Autor Tópico: (Tutorial) Emulando Guitar pro 5 no ubuntu  (Lida 18196 vezes)

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
(Tutorial) Emulando Guitar pro 5 no ubuntu
« Online: 31 de Outubro de 2008, 19:46 »
Seja bem vindo pessoal!

Bem depois que eu migrei pro linux mais precisamente o ubuntu senti a falta de um programa que lesse partituras ao mesmo tempo tablaturas e as tocasse também.Esse programa chamasse guitar pro e só existi para o windows infelizmente, depois de uma busca incaçavel na internet por um programa generico encontrei um chamado tuxguitar, é um bom programa não é ruim o problema é que eu já me acustemei e tambem tenho mais facilidade para mexer no guitar pro,sendo assim, descobri o emulador wine e logo o emulei e depois vi que não tinha som no linux ele não reconhecia os midis , ai achei um tutorial o mesmo que eu vou postar aqui que eu não lembro de quem é a autoria.(se alguem souber fale que eu posto os créditos)
Se você estiver interessado nesse programa vai fundo esse tutorial realmente funcionou comigo, chega de enrrolação

Vamos-lá?

Emulando pelo wine

o guitar pro que eu usei baixei no site www.isohunt.com o arquivo chama Guitar Pro 5.2 (with complete RSE packs) emule o arquivo .exe, não coloco o link aki porque não sei se é coerente com as regras do forum

Abra seu gerenciandor de pacotes(sitema|administração|gerenciado de pacotes synaptic).
Ao abrir o gerenciador de pacotes, sera solicitada a sua senha de root.digite a e clique em ok.

Clique em procurar e digite Wine , clique no botão procura.

Clique no quadrado a esquerda e selecione a opção marcar para instalação, depois clique em aplicar

Aguarde o termino da instalação

Quando terminar a instalação, clique em fechar.
Senão aparecerem mensagens de erro significa que a instalação foi efetuado com suceso

Agora vamos configurar o Wine.

Clique na guia aplicações |Wine|configuração wine

Verifique a opção sistema operacional Windows Xp está marcada.Você poderá alterar mais tarde.

Clique nas unidades. Em seguida, clique no botão auto detectar para que o wine detecte suas unidades. Feito isso, clique em aplicar e depois em ok.Pronto! Seu wine está instalado.

Instalando o arquivo .exe do guitar pro

Abra o driver em que esta o arquivo de instalação do guitar pro ou seja o arquivo .exe, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Setup.exe e selecione a opção abrir com outra aplicação.

Na nova janela que aparece, clique na opção usar um comando personalizado...e depois em navegar...

Procure o arquivo wine e clique em abrir.Na janela seguinte , clique novamente em abrir.
Observe a caixa Usar comando personalizado aparece o caminho para onde o wine está instalado no seu disco (/usr/bin/wine)

depois de clicar mais uma vez em abrir , a instalação do Guitar pro começará.Elá é simples apenas próximo próximo e conxluir

depois que iniciar coloque o cd key vindo juntamente com arquivo do programa que você baixou no isohunt ou outro site.

Para iniciar o guitar pro, clique em aplicações |Wine|Programas|Gutar pro 5.

Se você observar notara qu mesmo abrindo qualuqer arquivo do guitar pro ele não sai som , isso porque o linux não reconheceu o midi do guitar pro.

fonte:revista easy linux

Agora vamos configurar o som

Para instalação do  midi precisamos instalar

Receita:
- timidity
- freepats
- msttcorefonts


Modo de Preparo:

Antes de mais nada, vamos instalar um pacote de fontes:

#apt-get install msttcorefonts

Porque? Pode ser que as fontes no GP5 fiquem com caracteres estranhos, tanto na instalação quanto na execução do programa.

Baixe o Guitar Pro 5 (GP5DEMO.exe) no site do Guitar Pro. Instale-o com Next, Next, Finish. Se aparecer um erro na instalação, apenas clique em ignorar.

Para tocar midi no nosso Debian precisamos do Timidity. O Timidity converte o midi para áudio em tempo real. Para instalar:

#apt-get install timidity freepats

Tá, mas e esse freepats aí? Eu explico! Freepats são patches de instrumentos, ou seja, são arquivos que simulam sons de instrumentos que são interpretados pelo Timidity. Legal né?

Agora vamos iniciar o timidity, no console:

$timidity -iA

O paramêtro iA serve para rodar o Timidity como servidor midi default para Alsa, permitindo a execução dos seus miis

Abra o Guitar Pro 5 e clique em Opções, configurações MIDI. Em Porta Dispositivo, escolha Timidity. Em MIDI Input (Nota por Nota) faça o mesmo. Clique em OK.

Pronto, se tudo ocorreu bem seu GP5 já deve estar funcionando! Carregue uma tablatura e verifique se o som está saindo
Se o som sair "embolado", você pode desmarcar o recurso do Guitar Pro chamado RSE [Realist Sound Engine] (aperte F2 para ativar/desativar este recurso). Lembrando que esse recurso está presente na versão Full. Na versão demo (usada no tutorial) este recurso não está presente.

fonte: tutorial retirado da internet


Eu consegui instalar o midi aki apenas digitando os comando

#apt-get install timidity freepats

$timidity -iA

Veja como seu computador responde , caso não consiga instalar as fontes e você  notar que não tem necessidade de instalar as fontes passe para o próximo passo.



fonte: tutorial do wine revista easy linux, e turorial timidity retirado e adaptado da internet.

espero que tenham gostado

abraços
« Última modificação: 31 de Outubro de 2008, 23:19 por usuario verde »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: (Tutorial) Emulando Guitar pro 5 no ubuntu
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2008, 20:41 »
Isso mesmo verde..... a iniciativa do tutorial é essa mesma, só que você colocou parcialmente os créditos, coloque também o link original, daí fica uma beleza.

Parabéns! Tá indo por um bom caminho.

Offline usuario verde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: (Tutorial) Emulando Guitar pro 5 no ubuntu
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2008, 23:09 »
Isso mesmo verde..... a iniciativa do tutorial é essa mesma, só que você colocou parcialmente os créditos, coloque também o link original, daí fica uma beleza.

Parabéns! Tá indo por um bom caminho.

Opa, obrigado pelo apoio. em relação aos créditos a configuração das midis eu não me lembro da onde eu achei , mesmo assim, quem souber pode falar que eu coloco no tópico sem nenhum problema.

Offline Morkan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: (Tutorial) Emulando Guitar pro 5 no ubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2015, 02:12 »
Vlw ,muito bom ajudou de mais aqui ,já estava desesperado rsrs ,o único que achei que falou algo diferente dos demais ,e funcionou XD