Autor Tópico: ubuntu 8.10 não instala em note kennex (Resolvido)  (Lida 47331 vezes)

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
ubuntu 8.10 não instala em note kennex (Resolvido)
« Online: 01 de Novembro de 2008, 12:01 »
 ???Nunca tive problema de instalar o ubuntu em PC e agora que comprei meu note quis instalá-lo e não passa da tela de iniciação, qd ele começa a passar o gráfico pra carregar ele trava e tenho que desligar a máquina. tentei o ubuntu 8.10 (32 e 64 bits)  e o ubuntu 8.04 ambos versões de desktop. Estou muito decepcionado visto que minha máquina não é ultrapassada, aqui segue o detalhamento da mesma para que possam observar e citar uma possível solução.
rersumindo: meu computador é da marca Kennex, modelo: KNX U50SA1 COREL 2 DUO 5750 2.00 GHZ

--------[ EVEREST Ultimate Edition ]------------------------------------------------------------------------------------

    Versão                                            EVEREST v4.60.1500/pt
    Módulo de Benchmark                               2.3.237.0
    Homepage                                          http://www.lavalys.com/
    Tipo de relatório                                 Relatório rápido
    Computador                                        XXXXXXXX
    Gerador                                           XXXXX
    Sistema operacional                               Microsoft Windows Vista Business 6.0.6001 (Vista Retail)
    Data                                              2008-11-01
    Hora                                              10:44


--------[ Sumário ]-----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Computador:
      Tipo de Computador                                PC baseado em ACPI x86  (Mobile)
      Sistema operacional                               Microsoft Windows Vista Business
      Service Pack do Sistema Operacional               Service Pack 1
      Internet Explorer                                 7.0.6001.18000
      DirectX                                           DirectX 10.0
      Nome do Computador                                XXXXXXXX
      Nome do usuário                                   XXXXXXXX
      Nome do domínio                                   XXXXXXXX
      Data / Hora                                       2008-11-01 / 10:44

    Placa mãe:
      Tipo de processador                               Mobile DualCore Intel Core 2 Duo T5750, 2000 MHz (12 x 167)
      Nome da Placa Mãe                                 ECS U50SA1
      Chipset da Placa Mãe                              SiS 671/671DX/671FX/672
      Memória do Sistema                                2044 MB  (DDR2-667 DDR2 SDRAM)
      DIMM1: Power Quotient                             2 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM  (5-5-5-15 @ 333 MHz)  (4-4-4-12 @ 266 MHz)  (3-3-3-9 @ 200 MHz)
      Tipo de BIOS                                      Phoenix (07/08/08)

    Monitor:
      Adaptador gráfico                                 ATI Mobility Radeon HD 2400  (128 MB)
      Adaptador gráfico                                 ATI Mobility Radeon HD 2400  (128 MB)
      Acelerador 3D                                     ATI Mobility Radeon HD 2400 (M72M)
      Monitor                                           Chunghwa CLAA154WB05A  [15.4" LCD]

    Multimídia:
      Adaptador de som                                  Realtek ALC662 @ SiS High Definition Audio Controller

    Armazenamento:
      Controladora IDE                                  Controlador de canal duplo padrão PCI IDE
      Controladora IDE                                  SiS PCI IDE Controller
      Controladora "Storage"                            Iniciador Microsoft iSCSI
      Disco rígido                                      Generic- Multi-Card USB Device
      Disco rígido                                      USB Flash Memory USB Device  (1898 MB, USB)
      Disco rígido                                      WDC WD2500BEVS-22UST0 ATA Device  (232 GB, IDE)
      Drive óptico                                      TSSTcorp CDDVDW TS-L632H ATA Device  (DVD+R9:4x, DVD-R9:4x, DVD+RW:8x/8x, DVD-RW:8x/6x, DVD-RAM:5x,

DVD-ROM:8x, CD:24x/24x/24x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)
      Status dos discos rígidos SMART                   OK

    Partições:
      C: (NTFS)                                         76316 MB (32784 MB livre)
      D: (NTFS)                                         136.9 GB (101.0 GB livre)
      Tamanho total                                     211.4 GB (133.1 GB livre)

    Dispositivos de entrada:
      Teclado                                           Teclado Padrão PS/2
      Mouse                                             Mouse compatível com PS/2

    Rede:
      Endereço IP principal                             XXX.XXX.X.XX
      Endereço MAC principal                            XXXXXXXX
      Adaptador de Rede                                 802.11g Mini Card Wireless Adapter  (XXXXXXXX)
      Adaptador de Rede                                 SiS191 Ethernet Controller
      Adaptador de Rede                                 VMware Virtual Ethernet Adapter for VMnet1  (XXXXXXXX)
      Adaptador de Rede                                 VMware Virtual Ethernet Adapter for VMnet8  (XXXXXXXX)
      Modem                                             Fax Modem de Dados Motorola SM56

    Dispositivos:
      Impressora                                        XXXXXXXX
      Impressora                                        Fax
      Impressora                                        hp psc 1200 series
      Impressora                                        Microsoft XPS Document Writer
      Controladora USB1                                 SiS 7001 PCI-USB Open Host Controller
      Controladora USB1                                 SiS 7001 PCI-USB Open Host Controller
      Controladora USB2                                 SiS 7002 USB 2.0 Enhanced Host Controller
      Dispositivos USB                                  802.11g Mini Card Wireless Adapter
      Dispositivos USB                                  Realtek USB 2.0 Card Reader
      Dispositivos USB                                  USB 2.0 Camera
      Dispositivos USB                                  USB Composite Device
      Dispositivos USB                                  USB Mass Storage Device
      Bateria                                           Adaptador de CA da Microsoft
      Bateria                                           Bateria de Método de Controle Compatível com ACPI da Microsoft

    DMI:
      Distribuidor da BIOS - DMI                        ODM
      Versão da BIOS - DMI                              1.04
      Fabricante do Sistema - DMI                       ECS
      Nome do Sistema - DMI                             U50SA1
      Versão do sistema - DMI                           
      Número de série do Sistema - DMI                  XXXXXXXX
      UUID do Sistema - DMI                             XXXXXXXX
      Fabricante da Placa Mãe - DMI                     ECS
      Nome da Placa Mãe - DMI                           U50SA1
      Versão da Placa Mãe - DMI                         N/A
      Número de série da Placa Mãe - DMI                1234AA782E
      Fabricante do chassis - DMI                       ECS
      Versão do chassis - DMI                           
      Número de série do chassis - DMI                 
      Identificador do chassis - DMI                   
      Tipo de chassis - DMI                             Notebook

« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 19:04 por catitao »
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2008, 13:59 »
Olá,

De uma pesquisada no Grande Oráculo, pois pode resolver.

Veja um exemplo da pesquisa por kennex+linux => http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Notebook-Kennex-KNXNOTE-PD-2080-1GB-80GB-DVDRW-ATI-Radeon-X2300-HD

Vej aqui no forum, sessão inniciantes => Argumentos de instalação ( caso falhe )

[],s

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2008, 21:33 »
caríssimo obrigado pela dica! eu coloquei os parametros citados e segui as dicas no tópico, depois de alguns testes apenas colcoando o parametro acpi=off foi suficiente. No entanto, apareceu algo inusitado, se visse é sinistro qd vai carregar a parte gráfica a tela vai preenchendo de baixo pra cima em cor preto e branco e depois no alto da tela um simbolo ubuntu comprimido no alto da tela e sai dando uma tela de texto bem rapido, apaga novamente e volta tudo de novo. O que seria isso?
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2008, 00:32 »
Olá,

De uma pesquisada no Grande Oráculo, pois pode resolver.

Veja um exemplo da pesquisa por kennex+linux => http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Notebook-Kennex-KNXNOTE-PD-2080-1GB-80GB-DVDRW-ATI-Radeon-X2300-HD

Vej aqui no forum, sessão inniciantes => Argumentos de instalação ( caso falhe )

[],s


amigo usei todos os comandos no ubuntu e não funcionou, por curiosidade tentei os mesmos comandos no linux mint e funcionou, então conclui que o ubuntu deste momento em diante terei que abandonar e correr atrás de uma outra distro que funcione nesse note que apesar de ter vindo com linux é casca grossa pra usar outra distro que aquela que vem com ele. De qualquer forma ficarei lendo e na expectativa de haver uma novidade nessa questão. Obrigado.
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2008, 13:11 »
No meu laptop (Toshiba IS1522 - Via - Bios Phoenix) nenhuma versão do Ubuntu ou Kubuntu rodou (PCI: BIOS BUG #81 [00000000]), já testei do 6.06 até o 8.10 e nada de entrar, a tela fica preta e trava, a única distribuição que rodou muito bem e sem esse Bug Bios foi o Dreamlinux 3.5 RC4, não sei porque ainda.

Dessa forma, acredito que o Kernel do Dreamlinux ou os drivers que vem no pacote estão melhores que o Ubuntu/Kubuntu, apenas suposição.

Outro exemplo: https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2008-March/035562.html

ABraços
Versuri

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2008, 13:21 »
1 - Me passa o seu lspci e a config do kernel do dreamlinux??

2 - Já tentou o pci=direct no boot??

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2008, 14:53 »
1 - Me passa o seu lspci e a config do kernel do dreamlinux??

2 - Já tentou o pci=direct no boot??

Estou rodando agora o Dreamlinux 3.5 RC4, segue os dados.

lspci
Citar
dreamer@DL:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:00.5 PIC: VIA Technologies, Inc. P4M900 I/O APIC Interrupt Controller
00:00.6 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Security Device
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
00:02.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 PCI to PCI Bridge Controller (rev 80)
00:03.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. P4M900 PCI to PCI Bridge Controller (rev 80)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT8237A SATA 2-Port Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 07)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to ISA Bridge
00:11.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8251 Ultra VLINK Controller
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 7c)
00:13.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A Host Bridge
00:13.1 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to PCI Bridge
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. Chrome9 HC IGP (rev 01)
04:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VIA High Definition Audio Controller (rev 10)
05:01.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR2413 802.11bg NIC (rev 01)

Kernel Dreamlinux RC4
Citar
dreamer@DL:~$ uname -a
Linux DL 2.6.27-1-i686-dream #1 SMP PREEMPT Sat Oct 11 17:49:50 EEST 2008 i686 GNU/Linux

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2008, 15:08 »
Citar
Kernel Dreamlinux RC4
Citar
dreamer@DL:~$ uname -a
Linux DL 2.6.27-1-i686-dream #1 SMP PREEMPT Sat Oct 11 17:49:50 EEST 2008 i686 GNU/Linux

Ops... eu estou falando do arquivo /boot/config número do kernel!!! e também a linha do grub relativa ao kernel!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2008, 16:49 »
Estou rodando via live CD e nao existe a pasta /boot/config porem segue a linha de inicio do boot

Citar
lang=us vga=791 nosplash boot_image=(cd)/modules/base/basex wm=xfce

kernel inicializado
Citar
vmlinuz-2.6.27-1-i686-dream

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex (resolvido)
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2008, 13:47 »
 ;D Galera consegui instalar o ubuntu 8.04 LTS Desktop edition 32bits Iniciei o live cd com os parametros acpi=off noapic nolapic e depois de alguns flash no video como ocorre na versão 8.10 64Bits ele carregou o video normalmente na segunda tentativa, detalhe utilizei o cabo de rede no boot do live, não sei se isso influenciou! De qqualquer forma mandei instalar e ele correu normalmente, depois instalei o drive de video e as atualizações e aparentemente parece tudo ok. Apenas preciso agora fazer funcionar a placa de rede wireless, que nem dá sinal de vida. A mesma é embutida e é ativada pelas Teclas Fn + F10. Um abraço a todos e estou retornando ao linux q mais gosto.
Obs.: Mandriva Powerpack 64Bits - Instalou, mas toda vez q foi iniciado tinha q se escrever os parametros acpi=off noapic ...
Suse - Não conseguiu instalar a placa de rede no live.
Mint - Iniciou o live com menos parametros acpi=off, mas prefiro o ubuntu.
Não tive mais saco de testar outras distros.
Quem tem o meu modelo de note, caiam nessa versão que citei é o mais proximo que parece se chegar, eu creio, alguma novidade gostria de saber. Um abraço.
PS.: escrevam ao fabricante suas indignações para que pense nisso quando lançar um produto com linux para ser mais compatível com a filosofia desse sistema. Para que possamos escolher a distro que melhor nos atende.
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline israeld

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2008, 14:20 »


Fala ai galera....

Segue um comando mágico para instalar com suporte ao ACPI no kennex na tela de instalação pressione a tecla F6 e insira os parâmetros abaixo.

vga=vesa noapic nolapic pci=assign-busses apicmaintimer idle=poll reboot=cold,hard
 

ISTO não é a solução final para o suporte ao ACPI.

Obs: não utilize o acpi=off, neste estado o seu notebook não terá nenhuma autonomia e muito mesmo um gerenciamento de hardware aceitável.
 ;) ;) ;)

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2008, 14:49 »
Que bom! Mais uma solução. Vc parece conhecedor desse note. Diga-me como instalar o wireless nele?
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2008, 19:46 »
Vou ser o seu salvador rsrsrs, retire todas as opções de iniciação que você colocou e inicie somente com a opção (clocksource=jiffies)
Tambem tive problema pra instala o Ubuntu 8.10( o 8.04 inicio normal no live mais eu nem tentei instala).
Para instala o Ubuntu 8.10 eu tive que iniciar ele pelo modo de instalação, mais um outro jeito seria usar o cd alternative.
Depois instalei o xserver-xorg-video-radeonhd, e no arquivo de configuração do xorg(/etc/X11/xorg.conf) eu mudei para
Código: [Selecionar]
Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
Option "XkbVariant" "abnt2"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
Option "Emulate3Buttons" "true"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
EndSection

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "radeonhd"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
EndSection

Depois tudo funcionou, sou o leitor de cartão que eu não cheguei a testa mais provavelmente também esta funcionando.

Espero ter ajudado!!!


« Última modificação: 11 de Novembro de 2008, 19:53 por S4suk3_BH »
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2008, 09:48 »
Só uma dúvida. "modo de instalação" quer dizer instalar direto? e depois resolver o porblema com o código?
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 não instala em note kennex
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2008, 18:22 »
O codigo e pra iniciar, sem o codigo o ubuntu não inicia, nem pra instala nem pra usar depois, mais o codigo so resolve metade dos problemas (que e a incompatibilidade do acpi desse note com o ubuntu) o outro problema e que no xorg mais novo (7.4 se eu nao me engano) a placa de video nao funciona nem com o drive vesa so funciona com o drive radeonhd e com o drive proprietario da ati o fglrx entendeu?
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10