Posso instalar 2 linux no pc??

Iniciado por letilins, 05 de Dezembro de 2008, 20:18

tópico anterior - próximo tópico

letilins

Citação de: zum online 06 de Dezembro de 2008, 13:47
Citação de: letilins online 05 de Dezembro de 2008, 20:18
Eu quero comprar um hd novo para instalar o meu computador e gostaria de saber se eu posso instalar 2 linux: ubuntu e Big Linux no novo hd?? ou melhor só ubuntu??
Meu computador tem 1Gb da memória e windows XP.
Obrigada

você pode sim, deixa que te diga como eu tenho os meus hds
como uso SATA eles são sd..

então o hd que coloquei como inicial (para iniciar primeiro) é o sda
e tem várias partições para acomodar varios linux

no sda1 tenho o "ubuntu"
no sda2 tenho o "debian" alias você sabia que este é um otimo linux para se estudar e aprender, (embora os forums dele não sejam nem perto de amigaveis como são estes...)  ;) ejem. bom continuando
no sda3 tenho mais otra distribuição de outro linux vamos chamar de "zenwalk"
e tenho ainda
sda5 com uma partição (extendida) para backups e guardar dados
e finalmente o sda6 onde esta o swap
mas veja que os HDs tem a limitação de não poder ter mais do que 4 partições primárias, assim você não vai poder colocar todos os linux que quiser (se eu estiver enganado por favor me corrijam!)
no meu caso não existe sda4 por estar usando uma partição extendida (ou melhor ela fica escondida para mim, assim não poso usa-la)

no sdb (meu segundo hd) continuo usando o windows, pois para mim é necessário para alguns trabalhos (cada vez menos)
assim so tenho a pártição sdb1 do tipo ntfs onde ele se encontra  :)

espero ter te esclarecido alguns pontos

ps: entenda sda como Sata Disk A (o primeiro) e sdb como Sata Disk B (o segundo)

zum

Nossa, zum... Seu computador é super poderoso... rsrsrs
O HD do meu computador é IDE, não sata.
O hd principal é windows XP então eu posso colocar ubuntu / Big Linux como segundo hd (vou comprar o novo hd)??

Alakazan

ATENÇÃO!
Instalar no Pen ou HD externo tem uma grande desvantagemm: ele só rodará em configurações EXATAMENTE SEMELHANTES às do micro em que foi feita a instalação. Ex: se você tem um Pentium 4 3GHz, ele não rodará bem num AMD 2GHz. Para instalr, é só seguir a instalação normal, mas na hora do particionador, ou já esteja ocom o HD normal desconectado ou selecione COM MUITA ATENÇÃO o pendrive ou o HD externo como disco para a instalação.
------------------------------------------------corte-seu-monitor--aqui---------------------------------
Já um LIVE HD ou um LIVE PEN DRIVE nada mais é que um live cd em outra forma. PARA ISSO, que roda em todos os PCs e é mais rápido que o live CD use um programa chamado UetBooting.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!