Autor Tópico: Como eu faço para diminuir o tamanho de um MP3? [Resolvido]  (Lida 6592 vezes)

Offline Vittzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Como eu faço para diminuir o tamanho de um MP3? [Resolvido]
« Online: 11 de Novembro de 2008, 21:04 »
Olá a todos, eu tenho uma dúvida:

Como eu faço para reduzir a taxa de bits de um MP3 para que ele ocupe menos espaço?
Antigamente eu usava o WinFF (uma GUI para o FFMpeg), mas desde que eu tive de reinstalá-lo, ele não funciona mais para MP3. (Estranhamente continua funcionando para o resto)

Existe alguma outra alternativa para o caso? De preferência algo gráfico... (não tenho medo do prompt, é que o FFMpeg e o MEncoder são muito extensos pra se trabalhar no prompt...)
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 18:45 por Vittzo »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como eu faço para diminuir o tamanho de um MP3 (dar downsample, por exemplo)?
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2008, 21:11 »
Para edição de audio recomendo o Audacity, simples e eficaz!

Offline Vittzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como eu faço para diminuir o tamanho de um MP3 (dar downsample, por exemplo)?
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2008, 21:16 »
Bem, o problema é que eu preciso converter vários MP3... e não só um ou dois. Tem alguma ferramenta que me facilitaria nisso?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como eu faço para diminuir o tamanho de um MP3 (dar downsample, por exemplo)?
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2008, 21:26 »
Daí complica.. para várias músicas por exemplo eu uso linha de comando mesmo. Algo como isso

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Como eu faço para diminuir o tamanho de um MP3 (dar downsample, por exemplo)?
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2008, 23:32 »
não sei se é isso que vc quer?

mais uso este script para reduzir o tamanho das mp3 para poder encher o mp4, pois cabe o dobro reduzindo...

script:

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
# Converte varios MP3 numa pasta para 64k.

for a in *; do lame -b 64 "$a" "64k-$a" ; done

no script acima uso para baixar as mp3 para 64k, ficando elas em 1 mega e meio  + -, pode pode tentar outros valores....

obs:   cole  o conteúdo e salve com qualquer nome , depois aonde salvou , entre no terminal e digite:

chmod +x nomearquivo

depois entre na pasta das mp3 que quiser e execute:

./nomedoarquivo

todas as mp3 desta pasta serão convertidas p/ 64k ( ele conserva a original, apenas cria outro arquivo convertido e com o nome acrescentado 64k)


Offline Vittzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como eu faço para diminuir o tamanho de um MP3? [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2008, 18:50 »
lueneberg, obrigado pela dica; ela funcionou sim ;D. Mas, eu resolvi clicar no link que o Felix havia deixado, e isso me levou a alguns outros e encontrei um aplicativo próprio do GNOME (desculpa, KDE!) que se chama sound converter, e é só isso mesmo: ele converte um monte de formatos e um monte de músicas ao mesmo tempo pra MP3, OGG, FLAC, WAV, ou AAC (os dois primeiros dá pra escolher a bitrate, de 64 até 256, com modos constant, approximatelly e variable bitrate).

Enfim, obrigado a todos pela ajuda, mas vai aí a dica para quem quiser ou quem tiver o mesmo problema que eu. ;D