Autor Tópico: Teste com Remastersys  (Lida 3131 vezes)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Teste com Remastersys
« Online: 17 de Novembro de 2008, 03:26 »
Vou deixar um pequeno depoimento, que espero que ajude os novatos.

Segui como indica o link

http://hamacker.wordpress.com/criando-seu-livecddvd-com-o-remastersys/

No começo quando comecei a usar o ubuntu, com minhas noobices, instalei alguma vezes, por erros, falta de conhecimento, e agora creio que " Meus problemas acabaram "  :D

Pensei bem antes de testar, e o que realmente queria no produto final.

O remastersys em si, é muito facil de lidar, realmente me supreendi, achei que ia bater cabeça, mas não foi o caso, tudo correu bem.

Primeiro, com a instalação que eu tinha, testei ele, e instalei o livedvd que criei em uma maquina virtual, já vi que o resultado saiu melhor que eu imaginava.

Então parti para uma instalação limpa " De novo ", não tinha nem uma semana que já tinha instalado  ;D

Fiz todo o processo multimidia que tem aqui no forum, instalei os programas que eu queria, ai sim  parti para o live dvd.

Mas fiz um projeto, então o esforço valeu a pena, pensei em 3 etapas

1 º live dvd, só instalação, atualizado e programas. Modo backup sem home.  Ok
2 º live dvd, Já com as modificações do link fontes, temas, tela de login nova. backup sem home. Ok
3 º live dvd, com tudo a cima, e mais compiz ativo. Modo backup completo com home. Quase Ok.

O 1º e 2º testei em maquina virtual, o único contra foi, na hora do boot, a tela onde passa a barra, quando está carregando, ficava toda distorcida, mas quando iniciava, tava tudo la como eu tinha deixado.

Já a opção 3ª, essa sim gravei em um dvd-rw, e a tela de boot normal, sem nenhuma distorção, então acho que só usando a iso, na maquina virtual dá esse contra tempo.

Iniciando ele vem alguns erros, tipo compiz e outros, por isso coloquei " Quase Ok " mas nada que interfira, então creio que a melhor forma de fazer, caso queira fazer um live dvd com o compiz, é instalar tudo, por ultimo o compiz.

Instalar o compiz, mas não ativar ele, e criar um live dvd.

Já com a home no backup, até a conta carrega, sua senha é salva tudo mesmo.

Uma instalação que eu fiz na maquina virtual levou 30 minutos, mas a diferença, quando terminou estava tudo lá, sem precisar fazer mais nada.

Mas o backup da home, creio que não seja preciso fazer, apenas antes de formatar, salvar as pastas ocultas da home, tipo a do amsn, gconfig, config, é um exemplo, ou até todas, assim depois que instalar, antes de abrir algum programa, tipo o firefox, é só puxar a pasta .mozilla, e colar na home, sobrescrevendo a que existe, quando abrir o firefox, vai estar todas extensões, temas e tudo que fez nele.

Mas por pouco, quase tive que usar o live dvd, fui tentar usar o partimage, pra fazer parecido com o windows, e deu rolo, as barras sumiram, e vi que a pasta .gnome tinha sumido, mas como tinha o tal do backup das pastas ocultas, só acrescentei e reiniciei, ufá.

Com esse depoimento, espero que muitos se beneficiem, para não desanimar, com problemas que as vezes, como principiantes achem impossível, ou ficar chingando o linux por ter que reinstalar por algum problema, porque se ter que reinstalar, o processo é bem menos dolorido  ;)


Abraço


Edit:


Deixar umas fotos, de como fica a modificação.

Grub

Boot

Splash

Final

T+
« Última modificação: 17 de Novembro de 2008, 18:25 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511