Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176597 vezes)

augusto.brito

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1005 Online: 06 de Abril de 2009, 20:17 »
Bem percebendo que alguns usuários ainda não entendem direito os pacotes que fiz, através do arquivo de texto chamado Leia-me que existe no interior dos meus pacotes, resolvi escrever um tutorial em .pdf com ilustrações mostrando como usar o pacote modem-arquivos-v14.tar.gz (para o Ubuntu Dapper), mas também serve para quem usa o pacote modem-arquivos-v15.tar.gz (para o Ubuntu Edgy), pois os procedimentos são os mesmos.

O link para baixar o tutorial chamado de guia_instalacao.pdf é esse aqui:

http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/projeto-messias/guia_instalacao.pdf

Espero que agora fique mais claro para os usuários que estão tentando fazer seus modems funcionarem entenderem o que estou dizendo no Leia-me e etc.

então fica certo assim, para o Ubuntu Dapper (versão 6.06 e/ou 6.06.1) vocês devem seguir o guia do link logo acima e mais o Leia-me do pacote e utilizar este pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v14.tar.gz?download

e para o Ubuntu Edgy ( versão 6.10) vocês devem seguir o guia do link logo acima e mais o Leia-me do pacote e utilizar este pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v15.tar.gz?download

Postem aqui os resultados para quem for usar um destes estes pacotes e este tutorial em .pdf ok.

Boa noite Alarcon,

não tive sucesso na habilitação do modem nem no Ubuntu 6.06 nem no Debian 5.

Alguma sugestão?

PS: Segue abaixo a mensagem retornada pelo gnome-ppp:

Código: [Selecionar]
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.55
--> Cannot open /dev/ttySL0: No such file or directory
--> Cannot open /dev/ttySL0: No such file or directory
--> Cannot open /dev/ttySL0: No such file or directory

Vou tentar o modem-arquivos-v29.tar.gz no Debian pra ver no que dá...

Abraços,

Augusto.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1006 Online: 09 de Abril de 2009, 02:33 »
Qual e a licença, do drive smart link? A pergunta e para os dois pacotes, tanto o do alarcon, como o que a smartlink desenvolve.

augusto.brito

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1007 Online: 09 de Abril de 2009, 11:58 »
Bem percebendo que alguns usuários ainda não entendem direito os pacotes que fiz, através do arquivo de texto chamado Leia-me que existe no interior dos meus pacotes, resolvi escrever um tutorial em .pdf com ilustrações mostrando como usar o pacote modem-arquivos-v14.tar.gz (para o Ubuntu Dapper), mas também serve para quem usa o pacote modem-arquivos-v15.tar.gz (para o Ubuntu Edgy), pois os procedimentos são os mesmos.

O link para baixar o tutorial chamado de guia_instalacao.pdf é esse aqui:

http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/projeto-messias/guia_instalacao.pdf

Espero que agora fique mais claro para os usuários que estão tentando fazer seus modems funcionarem entenderem o que estou dizendo no Leia-me e etc.

então fica certo assim, para o Ubuntu Dapper (versão 6.06 e/ou 6.06.1) vocês devem seguir o guia do link logo acima e mais o Leia-me do pacote e utilizar este pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v14.tar.gz?download

e para o Ubuntu Edgy ( versão 6.10) vocês devem seguir o guia do link logo acima e mais o Leia-me do pacote e utilizar este pacote aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v15.tar.gz?download

Postem aqui os resultados para quem for usar um destes estes pacotes e este tutorial em .pdf ok.
Saudaçoes senhores,

consegui instalar o Motorola SM56 Data Fax Modem no Ubuntu 6.06 executando o script install-modem.sh do pacote modem-arquivos-v14, desenvolvido por Alarcon, mas substituindo os pacotes do ungrab e do slmodem pelas últimas versões disponíveis no site http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink (são eles: ungrab-winmodem-20080126.tar.gz e slmodem-2.9.11-20080817.tar.gz).

Alarcon, esta era a minha intenção ao questionar-lhe dia 22/3 (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,44630.msg280472.html#msg280472).

Agradeço sua atenção e deixo aqui minha experiência.  :D

Abraços a todos,

Augusto Brito.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1008 Online: 09 de Abril de 2009, 16:38 »
Qual e a licença, do drive smart link? A pergunta e para os dois pacotes, tanto o do alarcon, como o que a smartlink desenvolve.

O driver fornecido por este site: http://linmodems.technion.ac.il/ não necessita de nenhuma licença de uso e o que meus pacotes fazem é apenas usar este driver junto com um roteiro (script) de instalação que direciona este processo de instalação para os iniciantes ok.

O pacote que faço instala uns pacotes .deb do Ubuntu necessários para a compilação do driver Smartlink e como um plus final ainda instala e configura o discador gnome-ppp através de umas respostas que são dadas pelo usuário no processo de instalação do meu pacote. Fiz isso por que notei que mesmo depois de compilar e instalar o driver smartlink, alguns usuários ainda não sabiam configurar o discador gnome-ppp.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1009 Online: 10 de Abril de 2009, 00:12 »
Alarcon a licença que eu quiz dizer é por exemplo: proprietaria, gpl, lgpl, publico dominio, etc.

O site oficial da smart link não parece está funcionando.

E o que tem no site está em hebraico, ai eu tive a curiosidade de perguntar.

Eu acredito que no minimo o drive do modem e open source, por que senão, não era possivel, usar o sourceforge. O source forge só hospeda arquivos que tenha codigó fonte aberto, ou pelo menos parte dele, não é?

Pelo que parece eu não expliquei corretamente, ai você pensou que era sobre preço.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1010 Online: 10 de Abril de 2009, 09:55 »
Alarcon a licença que eu quiz dizer é por exemplo: proprietaria, gpl, lgpl, publico dominio, etc.

O site oficial da smart link não parece está funcionando.

E o que tem no site está em hebraico, ai eu tive a curiosidade de perguntar.

Eu acredito que no minimo o drive do modem e open source, por que senão, não era possivel, usar o sourceforge. O source forge só hospeda arquivos que tenha codigó fonte aberto, ou pelo menos parte dele, não é?

Pelo que parece eu não expliquei corretamente, ai você pensou que era sobre preço.

O formato ainda para ser compilado .tar.gz é em código fonte e que pode até ser modificado, por quem entende é claro.

Acho que você está se confundindo, pois o driver para linux não é feito pela empresa que fabrica (ou fabricava) os chamados modems Smartlink e sim pela comunidade linux do site já indicado, portanto deve ser Opensource, entretanto só lá é que você poderá encontrar maiores informações a esse respeito.

Não creio que seja fechado por que tanto o Debian quanto o Ubuntu, para ficar aqui nos mais conhecidos, fornecem nos seus repositórios um pacote contendo sl-modem-daemon no nome que nada mais é do que o driver smartlink já compilado e um script de ativação para ser executado no boot do sistema ativando assim o modem.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1011 Online: 10 de Abril de 2009, 14:32 »
Eu acreditava ser a smart link que desenvolvia.

Mais eu já estava desconfiado dela ter falido, porque o site sempre está em manuntenção,  é o que tem é quase incompreenssivel, por estár em hebraico.

Vou procurar saber sobre a licença, dele obrigado alarcon.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1012 Online: 10 de Abril de 2009, 14:43 »
Eu acreditava ser a smart link que desenvolvia.

Mais eu já estava desconfiado dela ter falido, porque o site sempre está em manuntenção,  é o que tem é quase incompreenssivel, por estár em hebraico.

Vou procurar saber sobre a licença, dele obrigado alarcon.

Ok, mas uma pequena correção o fabricante do modem fornecia driver para linux, mas a muito tempo atrás e se não me falha a memória parou de fornecer e não me lembro se na época era só para o kernel 2.4.x ou se tinha também para o kernel 2.6.x, aí a comunidade do site indicado deu prosseguimento a elaboração do driver para linux.

Para alguma informação sobre o modem smartlink veja este artigo: http://www.gdhpress.com.br/ferramentas/leia/index.php?p=cap3-5

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1013 Online: 17 de Abril de 2009, 21:13 »
Quem quiser saber tudo que sei sobre este driver smartlink e o Ubuntu, até mesmo para saber como proceder de forma manual para ativar o mesmo na sua versão do Ubuntu, pode ler este texto aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48619.0.html

Lá tentei concentrar tudo em dois textos, mas qualquer dúvida sobre este assunto continuem postando aqui ok.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1014 Online: 28 de Abril de 2009, 17:12 »
Novo pacote para ativação de modem no Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope 32bits


O procedimento de instalação é igual ao outros pacotes que já fiz e para saber isso, para quem ainda não conhece basta fazer o download pelo outro sistema operacional, depois levar para o Ubuntu e colocar na sua pasta de usuário dentro da pasta home, depois basta descompactar o pacote clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção extrair aqui, será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v30 dentro da sua pasta de usuário na pasta home, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e o guia_instalação.pdf (completo com ilustrações).

O link do pacote modem-arquivos-v30.tar.gz é esse:

http://www.4shared.com/archive/TntkULrj/modem-arquivos-v30tar.html

OBS: Qualquer erro por favor anotem e relatem aqui, pois este driver smartlink é o mais novo e portanto não garantido que funcione.

Atenção: Percebi que nesta nova versão do Ubuntu não há mais o aplicativo wvdial instalado por padrão, pelo menos aqui no meu sistema ele não instalou como nas versões anteriores. Editei o meu pacote modem-arquivos-v30.tar.gz e coloquei o wvdial e suas dependências para facilitar mais as coisas. Espero que desta vez funcione e seja mais fácil a instalação deste pacote. Qualquer erro relatem aqui ok. Todos aqueles que já possuem o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz sem o wvdial no seu interior, por favor baixem o atual corrigido.
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 22:03 por alarcon »

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1015 Online: 16 de Maio de 2009, 03:02 »
Qual pacote para funcionar o modem motorola sm56 no DVD do UBUNTU 8.10 ? modem-arquivos-v30.tar.gz, modem-arquivos-v29.tar.gz, modem-arquivos-v28.tar.gz, modem-arquivos-v27.tar.gz.

Observação:  o pacote modem-arquivos-v25.tar.gz e muito facil de instalar. Se tiver um bem simples como, e portatil, eu agradeço. Pois as pessoas daqui usam muito esse modem.

Obs: para ubuntu recem-instalado.

Raimundo,
Manaus.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1016 Online: 16 de Maio de 2009, 09:53 »
Qual pacote para funcionar o modem motorola sm56 no DVD do UBUNTU 8.10 ? modem-arquivos-v30.tar.gz, modem-arquivos-v29.tar.gz, modem-arquivos-v28.tar.gz, modem-arquivos-v27.tar.gz.

Observação:  o pacote modem-arquivos-v25.tar.gz e muito facil de instalar. Se tiver um bem simples como, e portatil, eu agradeço. Pois as pessoas daqui usam muito esse modem.

Obs: para ubuntu recem-instalado.

Raimundo,
Manaus.

Se você for na primeira página deste tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

terá todas os links dos pacotes modem-arquivos-v?.tar.gz para cada versão do Ubuntu que já fiz, mas respondendo sua pergunta para o Ubuntu 8.10 32bits o adequado é o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz que pode ser encontrado neste link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg273103.html#msg273103

Os pacotes v27 e v28 são de drivers já compilados e não acho legal, pois ao atualizar a versão do kernel o modem deixará de funcionar, já com o pacote v29 o driver ainda vai ser compilado e portanto toda vez que vc atualizar o kernel bastará rodar novamente os procedimentos que vc fez com este pacote, só que no novo kernel, para que o modem volte a funcionar.

O pacote v30 é somente para o Ubuntu 9.04 32bits e ainda é experimental, pois ninguém aqui reportou sucesso ou fracasso com ele.

Todos os pacotes que faço tem a mesma linha de utilização, portanto se já usou algum deles e achou fácil se uso, os outros terão a mesma forma de manuseio.
« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 10:04 por alarcon »

Offline Tobimax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1017 Online: 16 de Maio de 2009, 20:33 »
Baixei o pacote do 8.10 e segui o manual ilustrado...
No final o gnome-ppp não foi instalado, pois quando eu vou em Aplicativos > Internet ele não está la
O que posso fazer?

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1018 Online: 17 de Maio de 2009, 10:35 »
Como devo proceder, pois instalei a v27 e não apareceu o Drive do modem motorola. O meu é fax modem. Deve desinstalar ( e de que forma) ou posso instalar a v29 por cima da v27(e de que forma).

Uma sugestao. Centralizar essa discussão sobre esse modem, em um forum só.

Raimundo
Manaus- Amazonas

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1019 Online: 17 de Maio de 2009, 10:46 »
Abra um terminal e digite o seguinte comando   sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status   e cole o resultado aqui.
Uma sugestão , quando vc usar o pacote do alarcon, toda a instalação gera um texto no terminal, copia esse texto e cola aqui, ficara muito mais fácil resolver seu problema.
« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 10:50 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!