Autor Tópico: OpenGL e vídeo piscando  (Lida 2548 vezes)

Offline wlyyy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
OpenGL e vídeo piscando
« Online: 16 de Outubro de 2008, 01:40 »
Tenho uma placa ATI Radeon HD2400 e após instalar o Ubuntu e seus drivers rodei um vídeo para testar, o vídeo ficou meio pixelado, achei estranho por estar funcionando tudo corretamente ( compiz também funcionando normalmente ).
Todo lugar que eu li dizem para colocar para OpenGL no output, ao colocar em OpenGL o vídeo fica bom MAS fica piscando sem parar.
Achei algumas pessoas com o mesmo problema em jogos, creio que deve ser algum problema com o OpenGL, enfim . . . já pesquisei e li tudo que podia e não encontrei nenhuma solução, se alguém puder me ajudar ficarei eternamente grato, gostaria de utilizar o Ubuntu mas sem poder assistir vídeos ficaria totalmente sem sentido para mim.

Agradeço desde já a atenção : (

Offline Serty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: OpenGL e vídeo piscando
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2008, 17:55 »
Isso é um problema de drivers.

A nova versão Ubuntu, prometida para dia 30 deste mês, já vem com os últimos drivers da ATI, versão 8.10.
Para quem não quiser esperar até lá ou não pensa actualizar desde logo o S.O. e quer instalar já esses drivers na versão 8.04, siga as instruções.

Depois de fazer o download (http://ati.amd.com/support/driver.HTML) dos drivers, alterar a permissão do ficheiro descarregado para "executar" (botão direito do rato sobre o ficheiro -> Propriedades -> Permissões -> assinalar o quadradinho em frente a Executar).

Na consola, mudar para a directoria onde se encontra o ficheiro e entrar em root (-> sudo -i).

Correr o programa de instalação, montando o pacote específico para este S.O. e instalando-o:
-> sh ./ati-driver-installer-8-10-x86.x86_64.run --buildandinstallpkg Ubuntu/8.04

Para inicializar:
-> sudo /usr/X11R6/bin/aticonfig --initial

Reiniciar a máquina.

Na consola -> fglrxinfo
dá a informação do que está instalado, para confirmar que tudo está bem. No meu caso deu:

display: :0.0 screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: Radeon X1950 Series
OpenGL version string: 2.1.8087 Release

confirmando que a versão do OpenGL é a que se queria instalar.

Para ajustar as definições da placa ou do monitor ir a Aplicações -> Acessórios onde o programa de instalação colocou já uma ligação para o ATI Catalyst Control Center.