Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176876 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #990 Online: 06 de MAR?O de 2009, 21:21 »
Citar
Para quem usa conexão discada com o discador gnome-ppp e usa os pacotes que fiz chamados de modem-arquivos-v?.tar.gz e que estão com este problema chato de se desconectar e ao tentar uma nova conexão, não conseguir êxito tendo que reiniciar o PC.

Atenção que não sei se irá funcionar por que não tenho coo testar e envolver uma edição no arquivo sudoers que tem de ter muito cuidado para não fazer bobagem, pois senão você ficará sem usar o sudo, portanto muita cutela nos passos.

alarcon, testei sua dica e funcionou, agora posso desconectar e conectar à vontade sem ter que ficar reiniciando ou digitando comandos. Obrigado mais uma vez.

Que bom que funcionou, assim elimina a chatice de ter que ficar digitando um comando no terminal. Pena que esta dica não sirva para os outros usuários do sistema que não o principal, creio eu.

Obrigado por se dispor a testar e relatar aqui os acontecimentos.

Abraço,
Alarcon

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #991 Online: 07 de MAR?O de 2009, 23:34 »
Parabéns Alarcon, graças as suas dicas, posto do Ubuntu 8.04 kernel Diamondmax3, 8.10, BIG LINUX kernel omnislash5, slack12, SLAx em um pendrive, todos com suas dicas ou caminhos que me indicou, contamos sempre com sua colaboração neste fórum.!!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline giant_trunade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #992 Online: 13 de MAR?O de 2009, 15:41 »
Fala grande Alarcon!!

hoje eu é que vou te dar uma dica!


Lembra que vc estava me ajudando com um modem?

pois é, apos os procedimentos e seu pacote eu consegui fazer o modem ser detectado pelo kppp/gnome-ppp, o mesmo passou a discar POREM:

não estabelecia conecção (apos fazer a discagem e a barulheira toda, ele caía e ouvia-se um "tec") e quando isso nao aconetecia o mesmo nao navegava...

vi que o mesmo estava acontecendo com vários usuários... segue a explicação e a solução:

CAUSA:

Pelo que vi nos logs e outros, alguns arquivos que o gnome-ppp, o kppp e o pppd usam estão por padrão com seu dono setado para "dip" e as permissoes diferentes do habitual... MINHA OPINIAO È:

ao tentar estabelecer a comunicação ele nao tem acesso a alguns arquivos, não consegue autenticar ou pegar IP, gateway etc e cai...

SOLUÇÃO:

Voce pode ir editando arquivo por arquivo as permissoes/dono ou simplesmente (o que é mais obvio e nao tinha pensado) executar o gnome-ppp como root.

ou seja:

abrir o terminal e sudo gnome-ppp (ou gksudo gnome-ppp).

isso resolve o problema no ato.


Muito simples, mais ralei muuuuito p descobrir kkkk

Alarcon:

eu estou fazendo um script para automatizar isso para meus clientes, depois de fazer, vou passar p vc p vc integrar no seu pacote, o que acha??

O script vai mudar o item de menu para ja abrir em gksudo abrindo uma janela para pedir senha, e talvez eu edite o dono de alguns arquivos e outras coisas ok?

grande abraço a todos!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #993 Online: 14 de MAR?O de 2009, 17:49 »
Fala grande Alarcon!!

hoje eu é que vou te dar uma dica!


Lembra que vc estava me ajudando com um modem?

pois é, apos os procedimentos e seu pacote eu consegui fazer o modem ser detectado pelo kppp/gnome-ppp, o mesmo passou a discar POREM:

não estabelecia conecção (apos fazer a discagem e a barulheira toda, ele caía e ouvia-se um "tec") e quando isso nao aconetecia o mesmo nao navegava...

vi que o mesmo estava acontecendo com vários usuários... segue a explicação e a solução:

CAUSA:

Pelo que vi nos logs e outros, alguns arquivos que o gnome-ppp, o kppp e o pppd usam estão por padrão com seu dono setado para "dip" e as permissoes diferentes do habitual... MINHA OPINIAO È:

ao tentar estabelecer a comunicação ele nao tem acesso a alguns arquivos, não consegue autenticar ou pegar IP, gateway etc e cai...

SOLUÇÃO:

Voce pode ir editando arquivo por arquivo as permissoes/dono ou simplesmente (o que é mais obvio e nao tinha pensado) executar o gnome-ppp como root.

ou seja:

abrir o terminal e sudo gnome-ppp (ou gksudo gnome-ppp).

isso resolve o problema no ato.


Muito simples, mais ralei muuuuito p descobrir kkkk

Alarcon:

eu estou fazendo um script para automatizar isso para meus clientes, depois de fazer, vou passar p vc p vc integrar no seu pacote, o que acha??

O script vai mudar o item de menu para ja abrir em gksudo abrindo uma janela para pedir senha, e talvez eu edite o dono de alguns arquivos e outras coisas ok?

grande abraço a todos!

Se entendi corretamente você alterou certas permissões de alguns arquivos no sistema operacional e isso se deve fazer com muito cuidado e critério, pois se as permissões estão ajustadas de uma certa forma é por que assim deve ser para uma maior segurança.

Pelo que vi você alterou permissões de arquivos como o pppd que tem como grupo o dip, então sugiro que ao invés de você mudar as permissões, faça o que já falei aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg273283.html#msg273283

e caso ainda dê problemas relativos a permissões, tentasse mais isso aqui:

Citar
Como última alternativa tente mais esse comando no terminal:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

Offline giant_trunade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #994 Online: 15 de MAR?O de 2009, 01:25 »
KKK

foi mal, foi mais ou menos isso que fizemos aqui no serviço!

so que como já iamos formatar a máquina nao nos preocupamos muito  ;D

grande abraço cara!

Offline Cereal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Deu Tilt
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #995 Online: 15 de MAR?O de 2009, 22:36 »
Olá! Tudo bem?

Estou tendo problemas em instalar o pacote v29 no kernel 2.6.27-11. A instalação ocorreu perfeitamente no kernel antigo, mas dessa vez ocorre uma série de erros durante a instalação.
Segui a risca os procedimentos no guia, o qual ensinava a recompilar o driver, mas não funcionou, o mesmo ocorreu tentando realizar um instalação completa.
Enfim, segue abaixo o log.

leonardo@leonardo-desktop:~$ sudo su
root@leonardo-desktop:/home/leonardo# cd /home/leonardo/modem-arquivos-v29
root@leonardo-desktop:/home/leonardo/modem-arquivos-v29# chmod +x install-modem_Gnome
root@leonardo-desktop:/home/leonardo/modem-arquivos-v29# ./install-modem_GnomeUsando ponto de montagem de CD-ROM /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco...
Por favor, insira um Disco na unidade e pressione enter
Montando CD-ROM...
Identificando.. [ac20a1ac35626cb607897968f3dd2440-2]
Procurando por arquivos de índice no disco..
Encontrado(s) 2 índice(s) de pacote(s), 0 índice(s) de fonte(s), 0 índice(s) de traduções e 1 assinatura(s)
Esse disco é chamado:
'Ubuntu 8.10 _Intrepid Ibex_ - Release i386 (20081029.5)'
Copiando lista de pacotes...gpgv: Assinatura feita Qua 29 Out 2008 21:24:11 BRST usando DSA chave ID FBB75451
gpgv: Assinatura correta de "Ubuntu CD Image Automatic Signing Key <cdimage@ubuntu.com>"
Reading Package Indexes... Pronto
Gravando nova lista de fontes
Entradas na lista de fontes para este disco são:
deb cdrom:[Ubuntu 8.10 _Intrepid Ibex_ - Release i386 (20081029.5)]/ intrepid main restricted
Desmontando CD-ROM...
Repita este processo para o restante dos CDs em seu conjunto.
W: Skipping non-exisiting file /cdrom/dists/intrepid/main/binary-i386/Packages
W: Skipping non-exisiting file /cdrom/dists/intrepid/restricted/binary-i386/Packages

Ungrab-Winmodem|Slmodem-2.9.11-20080817
make modules -C /lib/modules/2.6.27-11-generic/build SUBDIRS=/home/leonardo/modem-arquivos-v29/ungrab-winmodem-20080126
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
  Building modules, stage 2.
  MODPOST 1 modules
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
make modules -C /lib/modules/2.6.27-11-generic/build SUBDIRS=/home/leonardo/modem-arquivos-v29/ungrab-winmodem-20080126
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
  Building modules, stage 2.
  MODPOST 1 modules
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
install -D -m 644 ungrab-winmodem.ko /lib/modules/2.6.27-11-generic/extra/ungrab-winmodem.ko
/sbin/depmod -a
Ungrab-Winmodem|Slmodem-2.9.11-20080817
Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... none found.
make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_datafile.o -c modem_datafile.c
In function ‘open’,
    inlined from ‘datafile_save_info’ at modem_datafile.c:114:
/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments
make[1]: ** [modem_datafile.o] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
make: ** [modem] Erro 2
make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_datafile.o -c modem_datafile.c
In function ‘open’,
    inlined from ‘datafile_save_info’ at modem_datafile.c:114:
/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments
make[1]: ** [modem_datafile.o] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
make: ** [modem] Erro 2

Instalação concluída!

Desde já agradeço pela atenção.
Muito obrigado!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #996 Online: 16 de MAR?O de 2009, 17:30 »
Olá! Tudo bem?

Estou tendo problemas em instalar o pacote v29 no kernel 2.6.27-11. A instalação ocorreu perfeitamente no kernel antigo, mas dessa vez ocorre uma série de erros durante a instalação.
Segui a risca os procedimentos no guia, o qual ensinava a recompilar o driver, mas não funcionou, o mesmo ocorreu tentando realizar um instalação completa.
Enfim, segue abaixo o log.

leonardo@leonardo-desktop:~$ sudo su
root@leonardo-desktop:/home/leonardo# cd /home/leonardo/modem-arquivos-v29
root@leonardo-desktop:/home/leonardo/modem-arquivos-v29# chmod +x install-modem_Gnome
root@leonardo-desktop:/home/leonardo/modem-arquivos-v29# ./install-modem_GnomeUsando ponto de montagem de CD-ROM /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco...
Por favor, insira um Disco na unidade e pressione enter
Montando CD-ROM...
Identificando.. [ac20a1ac35626cb607897968f3dd2440-2]
Procurando por arquivos de índice no disco..
Encontrado(s) 2 índice(s) de pacote(s), 0 índice(s) de fonte(s), 0 índice(s) de traduções e 1 assinatura(s)
Esse disco é chamado:
'Ubuntu 8.10 _Intrepid Ibex_ - Release i386 (20081029.5)'
Copiando lista de pacotes...gpgv: Assinatura feita Qua 29 Out 2008 21:24:11 BRST usando DSA chave ID FBB75451
gpgv: Assinatura correta de "Ubuntu CD Image Automatic Signing Key <cdimage@ubuntu.com>"
Reading Package Indexes... Pronto
Gravando nova lista de fontes
Entradas na lista de fontes para este disco são:
deb cdrom:[Ubuntu 8.10 _Intrepid Ibex_ - Release i386 (20081029.5)]/ intrepid main restricted
Desmontando CD-ROM...
Repita este processo para o restante dos CDs em seu conjunto.
W: Skipping non-exisiting file /cdrom/dists/intrepid/main/binary-i386/Packages
W: Skipping non-exisiting file /cdrom/dists/intrepid/restricted/binary-i386/Packages

Ungrab-Winmodem|Slmodem-2.9.11-20080817
make modules -C /lib/modules/2.6.27-11-generic/build SUBDIRS=/home/leonardo/modem-arquivos-v29/ungrab-winmodem-20080126
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
  Building modules, stage 2.
  MODPOST 1 modules
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
make modules -C /lib/modules/2.6.27-11-generic/build SUBDIRS=/home/leonardo/modem-arquivos-v29/ungrab-winmodem-20080126
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
  Building modules, stage 2.
  MODPOST 1 modules
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.27-11-generic'
install -D -m 644 ungrab-winmodem.ko /lib/modules/2.6.27-11-generic/extra/ungrab-winmodem.ko
/sbin/depmod -a
Ungrab-Winmodem|Slmodem-2.9.11-20080817
Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.
Unloading modem driver from kernel ... none found.
make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_datafile.o -c modem_datafile.c
In function ‘open’,
    inlined from ‘datafile_save_info’ at modem_datafile.c:114:
/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments
make[1]: ** [modem_datafile.o] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
make: ** [modem] Erro 2
make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM   -o modem_datafile.o -c modem_datafile.c
In function ‘open’,
    inlined from ‘datafile_save_info’ at modem_datafile.c:114:
/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments
make[1]: ** [modem_datafile.o] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/leonardo/modem-arquivos-v29/slmodem-2.9.11-20080817/modem'
make: ** [modem] Erro 2

Instalação concluída!

Desde já agradeço pela atenção.
Muito obrigado!

Olha só esse erro: "/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments" ocorreu nos pacotes que fiz ainda para serem compilados no Ubuntu 8.10, especificamente no pacote modem-arquivos-v29.tar.gz, mas seguindo algumas informações de dois usuários eu corrigi o erro do pacote modem-arquivos-v29.tar.gz, então pergunto se o v29 que você tem aí não seria a versão ainda com problemas e não o corrigido.

O corrigido (pacote modem-arquivos-v29.tar.gz) é esse aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg273103.html#msg273103

siga as intruções de lá que deverá dar certo, pelo menos alguns usuários usaram e relataram seu sucesso.
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2009, 17:33 por alarcon »

Offline Cereal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Deu Tilt
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #997 Online: 16 de MAR?O de 2009, 21:31 »
Alarcon, meu velho, muitíssimo obrigado! São de pessoas como você que a comunidade Linux precisa.
Os pacotes foram instalados e agora está tudo redondo, sem problemas.
Muito obrigado, novamente.
Abraços! ;D

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #998 Online: 17 de MAR?O de 2009, 16:55 »
Alarcon, meu velho, muitíssimo obrigado! São de pessoas como você que a comunidade Linux precisa.
Os pacotes foram instalados e agora está tudo redondo, sem problemas.
Muito obrigado, novamente.
Abraços! ;D

Que bom.  ;D

Fica aí o alerta para quem tentou usar o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz e deu esse erro:

/usr/include/bits/fcntl2.h:51: error: call to ‘__open_missing_mode’ declared with attribute error: open with O_CREAT in second argument needs 3 arguments

é por que você provavelmente usou o pacote v29 que estava com defeito, mas que já foi corrigido e o link dele é esse:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg273103.html#msg273103


augusto.brito

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #999 Online: 22 de MAR?O de 2009, 22:56 »
Estou precisando de voluntários (cobaias, hehehe) que tenham um modem suportado pelo driver Smartlink e que tenham o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits instalado aí, mas que não tenham usado ainda nenhum dos pacotes que faço para ativação do modem nele.

Preferencialmente gostaria que fosse alguém que já tenha usado os meus pacotes nas outras versões do Ubuntu e que o mesmo tenha funcionado. Peço isso por três motivo, primeiro por que já sabe como usar meus pacotes e portanto não terei que explicar no momento todo o procedimento para isso, segundo por que aí saberei com certeza que é um modem que pode ser usado com o driver Smartlink e terceiro por que já será um usuário mais experiente e pode observar para mim qualquer mensagem de erro durante o processo de compilação do driver smartlink embutido nesta nova versão do meu pacote.

Este novo pacote traz embutido uma modificação no último driver smartlink (slmodem-2.9.11-20080817.tar.gz), presente no site do desenvolvedores, para ver se ele compila para a versão do kernel usado no Ubuntu 8.10 32bits, portanto não é como os dois últimos pacotes que já traziam drivers compilados. É muito importante a observação de qualquer erro no processo de compilação, sua parte mais crítica e onde pode dar erros devido a alterações que fiz nos arquivos do driver smartlink.

O link para baixar o pacote chamado de modem-arquivos-v29.tar.gz é esse:

http://www.4shared.com/file/84963221/8a1f302f/modem-arquivos-v29tar.html?dirPwdVerified=33e0a9ae

Atenção que para quem já tem seu modem funcionando com os pacotes anteriores (modem-arquivos-v27.tar.gz e/ou modem-arquivos-v28.tar.gz) não é necessário usar este por enquanto, pois não vá trocar algo que já funciona por algo ainda incerto ok.

Saudações Alarcon,

a título de informação comunico que executei o pacote modem-arquivos-v14.tar.gz no meu CCE Smart (rodando o Ubuntu 6.06) e recebi a seguinte mensagem ao executar o gnome-ppp:

http://br.geocities.com/augusto.brito@ymail.com/Captura_da_tela_2009-03-22.png

Executei o comando lspci e o retornado foi o seguinte:

Código: [Selecionar]
augusto@desktop:~$ lspci
0000:00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. PT890 Host Bridge
0000:00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
0000:00:05.0 Modem: Motorola: Unknown device 3052 (rev 04)
0000:00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
0000:00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
0000:00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
0000:00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
0000:00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
0000:01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)
augusto@desktop:~$

Abraços,

Augusto.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1000 Online: 23 de MAR?O de 2009, 17:03 »

Saudações Alarcon,

a título de informação comunico que executei o pacote modem-arquivos-v14.tar.gz no meu CCE Smart (rodando o Ubuntu 6.06) e recebi a seguinte mensagem ao executar o gnome-ppp:

http://br.geocities.com/augusto.brito@ymail.com/Captura_da_tela_2009-03-22.png

Executei o comando lspci e o retornado foi o seguinte:

Código: [Selecionar]
augusto@desktop:~$ lspci
0000:00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. PT890 Host Bridge
0000:00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M800CE Host Bridge
0000:00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
0000:00:05.0 Modem: Motorola: Unknown device 3052 (rev 04)
0000:00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
0000:00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
0000:00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
0000:00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
0000:00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
0000:00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
0000:01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)
augusto@desktop:~$

Abraços,

Augusto.

Primeira informação, que vale para todos ok, quando for informar aqui que tipo de modem usam, por favor coloque o resultado dos comandos lspci e lspci -n porque o segundo comando é quem informa a ID do modem, o que é uma informação muito importante, pois somente o nome não é possível saber que driver usar.

O driver smartlink presente nos meus pacotes só passou a dar suporte para o modem motorola sm56 a partir da versão slmodem-2.9.11-20070505.tar.gz que não é a que vem no pacote modem-arquivos-v14.tar.gz que é a que você usou no Ubuntu 6.06 e é a indicada, mas para todos os modems suportados pelo driver smartlink exceto este seu. Agora a partir do meu pacote modem-arquivos-v16.tar.gz, feito para o Ubuntu 7.04 Feisty Faw, este seu modem motorola sm56 passou a funcionar, ou melhor, somente o modem motorola sm56 que tem esta ID 1057:3052 (existe outro motorola sm56 fora esse e que não funciona).

A alternativa é ou você usar o Ubuntu 7.04 Feisty Faw e usar o que falo aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg113490.html#msg113490

ou então baixar o pacote modem-arquivos-v16.tar.gz, descompactar ele e copiar a pasta slmodem-2.9.11-20070505 presente dentro da pasta modem-arquivos-v16 e colocar dentro da pasta descompactada do pacote modem-arquivos-v14, tendo ainda o cuidado de alterar no script de instalação do pacote no modem-arquivos-v14 o nome da pasta slmodem-2.9.11-alguma_coisa para o slmodem-2.9.11-20070505 para que ele possa compilar o driver smartlink que pode ser compilado com este seu tipo de modem.

Será que deu para entender?

Não sei se irá funcionar por que o kernel usado por você no Ubuntu 6.06 é diferente pelo que é usado no Ubuntu 7.04, por exemplo, mas na teoria deverá funcionar, pois seguido aquela hipótese de quem pode o mais (kernel mais novo) pode o menos(kernel mais antigo).

augusto.brito

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1001 Online: 30 de MAR?O de 2009, 22:21 »
Saudações Alarcon,

o seu pacote funciona no Debian 5?

O processo é reversível?

Abraços,

Augusto Brito.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1002 Online: 31 de MAR?O de 2009, 17:22 »
Saudações Alarcon,

o seu pacote funciona no Debian 5?

O processo é reversível?

Abraços,

Augusto Brito.

Da forma como ele foi elabora é muito provável que não, pois usa alguns pacotes .deb feitos para o Ubuntu e não sei se os .deb do Ubuntu iram rodar bem no Debian, o contrário na maioria dos casos funciona.

Outra coisa é que não sei se no Debian o zenity está instalado, pois o script de instalação dos meus pacotes usa Zenity (são aquelas janelas gráficas).

O que vc pode fazer é substituir os pacotes .deb pelos equivalentes do Debian e corrigir o script de instalação para os novos nomes e instalar o zenity caso não esteja já instalado e tentar usar.

o driver não será problema pois como ele é para ainda ser compilado (falo do v29 ok).

augusto.brito

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1003 Online: 31 de MAR?O de 2009, 22:06 »
Saudações Alarcon,

o seu pacote funciona no Debian 5?

O processo é reversível?

Abraços,

Augusto Brito.

Da forma como ele foi elabora é muito provável que não, pois usa alguns pacotes .deb feitos para o Ubuntu e não sei se os .deb do Ubuntu iram rodar bem no Debian, o contrário na maioria dos casos funciona.

Outra coisa é que não sei se no Debian o zenity está instalado, pois o script de instalação dos meus pacotes usa Zenity (são aquelas janelas gráficas).

O que vc pode fazer é substituir os pacotes .deb pelos equivalentes do Debian e corrigir o script de instalação para os novos nomes e instalar o zenity caso não esteja já instalado e tentar usar.

o driver não será problema pois como ele é para ainda ser compilado (falo do v29 ok).


Saudações Alarcon,

relato a seguir minhas experiências na instalação passo a passo da placa Motorola SM56 Data Fax Modem (rev4) no Debian 5 (com KDE).

1. Os seguintes erros foram encontrados ao executar os comandos do arquivo install-modem.sh:

desktop:/home/augusto/modem-arquivos-v16# dpkg -i gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb
Selecionando pacote previamente não selecionado gnome-ppp.
(Lendo banco de dados ... 82868 arquivos e diretórios atualmente instalados).
Desempacotando gnome-ppp (de gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb) ...
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de gnome-ppp:
 gnome-ppp depende de libglade2-0 (>= 1:2.5.1); porém:
  Pacote libglade2-0 não está instalado.
 gnome-ppp depende de wvdial; porém:
  Pacote wvdial não está instalado.
dpkg: erro processando gnome-ppp (--install):
 problemas de dependência - deixando desconfigurado
Processando gatilhos para man-db ...
Processando gatilhos para menu ...
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 gnome-ppp

2. Obtive alguns warnings e erros ao processar as seguintes linhas:

desktop:/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505# make
make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/modem'
rebuild profile...
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_main.o -c modem_main.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_cmdline.o -c modem_cmdline.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem.o -c modem.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_datafile.o -c modem_datafile.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_at.o -c modem_at.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_timer.o -c modem_timer.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_pack.o -c modem_pack.c
modem_pack.c: In function ‘modem_async_get_bits’:
modem_pack.c:100: warning: pointer targets in passing argument 2 of ‘m->get_chars’ differ in signedness
modem_pack.c: In function ‘modem_async_put_bits’:
modem_pack.c:148: warning: pointer targets in passing argument 2 of ‘m->put_chars’ differ in signedness
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_ec.o -c modem_ec.c
modem_ec.c: In function ‘tx_info’:
modem_ec.c:723: warning: pointer targets in passing argument 2 of ‘l->modem->get_chars’ differ in signedness
modem_ec.c: In function ‘push_rest_data’:
modem_ec.c:811: warning: pointer targets in passing argument 2 of ‘l->modem->put_chars’ differ in signedness
modem_ec.c: In function ‘rx_info’:
modem_ec.c:860: warning: pointer targets in passing argument 2 of ‘l->modem->put_chars’ differ in signedness
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_comp.o -c modem_comp.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_param.o -c modem_param.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_debug.o -c modem_debug.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o homolog_data.o -c homolog_data.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o dp_sinus.o -c dp_sinus.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o dp_dummy.o -c dp_dummy.c
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o sysdep_common.o -c sysdep_common.c
gcc -lasound -o slmodemd modem_main.o modem_cmdline.o modem.o modem_datafile.o modem_at.o modem_timer.o modem_pack.o modem_ec.o modem_comp.o modem_param.o modem_debug.o homolog_data.o dp_sinus.o dp_dummy.o dsplibs.o sysdep_common.o /usr/lib/libasound.so
gcc -Wall -g -O -I. -DCONFIG_DEBUG_MODEM -DSUPPORT_ALSA=1   -o modem_test.o -c modem_test.c
gcc -lasound -o modem_test modem_test.o modem_cmdline.o modem.o modem_datafile.o modem_at.o modem_timer.o modem_pack.o modem_ec.o modem_comp.o modem_param.o modem_debug.o homolog_data.o dp_sinus.o dp_dummy.o dsplibs.o sysdep_common.o
make[1]: Saindo do diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/modem'
make -C drivers KERNEL_DIR=/lib/modules/2.6.26-1-686/build
make[1]: Entrando no diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
cc -I/lib/modules/2.6.26-1-686/build/include -o kernel-ver kernel-ver.c
make all KERNEL_VER=2.6.26-1-686
make[2]: Entrando no diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
make modules -C /lib/modules/2.6.26-1-686/build SUBDIRS=/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers
make[3]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.26-1-686'
  CC [M]  /home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.o
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c: In function ‘amrmo_pci_probe’:
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:620: error: ‘SA_SHIRQ’ undeclared (first use in this function)
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:620: error: (Each undeclared identifier is reported only once
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:620: error: for each function it appears in.)
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c: In function ‘amrmo_init’:
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:760: warning: ‘pci_find_device’ is deprecated (declared at include/linux/pci.h:514)
make[4]: ** [/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.o] Erro 1
make[3]: ** [_module_/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers] Erro 2
make[3]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.26-1-686'
make[2]: ** [all] Erro 2
make[2]: Saindo do diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
make[1]: ** [all] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
make: ** [drivers] Erro 2
desktop:/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505# make install
make -C modem all
make[1]: Entrando no diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/modem'
make[1]: Saindo do diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/modem'
make -C drivers KERNEL_DIR=/lib/modules/2.6.26-1-686/build
make[1]: Entrando no diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
cc -I/lib/modules/2.6.26-1-686/build/include -o kernel-ver kernel-ver.c
make all KERNEL_VER=2.6.26-1-686
make[2]: Entrando no diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
make modules -C /lib/modules/2.6.26-1-686/build SUBDIRS=/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers
make[3]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.26-1-686'
  CC [M]  /home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.o
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c: In function ‘amrmo_pci_probe’:
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:620: error: ‘SA_SHIRQ’ undeclared (first use in this function)
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:620: error: (Each undeclared identifier is reported only once
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:620: error: for each function it appears in.)
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c: In function ‘amrmo_init’:
/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.c:760: warning: ‘pci_find_device’ is deprecated (declared at include/linux/pci.h:514)
make[4]: ** [/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers/amrmo_init.o] Erro 1
make[3]: ** [_module_/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers] Erro 2
make[3]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.26-1-686'
make[2]: ** [all] Erro 2
make[2]: Saindo do diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
make[1]: ** [all] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/home/augusto/modem-arquivos-v16/slmodem-2.9.11-20070505/drivers'
make: ** [drivers] Erro 2

desktop:/home/augusto/modem-arquivos-v16# mv -f /usr/sbin/slmodemd_backup /usr/sbin/slmodemd
mv: impossível fazer stat em `/usr/sbin/slmodemd_backup': Arquivo ou diretório não encontrado

desktop:/home/augusto/modem-arquivos-v16# mv /home/augusto/.wvdial.conf /home/augusto/.wvdial.conf-backup
mv: impossível fazer stat em `/home/augusto/.wvdial.conf': Arquivo ou diretório não encontrado

A partir dessa linha (176) vem o processo de configuração do gnome-ppp, que não consegui instalar como visto no item 1.

Decidi então configurar o gnome-ppp via interface gráfica, mas ao executá-lo no menu, nada acontece.

A propósito, o output do comando lspci é:

00:05.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)

E para o comando lspci -d 1057:3052 é:

00:05.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)

Saliento que estou usando o Debian GNU/Linux 5.0.0 Lenny.

Como faço para saber se o módulo do modem está carregado e funcional?

Vou ver se consigo algo com o KPPP....

Abraços,

Augusto Brito.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1004 Online: 01 de Abril de 2009, 17:35 »
Procure o pacote Debian que tem sl-modem-daemon no seu nome dos repositórios debian e instale ele.

OBS: Alguns tipos de modem suportados pelo driver smartlink podem funcionar só com o pacote debian sl-modem-daemon portanto instale ele dos repositórios do seu Debian e veja se consegue a conexão, caso contrário faça como falo logo abaixo.

Caso não funcione então no terminal digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

para para o sl-modem-daemon que foi instalado anteriormente, portanto não desisntale este pacote, somente pare sua execução ok.

e siga isso:

é mais fácil você pegar o último pacote que fiz chamado de modem-arquivos-v29.tar.gz que pode ser baixado daqui:

http://www.4shared.com/file/84963221/8a1f302f/modem-arquivos-v29tar.html?dirPwdVerified=33e0a9ae

Descompactar ele, entrar na pasta do driver smartlink dentro da pasta modem-arquivos-v29 chamada de slmodem-2.9.11-20080629 (tudo isso pelo terminal) e digitar:

make

e depois:

sudo make install

isso irá compilar o driver smartlink, só que para isso é necessário ter os seguintes pacotes instalados no seu sistema:

- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers-2.6.26-1-686 (isso se seu kernel for este, para saber isso comando, uname -r no terminal)


Se tudo tiver ocorrido bem até agora, no terminal digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

configure o discador gnome-ppp conforme o seu caso e veja se conecta.
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 17:38 por alarcon »