Ubuntu Server 8.04 + iptables + squid - roda como serv dados também? [RESOLVIDO]

Iniciado por fabio_g_l, 22 de Outubro de 2008, 17:03

tópico anterior - próximo tópico

fabio_g_l

Olá amigos sou marinheiro de primeira viagem e estou entrande de cabeça nessa de linux.

Quero levantar um Ubuntu server para ser meu servidor proxy (Squid de preferência) e como ele tem um hd de 250gb quero compartilhar os dados dele com toda a rede (todos win xp).

Minha dúvida é a seguinte:

1º - ele é modo (texto) linha de comando. para compartilhar os arquivos preciso instalar modo gráfico nele?
2º - ao passar para o modo grafico (desktop) ele perde as funções de server ou não faz diferença?
3º - Que sequência de configuração devo seguir? (se existir uma)  EX: squid - ip tables - samba

Conto com a ajuda de vocês

obrigado.

ThiagoNalli

Fábio

Sei que seu Tópico é Antiguinho, mais não custa eu responder...

Vamos lá.
Citar1º - ele é modo (texto) linha de comando. para compartilhar os arquivos preciso instalar modo gráfico nele?
R: Para Compartilhar arquivos não é preciso modo Gráfico, isso fica a sua escolha, as vezes o modo Gráfico (gnome, KDE, XFCE, etc..) ajuda as pessoas com pouca experiência para configurar os Arquivos.

Citar2º - ao passar para o modo grafico (desktop) ele perde as funções de server ou não faz diferença?

R: Não faz Diferença, o que faz um sistema ser servidor, é os serviços que ele esta "Servindo" na rede. Temos por exemplo Ruwindows Server 2003, ele é gráfico e é servidor, correto? Eu Por exemplo estava usando um Ubuntu Versão Desktop... Apenas instalei um Samba, Squid e Pronto ele virou um servidor Proxy e um Server PDC (Dominio Windows).

Citar3º - Que sequência de configuração devo seguir? (se existir uma)  EX: squid - ip tables - samba
R: A Ordem dos Fatores não altera o produto. Não tem uma Sequencia CORRETA, o Critério é seu e a escolha sua. O que recomendo é ir instalando, configurando e testando cada um. Obs: Claro que para o Caso do Squid ser usado com Proxy Transparente ele vai ser instalado antes do Iptables (Ou melhor, Configurado..)

Eu aqui faço assim:
- Coloco o Squid.. Configuro todo seu Arquivo para os Cache, Log, ACL´s, Configuro para Aceitar o Proxy Transparente....
- Configuro o iptables para o Proxy Transparanete e Redirecionamento... Faço os TESTES !!! Estando Funcionando tudo OK> Vou ao Próximo que é o SAMBA... Dai a Mesma Coisa....

Espero ter Respondido suas Dúvidas...
Thiago
Tentando sumir com meus bits espalhados pela rede.

fabio_g_l

Valeu amigo

Já estou um tempão sem mexer no ubuntu devido a um projeto q estava fazendo. Então o larguei de lado.
Agora q já terminei o projeto vou voltar a tentar  e preciso de uma maozinha se puder me ajudar.

meu e-mail fabio_g_l@yahoo.com.br e messenger: fabio_g_l@hotmail.com

Como fiquei muito tempo sem mexer no ubuntu já esqueci o pouco q havia aprendido

Cheguei a conseguir o compartilhamento e até a usar a internet sem o modo grafico mas empaquei no iptables e no squid q não consegui de maneira nenhuma rodar em modo transparente q é o q preciso devido ao grande numero de maquinas e alguns usuários avançados q facilmente mudariam as configurações do proxy.

Então estou começando do zero novamente formatei e instalei o ubuntu e com desktop desta vez, já compartilhei e agora vou partir para a configuração do proxy. se puder me deixar o seu e-mail ficaria muito grato.

Obrigadão!!

fabio_g_l

Olá pessoal consegui por a samba e o squid pra funcionar, só estou levando uma surra pra configurar os clientes, pois não gostaria de deixar o squid tranparente por ser limitado, mas não estou conseguindo configurar o wpad do win2003 pois ele é o meu dhcp server. se alguém souber de algo me ajude por favor.

a fonte de minhas pesquisas:
http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap2-8
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-rede-local-ubuntu/