Autor Tópico: Ajuda com o mencoder  (Lida 4540 vezes)

Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
Ajuda com o mencoder
« Online: 07 de Dezembro de 2008, 23:39 »
To querendo converter uma serie de videos que tenho aqui em .rvmb para algum formato que eu possa fazer um DVD. Me disseram que o Mencoder é bom, mas ele é linha de comando e tem muita opção. O lerdo aqui não entendeu nada e gostaria de um help. Alguem aí se habilita?

Abraços!
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2008, 00:12 »
O Avidemux usa o memcoder... tente Aplicativos>>Adicionar/Remover...>>no campo de busca procure por "Avidemux (GTK+)">>marque para instalação. O programa não é lá dos mais intuitivos pra quem não manja de edição de vídeo, eu mesmo só sei algumas coisas básicas, mas ainda acho que é bem mais fácil que usar o memcoder direto via linha-de-comando.

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2008, 09:33 »
Olá

Eu uso a linha de comando abaixo num terminal e funciona direitinho.

       mencoder video.rmvb -oac mp3lame -ovc xvid -xvidencopts pass=1 -o video.avi

A conversão é feita de rmvb para avi. Claro que você tem de colocar certinho o local onde
está o arquivo rmvb e para onde vai o arquivo avi.

Abraço

Flavio

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2008, 09:48 »
... converter uma serie de videos que tenho aqui em .rvmb para algum formato que eu possa fazer um DVD...

O DEVEDE é um criador de DVDs que utiliza o Mencoder como motor. Portanto, se você consegue assistir vídeos rmvb no Mplayer, conseguirá convertê-los diretamente para o formato de DVD usando o DEVEDE. Só uso esse programa aqui, e ele ainda é um dos únicos com suporte a vários núcleos, bem rápido.

http://www.rastersoft.com/descargas/devede_3.11-0~rastersoft3_all.deb

Tem um disponível nos repositórios do Ubuntu, mas é mais velho e tem menos recursos. Se você não consegue tocar arquivos rmvb no Mplayer, recomendo que instala o w32codec/w64codec, disponíveis no MEDIBUNTU conforme seu Ubuntu seja 32 ou 64 bits.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2008, 11:13 »
Como sou novo nao sei se essa informação que por ventura omiti no primeiro post vai fazer diferença.
Uso o KUBUNTU.
Te alguma coisa que faça diferença?
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2008, 11:18 »
Como sou novo nao sei se essa informação que por ventura omiti no primeiro post vai fazer diferença.
Uso o KUBUNTU.
Te alguma coisa que faça diferença?

No caso da minha dica, faz diferença sim: ao invés de instalar o Avidemux (GTK+), dê preferência ao Avidemux (Qt). É mais apropriado ao teu ambiente gráfico.

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2008, 12:22 »
A dica do glaubergoncalves vai funcionar, o Avidemux é um ótimo programa. É que se você usar o DEVEDE não vai precisar converter pra um formato pra depois converter de novo e gravar o DVD. O DEVEDE faz tudo, vc insere os RMVBs e sai a iso do DVD pronta pra gravar!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2008, 12:46 »
Mas olha só...
Entrei pelo Adept pra instalar programas e achei os dosi, mas ambos são "insuportáveis", segundo o Adept. Quando desmarquei esta opção eles não apareceram mais. O que isto significa?
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2008, 13:05 »
Que a CANONICAL não os suporta oficialmente. Há diversos programas como este nos repositórios. Suponha que você esteja pagando para ter suporte da Canonical no seu Ubuntu, o "insuportável" (é isso mesmo?) significa que se vc ligar pro suporte da Canonical e pedir ajudar com o Avidemux eles não vão ajudar.

Como eu disse, pegue o devede no link que passei, ele possui mais recursos do que a versão disponível nos repositórios.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2008, 13:12 »
Mas olha só...
Entrei pelo Adept pra instalar programas e achei os dosi, mas ambos são "insuportáveis", segundo o Adept. Quando desmarquei esta opção eles não apareceram mais. O que isto significa?

Dentro do Adept, na opção Exibir, selecione Todos os aplicativos disponíveis. Ou siga a dica do mbelancon e instale os programas manualmente, a instalação de pacotes .deb é muito simples, é só clicar e instalar, bem "a lá Windows".

Offline dacarpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
    • Maria perdeu as asas
Re: Ajuda com o mencoder
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2008, 13:36 »
Po, blz entao!
Pensei que fosse em relação a dependencias de bibliotecas e tal. E deixei de instalar um monte de coisa aqui por causa disso! Mas, pelo que voces falaram o adept (ou qualquer programa desses como o synaptic ou apt-get) sanam essas dependencias automaticamente.

Blz
Vou tentar aqui e volto depois pra responder

Obrigadao!
Ubuntu 10.10 + Windows 7
4GB Ram, Placa ECS A780GM-A com AMD Phenom II (Quad - 6MB de Cache) 2.66GHz, HD 500GB, Video 1GB (64 bits) on Board