Autor Tópico: Dificuldades após instalação  (Lida 1795 vezes)

Offline rcstere

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Dificuldades após instalação
« Online: 07 de Fevereiro de 2009, 15:58 »
Prezados

Com a ajuda dos colegas desse grupo consegui instalar a versão 8.10 em um notebook, que já possuia o vista instalado. Fiz o particionamento, instalou e rodou normalmente. Agora, estou com algumas dificuldades:

1) Na primeira carga do SO, consegui acessar o volume referente à partição windows. Hoje, ao tentar montar o volume, recebo a informação de que não é possível.

2) O volume criado pelo Linux na instalação, consegue ser montado. Porém, consigo fazer apenas leitura dos arquivos.

3) Tentei configurar o acesso à internet. No meu caso, uso velox. Fiz o seguinte: sudo pppeconf e informei os dados de login e senha. Mas, não consigo conectar.

4) Baixei uns pacotes (extensão tar.gz.tar) de temas e ao tentar instalá-los recebo a informação de o arquivo parece ser inválido.

Peço ajuda aos colegas. Obrigado.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Dificuldades após instalação
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 17:24 »
1) provavelmente hibernou o windows e o linux não consegue aceder por causa disso. O linux só consegue aceder a partições NTFS (sem forçar, obviamente) se estas partições tiverem sido removidas correctamente. E, quando o windows é hibernado, o disco não é "removido".

2) se calhar está a referir-se a secções administrativas, não? para mexer nesse ficheiros precisa de permissões administrativas (utilização do comando sudo ou gksu).

4) tente utilizar pacotes .deb. Para utilizadores novatos é melhor não aventurarem-se com ficheiros de instalações do tipo tar.gz. No entanto, se precisar mesmo de instalar algum pacote através desses ficheiros utilize o programa "alien" para a instalação:
* para instalar o alien:
Citar
sudo apt-get install alien
* e, depois, para instalar o tais pacotes tar-gz faz algo do género:
Citar
sudo alien --scripts ficheiro.tar.gz
Citar
sudo dpkg -i ficheiros resultantes.deb

Quanto a instalação de temas, se fez download de temas para o gnome, normalmente basta arrastar o ficheiro para o programa "Referencias de aparência" em Sistema->Preferências->Aparência.

Para fazer download de temas, é aconselhável utilizar um site fidedigno, por isso utilize este que tem sempre nos comentários informação adequada para os utilizadores:
http://gnome-look.org/