Vou deixar minha opinião.
Não considero nenhum tópico inútil, pode até não ser do interesse de todos, mas sempre serve para algo.
Por questões culturais, as pessoas são afobadas, anciosas. Qualquer usuário iniciante tem sede de saber e desespero pelo medo do desconhecido.
Eu cheguei ao Linux pura e simplesmente por razões financeiras. Fui comprar um computador novo e um que vinha com o SO Linux/Ubuntu era 50% mais barato. Como já havia feito trabalhos na faculdade no OpenOffice resolvi encarar.
Tive muita resistência dos meus filhos, que eram, vejam bem, "e r a m" usuários Windows.
Abri diversos tópicos "inúteis" e desesperados, pois não entendia absolutamente nada. Por mais que pesquisasse, entendia menos ainda. Consola, terminal, até parecia que mordia. Tinha medo de acessar. Até que tive um problemão com atualizações e encontrei verdadeiros "MESTRES" aqui neste fórum, que me ensinaram pacientemente a resolver meu problema. Tive problemas com modem, impressoras, e novamente outros "MESTRES" tiveram a boa vontade de me ajudar. Só com os problemas que tive e com as referidas ajudas é que aprendi a pesquisar realmente. Depois dos problemas resolvidos, voltei a pesquisar sobre eles e só então vi (ou melhor entendi) que todas, absolutamente todas, as minhas dúvidas estavam ali respondidas e eu simplesmente não havia entendido nada da primeira vez que pesquisei.
Hoje dificilmente abro um tópico quando me deparo com algum problema. Geralmente encontro a solução nas pesquisas. Mas mesmo quando encontro e não entendo, não tenho a menor vergonha de abrir e perguntar. Se algúem achar "inútil", simplesmente não responda, mas sempre tem alguém com a boa vontade de ensinar.
Sempre falo para quem tem medo do Linux, que o melhor do Linux, pelo menos do Ubuntu, que é o único que conheço, é esse fórum.
Tenho em casa 3 computadores, que hoje só têm o Ubuntu instalado.
O que quero dizer com isso, é que mesmo as pessoas iniciantes, em algum momento vão parar de abrir tópicos repetitivos. É simplesmente inexperiência. E como o número de usuários aumenta a cada dia, sempre haverá tópicos "Inúteis" para alguns.