eu já disse quais são os essenciais veja lá novamente e certifique-se que vc tem eles instalados no seu sistema.

Vc precisa dos compiladores listados lá tias como o make, gcc e etc.

Outra coisa pelo que pude observar agora vc não está usando o driver que indiquei slmodem-2.9.11 pois o que vc usa é o slmodem-2.9.10 que já é mais antigo e problemático para versões maiores do kernel e este que postei o link já tstei até com kernel 2.6.15 em outra distro linux e funcionou perfeitamente

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Ok vou tentar....
« Resposta #4 Online: 13 de MAR?O de 2006, 12:24 »
..... e depois posto aqui o que deu....valeu!
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Olha só o que aconteceu
« Resposta #5 Online: 14 de MAR?O de 2006, 21:36 »
Olá Alarcon....realemente estava faltando um dos pacotes....o linux-headers.....achei que já havia instalado pelo apt-get...mas agora já instalei...
inclusive peguei a versão mais nova de driver que você havia sugerido....só que ainda não consegui instalálo...o erro agorta é esse:

make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/modem'
make[1]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/modem'
make -C drivers KERNEL_DIR=/lib/modules/2.6.12-9-386/build
make[1]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
cc -I/lib/modules/2.6.12-9-386/build/include -o kernel-ver kernel-ver.c
make all KERNEL_VER=2.6.11
make[2]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make modules -C /lib/modules/2.6.12-9-386/build SUBDIRS=/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers
make[3]: Entrando no diretório `/lib/modules/2.6.12-9-386/build'
make[3]: *** Sem regra para processar o alvo `modules'.  Pare.
make[3]: Saindo do diretório `/lib/modules/2.6.12-9-386/build'
make[2]: ** [all] Erro 2
make[2]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make[1]: ** [all] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make: ** [drivers] Erro 2



Garanto que já estou com todos os pacotes instalados...e agora o que faço......to ficado frustado já.....espero ajuda...
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

alarcon

  • Visitante
Re: Olha só o que aconteceu
« Resposta #6 Online: 15 de MAR?O de 2006, 17:02 »
Citação de: "andrehf"
Olá Alarcon....realemente estava faltando um dos pacotes....o linux-headers.....achei que já havia instalado pelo apt-get...mas agora já instalei...
inclusive peguei a versão mais nova de driver que você havia sugerido....só que ainda não consegui instalálo...o erro agorta é esse:

make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/modem'
make[1]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/modem'
make -C drivers KERNEL_DIR=/lib/modules/2.6.12-9-386/build
make[1]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
cc -I/lib/modules/2.6.12-9-386/build/include -o kernel-ver kernel-ver.c
make all KERNEL_VER=2.6.11
make[2]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make modules -C /lib/modules/2.6.12-9-386/build SUBDIRS=/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers
make[3]: Entrando no diretório `/lib/modules/2.6.12-9-386/build'
make[3]: *** Sem regra para processar o alvo `modules'.  Pare.
make[3]: Saindo do diretório `/lib/modules/2.6.12-9-386/build'
make[2]: ** [all] Erro 2
make[2]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make[1]: ** [all] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make: ** [drivers] Erro 2



Garanto que já estou com todos os pacotes instalados...e agora o que faço......to ficado frustado já.....espero ajuda...


Atenção que todas as dicas que falo aqui e no meu tópico são para o Ubuntu 5.10 e portanto se vc tiver outra versão do Ubuntu terá de adaptá-lo para sua versão, pois o kernel pode ser outro Ok.

veja que em /lib/modules/2.6.12-9-386/build este build é um link que aponta para o linux-headers correspondente a mesma versão do kernel que está instalado, ou seja, ele deverá está apontando para /usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386 que é uma pasta muito importante para a compilação de qualquer driver no linux. O driver da Smartlink vai procurar por este link (build) que lhe enviará para o local correto, por isso veja se este link está apontando para o local correto, pois ele poder ser a causa do sem regra para processsar.

Veja também se em /usr/src tem as seguintes pasta linux-headers-2.6.12-9 e linux-headers-2.6.12-9-386

Bom, alternativamente vc pode editar o arquivo Makefile presente na pasta descompactada do driver slmodem-2.9.11-20051101 e editar a seguinte linha:

KERNEL_DIR:=/lib/modules/$(shell uname -r)/build

para

KERNEL_DIR:=/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386


e editar também o Makefile que fica na subpasta drives dentro da pasta descompactada do driver slmodem-2.9.11-20051101 de:

KERNEL_DIR:=/lib/modules/$(shell uname -r)/build

para

KERNEL_DIR:=/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386

alarcon

  • Visitante
Re: Olha só o que aconteceu
« Resposta #7 Online: 15 de MAR?O de 2006, 17:03 »
Citação de: "andrehf"
Olá Alarcon....realemente estava faltando um dos pacotes....o linux-headers.....achei que já havia instalado pelo apt-get...mas agora já instalei...
inclusive peguei a versão mais nova de driver que você havia sugerido....só que ainda não consegui instalálo...o erro agorta é esse:

make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/modem'
make[1]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/modem'
make -C drivers KERNEL_DIR=/lib/modules/2.6.12-9-386/build
make[1]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
cc -I/lib/modules/2.6.12-9-386/build/include -o kernel-ver kernel-ver.c
make all KERNEL_VER=2.6.11
make[2]: Entrando no diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make modules -C /lib/modules/2.6.12-9-386/build SUBDIRS=/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers
make[3]: Entrando no diretório `/lib/modules/2.6.12-9-386/build'
make[3]: *** Sem regra para processar o alvo `modules'.  Pare.
make[3]: Saindo do diretório `/lib/modules/2.6.12-9-386/build'
make[2]: ** [all] Erro 2
make[2]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make[1]: ** [all] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/home/andre/dr/slmodem-2.9.11-20051101/drivers'
make: ** [drivers] Erro 2



Garanto que já estou com todos os pacotes instalados...e agora o que faço......to ficado frustado já.....espero ajuda...


Bom eu  instalei o Ubuntu em outra partição da forma original, pois a minha já estava bastante modificada e fiz os passos que escrevi e deu certo, portanto veja onde vc está errando.

Agora olhe o meu tópico que já editei o texto inicial explicando melhor e adicionando mais alguns comandos veja se lhe dá uma luz :idea:

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Ok vou tentar
« Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2006, 10:19 »
Desculpa a demora nas respostas mas estou atabalhoado com muitos trabalhos da faculdade, viagens e trampo mas vou tentar realizar os procedimentos depois posto novamente aqui o que obti.

Obrigado
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Finalmente
« Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2006, 14:28 »
Olá alarcon....finalmente funcionou o driver do modem.....vc tinha razão, o build não estava apontando para o local correto...agora o ubuntu detecta o modem sem problemas.....

Mas agora o problema é outro.
Estou usando o gnome-ppp para a conexão dial-up. Acontece o seguinte: Mando discar e ele inicia, fica aquela mensagem Discando xxx ......

depois de um tempo aparece uma mensagem escrito...aguardando tela de prompt, aí volta novamente para Discando xxx ..... e para tudo e volta ao gnome-ppp, sem efetuar conexão nenhuma....e agora????
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

alarcon

  • Visitante
Re: Finalmente
« Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2006, 15:05 »
Citação de: andrehf
Olá alarcon....finalmente funcionou o driver do modem.....vc tinha razão, o build não estava apontando para o local correto...agora o ubuntu detecta o modem sem problemas.....

Mas agora o problema é outro.
Estou usando o gnome-ppp para a conexão dial-up. Acontece o seguinte: Mando discar e ele inicia, fica aquela mensagem Discando xxx ......

depois de um tempo aparece uma mensagem escrito...aguardando tela de prompt, aí volta novamente para Discando xxx ..... e para tudo e volta ao gnome-ppp, sem efetuar conexão nenhuma....e agora????

Veja este tópico que falo para uma usuária exatamente sobre a configuração do gnome-ppp e pode lhe ajudar:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4381&start=15
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 22:00 por Perícope »

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Já tinha visto esse tópico.........
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2006, 12:58 »
Fiz uma pesquisa aqui no fórum e já havia feito os passos que estão colocados nesse tópico, mas o problema persiste.
Olha o log do modem e veja o que acha. Olhe onde está em negrito. Por que será que acontece isso???

--> WvDial: Internet dialer version 1.54.0
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L3DT33627800
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT33627800
CONNECT 44000
--> Carrier detected.  Waiting for prompt.
--> Connected, but carrier signal lost!  Retrying...
--> Sending: ATM1L3DT33627800
--> Waiting for carrier.
UQKT2 51.0
Login:
Login:
Login:
Login: ATM1L3DT33627800
Password:
--> Timed out while dialing.  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Sat Apr  1 15:43:30 2006
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

alarcon

  • Visitante
Re: Já tinha visto esse tópico.........
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2006, 13:39 »
Faz o seguinte me mostra o conteúdo do seu ativar-modem que se encontra em /etc/init.d/

O conteudo do comando dmesg | grep slamr

E o conteúdo do arquivo de configuração do gnome-ppp .wvdial.conf que se encontra oculto na sua pasta de usuário, mas atenção para deleltar deste arquivo os seus dados confidenciais.

Por enquanto faça isso: abra o gnome-ppp  e clique em Configuração > aba (ou guia) Opções e desmarque a opção verificar portadora e veja se o seu gnome-ppp funciona desta vez.
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 22:02 por Perícope »

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
OK
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2006, 00:33 »
Ok...farei isso e posto o resultado desses procedimentos aqui....
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)

Offline andrehf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2006, 00:35 »
Finalmente alarcon, após várias tentativas e tentativas finalmente estou acessando a internet pelo meu UBUNTU usandio meu modem smartlink, inclusive essa é a primeira postagem minha no fórum através do meu UBUNTU.
O que fiz foi desmarcar a opção Verificar portadora como você disse. Mas me diga.....o que muda ao desmarcar essa opção? fiquei muito curioso!

aliá começou a funcionar mesmo qdo mudei também essa linha

Dial Command = ATM1L1DT

para

Dial Command = ATM1L3DT

do meu .wvdial.conf, que é como estava inicialmente. Da outra forma estava conectando mas não acessava página alguma. Qual a explicação disso também alarcon???

Para finalizar este tópico, gostaria de dizer que me orgulho muito em iniciar minha participação no mundo UBUNTU. Graças ao fórum pude conseguir fazer tudo funcionar como gostaria, caso contrário talvez teria desistido do uso do sistema. É muito bom saber que posso contar com a ajuda de todos que participam desse fórum. Obrigado, especialmente ao alarcon.......tô aguardando a resposta das minhas perguntas hein???
André H. Freitas
Verdadeiraemnte imoral é ter desistido de si mesmo (Clarice Lispector)