Autor Tópico: instalando pacotes  (Lida 3399 vezes)

Offline rafadess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
instalando pacotes
« Online: 24 de Novembro de 2008, 16:12 »
Olá pessoal! Estou iniciando no mundo Linux então sei muito pouco sobre o bicho. Eu ja vi o pessoal falando pra instalar coisas novas no linux usando pacotes por exemplo "compizconfig-settings-manager" Desculpa aew para os sem pasciencia a minha estipidez, mas para os longanimes me expliquem o que significa isto... é como se fosse comando? Também já ouvi falar em scripts para naum ter que digitar o mesmo códigos várias vezes, mas outra pergunta valiosa pra mim, mas sem tanto valor pra outros(puxa como sou dramático hehehe): Quando vou usar um script? Outra coisa: A cada 6 meses tem uma atualização do ubuntu, Vou precisar resinstalar o SO pra um novo a cada 6 meses ou só mudar o kernel? Especificamente o que é kernel? Abrigado ai pessoal.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: instalando pacotes
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:24 »
Amigo, paciência tem que se ter, porque todos aqui também um dia começaram a usar o Linux, o Windows... E muitas dúvidas apareceram.

Sobre instalação de programas, recomendo: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

E p/ vc que é um iniciante, temos excelentes apostilas, p/ vc ler:

Curso de Ubuntu Oficial da Canonical, em português
Apostila do Cursos em Softwares Livres Júnior Madrigal atualizada para o 8.04!
Apostila Ubuntu por Ygor Abreu - Ajuda para Melhorar



Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rafadess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: instalando pacotes
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:30 »
Eu to no tampo agora, e nau mconsegui baixar esse curso atravez do rapidshare, em casa eu baixo. Acho que vou migrar pro linux, dai surgindo as duvidas eu posto aki e vou aprendendo... Vou ter que criar coragem pra isso, ms conforme eu li em vários lugares, o linux faz igual o win só que menos divulgado. Vou acreditar nisso. Obrigado o link da apostila :D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: instalando pacotes
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:35 »
....Vou ter que criar coragem pra isso, ms conforme eu li em vários lugares, o linux faz igual o win só que menos divulgado. Vou acreditar nisso.....

Calma c/ essa afirmação, leia e experimente o máximo apenas o liveCD do Ubuntu, que vc pode pegar no site oficial - http://www.ubuntu.com/

Qdo se sentir seguro do que quer, proceda a instalação.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rafadess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: instalando pacotes
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2008, 16:39 »
uma curiosidade minha continua, quando mudar a versão do ubuntu, eu vou precisar desistalar o o atual e instalar o novo, como se fosse mudar e win xp pra vista?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: instalando pacotes
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:08 »
uma curiosidade minha continua, quando mudar a versão do ubuntu, eu vou precisar desistalar o o atual e instalar o novo, como se fosse mudar e win xp pra vista?

Não.
Vc pode atualizar a versão toda, seja pela Internet, ou por um CD chamado Alternate, que vc encontra p/ download também na p/ oficial do Ubuntu.
Mas te falei que mais recomendado é a instalação limpa.

Deixa te falar como como eu procedo:
Tenho 5 partições no Hd do desktop, onde tenho o dual boot WindosXP e Linux Ubuntu

P/ o Ubuntu, tenho a partição raíz de 20GB, a Swap 1GB e a /home de 10GB
Só instalo por cima e formatando a raíz, o /home vc vai aprender nas leituras.
Inclusive nessa última versão, 8.10 usei o script - http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/ - p/ instalar o resto.
Super prático.

Meu amigo, já ñ tenho mais estômago p/ formatar e reinstalar a bomba do Windows, seus drives, e seus programinhas. Aquilo lá já ñ me faz falta a 2 anos.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469