Autor Tópico: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!  (Lida 33512 vezes)

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Online: 04 de Novembro de 2008, 12:43 »
A série de placas atheros 5xxx agora é suportada pelo módulo ath5k, já incluido no kernel 2.6.27, porém, desabilitado por padrão no ubuntu.
A solução para esse problema no ubuntu 8.10 é muito simples e consiste de apenas dois passos:

1. Via synaptic ou apt-get, instale o pacote "linux-backports-modules-intrepid-generic".
2. no terminal, execute "modprobe ath5k.

Eu possuo uma atheros ar5007eg, e aqui bastou isso para fazê-la funcionar. Para que o módulo seja carregado automaticamente a cada inicialização, faça:

"sudo gedit /etc/modules", e inclua na lista de módulos a paravra "ath5k".

E é isso!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2008, 14:37 »
Boa dica!!!

Funcionou aki :p
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline eks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
    • Portfolio
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2008, 19:51 »
Soh varias dicas adicionais, pra ficar tudo junto num mesmo post. Isso aqui tudo:
2. no terminal, execute "modprobe ath5k.

Eu possuo uma atheros ar5007eg, e aqui bastou isso para fazê-la funcionar. Para que o módulo seja carregado automaticamente a cada inicialização, faça:

"sudo gedit /etc/modules", e inclua na lista de módulos a paravra "ath5k".

Pode ser substituido indo em Sistema/Administracao/Hardware Drivers e habilitando o driver 5xxx da Atheros. Reboot e deu.

SE ainda nao estiver funcionando, tem outras coisas que da pra tentar.

Uma é garantir que só o ath5k esteja sendo carregando, fazendo alt+f2 e:
Código: [Selecionar]
gksudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist
E adicionando no final do arquivo as linhas:
Código: [Selecionar]
blacklist ath_hal
blacklist ath_pci

E rebootar. SE mesmo assim ainda nao funcionou, tem mais uma coisa que pode estar dando errado, principalmente se voce tentou instalar o madwifi manualmente e/ou esta vindo de um upgrade do Hardy. Algum dessas passos antigos pode ter proibido o ath5k, que eh o driver interno do kernel do Intrepid. Voce precisa verificar que ele nao esta sendo "blacklistado" em nenhum arquivo dentro do diretorio /etc/modprobe.d/. Para fazer isto, o mais pratico eh abrir um Nautilus com permissoes de root. Mas cuidado, com isso voce pode editar QUALQUER arquivo do sistema, por isso proceda com cautela:
Código: [Selecionar]
gksudo nautilus
E navegue ateh o diretorio
Código: [Selecionar]
/etc/modprobe.d/
E procure em todos os arquivos por uma linha que contenha:
Código: [Selecionar]
blacklist ath5k
E adicione um # no inicio dela, para que o sistema pense que seja um comentario. Nao existem muitos arquivos ali, nao deve ser muito dificil.

Se nenhuma desses outros passos funcionou, bem, ai tente perguntar aqui no forum. :)
« Última modificação: 13 de Novembro de 2008, 19:46 por eks »

Offline Victor Aldecoa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Kubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2008, 21:44 »
O que estava escrito no primeiro post não funcionou para mim, talvez pq eu tenha feito update pelo 8.04.

Em breve tentarei o que o eks disse.

Obrigado pela ajuda!

Victor Aldecôa.

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2008, 23:33 »
eu também fiz update.
Acontece que se vc tinha algum outro driver instalado é preciso descarrega-lo/apaga-lo, pra evitar conflitos. No meu caso eu usava o ndiswrapper, e então eu desinstalei ele antes de começar a fazer tudo!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline eks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
    • Portfolio
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2008, 09:49 »
É, eu usava o driver compilado da madwifi.org, fiz o upgrade e o wifi parou de funcionar. Sabendo que tinha o driver interno do kernel, nao queria usar um compilado denovo porque sempre que atualizava o kernel tinha que reinstalar-lo, e o laptop é mais usado pela minha esposa que não entende tanto de Linux. O driver interno, supostamente, nao deve quebrar a cada upgrade.

De qualquer forma, pra tirar os residuos do driver antigo bastou fazer o blacklisting do ath_hal e ath_pci. O grande problema é que o driver instalado manualmente faz o blacklisting do driver interno, o ath5k, o que pode ser dificil de achar. Por isso se precisa procurar no diretorio que faz o carregamento dos modulos pelo blacklist ath5k e exclui-lo para que o driver seja carregado.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2008, 17:06 »
Funcionou comigo em um notebook Gigabyte w566u. Só instalando o driver restrito não funcionou. Precisei fazer o segundo passo do eks adicionando as linhas no blacklist.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2008, 19:24 »
Já fico feliz por ver o suporte a hardware melhorando, e imagino que nas próximas versões do kernel não haverá mais nenhum tipo de problema com essas placas!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2008, 17:50 »
Nada funciona para minha ar242x.... talvez eu tenha tentado tantos tutoriais que algo esta em conflito...
Alguém pode falar algo do tipo que remove tudo relacionado a minha placa e depois um tutorial para eu testar?

Abraço
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2008, 18:51 »
Cara, se sua placa é essa mesmo não tem como todos tutoriais darem errado. Só pode ser algum conflito. Na pior das hipóteses o driver do windows deve funcionar. É em um notebook que vc tem essa placa? se sim, qual notebook?
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Thales Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Atrás da Tela
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2008, 23:26 »
Acer Apire 7520-5374
To usando o ubuntu 8.10 amd64

Deveria aparecer no wifi-radar as redes disponiveis correto?
Thales Oliveira
Deviantart - http://thales-img.deviantart.com/
Atrás da Tela - http://atras-da-tela.blogspot.com/

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2008, 09:17 »
Essa é para o pessoal que conseguiu fazer funcionar. No Network Manager está mostrando conexão de quanto? No meu só dá 1Mb/s sendo que no Vista dá 54Mb/s.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2008, 11:06 »
A propaganda é a arma do negócio, não se engane! Transfira um arquivo pela rede local pra saber a que velocidade funciona. No meu network manager nem ta marcando a velocidade, mas sei que a rede ta funcionando a uns 20 mb/s. os 54 mb/s são a velocidade máxima da placa, e como a maioria dos roteadores wireless também é de 54 mbps, vc só vai conseguir atingir essa velocidade se usar o roteador sozinho. Como ninguem tem link de internet de 54 mb/s, será ímpossível atingir essa velocidade. Se tiver duas máquinas no mesmo roteador e vc for pegar um arquivo pela rede, ainda assim sua placa wireless não vai chegar a 54, pois o roteador deve possuir velocidade de 54 mas tem que "usar" essa velocidade com duas máquinas!

Não é pq o windows escreve que é 54 que ela é 54.

A rede local via cabo é de 100 mbps, dividido por 8 da 12.3 Megabytes por segundo. O máximo que eu já consegui puxando arquivos pela rede foi algo em torno de 8, ou seja, 60%/70% da velocidade nominal. E no caso da wireless ainda tem o problema de ruido e outras coisas que diminuem a velocidade.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline eks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
    • Portfolio
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:20 »
Nao confie muito no que dizem os sistemas operacionais em se tratando de velocidade de rede. Existem milhares de fatores incluidos, até mesmo a distancia para o router no caso de wifi. Experimente alguns desses sites:

http://www.speedtest.net/
http://reviews.cnet.com/internet-speed-test/
http://www.cruzio.com/index.php/?option=com_wrapper&Itemid=326


De qualquer forma, no Launchpad (sistema de tracking de bugs da Canonical, que faz o Ubuntu), tinha um usuario que fez o comparativo de velocidade usando o driver do pacote citado nesse tutorial (linux-backports-modules-intrepid-generic) e outro instalado manualmente do madwifi, e o ultimo tinha sido mais rapido. A dois meses atras. O driver dentro do pacote foi atualizado e as velocidades hoje sao as mesmas (o driver provavelmente eh o mesmo na real), e o mesmo usuario postou os resultados se corrigindo.

A grande vantagem de usar o driver do pacote eh que ele se atualiza automaticamente. Se voce instala o driver manualmente a cada nova versao voce precisa instalar-lo manualmente denovo. E nao tem ninguem para avisar-lo de que existe uma nova versao, voce precisa verificar sempre no madwifi.org.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Wireless atheros 5xxx no Ubuntu 8.10!
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:31 »
É. Isso que vou fazer. Como estou usando um micro e um notebook (via wifi), vou fazer um teste de transferência.

Eu sei que a placa de rede sem fio do meu note suporta 54Mb/s assim como o roteador, mas achei esquisito no Network Manager mostra 1Mbit.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com