Autor Tópico: Xubuntu ou Debian para pc antigo?  (Lida 8728 vezes)

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Online: 28 de Novembro de 2008, 19:09 »
Tenho um Celeron 1,30Ghz com 376ram (8mb compartilhado para video da sis)

No momento estou usando o Ubuntu 8.04 com o Openbox sozinho, nada de gnome... mesmo assim o desempenho dele não é lá grande coisa - até o meu Windows XP fica mais rapido -

Instalei o Xubuntu para testar, deu uma leve melhorada no desempenho, em especial do Firefox, mas não vou muito com a cara do Xubuntu.

Queria saber o que vale a pena para esse computador, se baixo um cd com o Xubuntu e faço uma instalação limpa pra não ter os programas do ubuntu misturados.

Ou se vale mais a pena o Debian, que eu ouvi ser rápido.
yari yari...

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2008, 19:23 »
Debian, eu, particularmente, não gosto do Xubuntu. Vai de Debian!!!
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:05 »
Como é o processo de instalar o Debian? Mt complicado? Tem que editar arquivo na unha pra internet funcionar ou é mais automático como o Ubuntu?

E os programas pra ele? São bem atualizados? Eu entendo que tem toda aquele papo de estabilidade, mas é tranquilo instalar programas e versões mais novas pelos repositorios?




Eu estava aqui pensando, qual pode ser mais rapido pra minha máquina Debian ou Arch?
Já usei o Arch uma vez, mas com o gnome o desempenho não era tão diferente do Ubuntu.
yari yari...

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:09 »
Como é o processo de instalar o Debian? Mt complicado? Tem que editar arquivo na unha pra internet funcionar ou é mais automático como o Ubuntu?

E os programas pra ele? São bem atualizados? Eu entendo que tem toda aquele papo de estabilidade, mas é tranquilo instalar programas e versões mais novas pelos repositorios?




Eu estava aqui pensando, qual pode ser mais rapido pra minha máquina Debian ou Arch?
Já usei o Arch uma vez, mas com o gnome o desempenho não era tão diferente do Ubuntu.

Rodando ArchLinux com um XFCE bem configuradinho é, definitivamente, 'the way to go' ... Falo isso por experiência própria, onde tenho o ArchLinux rodando em um Pentium III 600 MHz com 256 MB de RAM PC100 e disco de 6 GB (um notebook ACER Travelmate) ;)

Danpos.

EDIT: Um screenshot antigo do desktop do meu notebook 'velhinho' rodando ArchLinux com XFCE:

« Última modificação: 28 de Novembro de 2008, 21:27 por danpos »

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:17 »
O Arch ficará difícil dele instalar/utilizar, o Debian tem uma instalação muito fácil e intuitiva, assim como a do Ubuntu. A principio, na instalação, não precisa configurar nada "manualmente".
Logo você pode colocar os repositórios do Debian Lenny (Versão Testing) do Debian, e baixar os aplicativos mais atuais, ou até dar um upgrade para a versão Testing.

Eu uso o Lenny, é bastante estável, e tem os aplicativos atuais como no Ubuntu. Gosto do XFCE, mas se não configura-lo bem "na unha", o rendimento dele não é o esperado, o Debian assim como o Ubuntu por padrão não se dá bem com este ambiente, mas se você aperfeiçoa-lo, aí sim é possível. Eu recomendaria instalar um OpenBox, tem bastantes tutoriais aqui no Fórum e fica legal.

Você pode baixar o Netinstaller do Debian, e instalar somente o sistema básico, logo puxar só o que quiser da internet (para conexões boas).
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:24 »
Se for de Debian Lenny, vão aí algumas dicas:

Guia de configuração do Lenny para Desktop: http://www.guiadohardware.net/dicas/debian-lenny-desktop.html

Instalação do driver Nvidia no Debian Lenny: http://www.guiadohardware.net/dicas/nvidia-debian-lenny.html

[ ]'s
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:28 »
@felipeborges

Ué, mas o próprio colega falou que já instalou o ArchLinux, usando com o gnome ... Esse não é o problema, mas sim o ambiente e alguns programas escolhidos ... ;)

Danpos.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:39 »
É como eu disse ja usei o Arch, foi bem chatinho instalar e configurar tudo, mas consegui. =p

Citar
Gosto do XFCE, mas se não configura-lo bem "na unha", o rendimento dele não é o esperado, o Debian assim como o Ubuntu por padrão não se dá bem com este ambiente, mas se você aperfeiçoa-lo, aí sim é possível. Eu recomendaria instalar um OpenBox, tem bastantes tutoriais aqui no Fórum e fica legal.

O que vc quer dizer com configurar bem o Xfce? Eu pretendo sim instalar o Openbox, mas estava pensando em primeiro instalar o Xfce pra ter os programas usados no desktop. Pq se eu instalo o Openbox puro, como eu vou definir que programa o firefox deve usar ao abrir uma pasta? o.o (um exemplo só)

Citar
Se for de Debian Lenny, vão aí algumas dicas:

Guia de configuração do Lenny para Desktop: http://www.guiadohardware.net/dicas/debian-lenny-desktop.html

Vou dar uma olhada, valeu.
yari yari...

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:45 »
Ok Razien,

Caso resolva instalar o Debian, depois volte aqui e nos conte como foi o resultado, ok?!

[ ]
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2008, 21:45 »
Debian com Gnome talvez rode aí.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2008, 02:29 »
DEBIAN USER!

Instalação gráfica dele foi super tranquila, eu vi que no boot tinha opções de instalação expert, deve ser bem interessante mas achei melhor não brincar com aquilo. De qualquer forma, arrisco dizer que a instalação foi mais fácil do que a do próprio Ubuntu, até mesmo a interface é mais leve e responde melhor do que o ubuntu se não fosse por causa dos downloads seria questões de minutos pra instalar.


É, acho que agora minhas dúvidas vão ter que ser voltadas para o fórum do debian....  tem fórum?? o.o

Instalei ele, mas não esperava que ja viesse instalado com o gnome... acho que foi pq eu pedi o básico para desktop. O gnome é mais rapido do que no Ubuntu, mas não é tão rápido qt pode ser com o xfce ou openbox.


Só uma pergunta - ja que o fórum é sobre o ubuntu, e não devo ficar tirando duvida sobre outra distro - tem como eu instalar o XFCE e apagar o gnome sem problemas aqui?
yari yari...

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2008, 02:48 »
Razien,

Não sei te explicar como você poderia remover o gnome inteiro pra instalar outro ambiente.
No seu lugar, antes de instalar o debian, eu teria feito download da imagem "netinstall", que só instala o sistema básico sem ambiente gráfico algum. Depois disso é que eu instalaria o XFCE ou outro ambiente de meu gosto.

Sim, o Debian tem fórum brasileiro: http://www.forumdebian.com.br/

Mas vai a dica. O fórum do Debian é um pouco diferente do fórum do Ubuntu. Lá, eles gostam de usar o espaço mais para dúvidas mesmo. Tutoriais ficam todos nos wikis, tanto o brasileiro quanto o americano, os quais são excelentes.

Espero ter ajudado.

[ ]

serraemeira
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2008, 12:36 »
Sim sim, eu usei a netinstall,  É que durante a instalação teve uma area onde ele me apresenta a opção de instalar o pacote desktop, e nesse pacote ja veio o gnome. Não sabia disso =\

De qualquer forma, por mais estranho que pareça, o meu xfce parece funcionar melhor que o openbox solo, mt estranho isso o.o

Citar
Mas vai a dica. O fórum do Debian é um pouco diferente do fórum do Ubuntu. Lá, eles gostam de usar o espaço mais para dúvidas mesmo. Tutoriais ficam todos nos wikis, tanto o brasileiro quanto o americano, os quais são excelentes.

Hmmm, parece que vou ter mt pra me adaptar ^^'
Valeu pelo link e pelas dicas galera.

Agora é ver quanto tempo eu fico com o debian...  XD




Ohhh dúvida cruel....
Agora que eu parei mesmo pra usar o Debian, bateu uma vontade de voltar pro Ubuntu x.x

Não tenho permissão pra montar meus Hds, não acho alguns programas e as fontes msttcore, e eu to cansado pra ficar caçando dicas no google de como fazer tudo isso =\

Oh boy oh boy,
« Última modificação: 29 de Novembro de 2008, 13:24 por Razien »
yari yari...

Offline serraemeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • "Libertas Quae Sera Tamen"
    • Ver perfil
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2008, 21:45 »
Se vc observar bem o tutorial que eu te mandei, saberá como instalar essas fontes. Com relação à montagem de HDs, creio q vc quis dizer montagem de partições NTFS, correto? Pra isso, dê uma olhada em: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Como_montar_uma_parti%C3%A7%C3%A3o_NTFS

Debian é assim mesmo, visto que o foco da distribuição n é o desktop. Por isso dá um trabalhinho pra configurar tudo, mas no final.....vale a pena.

[ ]
Usuário do Ubuntu Hardy Heron 8.04

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Xubuntu ou Debian para pc antigo?
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2008, 22:33 »
Linux é muito cruel, cheio de escolhas, e mais escolhas, querem me levar a loucura com tantas opções - boas -... =p

Citar
Com relação à montagem de HDs, creio q vc quis dizer montagem de partições NTFS, correto?

Não, eu tenho sim uma partição NTFS com o Windows, mas ela é minuscula e só existe pq o meu scanner não funciona no linux, dito isso, ela não tem utilidade pra mim dentro do linux. O meu outro HD, que eu uso para videos, musicas, downloads e outras tranqueiras ta formatado em ext3 mesmo.

Citar
Debian é assim mesmo, visto que o foco da distribuição n é o desktop. Por isso dá um trabalhinho pra configurar tudo, mas no final.....vale a pena.

Tenho certeza que vale, mas no final das contas eu voltei pro Ubuntu, o gnome não é tão rapido aqui, mas é mais tranquilo deixar tudo funcionando em poucos passos, especialmente com o excelente tutorial multimidia aqui do forum XD

A nivel de curiosidade, eu mencionei acima que o linux é muito cruel nos dando tantas opções, pq agora estou pensando em instalar outra distro.

http://crunchbanglinux.org com base no Ubuntu e o Openbox como WM padrão, além de ter um look bem profissional, tem o foco em programas mais leves, como o thunar pra gerenciar arquivos por exemplo. Parece ser uma ótima opção.

yari yari...