Autor Tópico: [RESOLVIDO] SAMBA adicionando usuario como administradores da maquina  (Lida 9011 vezes)

Offline laos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
  Pessoal, estou testando o samba e surgiu uma duvida que certamente o pessoal mais experiente ai também deve ter tido, é o seguinte: configurei o samba como pdc, até ai tudo ok, criei os usuários adicionei os usuarios no samba criei os usuarios para as maquinas tudo certo. Porém eu preciso que certos usuarios consigam por exemplo alterar o horario no seu computador. Eu lembro que no windows a gente tinha que ir la no servidor no aplicativo aquele que gerencia os usuarios achar o computador e colocar o usuario como administrador mas é no samba como faz? Uma luz por favor :) obrigado

Fabio
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 09:55 por laos »

Offline gnucleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: SAMBA adicionando usuario como administradores da maquina
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2008, 21:11 »
Coloque na seção [global] a seguinte entrada:

admin users = administrador

E coloque os usuários separados por virgula apos "administrador"


Offline laos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: SAMBA adicionando usuario como administradores da maquina
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:50 »
nao funcionou, ja havia tentado isso... dessa vez criei um usuario novo que nunca tinha feito logon no dominio pra testar mas ele nao tem previlegios.

Offline laos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: SAMBA adicionando usuario como administradores da maquina
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2008, 09:54 »
Resolvi fazendo deste jeito: http://www.guiadohardware.net/comunidade/administracao-rede/183148/

Valeu, jqueiroz, vou publicar o texto na FAQ, acho que vai ficar melhor. :wink:

Quanto à questão do Exodia, acho que ela pode ser resolvida da seguinte maneira (comandos a serem feitos na estação em questão, logado como Administrador):

1- Vá em Painel de Controle > Usuários e Senhas;
2- Clique na aba Avançado, e então no botão Avançado;
3- Clique em Grupos;
4- Clique duas vezes no grupo Administradores. Isto abrirá a tela para adicionar usuários e grupos ao grupo de Administradores local;
5- Clique em Adicionar;
6- Selecione o domínio aonde se encontra o usuário a ser adicionado;
7- Clique duas vezes no usuário;
8- Clique em OK. Se uma caixa de logon aparecer, entre com um usuário e senha válidos no domínio, no formato DOMÍNIO\usuário (exemplo: X-MEN\root).


Uma outra coisa que ele mostra neste topico e ja vi em outro tutorial é quando ele da o comando net group,ap list aparece uma lista de grupos iguais aos grupos que o windows possui...ja fiz duas inatalacoes, até mudei de distribuição  e pre mim nao aparece nada quando executo este comando.

« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 09:57 por laos »