Autor Tópico: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10  (Lida 6135 vezes)

Offline cutmaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Online: 08 de Novembro de 2008, 17:07 »
Olá pessoal ,

É o seguinte ,para mim postar ,é pq estou apanhando mesmo,bom alguém já instalou o modem sm56 da motorola no ubuntu ,mais sem projeto messias ou artificios secundários e sim compilando mesmo na raça ,pois essa eu não eutou conseguindo nem a pau.

Se alguem sabe realmente o que devo fazer ,agradeço a ajuda.

Cutmaster

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2008, 17:31 »
No ubuntu 8.10 não instalei ainda... mas instalei ele na raça no debian lenny kde (de onde estou postando nesse momento), no Kubuntu 7.10, Sidux, kurumin 7, etc (baseadas no debian) e inclusive no kernel 2.6.27 do Intrepid

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg252456.html#msg252456

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ (aqui vc acha o ungrab)

http://rapidshare.com/files/159372556/slmodem-2.9.11-mod.tar.bz2
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2008, 02:20 »
 Mas o que acontece afinal? Não dá para usar o processo normal de instalação do driver, compilando o slmodem e o ungrab-winmodem? Ou ainda falta esses drivers para o kernel do intrepid?


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2008, 02:23 »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2008, 08:35 »
Olá pessoal ,

É o seguinte ,para mim postar ,é pq estou apanhando mesmo,bom alguém já instalou o modem sm56 da motorola no ubuntu ,mais sem projeto messias ou artificios secundários e sim compilando mesmo na raça ,pois essa eu não eutou conseguindo nem a pau.

Se alguem sabe realmente o que devo fazer ,agradeço a ajuda.

Cutmaster

Olá , atualizei para 8.10 e o meu modem motorola sm56 data fax continuou a funcionar normalmente, ( porque meu kernel não atualizou continuou o mesmo do hard )eu entendo que queira instalá-lo na raça

mas primeiro porque não tenta pelo projeto messias e depois busca o aprendizado de como compilar os drivers necessários é só uma sugestão.!!

meu tim web  foi detectado na primeira conexão pelo 8.10. !!!, descobri que meu kernel não atualizou porque o grub tava com problema, após instalar o kurumin ng o grub passou a mostrar o novo kernel do intrepid, baixei o novo pacote do alarcon, mas não fubncionou, o gnome-ppp não acha o modem, estou procurando solução se achar coloco aqui.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2008, 20:48 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline cutmaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2008, 16:58 »
Bom pessoal ;

O drive eu baixei pelo linmodens,na pasta do respectivo drivers,dentro desta pasta estão dois drivers em .rpm.Instalei o alien via apt-get e os converti para .deb.

No inicio este drive deu a impresão de ter instalado ,o mesmo foi detectado pelo gnome ppp ,mais não discava,depois passou a não ser mais detectado pelo sistema.

Outra coisa que me chamou atenção foi o fato de que o modem marca como chipset da Intel 537EP,mais tanto no windows com no Ubuntu reconheceraum como um SM56 motorola ,isto é a budega mais xing ling que já vi.

Mesmo instalando os drivers de Intel 537EP no linmodens tambem não funcionou ,sim eu sei compilar um Kernel e tambem como compilar o sistema ,e esse projeto messias eu não gosto pois o mesmo gera um fake com kernel 2.4 e isso não e legal.

Se alguem conseguiu na raça mesmo ,como o fizeraum pois ,eu já fiz de tudo.

cutmaster

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2008, 17:05 »
Citar
O drive eu baixei pelo linmodens,na pasta do respectivo drivers,dentro desta pasta estão dois drivers em .rpm.Instalei o alien via apt-get e os converti para .deb.

Rpm... MEU DEUS!!!

Eu baixei o fonte instalei no Kubuntu 7.10, Sidux, kurumin 7, Debian Lenny (o da imagem que comprova que estou conectado pelo ig agora com kernel 2.6.27.5 - mais recente que o do Intrepid)



Citar
Se alguem conseguiu na raça mesmo ,como o fizeraum pois ,eu já fiz de tudo.

Eu faço assim

http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalar-cd/921400/#post4071960
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2008, 02:00 »
Bom pessoal ;

O drive eu baixei pelo linmodens,na pasta do respectivo drivers,dentro desta pasta estão dois drivers em .rpm.Instalei o alien via apt-get e os converti para .deb.

No inicio este drive deu a impresão de ter instalado ,o mesmo foi detectado pelo gnome ppp ,mais não discava,depois passou a não ser mais detectado pelo sistema.

Outra coisa que me chamou atenção foi o fato de que o modem marca como chipset da Intel 537EP,mais tanto no windows com no Ubuntu reconheceraum como um SM56 motorola ,isto é a budega mais xing ling que já vi.

Mesmo instalando os drivers de Intel 537EP no linmodens tambem não funcionou ,sim eu sei compilar um Kernel e tambem como compilar o sistema ,e esse projeto messias eu não gosto pois o mesmo gera um fake com kernel 2.4 e isso não e legal.

Se alguem conseguiu na raça mesmo ,como o fizeraum pois ,eu já fiz de tudo.

cutmaster

Solicito uma explicação sua , sou novo no linux , quando disse pra vc tentar instalar seu modem pelo projeto messias,

é porque achei a forma mais fácil até porque ainda estou aprendendo como se compila no linux, vc diz que o pojeto messias

gera um fake com kernel 2.4 ( o que seria esse fake sou leigo no assunto ) , mas no manual do pacote que baixei do projeto

messias o membro Alarcon um dos responsáveis pelo projeto diz que toda vez que atualizar o kernel devemos recompilar o pacote do projeto, minha dúvida

se recompilarmos o pacote o fake gerado estará no novo kernel do sistema, seria isso ou estou errado peço sua explicação !!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2008, 18:15 »
Para aqueles que não entendem o meu pacote, eu quero deixar bem claro que ele não tem nada de especial e que atuo apenas como um "facilitador das coisas".

É que vejo por aqui alguns falando de: "tive que compilar na raça" e etc e queria explicar que o meu pacote faz exatamente isso, ou seja, compila o driver Smartlink.

Explicarei melhor e para isso vou pedir licença ao nobre Hqxriven e citar aqui o que ele escreveu em outro tópico:

Citar
O meu processo é mais trabalhoso que o pacote do alarcon...

1 - Abra um terminal e digite sudo apt-get install build-essential sl-modem-daemon

2 - Compilo o driver slmodem com make e depois sudo make install

3 - Compilo o driver ungrab com sudo make e sudo make install

4 - Dou um boot e depois é só configurar a conta e discar

Fiz esse processo até no debian lenny (com pequenas modificações) e estou nele nesse momento com esse modem instalado!!

Quem tiver a curiosidade, e entender um pouquinho de shell script, pode observar o meu script de instalação presente nos pacotes que faço que os passos são exatamente estes descritos pelo colega de fórum já citado e como um bônus ainda configura o gome-ppp pelas respostas fornecidas ao instalador, portanto quero deixar claro aqui que não faço nada de extraordinário e nem de diferente do que seria feito de forma manual, apenas facilitei as coisas para os iniciantes fazendo com que tudo fique de uma forma automática não precisando nem de internet para resolver o caso.

Veja que a dica do amigo (passo 1 - Abra um terminal e digite sudo apt-get install build-essential sl-modem-daemon) , para quem não dispõe de internet ainda (que é o caso), já traria dificuldades para os iniciantes em resolver, por isso e outras coisas a mais eu fiz este pacote facilitador com tudo que é necessário para uma instalação sem internet configurada no Ubuntu e suas várias versões, mas os créditos quanto ao sucesso de conectar na internet devem ser todos dados para os desenvolvedores do driver Smartlink (http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/) ok.

alarcon

  • Visitante
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2008, 18:26 »
Bom pessoal ;

O drive eu baixei pelo linmodens,na pasta do respectivo drivers,dentro desta pasta estão dois drivers em .rpm.Instalei o alien via apt-get e os converti para .deb.

No inicio este drive deu a impresão de ter instalado ,o mesmo foi detectado pelo gnome ppp ,mais não discava,depois passou a não ser mais detectado pelo sistema.

Outra coisa que me chamou atenção foi o fato de que o modem marca como chipset da Intel 537EP,mais tanto no windows com no Ubuntu reconheceraum como um SM56 motorola ,isto é a budega mais xing ling que já vi.

Mesmo instalando os drivers de Intel 537EP no linmodens tambem não funcionou ,sim eu sei compilar um Kernel e tambem como compilar o sistema ,e esse projeto messias eu não gosto pois o mesmo gera um fake com kernel 2.4 e isso não e legal.

Se alguem conseguiu na raça mesmo ,como o fizeraum pois ,eu já fiz de tudo.

cutmaster

Solicito uma explicação sua , sou novo no linux , quando disse pra vc tentar instalar seu modem pelo projeto messias,

é porque achei a forma mais fácil até porque ainda estou aprendendo como se compila no linux, vc diz que o pojeto messias

gera um fake com kernel 2.4 ( o que seria esse fake sou leigo no assunto ) , mas no manual do pacote que baixei do projeto

messias o membro Alarcon um dos responsáveis pelo projeto diz que toda vez que atualizar o kernel devemos recompilar o pacote do projeto, minha dúvida

se recompilarmos o pacote o fake gerado estará no novo kernel do sistema, seria isso ou estou errado peço sua explicação !!!


Cada versão do Ubuntu eu tento fazer um pacote em específico para ele, portanto a cada versão do Ubuntu que você ou qualquer outro usuário usar e que use modem para conexão discada via driver Smartlink é recomendável visitar esta página aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg22913.html#msg22913

no primeiro texto deste tópico tem um link para os pacotes que fiz para todas as versões do Ubuntu que tem pacote feitos por mim ok.

Quanto a executar o script de isntalação outra vez a cada mudança de kernel, eu falo isso em relação a versão atual do Ubuntu que vc usa com o modem funcionando, ou seja, se seu Ubuntu usar kernel da versão 2.6.24.x, toda vez que ele mudar o kernela para 2.6.24.y e etc você terá de compilar outra vez.

Agora se mudar de kernel 2.6.24.x para 2.6.27.x aí terá de ver se o driver Smartlink suporta isso e se mudar de versão do Ubuntu, por exemplo, do Ubuntu 8.04 Hardy Heron para o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex aí não pode usar o mesmo pacote que fiz de um para o outro por que nos meus pacotes estão presentes outros pacotes .deb feitos para aquela versão em específico do Ubuntu.

Como diz aquela grande música (kkkkk), cada um no seu quadrado.


Quem pode dar uma aula melhor sobre kernel e suas versões é o colega Hqxriven

Offline cpdbest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2008, 20:32 »
NO KURUMIN NG ALGUÉM JÁ TENTOU INSTALAR O SM56?

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2008, 12:33 »
NO KURUMIN NG ALGUÉM JÁ TENTOU INSTALAR O SM56?

Eu instalei o mesmo pacote do hard, só muda a opção para Kde que funfa legal, lembrando o que o ALarcon

falou sobre a versão do Kernel que vc está usando.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline ronny2901

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como instalo SM56 no ubuntu 8.10
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2009, 09:16 »
Fala galera,

Sou mais um novo usuário do Ubuntu, o qual estou achando excelente.
Acontece que minha namorada viu e pediu pra instalar no pc dela.
Estaria tudo bem, porém ela usa internet discada.
Usei o gnome ppp mas ele nao acha, reconhece o modem ou coisa do tipo. No consola eu digitei "lspci" (acho que é isso) e apareceu o famoso SM56.
Ela usa o ig.
A minha pergunta é se alguém ja descobriu como instalar o modem e fazer a conexão? E se puder colocar um passo a passo seria muito legal pq como sou novo no linux, tudo pra mim parece ser muito complexo.

valeu