Autor Tópico: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...  (Lida 4021 vezes)

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Online: 12 de Dezembro de 2008, 14:33 »
Buenas pessoal.

Instalei o Intrepid mas nao tem jeito dele entrar... depois da tela de login e senha, entra uma especie de tela de fundo laranja e soh aparece o ponteiro do mouse, mais nada...
Consigo entrar pelo LiveCD (de onde estou postando) apenas no modo grafico seguro. Pergunto se eh possivel acionar, da sessao do LiveCD, o system update do sistema que estah no HD, porque acho que as atualizacoes resolveriam o problema. Serah que pode (interrogacao)

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2008, 17:09 »
Outra coisa que poderia ajudar era entrar em modo grafico seguro ao iniciar, mas tambem nao sei como fazer isso no sistema instalado, a partir do GRUB. Teria um comando pela CLI que faz isso (interrogacao)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2008, 17:56 por volneilo »

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2008, 18:36 »
Pessoal, passei o dia no Google atrás de uma solução e não acho, ou eu sou muito incompetente (em hipótese alguma isso está descartado  :o ) ou minha situação é muito bizarra e ninguém sabe como me ajudar...

Já cogitei reinstalar, mas será que adiantaria?

Pra constar, o hardware é Dell Optiplex GX com vídeo Intel onboard e 1 Gb de RAM. Aqui o 8.04.1 rodava que era uma beleza...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2008, 21:47 »
Porque não fica no 8.04.1?

Outra coisa, porque acha que a atualização poderá resolver seu problema?

Bem, nunca testei, mas acho que seria possível fazendo pelo terminal, e seria mais ou menos assim:

1o. Montar a partição Raiz. Exemplo:

Citação de: O que esta em negrito deve ser ajustado a sua realidade
sudo  mount   /dev/sda1    /mnt

2o. Passar o diretório de montagem (no exemplo o /mnt) para ser sua raiz. Seguindo o exemplo:

Citação de: O que esta em negrito deve ser ajustado a sua realidade
sudo  chroot    /mnt

3o. Fazer o update/upgrade:

Citar
sudo  apt-get    update
sudo  apt-get    upgrade

Acho que pode funcionar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Aipim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:37 »
Você está tendo problemas com o Xorg, com o modo gráfico. Provavelmente o driver de vídeo que está sendo carregado no X11 não é compatível com sua placa de vídeo.

Sofrí muito com isso no Kurumin e estudei um pouco o assunto, talvez eu possa te ajudar... Mas o Ubuntu reconheceu todas as placas de vídeo onde instalei ele.

Posta qual sua configuração de placa mãe e de vídeo.

Offline Zefonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:56 »
Porque não fica no 8.04.1?

Outra coisa, porque acha que a atualização poderá resolver seu problema?

Bem, nunca testei, mas acho que seria possível fazendo pelo terminal, e seria mais ou menos assim:

1o. Montar a partição Raiz. Exemplo:

Citação de: O que esta em negrito deve ser ajustado a sua realidade
sudo  mount   /dev/sda1    /mnt

2o. Passar o diretório de montagem (no exemplo o /mnt) para ser sua raiz. Seguindo o exemplo:

Citação de: O que esta em negrito deve ser ajustado a sua realidade
sudo  chroot    /mnt

3o. Fazer o update/upgrade:

Citar
sudo  apt-get    update
sudo  apt-get    upgrade

Acho que pode funcionar.

Olá pessoal.

Fiz uma caca aqui. Quando testava o novo driver da ati, o 8.12, acabei com meu sistema. O novo driver pedia a atualização de algumas libs que eu não tinha no repositório. Achei essas libs na internet e instalei (atualizei-as) na boa. Continuei o processo de instalação do driver e quando reiniciei para ver se funcionava, o sistema dizia que não reconhecia o monitor nem a placa de video.
Restaurei o driver pela ferramenta do grub, e voltou ao normal. Mas quando tentei instalar o driver proprietário pelo sistema do ubuntu (o 8.3) eu não consegui mais. Daí pensei em remover aquelas libs que atualizei para voltar com as antigas que usava normal, e o modo gráfico não abre mais. Nessa de remover as libs o synaptic removeu um monte de coisa que não deveria e acabou com meu ubuntu  :'(
Tentei novamente restaurar o xserver pelo recovery do grub mas ele diz que o xserver-xorg não está instalado. Quando tento instalar o xserver-xorg dá erro.

Minha esperança era essa dica do Cristiano, mas não consegui recuperar o sistema. Tentei instalar o xserver-xorg pelo livecd, mas dá erro.

O que eu posso fazer para restaurar meu sistema sem ter que formatar o HD? Tava tudo bonitinho, e eu já tinha até uma experienciazinha em instalar o driver da ati (até ontem tava com o 8.9 de boa, que eu tinha instalado), mas dessa vez deu essa caca.

Será que estou fazendo alguma coisa errada? Tem que ter uma maneira de restaurar o sistema sem ter que formatar.
Já pensei até em copiar as pastas do livecd e colar no meu hd (sda1) ::)

Alguém me ensina como posso fazer.

PS.: Pelo menos se não der eu faço um backup de meus arquivos pelo livecd (se o dvdrw funcionar) e começar do zero de novo mas eu gostaria de tentar restaurar a caca.

Abraços.

Edit: a versão que uso é o ubuntu 8.04 hardy heron.


Offline Aipim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2008, 18:32 »
Camarada... Caca é um bom nome...

Minha opinião é a seguinte: se vc não sabe o que foi desinstalado pelo Synaptic naquela "baldeação" de drivers e libs, o mais seguro é reinstalar tudo a partir do CD.

Vc pode formatar a partição ou não. Sem formatar vc vai manter as suas configurações e arquivos, mas eu faria um bkp com o Live CD e formataria a partição; só assim (dentro do meu humilde conhecimento em linux) vc vai ter certeza que seu sistema está redondo e seguro.

Espero ter ajudado.

Até.

Offline Zefonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2008, 20:18 »
Camarada... Caca é um bom nome...

Minha opinião é a seguinte: se vc não sabe o que foi desinstalado pelo Synaptic naquela "baldeação" de drivers e libs, o mais seguro é reinstalar tudo a partir do CD.

Vc pode formatar a partição ou não. Sem formatar vc vai manter as suas configurações e arquivos, mas eu faria um bkp com o Live CD e formataria a partição; só assim (dentro do meu humilde conhecimento em linux) vc vai ter certeza que seu sistema está redondo e seguro.

Espero ter ajudado.

Até.

É amigo, é o jeito. E olha que sempre tive cuidado na hora de desinstalar alguma coisa. Por exemplo, quando instalava algum programa de áudio, e não gostava dele, quando ia desinstalar o synaptic pedia pra desinstalar outras aplicações, arquivos etc. E eu acabava deixando o programa lá, pra evitar pepino. Mas dessa vez meti o dedão para desinstalar as 3 libs, 3 libzinhas, e isso fez um rombo tremendo.

Vou ver o que consigo aqui pelo livecd, em termos de backup; a dica do clcampos acima já é de uma ajuda tremenda. Pena que o up do sistema não deu certo.

VLW Aipim.

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2009, 22:18 »
Caros clcampos e Aipim, em primeiro lugar me perdoem por ter abandonado o tópico. Volto para desculpar-me, agradecer a atenção e contar como foi que resolvi o pepino...

1) Entrando pelo LiveCD no modo seguro abri o xorg.conf do sistema que está instalado e adicionei um parâmetro para entrar em modo VESA.

2) Reiniciei o sistema e... voilá! Consegui passar da tela cor de laranja.

3) Mandei baixar todas as atualizações e, para minha alegria, depois de atualizado o sistema voltou a reconhecer todos os modos gráficos normalmente e eu pude configurar tranquilo.  (clcampos, meu palpite estava certo! Claro que era só palpite mesmo, sem nenhum embasamento técnico, mas que bom que funcionou).

Agora, pra ficar perfeito, só faltava o Compiz funcionar. Pelo jeito não resolveram o problema da placa Intel 845. Cheguei a baixar o 8.04.2 pra reinstalar, como sugeriu o clcampos, mas ainda estou pensando...

Obrigado novamente! Bom ano novo a todos!

Offline Lucianofarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:23 »
Caros clcampos e Aipim, em primeiro lugar me perdoem por ter abandonado o tópico. Volto para desculpar-me, agradecer a atenção e contar como foi que resolvi o pepino...

1) Entrando pelo LiveCD no modo seguro abri o xorg.conf do sistema que está instalado e adicionei um parâmetro para entrar em modo VESA.

2) Reiniciei o sistema e... voilá! Consegui passar da tela cor de laranja.

3) Mandei baixar todas as atualizações e, para minha alegria, depois de atualizado o sistema voltou a reconhecer todos os modos gráficos normalmente e eu pude configurar tranquilo.  (clcampos, meu palpite estava certo! Claro que era só palpite mesmo, sem nenhum embasamento técnico, mas que bom que funcionou).

Agora, pra ficar perfeito, só faltava o Compiz funcionar. Pelo jeito não resolveram o problema da placa Intel 845. Cheguei a baixar o 8.04.2 pra reinstalar, como sugeriu o clcampos, mas ainda estou pensando...

Obrigado novamente! Bom ano novo a todos!

É possível instalar o 8.10 através do modo seguro?

E qual parâmetro você alterou no xorg?

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2009, 21:15 »
Olá, Lucianofarias.

A instalação eu tinha feito normalmente. Depois de instalado é que eu não conseguia acessar, apenas quando usava o LiveCD, este sim, em modo seguro. Foi aí que eu percebi que poderia modificar o xorg do sistema instalado para ficar como o xorg que estava rodando pelo LiveCD, o que eu fiz abrindo o Nautilus como root e desse modo acessando o xorg.conf do sistema instalado. Para isso foi necessário montar antes o drive onde se encontrava o sistema instalado, naturalmente. A partir daí fui na seção "Section     Device" e adicionei o parâmetro "Driver     VESA" . Salvei e reiniciei pelo sistema instalado. Dessa forma consegui que ele iniciasse a parte gráfica. Aí foi só chamar as atualizações e, depois delas, pude apagar a linha que tinha inserido, pois ficou tudo funcionando normalmente.

Espero ter ajudado e não confundido... ::)

Qualquer coisa, será um prazer se puder auxiliar.

Offline Lucianofarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Atualizar sistema instalado no HD usando o LiveCD...
« Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2009, 01:44 »
Olá, Lucianofarias.

A instalação eu tinha feito normalmente. Depois de instalado é que eu não conseguia acessar, apenas quando usava o LiveCD, este sim, em modo seguro. Foi aí que eu percebi que poderia modificar o xorg do sistema instalado para ficar como o xorg que estava rodando pelo LiveCD, o que eu fiz abrindo o Nautilus como root e desse modo acessando o xorg.conf do sistema instalado. Para isso foi necessário montar antes o drive onde se encontrava o sistema instalado, naturalmente. A partir daí fui na seção "Section     Device" e adicionei o parâmetro "Driver     VESA" . Salvei e reiniciei pelo sistema instalado. Dessa forma consegui que ele iniciasse a parte gráfica. Aí foi só chamar as atualizações e, depois delas, pude apagar a linha que tinha inserido, pois ficou tudo funcionando normalmente.

Espero ter ajudado e não confundido... ::)

Qualquer coisa, será um prazer se puder auxiliar.

Obrigado, Volneilo! Mas aí já ultrapassa meus conhecimentos.
Seria tao bom poder conectar meu modem 3g no 8.04 e atualizar online...