Autor Tópico: Xp depois do ubuntu.  (Lida 4195 vezes)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Xp depois do ubuntu.
« Online: 04 de Abril de 2009, 01:45 »
Boa noite.

Preciso de uma ajudinha, um amigo comprou um pc que veio com o ubuntu instalado, e diga-se de passagem, muito bem instalado, vários programas, temas diferentes, compiz a mil, isso com placa de video onboard, comprou um Phenom X3.

A principio ele ja ia tirar o linux, porque não sabia qual, mas quando iniciamos o pc, ele viu o ubuntu bem configurado e bonitão, ele disse, "mas esse ai é bom mesmo", já tendo duvidas em tirar hehehe, ja coloquei uma pilha dizendo que sim, sem virus, tranquilo, e já tava todo configurado.

No outro dia fui e ele falou que nem ia tirar mais, que ia ficar com o ubuntu, depois dizem que a aparencia não influência!!!!
Mas por força maior, ele vai ter que colocar o xp, por causa de um programa de escola do filho, não tem jeito, então, não sei onde vi, que teria que mudar o ubuntu de lugar no disco, porque o xp precisa ficar na primeira.

Fui fazer um teste e instalei o ubuntu no virtual box, depois o xp, o grub sumiu, tudo bem, fui e montei o grub, mas não achou o xp, adicionei na mão a linha do xp e mesmo assim dava erro, tanto que o xp ficou com letra F e não C, porque na instalação ele ficava acusando o ubuntu como C.

Mas nessa de reconstruir o grub, o windows ali foi pro brejo mesmo, ficou dando erro em uma dll, tentei recuperar com o cd do xp, mas não teve jeito.

Enfim, preciso saber como proceder pra não dar erro, ja tomamos um susto quando particionamos, o pc não iniciava de jeito nenhum, fomos obrigado a abrir nisso perder a garantia, e foi só trocar o sata 1 para sata 2 que voltou a funcionar, vai entender isso.

Desde já agradeço.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline cesarramina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Ubuntu64 - MacOSX
    • Ver perfil
Re: Xp depois do ubuntu.
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2009, 10:06 »
 :-\
Que eu me lembre, o problema não é apenas no GRUB pós instalação do XP.
O Windows (leia-se: o boot manager do windows) precisa estar nas primeiras trilhas do HD, isto é, precisa ser instalado antes dos outros sistemas.
___________
Cesar

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Xp depois do ubuntu.
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2009, 11:06 »
:-\
Que eu me lembre, o problema não é apenas no GRUB pós instalação do XP.
O Windows (leia-se: o boot manager do windows) precisa estar nas primeiras trilhas do HD, isto é, precisa ser instalado antes dos outros sistemas.

Foi justamente isso que constatei agora, testando na maquina virtual.
Vi que onde ficava a swap, transformou em fat, então o próprio xp se perdeu dando erro mesmo recriando a MBR.
Vou instalar de novo e ver o que dá, caso ele instale certo agora, porque agora sim ele achou a letra C pra ele, a F ficou como desconhecido e a E que era swap, ficou fat, que rolo :-\

Já vi que não vai ser facil.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Xp depois do ubuntu.
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2009, 12:50 »
Tentei de novo, reinstalei o xp, e refiz o grub, e nem um nem outro entra, o xp da erro em ntldr e o ubuntu, vai pra tela preta, e fica stoping firestart e não sai dai
Não sei como instalar o xp após o ubuntu sem dar erro, se alguém tiver uma solução agradeceria.

Reinstalar tudo fica meio fora de questão, mas se não tiver jeito, coisa que acho que tenha ;)

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511