Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176720 vezes)

Offline Ingrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1200 Online: 26 de Janeiro de 2010, 14:12 »
Boa tarde,

Depois que segui os seus procedimentos, o Gnome-PPP não estava mais nos atalhos do menu de internet. Eu o re-instalei e ai o script não deu certo.
Refiz todo o processo e aconteceu o mesmo de novo, o Gnome-PPP sumia e se eu não usa-se
sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
o modem não era encontrado.

Alguma idéia?
Obrigada!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1201 Online: 26 de Janeiro de 2010, 17:44 »
Boa tarde,

Depois que segui os seus procedimentos, o Gnome-PPP não estava mais nos atalhos do menu de internet. Eu o re-instalei e ai o script não deu certo.
Refiz todo o processo e aconteceu o mesmo de novo, o Gnome-PPP sumia e se eu não usa-se
sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
o modem não era encontrado.

Alguma idéia?
Obrigada!

Essas dicas eu já indiquei algumas vezes e funcionou não ocorrendo este seu problema do sumiço do discador gnome-ppp do menu Aplicações > internet

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /usr/share/applications/gnome-ppp.desktop

quando abrir o arquivo veja se ele é esse conteúdo:


Citar
[Desktop Entry]
Version=1.0
Encoding=UTF-8
Name=GNOME PPP
Comment=GNOME Dialup Tool
Exec=gnome-ppp
Icon=gnome-ppp.png
StartupNotify=true
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application;Network;
X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-ppp


Se não for, mude para este conteúdo, caso já seja apenas mude a linha:

Exec=gnome-ppp

pela linha:

Exec=/home/ingrid/.bin/discador

ou seja deixe assim:

Citar
[Desktop Entry]
Version=1.0
Encoding=UTF-8
Name=GNOME PPP
Comment=GNOME Dialup Tool
Exec=/home/ingrid/.bin/discador
Icon=gnome-ppp.png
StartupNotify=true
Terminal=false
Type=Application
Categories=Application;Network;
X-Ubuntu-Gettext-Domain=gnome-ppp


Depois salve e sai do arquivo e digite isso:

sudo gedit /etc/init.d/reativar-modem

quando o arquivo abrir, troque o conteúdo:


Citar
#! /bin/sh

/etc/init.d/sl-modem-daemon stop
killall slmodemd 2> /dev/null
modprobe -r ungrab-winmodem 2> /dev/null
modprobe -r slamr 2> /dev/null
rm /dev/slamr0 2> /dev/null

sleep 1

mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr

/usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &

pelo conteúdo:

Citar
#! /bin/sh

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart

exit 0


PS: Acho que o seu problema pode ter sido por que o conteúdo do arquivo gnome-ppp.desktop que te passei anteriormente era de outro texto que escrevi e portanto de outra versão do Ubuntu, fiz isso para economizar na digitação, e quando fui ver aqui é um pouco diferente, então tente como descrevi agora.

Boa sorte!
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2010, 17:48 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1202 Online: 27 de Janeiro de 2010, 18:28 »
Uma alternativa a edição do arquivo gnome-ppp.desktop pelo terminal com o comando:

sudo gedit /usr/share/applications/gnome-ppp.desktop


seria ir no menu Sistema > Preferencias > Menu principal irá ser aberta a janela de edição dos menus, então na esquerda vc procura por Aplicativos > Internet e na direita seleciona a GNOME PPP e clica no botão  Propriedades. Na próxima janela vc altera o conteúdo do campo comando de gnome-ppp  para /home/ingrid/.bin/discador ou clica no botão Navegar... e vai até a pasta oculta .bin e seleciona o script discador que vc criou com os passos anteriores dos textos que te enviei.

OBS: para ver as pastas ocultas quando escolher o botão Navegar... basta clicar com o botão direito do mouse sobre a área que mostra as pastas e arquivos e no menu que aparecer escolher a opção mostrar aquivos ocultos.

Veja se assim resolve o problema do sumiço do discador gnome-ppp do menu Aplicativos > Internet após tentar fazer as mudanças  no arquivo gnome-ppp.desktop pelo terminal.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 18:31 por alarcon »

Offline Ingrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1203 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:20 »
Boa noite.

Bom, tudo certo. Dessa vez o Gnome-ppp não desapareceu e assim que ligo a máquina, consigo conectar sem utilizar nenhum código.

Dúvida: se eu desconectar ou abrir o gnome-ppp e fecha-lo em seguida, ele não reconhece o modem. Isso é fruto do erro de instalação que você falou que houve antes?

E o Gnome-ppp não aparecia seque na listagem de internet antes. Parecia que tinha sido desinstalado. Tambḿe não entendi ao certo o que houve.

Abraços e muitíssimo obrigada!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1204 Online: 29 de Janeiro de 2010, 10:49 »
Boa noite.

Bom, tudo certo. Dessa vez o Gnome-ppp não desapareceu e assim que ligo a máquina, consigo conectar sem utilizar nenhum código.

Dúvida: se eu desconectar ou abrir o gnome-ppp e fecha-lo em seguida, ele não reconhece o modem. Isso é fruto do erro de instalação que você falou que houve antes?

E o Gnome-ppp não aparecia seque na listagem de internet antes. Parecia que tinha sido desinstalado. Tambḿe não entendi ao certo o que houve.

Abraços e muitíssimo obrigada!

A partir de umas versões do Ubuntu e seu kernel o modem que usa o driver smartlink apresenta este pequeno bug de conexão que não sei quem é o responsável, ou seja, não sei se o bug é do driver smartlink, do discador gnome-ppp ou do kernel, mas parece, para mim, que é mais problema com o discador, pois fica parecendo que quando as pessoas desconectam, ele não finaliza o processo corretamente e quando se vai tentar a conexão outra vez o discador não encontra o dispositivo do modem.

Como foi descoberto que bastava digitar o comando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

para que ele reiniciasse o controlador do modem ao invés de iniciar o PC, antes tinha usuário que para fazer o modem voltar a funcionar tinha que iniciar o sistema, mas felizmente descobrimos que bastava executar tal comando para o modem voltar a ser detectado pelo discador gnome-ppp.

Como o comando acima resolve o seu problema a solução foi fazer com que antes de chamar o discador ele execute o comando e para fazer isso de forma automática eu criei um script. Script é um arquivo de texto executável (desde que vc dê permissão) contendo comandos em sequência de execução.

Feito isso pedi para vc criar uma pasta oculta dentro da sua pasta de usuária, todo arquivo ou pasta que começa com um ponto (.) é por que ele será oculto, e lá colocar um script executável com os comandos que reativam o modem e logo em seguida chama o discador.

Depois de feito isso modificamos o procedimento do menu Aplicativos >  Internet > GNOME PPP para que ao invés dele só executar o comando gnome-ppp (que chama o discador) ele executasse o script criado por nós que faz o seguinte, primeiro executar o comando de reinicialização (sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart) e só depois chama o discador (gnome-ppp), resolvendo assim seu problema com o discador.

Esse procedimento tem um pequeno problema, no comando de reinicialização do modem tem a palavra sudo, pois o comando tem de ser executado como superusuário (root) e aí ele pede senha e desta forma o script não iria funcionar. Isso é resolvido com os procedimentos que te falei com a edição do arquivo sudoers. Com as mudanças que fizemos lá dizemos que para o referido comando não será necessário usar a senha e com isso se resolve este pequeno inconveniente.

O último passo é exatamente a modificação do menu do discador e para isso eu usei o terminal por ser mais prático de escrever. Toda entrada nos menus tem um arquivo de configuração com extensão .desktop então o que fiz foi abri o arquivo referente ao discador gnome-ppp (gnome-ppp.desktop) para editar a linha chamada de execução e trocar lá o comando gnome-ppp para o caminho onde se encontra o script que escrevemos.

Como ocorreu algum erro aí que não sei por qual motivo, pois essa edição já havia indicado inúmeras vezes sem problemas, resolvi deixar a preguiça de lado e mostrar como faz este mesmo procedimento de forma gráfica:

Citar
ir no menu Sistema > Preferencias > Menu principal irá ser aberta a janela de edição dos menus, então na esquerda vc procura por Aplicativos > Internet e na direita seleciona a GNOME PPP e clica no botão  Propriedades. Na próxima janela vc altera o conteúdo do campo comando de  gnome-ppp  para /home/ingrid/.bin/discador ou clica no botão Navegar... e vai até a pasta oculta .bin e seleciona o script discador que vc criou com os passos anteriores dos textos que te enviei.

OBS: para ver as pastas ocultas quando escolher o botão Navegar... basta clicar com o botão direito do mouse sobre a área que mostra as pastas e arquivos e no menu que aparecer escolher a opção mostrar aquivos ocultos.

Só não ficou claro para mim se vc refez a forma de terminal e deu certo desta vez ou fez graficamente.

Por todo este trabalhoso procedimento o problema com o discador gnome-ppp fica resolvido, pelo menos é o que me foi relatado pelos outros usuários(as) que fizeram este procedimento. Isso para os dois casos, ou seja, tanto ao desconectar e conectar novamente logo em seguida, como para o caso de desconectar, reinicar o pc, entrar no sistema outra vez e realizar a conexão.

Espero que agora tudo esteja bem aí. ;D

Lembre-se que se vc pretende fazer toda as atualizações que seu sistema irá apresentar aí, inclusive do kernel, provavelmente terá de usar o meu pacote para ativação do seu modem outra vez (somente necessário caso atualize o kernel). Para saber como proceder basta ler o arquivo guia_instalação.pdf páginas 12 e 13 no item 3. Outras Considerações.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2010, 11:51 por alarcon »

Offline Ingrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1205 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 17:46 »
Boa tarde!

Suponho que tenha sido algum erro na edição do arquivo gnome-ppp.desktop. O problema é que agora não consigo ter acesso ao arquivo. Ele diz que o comando não está na pasta (através do terminal).
Usando o nautilus como root, tentei ver o arquivo e edita-lo, sem sucesso. Ainda com o nautilus root, tentei criar e substituir o arquivo. Nada feito também. Ele diz que o arquivo existe, mas não me permite abri-lo ou substitui-lo, mesmo sendo root.
Alguma idéia? Tenho a impressão de que ainda seja erro no nautilus. Da última vez para resolve-lo, eu atualizarei o braseiro e ele, pois um conflito entre os dois travava o nautilus sempre que eu colocava um CD/DVD.

Obrigada!

Offline Ingrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1206 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 16:15 »
Boa tarde!

E primeiramente, muito obrigado por toda a ajuda que me deu Alarcon. Tenho plena certeza de que não fosse a sua paciência, disposição e conhecimento não teria finalmente conectado meu problemático modem aqui no Ubuntu!

E em segundo lugar agradecer a todos que formam este fórum de discurssão que tem sido realmente "uma mão na roda" na hora dos problemas.

Muitíssimo obrigada!

Offline educarrega

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Conecta, mas não navega! (exit code = 16)
« Resposta #1207 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 08:17 »
Amigos, nunca postei nada por aqui, porem, acompanho este fórum desde que me aventurei a instalar um ubuntu em PC que possui este modem, e aqui foi meu grande ponto de apoio.

Depois de 3 formatações (isto mesmo, 1 com 9.10 e 2 com 9.04), cheguei a seguinte configuração:
ubuntu 9.04
kernel 2.6.28-16 (assim como pede a V30 do arquivo de instalação)
Uso a conexão da IG

Funcionou, mas não navega!  :o
Ele permance cerca de 1 minuto conectado e depois aborta com essa mensagem.
 (exit code = 16)

Log:

--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L1DT38110100
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT38110100
CONNECT 42667
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Tue Feb 23 23:30:31 2010
--> Pid of pppd: 3501
--> Using interface ppp0
--> Disconnecting at Tue Feb 23 23:31:32 2010
--> The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16)
--> man pppd explains pppd error codes in more detail.
--> Try again and look into /var/log/messages and the wvdial and pppd man pages for more information

Seguem algumas imagens do caso bizzaro:




Como faço para conseguir meus preciosos bites de navegação e encerrar minha epopéia?
Obrigado.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2010, 12:44 por educarrega »

Offline mauricio_luciano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1208 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 16:23 »
Conecta mais não nevega? Depois de conectado, verifica se existe o arquivo --> /etc/resolv.conf <-- e se tem alguma coisa dentro dele, algo assim:

nameserver 200.xxx.xx.xxx
nameserver 200.xxx.xx.xxx

Se ele não existir, você vai ter que criar esse arquivo e adicionar o dns do seu provedor manualmente nele.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1209 Online: 05 de MAR?O de 2010, 09:49 »
Atenção

Para quem usa o Ubuntu 9.10 32bits e tentou usar o meu pacote modem-arquivos-v31.tar.gz que continha o driver smartlink de versão slmodem-2.9.11-20090222.tar.gz , informo que este meu pacote (modem-arquivos-v31.tar.gz) foi atualizado para usar agora o driver smartlink de versão slmodem-2.9.11-20100303.tar.gz, portanto o mais novo e pode ser que o modem para conexão discada que tem suporte neste driver agora funcione no Ubuntu 9.10 32bits.

Não testei a funcionalidade dele por que não tenho como, mas quem quiser testar é só ir neste link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg339882.html#msg339882

baixar o pacote modem-arquivos-v31.tar.gz novamente, se vc tiver o antigo ainda por aí apague-o para não confundir com o novo que tem o mesmo nome. O modo de instalação é como os outros pacotes ok.


PS: estou sem acesso a internet temporariamente, portanto não terei como fornecer suporte aos colegas que sentirem dificuldades com a instalação do modem, portanto peço aos colegas que já estão craques na ativação desse modem que ajudem ao demais iniciantes ok.
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2010, 11:01 por alarcon »

Offline Rodrigo-live

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • faz o que tu queres , pois é tudo da lei
    • Ver perfil
    • Dicas, tecnologia, tutoriais, vídeos e etc...
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1210 Online: 07 de MAR?O de 2010, 09:51 »
olá , olha eu fiz todo o processo direitinho, instalei o modem arquivos v30 no meu ubuntu 9.04, meu modem não conecta , inclusive já tentei o comando de ativar o driver smartlink , mas tambem não foi
dei um printe para explicar melhor
http://i45.tinypic.com/z1xzt.png Editado pela moderação
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2010, 12:06 por Felix »
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1211 Online: 07 de MAR?O de 2010, 10:31 »
Rodrigo-live, algumas pessoas não conseguem ativar seu modem (que tem suporte no driver smartlink) de primeira apenas instalando os pacotes que faço, ou seja, em alguns casos são necessários alguns ajustes para obter a conexão. Como eu estou sem internet temporariamente fica muito difícil fornecer suporte para os problemas encontrados pelos colegas, então peço que procure pelo fórum nos tópicos que falam de modem conexão discada em que eu falo e até neste tópico aqui que tem muitas páginas que deve ter algum texto que seja de grande ajuda a vc.

Para não ficar só nisso vou tentar dizer aqui algumas coisas que possam lhe ajudar, mas não retornarei aqui para acompanhar o resultado dos procedimentos, portanto procure por conta própria outras soluções, caso o que eu falar não der certo, ou espere que algum outro usuários do fórum mais experiente neste tipo de problema lhe ajude ok.

Ao entrar no Ubuntu, vá ao terminal e digite os seguintes comandos:

dmesg | grep slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*

ps -aux | grep slmodemd


cole aqui o resultados destes 4 comandos ok.

Ainda no terminal digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e repita os comandos anteriores e cole também aqui o resultados dos 4 comandos anteriores só que agora depois deste último comando ok.

Feito isso vá ao menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP  e tente a conexão. Se ela funcionar ok, se não funcionar nas configurações do discador na aba Opções veja se a opção verificar portadora está marcada, se estiver desmarque a mesma. Volte ao terminal e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e somente depois tente usar novamente o discador gnome-ppp sempre lembrando de clicar no botão registro e copiar o log que é mostrado lá, colando aqui o seu resultado.

Dentro do pacote v30 tem um arquivo de texto chamado de guia_instalação.pdf que tem uma parte lá chamada de solucionando problemas, você já leu?



Se tudo não funcionar tente mais isso no terminal:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

sudo killall slmodemd

sudo modprobe -r ungrab-winmodem

sudo modprobe -r slamr

sudo rm /dev/slamr0


espere uns segundos e digite mais isso:

sudo mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0

sudo modprobe ungrab-winmodem

sudo modprobe slamr

sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


e só então use o discador gnome-ppp e veja se conecta agora.
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2010, 11:28 por alarcon »

Offline Rodrigo-live

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • faz o que tu queres , pois é tudo da lei
    • Ver perfil
    • Dicas, tecnologia, tutoriais, vídeos e etc...
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1212 Online: 07 de MAR?O de 2010, 11:29 »
olá sinto dizer que não funcionou.. aí vai a lista dos comando que pedeio

licantropus@ubuntu-linux:~$ dmesg | grep slamr
[   14.197586] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   14.201895] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   14.201912] slamr: device 1057:3052 is grabbed by another driver
[   19.262861] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   19.262903] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[   19.262918] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A -> GSI 19 (level, low) -> IRQ 19
[   19.497688] slamr: slamr0 is SL1900 card.
licantropus@ubuntu-linux:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 437544  0
licantropus@ubuntu-linux:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem        10112  0
licantropus@ubuntu-linux:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
1000      3597  0.0  0.0   3352   808 pts/0    S+   11:08   0:00 grep slmodemd
licantropus@ubuntu-linux:~$


licantropus@ubuntu-linux:~$ dmesg | grep slamr
[   14.197586] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   14.201895] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   14.201912] slamr: device 1057:3052 is grabbed by another driver
[   19.262861] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   19.262903] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[   19.262918] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A -> GSI 19 (level, low) -> IRQ 19
[   19.497688] slamr: slamr0 is SL1900 card.
licantropus@ubuntu-linux:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 437544  0
licantropus@ubuntu-linux:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem        10112  0
licantropus@ubuntu-linux:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
1000      3597  0.0  0.0   3352   808 pts/0    S+   11:08   0:00 grep slmodemd
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
[sudo] password for licantropus:
Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... slamr.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.
licantropus@ubuntu-linux:~$ dmesg | grep slamr
[   14.197586] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   14.201895] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   14.201912] slamr: device 1057:3052 is grabbed by another driver
[   19.262861] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   19.262903] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[   19.262918] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A -> GSI 19 (level, low) -> IRQ 19
[   19.497688] slamr: slamr0 is SL1900 card.
[  366.805906] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A disabled
[  366.829209] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[  366.829252] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[  366.829266] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A -> GSI 19 (level, low) -> IRQ 19
[  366.919687] slamr: slamr0 is SL1900 card.
licantropus@ubuntu-linux:~$ dmesg | grep slamr
[   14.197586] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   14.201895] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   14.201912] slamr: device 1057:3052 is grabbed by another driver
[   19.262861] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   19.262903] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[   19.262918] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A -> GSI 19 (level, low) -> IRQ 19
[   19.497688] slamr: slamr0 is SL1900 card.
[  366.805906] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A disabled
[  366.829209] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[  366.829252] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...
[  366.829266] slamr 0000:02:02.0: PCI INT A -> GSI 19 (level, low) -> IRQ 19
[  366.919687] slamr: slamr0 is SL1900 card.
licantropus@ubuntu-linux:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem        10112  0
licantropus@ubuntu-linux:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      3654  0.0  0.2   3012  3008 ?        SL   11:09   0:00 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
1000      3913  0.0  0.0   3352   808 pts/0    S+   11:12   0:00 grep slmodemd
licantropus@ubuntu-linux:~$


--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop
Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... slamr.
licantropus@ubuntu-linux:~$
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo killall slmodemd
slmodemd: nenhum processo morreu
licantropus@ubuntu-linux:~$
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo modprobe -r ungrab-winmodem
licantropus@ubuntu-linux:~$
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo modprobe -r slamr
licantropus@ubuntu-linux:~$
licantropus@ubuntu-linux:~$ rm /dev/slamr0
rm: remover arquivo especial de caractere `/dev/slamr0' protegido contra escrita? y
rm: imposível remover `/dev/slamr0': Permissão negada
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
mknod: `/dev/slamr0': O arquivo já existe
licantropus@ubuntu-linux:~$
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo modprobe ungrab-winmodem
Falha de segmentação
licantropus@ubuntu-linux:~$
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo modprobe slamr
Falha de segmentação
licantropus@ubuntu-linux:~$
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &
licantropus@ubuntu-linux:~$

"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1213 Online: 07 de MAR?O de 2010, 11:49 »
Primeiramente desculpe-me que um comando que te pedi para fazer ficou faltando algo que eu já corrigi no texto, mas infelizmente vc não viu que foi o seguinte, esses passos aqui:


Citar
Se tudo não funcionar tente mais isso no terminal:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

sudo killall slmodemd

sudo modprobe -r ungrab-winmodem

sudo modprobe -r slamr

rm /dev/slamr0


espere uns segundos e digite mais isso:

sudo mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0

sudo modprobe ungrab-winmodem

sudo modprobe slamr

sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


e só então use o discador gnome-ppp e veja se conecta agora.

era para ter sido assim:

Citar
Se tudo não funcionar tente mais isso no terminal:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

sudo killall slmodemd

sudo modprobe -r ungrab-winmodem

sudo modprobe -r slamr

sudo rm /dev/slamr0


espere uns segundos e digite mais isso:

sudo mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0

sudo modprobe ungrab-winmodem

sudo modprobe slamr

sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


e só então use o discador gnome-ppp e veja se conecta agora.

faltou o que destaquei em vermelho ok.


Vamos agora explicar os comandos que te pedi, veja que os comandos:

dmesg | grep slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*


indicam tudo certo, ou seja os módulos slamr e ungrab-winmodem foram carregados no boot do sistema


Citar
licantropus@ubuntu-linux:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 437544  0
licantropus@ubuntu-linux:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem        10112  0


Agora o executável controlador do modem chamado de slmodemd não foi carregado no boot, veja:

Citar
licantropus@ubuntu-linux:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
1000      3597  0.0  0.0   3352   808 pts/0    S+   11:08   0:00 grep slmodemd

Após usar o comando de reinicialização do modem:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

a coisa muda de figura, veja:

Citar
licantropus@ubuntu-linux:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
[sudo] password for licantropus:
Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... slamr.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0
.

licantropus@ubuntu-linux:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      3654  0.0  0.2   3012  3008 ?        SL   11:09   0:00 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
1000      3913  0.0  0.0   3352   808 pts/0    S+   11:12   0:00 grep slmodemd


O que indica que tudo foi carregado corretamente.

Você não informou se no gnome-ppp vc clicou no botão Configuração e na janela que abriu foi na aba Opções e desmarcou a opção verificar portadora o que é essencial para os modem motorola sm56 pelo que me lembro. Se não fez isso por favor faça que é importante. Veja também na aba Modem no discador gnome-ppp (após usar o comando de inicialização do modem pelo terminal) se vc clicar no botão Detectar ele encontra o dispositivo do seu modem (que é o /dev/ttySL0)

OBS: Pelo que vejo vc é um dos casos que tem de usar no terminal e antes de usar o discador gnome-ppp o comando sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart para reiniciar o controlador do modem. Isso é um bug nesta versão.

Os passos:


Citar
Se tudo não funcionar tente mais isso no terminal:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

sudo killall slmodemd

sudo modprobe -r ungrab-winmodem

sudo modprobe -r slamr

sudo rm /dev/slamr0


espere uns segundos e digite mais isso:

sudo mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0

sudo modprobe ungrab-winmodem

sudo modprobe slamr

sudo /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


e só então use o discador gnome-ppp e veja se conecta agora.

seriam para carregar manualmente o seu modem se tudo o mais falhar ok



===Editado===

Abra o terminal e digite:

gedit .wvdial.conf

e procure pela linha que contém o texto Init2 e veja se o valor dele é esse:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Caso seja esse, então tente usar este outro aqui:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 S10=200 S36=7 S15=128 &C1 &D2 +FCLASS=0

e veja se melhora alguma coisa.
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2010, 12:05 por alarcon »

Offline Rodrigo-live

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • faz o que tu queres , pois é tudo da lei
    • Ver perfil
    • Dicas, tecnologia, tutoriais, vídeos e etc...
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1214 Online: 07 de MAR?O de 2010, 12:34 »
oi .. fiz o todo o processo denovo incluindo a edição do comando, tambem desmarquei a caixinha verificar portadora' , mas quando clico em detectar o modem , aparece a mensagem dizento que não foi encontrado o modem ,

olha , tenho um outro modem aqui um pci modem v92 softwarekit, mas nunca vi nenhum tutorial  falndo sobre o mesmo , se for o caso de ter menos erros na instalação eu posso trocar agora ..
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"