Autor Tópico: apt-get X aptitude: diferenças  (Lida 31045 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
apt-get X aptitude: diferenças
« Online: 30 de Setembro de 2008, 01:57 »
 Pessoal, eu gostaria de saber qual a diferença entre usar no gerenciamento dos pacotes o comando apt-get e o aptitude. Até onde eu sei, o aptitude é uma ferramenta para o apt-get, que por sua vez, no caso do Ubuntu e outras distros debian, é uma ferramenta em linguagem de alto nível para o dpkg, que é uma ferramenta de linguagem de baixo nível. Como eu não sou programador, isso de baixo nível e alto nível significa pouco para mim, pois tudo isso parece-me ter níveis altos de abstração, e nem interessa no caso desse tópico. O que eu gostaria que fosse esclarecido é quais são as diferenças entre se usar o apt-get ou o aptitide, e principalmente, se eu posso usar os mesmos comandos do apt-get simplesmente substituindo por aptitude, como sudo aptitude install programa e sudo aptitude update. Também quero saber se, no caso de instalar programas pelo aptitude, o souce.list é o mesmo que usamos no apt-get. E, afinal há alguma vantagem entre usar um ou outro, ou dá no mesmo? Afinal, se temos sempre o hábito de usar apt-get, quer dizer que não há vantagem no aptitude? E outra coisa: o Synaptic é uma ferramenta gráfica para manuseio do apt-get ou do aptitude?


Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2008, 04:07 »
A principal diferença entre os dois é que o controle de dependências dos pacotes é mais completo e sofisticado no aptitude do que o do apt-get.
Sempre usei o aptitude, alem de resolver melhor as dependencias tambem guarda a lista delas, assim quando desinstalares um programa o aptitude tambem desinstala as dependencias dele.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que utilizando-se do comando "apt-get install NOME_PACOTE" serão instalados pacotes que o mesmo não removerá automaticamente posteriormente.
Além disso o aptitude instala também os pacotes recomendados enquanto apt-get apenas faz a lista deles.
Por isso é que no tutorial Multimédia eu recomendo usar o aptitude.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2008, 05:23 »
Citar
...assim quando desinstalares um programa o aptitude tambem desinstala as dependencias dele.
Mas se o programa instalado pelo aptitude instalar uma dependência que mais tarde passar a ser usada também por outro programa, ele ainda assim vai desinstalar a tal dependência se o primeiro programa for desinstalado?


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:19 »
A principal diferença entre os dois é que o controle de dependências dos pacotes é mais completo e sofisticado no aptitude do que o do apt-get.
Sempre usei o aptitude, alem de resolver melhor as dependencias tambem guarda a lista delas, assim quando desinstalares um programa o aptitude tambem desinstala as dependencias dele.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que utilizando-se do comando "apt-get install NOME_PACOTE" serão instalados pacotes que o mesmo não removerá automaticamente posteriormente.
Além disso o aptitude instala também os pacotes recomendados enquanto apt-get apenas faz a lista deles.
Por isso é que no tutorial Multimédia eu recomendo usar o aptitude.

anotado o seu conselho Sylvester
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2008, 08:31 »
Citar
...assim quando desinstalares um programa o aptitude tambem desinstala as dependencias dele.
Mas se o programa instalado pelo aptitude instalar uma dependência que mais tarde passar a ser usada também por outro programa, ele ainda assim vai desinstalar a tal dependência se o primeiro programa for desinstalado?
Se a dependencia for necessária para outro programa normalmente não.
Digo normalmente, porque nem tudo é perfeito e por vezes é necessário fazer cuidado. Por isso é que eu nunca uso o comado -y porque é sempre bom analisar o que vai acontecer ao nosso sistema.
Imagina que tu desinstalas algum programa que também vai desinstalar o pacote "ubuntu-desktop" - em principio isso não faz nenhuma diferença visto que é apenas um meta-pacote. Mas aquilo que acontece a partir daí é que sempre que quiseres desinstalar algo, o aptitude vai automáticamente desinstalar tudo o que depende do ubuntu-desktop, ou seja vai desinstalar todo o gnome.
Por isso o uso do aptitude deve ser feito com muito cuidado e nunca usar o -y

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline sergiofasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2008, 08:46 »
Neste link http://www.debian.org/doc/manuals/reference/ch-package.en.html diz que o
"aptitude is now the preferred text front end for APT, the Advanced Package Tool".


Se o aptitude é o programa preferido (ou aconselhado) na distribuição debian, e também nas distribuição "debian based" (suponho eu), por que é que no ubuntu quando tento correr uma aplicação que não existe ele diz para instalar a aplicação com o apt-get?

Exemplo:
Código: [Selecionar]
xpto@uIntrepid:~$ setserial
O programa 'setserial' não está instalado.  Pode instalá-lo escrevendo:
sudo apt-get install setserial

Não deveria recomendar usar o aptitude?

Sérgio
sergiofasilva

Offline Blitzen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2008, 15:15 »
Código: [Selecionar]
paulo@paulo-laptop:~$ sudo aptitude ditr-upgrade
Comando desconhecido "ditr-upgrade"             
aptitude 0.4.11.3                               
Utilização: aptitude [-S fname] [-u|-i]         
       aptitude [opções] <acção> ...           
  Acções (se não for especificada, o aptitude irá entrar no modo interactivo):

 install      - Instalar/actualizar pacotes
 (...)
 -i             Executa uma execução de instalação no arranque.

                  Este aptitude não contém Poderes de Super Vaca.
paulo@paulo-laptop:~$

Estava usando o aptitude e após digitar uma linha de comando inválida ele apresentou esse help, mas achei estranha essa história de PODERES DE SUPER VACA que consta na última linha. Alguém sabe o que isso significa???
Estou usando o Intrepid kernel 2.6.27-9-generic

Offline sergiofasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2008, 15:22 »
O poder de super vaca é abordado neste tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,33830.0.html

sergiofasilva

sergiofasilva

Offline Blitzen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2008, 20:32 »
Valeu, Sérgio.
Tópico muito engraçado
Abraços

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2008, 15:54 »
Que legal!
A partir de agora adotarei o aptitude...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2009, 19:07 »
Eu uso o Debain Lenny e sempre usei o pat-get , é verdade que se eu usar agora o aptitude pode "quebrar" meu sistema? Tem que usá-lo desde o início para não ter problemas?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2009, 19:28 »
Eu uso o Debain Lenny e sempre usei o pat-get , é verdade que se eu usar agora o aptitude pode "quebrar" meu sistema? Tem que usá-lo desde o início para não ter problemas?


O único problema que pode vir a surgir é se você tentar remover com o aptitude algum programa que tenha instalado com o apt-get, justamente por causa das dependências. Fora isso não sei de mais nada que possa vir a causar alguma 'pane' no sistema.

Offline JorgeThrasher

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Ubunu 10.10
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2010, 01:11 »
Desculpem ressuscitar o tópico, mas também estava curioso a respeito das diferenças.
Alguém sabe sobre o Synaptic e o CPU (Centra de Programas Ubuntu), vantagens, desvantagens, etc?

Valeu pelas respostas. Adotarei o  "aptitude" também ;)
"As letras e a ciência só tomarão o seu verdadeiro lugar na obra do desenvolvimento humano no dia em que, livres de toda a servidão mercenária, forem exclusivamente cultivadas pelos que as amam e para os que as amam."(Piotr Kropotkine)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 11:20 »
Bem, desculpem-me por também ressuscitar o tópico, porém, mesmo em outras comunidades que pesquisei não obtive resposta para uma observação sobre o aptitude que é a seguinte: quando uso o comando "sudo aptitude update" e depois o "sudo aptitude safe-upgrade" o sistema busca as possíveis atualizações etc etc, até aí, ok ! porém, quando uso somente "sudo aptitude" ele abre uma interface simples no próprio terminal e nessa interface algumas vezes e não são poucas, quando clico "u" (atualizar lista) ele me informa sobre um ou outro pacote que "deve" ser instalado... ora como assim, se eu acabei de fazer a atualização seja pelo aptitude ou mesmo pelo apt-get então por que pela interface do aptitude ele me sugere instalar algo? por que ele lista algo que não aparecia nos comandos "tradicionais" do apt-get ou aptitude ?


Valeu e tudo de bom.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: apt-get X aptitude: diferenças
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 15:45 »
Rapaz, aptitude, apt-get ou synaptics, é tudo mais do mesmo. Tudo que vc faz com um, faz com o outro. Só muda o comando; o que o "aptitude update" faz, o "apt-get dist-upgrade" faz também. O que o "aptitude safe-update" faz, o "apt-get upgrade" faz também.

E a remoção dos pacotes instalados automaticamente, que no "aptitude remove" é automática, o "apt-get" faz com um "apt-get autoremove".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D