Alak, não é bem assim não, o pessoal é preguiçoso e quer um sistema que não dê trabalho, que dê pra abrir arquivos de qq tipo em qq máquina e cujo "modo de utilizar" seja o mesmo. A maioria prefere a praticidade do Windows do que a robustez e segurança do Linux; tudo é feito pra rodar em Windows, drivers de dispositivos e tal, então é natural que o cara queira só chegar na máquina, pegar aquele cd pirata do jogo 3D da moda e mandar ver, o cara não quer pesquisar em fóruns como é que se instala drivers de vídeo da ATI, ele pesquisa sim mas é crakers de programas e sites de sacanagem, daí a gente pode ter uma idéia do que esse "pessoal" gosta de fazer no Windows.
E além disso, disco feio por disco feio, não acredito que um cd bunitinhu todo cheio de pinturinha e um cartucho maneiro cheio de papagaiada pra guardar o cd e tal fará o usuário usar Ubuntu ou qq outra distribuição de Linux, mesmo pq Windows pirata se distribui assim, com cd sem nada impresso e qdo muito num envelope bem fajuto e ninguém reclama do conteúdo, pois sabe que, bem ou mal, vai funcionar na máquina.
O que falta é interesse e uma melhor divulgação do sistema, mas o principal de tudo é mesmo o interesse, vejo pessoas comprando máquinas com Linux e nem se dão ao trabalho de experimentar a distro (mesmo pq essas pré-instaladas são um lixo), vai logo no camelô pegar um cd do Windows no envelope feião e tasca na máquina.
Eu acho que a comunidade linux, se quiser crescer, tem que fazer campanha de concientização pro povo, pq NINGUÉM sabe o que é linux, se fizer uma distribuição de CDs com uma boa apresentação do ubuntu o negócio vai pra frente. Eu pedi 10 Ubuntu 10 Kubuntu pra Canonical, e eles não aceitaram, agora eu pedi 1 e 1, masw tem uma enorme diferença entre vc dar um CD bonito embalado pro povo e apenas gastar tua boa vontade e teu tempo explicando e apresentando e vc dar um CD gravado QUE SAIU DO TEU BOLSO, que vai num envelopinho de papel porcaria, e apresentar...