Autor Tópico: [RESOLVIDO] Semp Toshiba IS-1454: suspender e hibernar não funcionam.  (Lida 9013 vezes)

Offline dedalu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Não sou iniciante em linux, mas nunca havia instalado um num notebook.  :o

Comprei o Semp Toshiba IS 1454 porque vinha com linux (um tal de Insigne, horrível!!!) e resolvi tentar o Intrepid Beta 64-bits. Tudo está muito bem, mas não consigo suspender nem hibernar de maneira alguma usando os recursos normais do Ubuntu.

Quando pressiono a tecla para suspender, o sistema sai para o console e trava. O LCD continua acesso, mas só um cursor piscante aparece. Nenhuma combinação de tecla funciona, mas CapsLock (Fixa) faz o led acender e apagar (não é kernel panic, portanto). O disco, acho, desliga também. Mas o computador não entra no modo de suspensão de modo algum. O único remédio é dar reboot.

No terminal, tentei o pm_suspend com vários quirks, mas nenhum deles funciona. O mais interessante é que consigo entrar no modo suspenso usando "sudo /etc/acpi/sleep.sh force".

Não sei o que está acontecendo. Tentei de tudo que encontrei nos fóruns. Até o procedimento de debug com RTC, mas não funcionou.

O que posso fazer? Agradeço qualquer conselho.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 21:33 por dedalu »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: STI: suspender e hibernar não funcionam. Podem me ajudar?
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2008, 09:11 »
Bem, eu começaria analizando qual processo "trava" e não deixa o sistema ir em frente.

É conhecido nos EeePc que, ao desligar ou suspender, aconteça o mesmo causado pelo modulo Snd_hda_intel.

Sugestão apenas: entre na Bios, desbilite tudo ( menos o que impede o sistema em funcionar, som, usb, placas de rede etc, ) e tente suspender.

Eu editei meu /grub/menu.lst e retirei o argumento quiet, para ver os processos sendo carregados / descarregados, parou no Snd_intel e eu corri atras.