Autor Tópico: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)  (Lida 22774 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Online: 30 de Outubro de 2008, 04:20 »
 Meu tema ainda não está pronto. Falta um tema de ícones para as pastas. O original Oxygen não está combinando nem um pouco. Eu queria o crystal clear red do kde-look, mas eu vou ter que pedir para o autor recolocá-los em outro mirror. Mas o que eu realmente gostei no KDE 4.1 foi a barra inferior, mais precisamente o gerenciador de tarefas, com os efeitos de luz. Os plasmóides também se destacam, mas as vezes falham miseravelmente - leia-se bug. Porém, o tal plasma tem pequenas funcionalidades que de tão brilhantes tornam-se insubstituíveis uma vez que a gente as conhece - por isso estou sem usar o GNOME há 4 dias. Um exemplo é o redimensionamento e o giro dos ícones da área de trabalho, simplesmente apontando-se o cursor e arrastando-se o mouse enquanto pressiona-se um botão que aparece ao lado do ícone. A propósito, o conceito "ícone" passa a ser meio discutível se o assunto é a Área de Trabalho do KDE 4.1.
 


 Os efeitos de luz originais do KDE 4.1 estão excelentes. São de uma suavidade "analógica", pois as luzes acendem-se e apagam-se. Ao contrário de alguns efeitos em outros ambientes gráficos ou no Windows Vista, onde a coisa simplesmente está acesa ou está apagada.
 Os ícones em volta do planeta eu deixei sem nome, mas foi idéia minha (sim, eles poderiam ter nomes). No canto inferior direito os ícones sem nome não estão na área de trabalho, mas sim no plasmóide folder view que está apenas exibindo o conteúdo da pasta /home/Programas. Este folder view até agora é meio decepcionante, pois ícones é a única coisa que ele mostra. Seria mais útil se fosse capaz de dar prévias em miniaturas de imagens dentro de uma pasta.



 Em comparação ao meu GNOME do Hardy, o uso de CPU (que em um Pentium 4 é igual a sofrimento) no KDE 4.1 chega a ser quatro vezes menor (sic) nos momentos ociosos ("idle"). No GNOME oscilava entre 11% e 15% com compiz, awn-dock e cairo-dock, contra a oscilação atual de 1,5% a 6% neste tema do KDE 4.1 que eu fiz - e nele eu dispensei apenas o awn-dock, que usava no máximo 2% da CPU no GNOME.
 Porém, em alguns momentos inexplicáveis acontecem uns picos de 40% a 60% no uso da CPU. Mas acontecia no GNOME também, o que me faz crer que é coisa do detestável Xorg do Hardy.



 Na hora de carregar as miniaturas dessa pasta com 381 imagens o processador sofreu de verdade! 100% de CPU o tempo todo. Mas é outra coisa que não seria diferente no GNOME.  O Dolphin atual está o máximo. Supera com folga o Nautilus - cuja única vantagem atualmente é a navegaão com abas - e o thunar.
 Quanto ao uso de memória não há o que discutir. Disponho de 1GB de RAM, e os 54% da última foto não são tão ruins quanto parece porque no momento, além do dolphin carregando miniaturas, havia o Opera consumindo uns 13% disso. Era o (novíssmo) Opera 9.62 com QT4. Já o troquei pela versão QT3 que ainda é bem melhor em visual e uso de memória (não me perguntem o porquê).
 Em breve eu vou testar alguns dock oferecidos como plasmóide. É possível baixá-los no kde-look.  Se algum deles for digno de apresentação, eu posto mais uma foto aqui.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 04:42 por 0tacon »


Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2008, 04:32 »
Parabens Otacon, o teu desk ficou mesmo lindo!
Após andar com o kubuntu hardy numa VM durante 6 meses, esta semana migrei definitivamente para o kde 4 instalando o kubuntu intrepid 64 bit.
Como ando sem tempo, não fiz ainda nenhuma personalização, mas a configuração original já é suficiente para nos apercebermos que este kde 4 é lindo.
Otacon tu tens o hardy, né? Vais migrar para o Intrepid? Penso que o suporte para o kde 4 no hardy vai terminar agora.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2008, 04:50 »
Parabens Otacon, o teu desk ficou mesmo lindo!
Após andar com o kubuntu hardy numa VM durante 6 meses, esta semana migrei definitivamente para o kde 4 instalando o kubuntu intrepid 64 bit.
Como ando sem tempo, não fiz ainda nenhuma personalização, mas a configuração original já é suficiente para nos apercebermos que este kde 4 é lindo.
Otacon tu tens o hardy, né? Vais migrar para o Intrepid? Penso que o suporte para o kde 4 no hardy vai terminar agora.

Obrigado, mas eu ainda não estou completamente satisfeito. Ainda tem aquilo dos ícones, e aquilo que você já conhece: A ausência do cubo do compiz. O intrepid sai do forno daqui a pouco, mas vou esperar pelo menos uns 15 dias para sair do Hardy. Então, se alguém aqui já for instalar a versão final e for usar o  cubo do compiz, por favor me diga neste tópico se o cubo está funcionando. È uma pena esse bug do cubo, pois o compiz no novo KDE está funcionando de uma forma bem mais sutil para todos os outros efeitos (em comparação ao GNOME). Aliás, fora o problema do cubo, o compiz funciona tão bem no KDE 4.1 que eu ainda não quero usar os efeitos análogos incluídos no KWin.


Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2008, 05:03 »
Como te disse, ando sem tempo, por isso ainda não instalei o compiz e estou com os efeitos nativos do kde que são bastante interessantes.
Quando tiver mais tempo, vou instalar o compiz e ver se esse bug do cubo ainda existe. ;)

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2008, 16:05 »
Ficou bem legal! Eu testei o KDE 4 aqui mas nao gostei... nao gosto de usar kde...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2008, 01:53 »
 Consegui ícones melhores e mudei o tema do plasma para o Elegant.

 

 
 
 Agora estou com o problema dos ícones em cache. Eu até já eliminei as pastas originais do Oxygen mas elas continuam sendo exibidas (estas da foto acima foram modificadas manualmente). Até mesmo se eu criar uma nova pasta ela aparece com o maldito ícone azul. E eu já cansei de apagar caches aqui e ali.

 Edit: Agora o cubo do Compiz está funcionando.

 
 
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 04:59 por 0tacon »


Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:43 »
muito legal.

Tenho vontade de experimentar o kde 4 mas não queria largar o gnome e não gosto da bagunça que fica quando se usa os dois. Alguem sabem se o K menu Gnome já está compatível com o kde4? A ultima vez que eu procurei as notícias eram desanimadoras.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:51 »
bem bonito, mas tem alguma coisa no KDE q não me agrada. acho q é trauma do conectiva. hehehehe
; Linux is almost there!

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2008, 21:23 »
 :o :o :o :o :o

Já não ficava assim de queixo caido á muito tempo

Eu que estou habituado ao openbox que uso aqui fico abismado com o KDE que nunca testei, a minha proxima instalação será do KDE 4 parece absolutamente fantastico.

Muito bom trabalho, essa dock é o AWN certo?

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2008, 23:29 »
:o :o :o :o :o

Já não ficava assim de queixo caido á muito tempo

Eu que estou habituado ao openbox que uso aqui fico abismado com o KDE que nunca testei, a minha proxima instalação será do KDE 4 parece absolutamente fantastico.

Muito bom trabalho, essa dock é o AWN certo?
Errado! É o cairo-dock, que é muito superior ao AWN. No meu Gnome eu ainda uso o AWN para substituir a barra de ferramentas inferior. Nesse serviço o AWN é melhor. Mas o cairo-dock é uma opção bem melhor para fazer o papel de atalho para aplicativos e pastas. O cairo-dock é mais estável e leve. O AWN seria bom se já tivesse chegado à uma versão 1.0 pelo menos.


Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:03 »
:o :o :o :o :o

Já não ficava assim de queixo caido á muito tempo

Eu que estou habituado ao openbox que uso aqui fico abismado com o KDE que nunca testei, a minha proxima instalação será do KDE 4 parece absolutamente fantastico.

Muito bom trabalho, essa dock é o AWN certo?
Errado! É o cairo-dock, que é muito superior ao AWN. No meu Gnome eu ainda uso o AWN para substituir a barra de ferramentas inferior. Nesse serviço o AWN é melhor. Mas o cairo-dock é uma opção bem melhor para fazer o papel de atalho para aplicativos e pastas. O cairo-dock é mais estável e leve. O AWN seria bom se já tivesse chegado à uma versão 1.0 pelo menos.

é preciso compiz para corre-lo? é que eu uso wbar mas quebra-me o X e acho muito fraco mas não posso desinstalar senão fico sem interface gráfico

é estrnaho mas são as desvantagens do openbox, erros do nada

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2008, 22:26 »
Citar
é preciso compiz para corre-lo? é que eu uso wbar mas quebra-me o X e acho muito fraco mas não posso desinstalar senão fico sem interface gráfico

é estrnaho mas são as desvantagens do openbox, erros do nada
Acho que sim... Pelo menos com a opção "rendering", é preciso o compiz. Nunca tentei o Cairo-dock sem renderng e compiz. Só sei que com o rendering ativado sem o compiz, o negócio fica feio.
 Antes de comprar a minha GeForce, eu usava o Kooldock no KDE 3.5. É a minha melhor sugestão para quem não pode com o compiz.


Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2008, 17:57 »
Otacon;

Estou usando o KDE 4.10 no Kubuntu 8.10, instalei o compiz e está funcionando tudo beleza.

Vc sabe como configuro o Compiz para ter a opção de levar o mouse no canto superior e as janelas inativas ficarem disponiveis para escolher a janela a ser usada (janela Ativa).

Já mexi por tudo acho que até disconfigurei meu compiz, mas ainda não achei está função.

Se souber, por gentileza me dê uma mãozinha.

Desde já agradeço 


Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2008, 18:18 »
acho q é o plugin scale q faz isso.
; Linux is almost there!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Hardy com KDE 4.1 (com minha avaliação inicial)
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2008, 19:29 »
Eu uso cairo dock no gnome sem compiz.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!