Autor Tópico: Jack control  (Lida 4221 vezes)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Jack control
« Online: 09 de Novembro de 2008, 12:57 »
Ola todos.
Não consigo configurar o Jack control para ligar vários aplicativos.
Uso o Ubuntu studio, mas tá difícil, este Jack parece estar cheio de bugs.
Tenho a placa de som Intel Hda, que é bem ruimzinha.
A interface do Jack control é complicada.
Alguém sabe como conectar por exemplo:
Rosegarden + Qsynth + ZynAddSubFX
De modo que um arquivo midi importando no Rosegarden toque os soundfonts do qsynth e os instrumentos do sintetizador ZynAddSubFX.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2008, 20:57 »
Se vc está falando do 8.10 esqueça edição nele por enquanto... Veja só...

http://ubuntustudio.org/8-10_release_note
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2008, 21:59 »
Ola.
Eu já tinha reparado que o kernel do Ubuntu Estudio 8.10 ainda não esta pronto.
Mas até agora, não escutei nenhum kernel de distribuição do linux dita otimizada funcionar direito.
A latência é horrível.
É um problema muito sério no linux.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2008, 23:12 »
Citar
Mas até agora, não escutei nenhum kernel de distribuição do linux dita otimizada funcionar direito.
A latência é horrível.
É um problema muito sério no linux.

Quantas distribuições voltadas especificamente a edição de áudio vc testou
???

Pq grande parte das distros linux não tem esse público alvo e aí claro como são voltadas ao desktop ou a servidor terão latência alta...

Só instalar kernel rt não ajuda muito...

Dá uma olhada nessas distribuições e veja se alguma te agrada...

http://distrowatch.com/64studio

http://distrowatch.com/dynebolic

http://distrowatch.com/jacklab

http://distrowatch.com/movix

http://distrowatch.com/musix

http://distrowatch.com/videolinux
« Última modificação: 10 de Novembro de 2008, 00:42 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2008, 08:31 »
Oi.
Eu já testei as seguintes:
- Jack lab;
- Musix;
- Dynebolic;
- Purebolic;
- Ubuntu Studio;

A Mais rápida é a Purebolic, mas mesmo assim...
Um dos problemas é a minha placa de som onboard que no Linux não tem um desempenho satisfatório.
Todas tem alta latência.
A Musix não é compatível com o meu hardware, só consegui rodar usando o virtualbox, dentro do Ubuntu, mas a latência não ajuda.
Jack Lab é a mais bonita, base suse, mas também tem uma latência horrível.
Somente vai rodar bem com uma supermáquina.
Vou tentar experimentar outras, mas acredito que não vai funcionar direito.
Mas este argumento que uma distro tem que ser voltada para audio ou video não me convence.
Até  o sistema ser voltado para a especialização, mas neste caso teria que ser muito superior.
E na verdade estes kernel rt não fazem muita diferença com relação ao kernel original.
O sistema operacional não importa a distro tem que dar conta do recado pelo menos no mínimo.
É um absurdo um pequeno arquivo de soundfonts patinar no linux, algo tá errado no sistema.
Digamos um arquivo de som razoável de um instrumento pode ter mais de 50 megabytes e tem que rodar.
Agora imagina um soundfont com 128 instrumentos , que tamanho deveria ter?
Um arquivo de soundfonts de baixa qualidade com 12 megabytes ou de menor tamanho consegue patinar no linux, o que não ocorria no ruinwindows desde os tempos dos 386 e 486.
Assim não justifica que qualquer distro tenha uma latência alta por ser destinada a usuários de desktop, muito pelo contrário.
E se você colacar alguns efeitos com reverbs , delay etc., então não toca nenhum instrumento direito.
O ZynAdsubFX é um excelente sintetizador do Linux, um dos melhores sintetizadores que já escutei, nem no windows tem um com esta qualidade pelo tamanho que tem, possui um som muito bom, mas quando você conecta a um outro software do linux, como o Rosegarden ou o Muse usando o Jack control não funciona direito.
A diferença de desempenho entre o Ubuntu Estudio e o Ubuntu normal quase não existe.
O maior problema é o Kernel mesmo, ou a utilização do gerenciamento de memória para o audio que não esta bem de uma forma geral no linux.
Tenho a impressão de que som bom no linux só com uma supermáquina, e mesmo assim se corre o risco e não funcionar direito.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2008, 12:30 »
Citar
A Mais rápida é a Purebolic, mas mesmo assim...
Um dos problemas é a minha placa de som onboard que no Linux não tem um desempenho satisfatório.
Todas tem alta latência.
A Musix não é compatível com o meu hardware, só consegui rodar usando o virtualbox, dentro do Ubuntu, mas a latência não ajuda.
Jack Lab é a mais bonita, base suse, mas também tem uma latência horrível.
Somente vai rodar bem com uma supermáquina.
Vou tentar experimentar outras, mas acredito que não vai funcionar direito.
Mas este argumento que uma distro tem que ser voltada para audio ou video não me convence.
Até  o sistema ser voltado para a especialização, mas neste caso teria que ser muito superior.
E na verdade estes kernel rt não fazem muita diferença com relação ao kernel original.

Para trabalhar com áudio amigo tem que ter uma boa placa offboard... (onboard é difícil de ver funcionando direito o windows faz isso bem melhor!!)

Vamos falar um pouco do kernel padrão do ubuntu e um kernel com patch rt e configurado assim. O kernel Rt http://flavioschiavoni.blogspot.com/2008/08/o-que-kernel-rt.html está configurado com 1000 hz no timer e preempção completa  ((X) Complete Preemption (Real-Time)) enquanto o do ubuntu normal está com 250 hz e ((X) Voluntary Kernel Preemption (Desktop)) Preempção voluntária faz o jack não funcionar direito além de dar uma latência altíssima.

Citar
O sistema operacional não importa a distro tem que dar conta do recado pelo menos no mínimo. A diferença de desempenho entre o Ubuntu Estudio e o Ubuntu normal quase não existe.
O maior problema é o Kernel mesmo, ou a utilização do gerenciamento de memória para o audio que não esta bem de uma forma geral no linux.

Vc pode também colocar uma prioridade maior no jack (ter um kernel rt não significa que vc está rodando tudo em tempo real... vc tem que configurar o que vc quer que rode!!) e diminuir a prioridade dos outros processos com o nice (acho que se vc colocar um nice -15 e um com "no hz" no jack já deve ajudar pra caramba e dependendo da configuração do kernel dá até para diminuir a latência em tempo real do sheduler através do sysctl.conf

Concordo com a questão do hardware, mas depois de mexer tanto no kernel e conhecer tanta gente que trabalha com áudio com ele... sei lá... acho que não é impossível!!
« Última modificação: 10 de Novembro de 2008, 12:33 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2008, 13:57 »
Ola.
Vou fazer experiências hoje a noite.
Com relação ao Jack e Kernel encontrei várias questões aqui:

http://lists.linuxaudio.org/pipermail/linux-audio-tuning/

Nota-se que o problema envolve muitas distribuições e muitos usuários.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:21 »
Se tiver alguma dúvida relativa a kernel ou a processos em geral em distros baseadas no debian (que eu tenho um pouco de intimidade) é só postar...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2008, 14:50 »
Bem acredito que em breve vai sair o novo kernel para o Ubuntu Studio.
Pelo que entendi o dito "kernel otimizado" das distros já deve ser o suficiente.
Ou tem como apertar mais ainda e obter melhor resultado?
Mas pode dar problema em outros softwares.
Sou novo no Linux e me adptei bem no Ubuntu, só lamento que o som não esteja do meu agrado, quando digo som é na questão de produzir audio com qualidade.
Mas por falar em placa de som, qual é a sua placa.
Estou pensando seriamente em adquirir uma que seja 100% compatível com o Linux, e pensei na M-audio externa.
Qual a sua opinião?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2008, 15:03 »
Citar
Pelo que entendi o dito "kernel otimizado" das distros já deve ser o suficiente.
Ou tem como apertar mais ainda e obter melhor resultado?

O kernel padrão RT já dá para bastante coisa, mas sempre dá para fazer ele render um pouco mais...

Citar
Sou novo no Linux e me adptei bem no Ubuntu, só lamento que o som não esteja do meu agrado, quando digo som é na questão de produzir audio com qualidade.
Mas por falar em placa de som, qual é a sua placa.

A minha é onboard é normal (nem boa nem ruim) para edição, estou a procura de uma offboard também, vou conversar com amigos para obter mais informações...

00:05.0 Audio device: nVidia Corporation MCP61 High Definition Audio (rev a2)

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2008, 15:08 »
Veja que esta placa é boa, e acima de tudo tem um design muito bom:

http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html


Parece que é compatível com o linux.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Jack control
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2008, 22:09 »
"com o nice (acho que se vc colocar um nice -15 e um com "no hz" no jack já deve ajudar pra caramba e dependendo da configuração do kernel dá até para diminuir a latência em tempo real do sheduler através do sysctl.conf"

O nice eu consegui mudar e coloquei -19 com base num tutorial, mas o arquivo a editar é outro, na pasta a saber:
/etc/security/limits.conf , onde inclui:
@audio   -  rtprio     99
@audio   -  memlock    unlimited
@audio   -  nice      -19
A sua dica me ajudou a melhorar, procurei um tutorial que trata-se do nice.
Agora você citou outro arquivo o sysctl.conf, onde fica como editar? que linhas mudar ou incluir?
E não entendi o que você escreveu com "no hz" no jack?
Consegui fazer tocar seis instrumentos do sintetizador no rosegarden.