Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176617 vezes)

Offline willian125677

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • Just do it!
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1050 Online: 24 de Maio de 2009, 14:04 »
Olá a todos!Sou usuário iniciante do Ubuntu 9.04 32 bits e não consigo me conectar a internet discada.Segui os processos disponíveis na comunidade mas quando fui instalar o wvdial,o sistema começou a ficar lento.Esperei por duas horas e não terminava de instalar.Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a solucionar este problema.
Grato desde já!
Um abraço!Willian
User Kubuntu 10.10

Offline Uller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1051 Online: 25 de Maio de 2009, 10:43 »
Olá Alarcon. Primeiramente eu fico muito grato de ainda restar alguém que ainda olhe para os pobres coitados que ainda não foram abençoados com a luz da Banda Larga (o sinal ADSL ainda não chegou na minha rua  :-\). Pois então, eu havia instalado os drivers para o Intrepid (v29 creio eu) e rolou tudo numa boa, iniciava no boot tudo certinho e tal. Ai tive a brilhante ideia de atualizar a distro pra Jaunty, usando a imagem alternate. Atualizou numa boa também, mas o modem inicializava mas não conectava, e então ao invés de recompilar o driver pro kernel novo (28-17), eu, novamente, tive a brilhante ideia de baixar o seu pacote (v30) denovo e instalar no ubuntu, marquei somente a penultima e antepenultima opções (não me lembro o nome agora), compilou e rodou na boa. Mas depois que reiniciei o pc, o modem não iniciava, então segui aqueles passos pra criar o ativar-modem e linka-los. O Modem inicia, mas não consigo conectar, aparece CARRIEER NOT DETECTED, e na segunda tentativa, o slmodemd consegue a façanha de usar 100% de meus 4 núcleos (Phenom II X4). Alguma sugestão?
Obs: Estou usando a distro i386 (32 bits).
-------------------------EDIT--------------------
Não me pergunte como, resolvi tentar mais uma vez, descobri que alguma coisa faz com que quando o modem conecte, ele use 100% de CPU e depois cai. Restartei o slmodemd e consegui me conectar sem nenhum freeze.
Quer dizer, no exato momento em que estou escrevendo essa mensagem o sistema começou a ficar lento denovo.
Bom, mas pelo menos estou conectado. Já é alguma coisa...
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 12:36 por Uller »

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1052 Online: 25 de Maio de 2009, 12:37 »
grande Alarcon,em primeiro lugar quero desejar os parabéns pela belíssima atitude de querer ajudar às pessoas que assim como eu estão iniciando no mundo linux.
bom, dias atrás, antes de encontrar esse tutorial, eu havia instalado o sl-modem existente nos repositorios que, pelo que pude ver é o driver que atende ao meu modem hsp56mr (via). eu instalei o drive, instalei o gnome-ppp e configurei-o para fazer a discagem. ele disca perfeitamente mas, depois de um tempo discando ele encerra e não conecta. daí resolvi fazer um teste meio maluco: usando o gnome-ppp liguei para o meu celular e a comunicação teve exito. não entendi pq ele não conecta à internet então mas, antes de td já baixei o pacote v29 criado por vc (que atende o meu Ubuntu 8.10) e vou testar hj quando chegar em casa. daí amanhã posto as novidades, ok?

abraços,
Apenas mais um aprendiz...

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1053 Online: 25 de Maio de 2009, 17:28 »
Olá Alarcon. Primeiramente eu fico muito grato de ainda restar alguém que ainda olhe para os pobres coitados que ainda não foram abençoados com a luz da Banda Larga (o sinal ADSL ainda não chegou na minha rua  :-\). Pois então, eu havia instalado os drivers para o Intrepid (v29 creio eu) e rolou tudo numa boa, iniciava no boot tudo certinho e tal. Ai tive a brilhante ideia de atualizar a distro pra Jaunty, usando a imagem alternate. Atualizou numa boa também, mas o modem inicializava mas não conectava, e então ao invés de recompilar o driver pro kernel novo (28-17), eu, novamente, tive a brilhante ideia de baixar o seu pacote (v30) denovo e instalar no ubuntu, marquei somente a penultima e antepenultima opções (não me lembro o nome agora), compilou e rodou na boa. Mas depois que reiniciei o pc, o modem não iniciava, então segui aqueles passos pra criar o ativar-modem e linka-los. O Modem inicia, mas não consigo conectar, aparece CARRIEER NOT DETECTED, e na segunda tentativa, o slmodemd consegue a façanha de usar 100% de meus 4 núcleos (Phenom II X4). Alguma sugestão?
Obs: Estou usando a distro i386 (32 bits).
-------------------------EDIT--------------------
Não me pergunte como, resolvi tentar mais uma vez, descobri que alguma coisa faz com que quando o modem conecte, ele use 100% de CPU e depois cai. Restartei o slmodemd e consegui me conectar sem nenhum freeze.
Quer dizer, no exato momento em que estou escrevendo essa mensagem o sistema começou a ficar lento denovo.
Bom, mas pelo menos estou conectado. Já é alguma coisa...

Olha só, nos casos de conexões discadas e com versões do Ubuntu eu acho mais adequado fazer uma instalação limpa (do zero) e usar o pacote que faço adequado para a versão do Ubuntu, para que as chances de erros sejam minimizadas.

Particularmente nunca gostei das atualizações de uma versão para outra no caso do Ubuntu, pois ainda não confio 100% nela.

Agora eu te pergunto se você já testou alguns dos Init2 que já falei neste tópico aqui, pode ser que melhore sua conexão algum valor das opções que coloco.

O chato da instalação limpa do Ubuntu 9.04 é que ele não vem com o wvdial e tem-se que instalar "por fora" o que pode ser complicado, pois depende do que ele depende e do que as dependências dele possam depender também. Nossa que frase horrível. ;D

Sobre o script ativar-modme ele só é necessário para o caso de se ao digitar:

ps -aux | grep slmodemd

o resultado for algo assim:

root      4483  0.0  1.6   3012  3008 ?        SL   11:50   0:00 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0


E o suário notar que toda vez que reinicia o pc tem de instalar o meu pacote outra vez, pois o simples comando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

não resolve.

Isso aí me parece um bug que some com o /dev/slamr0 (que só é criado para quem usa o driver smartlink na forma padrão) toda vez que se reinicia o pc e daí fiz um script para recriá-lo no boot para se poder usar o modem corretamente
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 17:35 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1054 Online: 25 de Maio de 2009, 17:31 »
Olá a todos!Sou usuário iniciante do Ubuntu 9.04 32 bits e não consigo me conectar a internet discada.Segui os processos disponíveis na comunidade mas quando fui instalar o wvdial,o sistema começou a ficar lento.Esperei por duas horas e não terminava de instalar.Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a solucionar este problema.
Grato desde já!
Um abraço!Willian

A primeira informação que você tem que ter é qual é o seu modem e se ele é suportado pelo driver smartlink ok.

Feito isso é que aí você terá de usar as dicas que foram postadas aqui.

Isso do wvdial foi muito chato mesmo, nem sei por que eles tiraram, pois se não me engano ele é usado também pelas conexões 3G em muito dos casos.

Offline raimundo1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1055 Online: 25 de Maio de 2009, 21:13 »

Não instala o drive no ubuntu 8.10, no ubuntu 8.04 instalava, só dá problema quando muda o Kernel, aí eu instalo de novo. Mas a solução tem que ser fácil de usar e distribuir para os usuários que estão começando no Ubuntu: meus colegas e parentes.


Algo você deve está fazendo de errado por aí para que não dê certo, pois veja que o usuário Tobimax já conseguiu pelo menos instalar o driver smartlink e ele está sendo carregado pelo que posso constatar da imagem que ele postou e o seu Ubuntu é o Ubuntu 8.10. Também já vi outros usuários aqui com esta mesma versão do Ubuntu e com sucesso com o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz, então veja o que pode está sendo feito de errado que pode ser só um detalhe.

Veja se os arquivos necessários (make, gcc, build-essential, linux-headers e etc.) estão instalados, se você coloca o CD de instalação do Ubuntu no driver para que durante o processo de instalação instalae algo dele que ainda esteja faltando e etc.

Como vc já usou o v27, para facilitar mais as coisas vou pedir que vc faça isso (no terminal):

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

sudo sudo apt-get --purge remove sl-modem-daemon

não se preocupe com qualquer mensagem de erro que isso é só para garantir.

Depois vá nas pastas:

/usr/sbin e remova o arquivo slmodemd (se ainda existir) de lá. Isso só pode ser feito como root ok.

/lib/modules/2.6.27-7-generic/extra e remova os arquivos slamr.ko e ungrab-winmodem.ko (se ainda existir) de lá. Isso só pode ser feito como root ok.

Reinicie o seu PC e só então tente instalar o pacote modem-arquivos-v29.tar.gz no Ubuntu 8.10 32bits seguindo exatamente as intruções que vc já deve conhecer bem.

Para saber se o driver foi corretamente instalado aí, abra o terminal e digite cada um destes comandos:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*


e por fim digite este comando:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e veja o que é mostrado no terminal.

Seguir os passos, removi os drives, mas nada...aí resolvir utilizar o nautilus como root: na pasta /lib/modules/2.6.27-7-generic/ não havia a pasta extra e por extensão nenhum dos arquivos citados. Só encontrei um arquivo chamado extra do tipo código-objeto. Então, alterei o nome deste para Extra e criei a pasta extra. Aí seguir os passos e a minha internet está boa como no 8.04.

Tem a pasta extra no Ubuntu 8.10 no local mencionado?

Agradeço a ajuda.

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1056 Online: 26 de Maio de 2009, 09:09 »
alarcon, conforme prometido venho aqui falar da minha experiência ao instalar o driver do modem no meu ubuntu 8.10.
antes de td, eu instalei o ubuntu 8.04 na minha maquina e tentei instalar a versão do drive para o ubuntu 8.04 e para minha surpresa não funfou...mas ao instalar a versão para o 8.10(v29), deu certinho, discou e dessa vez conectou com uma velocidade boa e sem quedas...

fica aí a dica para quem não conseguir conexão com a versão para o ubuntu 8.04 tentem a versão do ubuntu 8.10 que pelo menos para mim funcionou perfeitamente...

abraços,
Apenas mais um aprendiz...

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1057 Online: 26 de Maio de 2009, 16:27 »

Seguir os passos, removi os drives, mas nada...aí resolvir utilizar o nautilus como root: na pasta /lib/modules/2.6.27-7-generic/ não havia a pasta extra e por extensão nenhum dos arquivos citados. Só encontrei um arquivo chamado extra do tipo código-objeto. Então, alterei o nome deste para Extra e criei a pasta extra. Aí seguir os passos e a minha internet está boa como no 8.04.

Tem a pasta extra no Ubuntu 8.10 no local mencionado?

Agradeço a ajuda.

É o seguinte, o processo de compilação do driver smartlink cria dois módulos (slamr.ko e slusb.ko) e mais um executável (slmodemd). Esses módulos ficam sempre na pasta Extra (criada pelo processo de compilação que fica em /lib/modules/Versão_do_Kernel/, ou seja, se você compilou no kernel 2.6.27-7-generic os módulos slamr.ko e slusb.ko ficariam na pasta extra criada em /lib/modules/2.6.27-7-generic/. Talvez por que no processo de instalação do v27 ocorreu algum erro e ao invés de se criar a pasta extra foi criado um arquivo de nome extra e como na mesma pasta não pode existir uma outra pasta e arquivo com o mesmo nome, dava erro no uso do v29. Imagino que tenha sido isso.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1058 Online: 26 de Maio de 2009, 16:30 »
alarcon, conforme prometido venho aqui falar da minha experiência ao instalar o driver do modem no meu ubuntu 8.10.
antes de td, eu instalei o ubuntu 8.04 na minha maquina e tentei instalar a versão do drive para o ubuntu 8.04 e para minha surpresa não funfou...mas ao instalar a versão para o 8.10(v29), deu certinho, discou e dessa vez conectou com uma velocidade boa e sem quedas...

fica aí a dica para quem não conseguir conexão com a versão para o ubuntu 8.04 tentem a versão do ubuntu 8.10 que pelo menos para mim funcionou perfeitamente...

abraços,

Não entendi direito, você só usou o driver smartlink presente no v29, no pacote que fiz para o Ubuntu 8.04 ou vc usou foi o próprio v29 (que é para o Ubuntu 8.10) no Ubuntu 8.04?

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1059 Online: 26 de Maio de 2009, 19:33 »
eu usei o pacote v29 todo no meu ubuntu 8.04 e funcionou completamente...já usando o pacote do ubuntu 8.04 não deu certo, nem reconhecia o modem.

abraços,
Apenas mais um aprendiz...

freedom

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1060 Online: 27 de Maio de 2009, 14:59 »
Olá, deu tudo certo na instalação do wvdial e das dependencias, do pacote. Mas na hora que vou conectar aconte o seguinte:
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L1DT17001000
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT17001000
CONNECT 50667
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
~[7f]}#@!}!2} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"G[1b]~~[7f]}#@!}!3} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"}.}2~~[7f]}#@!}!4} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"B7~~[7f]}#@!}!5} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"[0b]>~~[7f]}#@!}!6} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"A,~~[7f]}#@!}!7} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"}(%~~[7f]}#@!}!8} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"Hn~~[7f]}#@!}!9} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"[01]g~~[7f]}#@!}!:} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"Ku~~[7f]}#@!}!;} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"}"|~NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Wed May 27 14:17:28 2009



Em outras versões como no 8.04 não acontecia isso e acho que nao é problema no modem, pois ele disca normalmente. Espero resposta, obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1061 Online: 27 de Maio de 2009, 16:52 »
Olá, deu tudo certo na instalação do wvdial e das dependencias, do pacote. Mas na hora que vou conectar aconte o seguinte:
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATM1L1DT17001000
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT17001000
CONNECT 50667
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
~[7f]}#@!}!2} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"G[1b]~~[7f]}#@!}!3} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"}.}2~~[7f]}#@!}!4} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"B7~~[7f]}#@!}!5} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"[0b]>~~[7f]}#@!}!6} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"A,~~[7f]}#@!}!7} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"}(%~~[7f]}#@!}!8} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"Hn~~[7f]}#@!}!9} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"[01]g~~[7f]}#@!}!:} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"Ku~~[7f]}#@!}!;} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&KK}'}(}'}"}(}"}"|~NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Wed May 27 14:17:28 2009



Em outras versões como no 8.04 não acontecia isso e acho que nao é problema no modem, pois ele disca normalmente. Espero resposta, obrigado.

Esse erro é típico de vc não ter selecionado a opção de ignorar sequencias de terminal (modo burro) no discador gnome-ppp ou usar o parâmetro Stupid Mode = yes no wvdial.conf se estiver usando a conexão pelo wvdial

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1062 Online: 27 de Maio de 2009, 16:56 »
eu usei o pacote v29 todo no meu ubuntu 8.04 e funcionou completamente...já usando o pacote do ubuntu 8.04 não deu certo, nem reconhecia o modem.

abraços,

Essa não é a maneira correta, pois os pacotes .deb que estão presentes em cada pacote modem-arquivos-v?.tar.gz são pacotes para uma determinada versão do Ubuntu para o qual este pacote foi criado, eventualmente esses .deb podem não ter conflito se usar numa outra versão, mas isso não é garantido. Vejo que no seu caso vc deu sorte e os .deb presentes no v29 feito para o Ubuntu 8.10 não afetou em nada no Ubuntu 8.04, pelo menos aparentemente.

freedom

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1063 Online: 27 de Maio de 2009, 17:00 »
ok vou tentar nesse modo. obrigado

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #1064 Online: 27 de Maio de 2009, 17:03 »
ok vou tentar nesse modo. obrigado

Ok,

Se isso não resolver tente mais isso aqui:

no terminal digite mais isso:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

e depois isso:

sudo gpasswd -a seu_usuário dip

altere o que destaquei em vermelho para o seu nome de usuário (aquele que vc digita par entrar no Ubuntu) que não sei qual é ok.

Pode ser problema de permissão também e esses comandos acima devem resolver, mas tente primeiro o que falei anteriormente.
« Última modificação: 27 de Maio de 2009, 17:05 por alarcon »