Autor Tópico: Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?  (Lida 30624 vezes)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Online: 28 de Fevereiro de 2006, 10:49 »
Com tristeza, mas estou!  :cry:
Queria muito que ele desse certo em minha máquina, mas parece que há algumas mágoas não-resolvidas.

1. Não tenho som (http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=632&highlight=) (enceladus, obrigado pela paciência e pelas dicas). Já fucei, tentei, mexi. Fui até onde consegui e fui capaz, mas continuo sem som. E quero som no Gnome, que prefiro ao KDE;

2. Não consigo conectar à internet com meu modem SpeedTouch 330 (http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2513&highlight=). Já idem, mas sem resultado. Troquei mensagens particular com o Yuran (valeu pela ajuda, cara!), mas ele jogou a toalha, pois não consigo rodar um script (speedtouchconf.sh) de jeito e maneira! Tentei de tudo: sudo, sudo su, su, abrir Nautillus como root, e a resposta é sempre a mesma: permission denied. Já mudei permissões, já montei volume como leitura e escrita pra qualquer usuário, e a resposta é sempre a mesma: permissão negada;

3. Não consigo compartilhar a conexão com uma máquina rwin98se (http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=906&highlight=) (obrigado pelas dicas, Led!). Mas não funciona. Com isso, era sempre obrigado a voltar para o rwindow$ para meus filhos poderem usar a outra máquina.

Sei que outros conseguiram resolver essas coisas, mas eu não consegui. Uma, por eu não dispor do tempo que gostaria e precisaria para revisar são google do avesso a fim de encontrar as respostas. Outra, pelo fato de eu ser novato em Linux, não sei exatamente o que é alterado quando tento alguma coisa, quando rodo scripts, quando instalo coisas. No rwindow$ eu mexo no registro, apago chaves, faço cópia do registro, volto configurações antigas, etc. Mas no Ubuntu não tenho a menor idéia de como fazer coisas semelhantes (nem sei o que há de semelhante ao registro nele!). Então, fico com medo de tentar alguma coisa e bichar de vez o que está funcionando.

Hoje à tarde, vou tentar uma última vez resolver essas coisas, principalmente o modem. Depois, se não funcionar, vou reinstalar (a menos que alguma alma sábia e paciente consiga me ajudar antes disso). Quem sabe, começando do zero. Se não funcionar, vou encostar o Ubuntu até a 6.04. Espero que até lá essas coisinhas estejam resolvidas.

Será que alguém consegue, numa última tentativa, me ajudar a fazer o Ubuntu funcionar?

Obrigado a todos. O Ubuntu é ótimo, o fórum é fantástico, o Linux é demais... eu é que não sei fazer o bicho funcionar direito.  :cry:  :oops:  :?  :(

Bom feriado!

PS: Alterei o título, para ficar mais claro meu pedido de ajuda, e mudei para "Stou" a fim de caber ao "?" no final.  :wink:
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 10:58 »
É uma pena cara, espero que a gente tenha você de volta em abril então :D
Eu devo ter sorte mesmo, aqui esses 3 problemas nunca aconteceram. O som era automaticamente detectado e os números 2 e 3 não eram necessários já que aqui tem DHCP. Veja com um técnico de informática (um bom) se ele consegue fazer isso pra você, eu também não sei fazer :(
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 11:31 »
Citação de: "LaSSarD"
É uma pena cara, espero que a gente tenha você de volta em abril então :D


Valeu, Lassard! Mas espero voltar antes! Quem sabe hoje à tarde?! Não vou deixar de usar o fórum, não. Ele está na minha lista de abas da página inicial. É consulta obrigatória todo dia!

Citar
Eu devo ter sorte mesmo, aqui esses 3 problemas nunca aconteceram. O som era automaticamente detectado e os números 2 e 3 não eram necessários já que aqui tem DHCP.


Outros falaram o mesmo, mas aqui há alguma coisinha que me encrenca a vida. Tenho a impressão de que é uma bobagenzinha, mas eu, inexperiente novato, não consigo descobrir.

Citar
Veja com um técnico de informática (um bom) se ele consegue fazer isso pra você, eu também não sei fazer :(


Esse é um problema sério. Há um técnico aqui em minha cidade em que eu confio, a quem sempre levo minha máquina quando dá alguma zica. Mas o cara não entende lhufas de Linux  :?

Abraços.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Yuran

  • Visitante
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 11:32 »
Pois eh Velhinho, tu tentou de tudo quanto foi jeito e nada, tamo sem argumento, segue o conselho do Lassard e se o Dapper for tudo que anda exibindo e prometendo, em abril tu volta com tudo.



Abraços!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 11:45 »
Perícope, qual a configuração do seu Hardware?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 12:46 »
O que eu vejo é que o Linux ainda está longe de ser um SO para o usuário comum. Se o cara quer um computador para escrever um texto, fazer planílhas e depois gravar em um CD ou disquete o Ubuntu é o SO certo para ele. Mas esse não é o usuário comum, o usuário comum quer acessar a Internet (via telefone, via banda-larga ou via rede), quer ouvir músicas, quer ver vídeos, quer jogar jogos, quer usar seu scanner e não tem a mínima idéia de o que é kernel ou script. Infelizmente, ainda é muito difícil configurar o hardware no Ubuntu. Principalmente se o sujeito não tem Internet 24 h. O sujeito tem que editar arquivinhos de configuração que ficam escondido em diversos locais no computador, baixar codecs, drivers, pacotes adicionais e o diabo a quatro... normalmente uma tarefa difícil até para quem trabalha com informática (o que não é meu caso). É normal ver pessoas batendo cabeça e desmintindo umas às outras aqui no fórum. Eu acho que há ainda uma enorme deficiência no auto-reconhecimento e auto-configuração de hardware no Ubuntu.

Eu torço muito para que o Ubuntu dê certo, até porque eu ainda não desisti. Acho legal a filosofia do projeto e procuro apoiar de alguma forma (a única que encontrei até agora foi postando aqui minhas dúvidas:lol: e distribuindo os CDs que me mandaram). Mas também acho que o usuário comum não só está se lixando para a filosofia da coisa, como também não tem toda a paciência que os freqüentadores mais assíduos do fórum têm...
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:09 »
O cara que fez aqui não entende de Linux também, inclusive na época que ele ajeitou o DHCP eu nem pensava em usar Linux. Lembro que ele instalou o modem, não acompanhei o processo, mas acabei descobrindo com o tempo que eu tenho o DHCP habilitado e certamente foi ele que fez isso :)

É bom demais, não dá dor de cabeça nenhuma! :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:14 »
Citação de: "galactus"
Perícope, qual a configuração do seu Hardware?


Vamos lá.
Placa-mãe:
Soyo SY-K7VTA Pro 2AA6
Award Modular Bios v. 6.00pg
256 Mb Dimm DRam 133
Athlon 1.3
Discos:
Samsung SV4002H (40 Gb: hda1: xp, ntfs; hda2: dados, fat32)
Maxtor  6Y120L0 (80 Gb: hdc1: Ubuntu 5.10; hdc2: Kurumin 5.1; hdc3: swap; hdc4: dados, fat32)
Monitor: Samsung SyncMaster 750v
Teclado: Micro$oft Natural keyboard
Rato: A4Tech 5 botões, 2 rolagens, PS/2
Placa de som: Creative SoundBlaster 16 pci
Placa de vídeo: NVidia Riva TNT 2 pci, Model 64/64 pro
Modem:
SpeedTouch 330, Thomson, USB
US Robotics 56 k, pci
Placas de rede:
Realtek RLT8139, pci
SpeedTouch Ethernet Adapter
Gravador de DVD: LG GWA-4164B

Veja também uma resposta que postei em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=632&postdays=0&postorder=asc&start=45

Abraços.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:15 »
marcio.

- problema dos modems: não é culpa do Linux. a culpa é das fabricantes, q criam softmodems (modems q necessitam de um driver para funcionar) e disponibilizam esses drivers apenas para Windows.

- problema de 80% da impressoras e scanners do mundo: os fabricantes nao disponibilizam drivers para Linux.

- problema dos jogos: adivinha? os fabricantes nao lançam os jogos para Linux.

aonde está a culpa do Linux nisso tudo? vc ja instalou o Windows? ja percebeu q ele nao reconhece absolutamente NADA? nem placa de som, nem de video, nem rede, modem, impressora e nem scanner. o reconhecimento de hardware no Linux é muito superior ao Windows, só q os poucos drivers q o Linux nao reconhece nao existem drivers disponiveis, enquanto todos os drivers q o Windows nao reconhece vc acha drivers disponibilizados pelo fabricante. como a gente nao tem driver, a gente se vira como pode. no windows vc faria isso?

vamos supor q nosso amigo perícope instalasse o Win98 Se de novo, do zero, e nao tivesse os Cds des drivers, como é q ele ia se virar? tava bem ferrado, a menos q tivesse net banda larga e paciência para vasculhar o são Google atrás de drivers.

enfim, para encerrar, e essa é especialmente pra vc perícope:


- MODEM ROTEADOR RLZ...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
penso que isso não seja assunto pro bodega
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:20 »
Se não me falha a memória, eu havia postado meu tópico no Geral, não no Bodega. Penso que ele seja assunto sério, não para o ambiente "bareano" do fórum. Será que alguém o moveu para cá? Ou eu postei no lugar errado?  :oops:

Em segundo lugar, caro SuperMouse (um dos superheróis de minha infância), não entendi seu recado.  :?  Poderia explicitar, por favor?

Por fim, por favor, senhores, não pretendo propor novas discussões sobre rwindow$ x Linux, ou quem é melhor, ou sobre fabricantes, ou sobre outros assuntos importantes e correlatos; vamos apenas nos deter em meu desesperado pedido de ajuda?  :roll:

Grato e abraços.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Re: penso que isso não seja assunto pro bodega
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:47 »
Citação de: "Perícope"
Penso que ele seja assunto sério, não para o ambiente "bareano" do fórum. Será que alguém o moveu para cá? Ou eu postei no lugar errado?  :oops:

Eu movi porque você postou no lugar errado, ao meu ver :P
A bodega não é só pra falar besteira, mas também falar algo que não esteja relacionado a suporte... Leia o título do seu tópico. Qual a intenção dele? Avisar que está se despedindo do Linux, não pedir suporte, apesar de que aos poucos a galera foi se aprofundando na ajuda aqui... :D
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: penso que isso não seja assunto pro bodega
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:54 »
Citação de: "Perícope"
vamos apenas nos deter em meu desesperado pedido de ajuda?

Desculpe-me, Perícope, estava apenas ponderando sobre o que você escreveu na primeira mensagem. Entrei aqui interessado nas respostas, pois tenho problemas semelhantes, mas não resisti a desabafar também...

Só pra encerrar, SuperMaouse, sobre o problema de ausência de drivers, realmente não é culpa do Linux. Só citei o Windows, porque é a única referência que tenho. Mas o fato é que eu instalei o WinXP na minha máquina totalmente sem Internet, e não houve problema algum (o que não tinha driver o windows providenciou um genérico que funciona muito bem). Quanto ao win98, imagino que seria interessante comparar com uma distribuição qualquer do Linux de 1998 (há 8 anos). Para não atrapalhar mais, se quiser (se é que vale a pena) dar continuidade a essa discussão, sugiro abrir um novo tópico (já deve ter um monte) :wink:
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: penso que isso não seja assunto pro bodega
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:58 »
Citação de: "LaSSarD"
Eu movi porque você postou no lugar errado, ao meu ver :P
A bodega não é só pra falar besteira, mas também falar algo que não esteja relacionado a suporte... Leia o título do seu tópico. Qual a intenção dele? Avisar que está se despedindo do Linux, não pedir suporte, apesar de que aos poucos a galera foi se aprofundando na ajuda aqui... :D


Entendido, nobre Lassard! Era um pedido desesperado de ajuda, sim, mas acho que ele ficou meio escondido demais...  :wink:  Mas as boas almas estão aparecendo para ajudar.

Grato!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline mestre_Kame

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Mestre_Kame
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 14:12 »
Citação de: "marciovinicius"
O que eu vejo é que o Linux ainda está longe de ser um SO para o usuário comum. Se o cara quer um computador para escrever um texto, fazer planílhas e depois gravar em um CD ou disquete o Ubuntu é o SO certo para ele. Mas esse não é o usuário comum, o usuário comum quer acessar a Internet (via telefone, via banda-larga ou via rede), quer ouvir músicas, quer ver vídeos, quer jogar jogos, quer usar seu scanner e não tem a mínima idéia de o que é kernel ou script. Infelizmente, ainda é muito difícil configurar o hardware no Ubuntu. Principalmente se o sujeito não tem Internet 24 h.



Eu nunca tinha usado linux na vida, e instalei o Ubuntu 5.04. Não tive problema NENHUM com Hardware, pois ele reconhceu TUDO, inclusive, mouse/teclado sem fio q o Windows me fez passar muita raiva.
E c vc consegue ler o Help (salva vidas), mesmo SEM INTERNET, consegue fazer praticamente tudo funcionar. Mas deixar ele 100% vai precisar de web. Me diga hj quem usa windows sem internet? Mesmo o win tem la o seu "update" e precisa de internet.

Uso o Ubuntu pra muito mais do que escrever texto. Planilhas nem no windows uso isso. Estou trabalhando com design gráfico e web design no Ubuntu, e ele é o  sistema certo pra mim e me provou ser um sistema que oferece muito mais do que apenas um editor de texo, ou navegar na web.

Tenho certeza que nosso amigo estará de volta aki no fórum, em breve, falando que tudo na máquina dele tá funcionando perfeitamente, pois o Ubuntu funciona e muito bem e nós contribuímos pra isso!
Mestre_Kame
::: Ubuntu User :::

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Stou desistindo do Ubuntu! Alguém me ajuda a mudar de idéia?
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 14:58 »
Citação de: "marciovinicius"
O que eu vejo é que o Linux ainda está longe de ser um SO para o usuário comum. Se o cara quer um computador para escrever um texto, fazer planílhas e depois gravar em um CD ou disquete o Ubuntu é o SO certo para ele. Mas esse não é o usuário comum, o usuário comum quer acessar a Internet (via telefone, via banda-larga ou via rede), quer ouvir músicas, quer ver vídeos, quer jogar jogos, quer usar seu scanner e não tem a mínima idéia de o que é kernel ou script. Infelizmente, ainda é muito difícil configurar o hardware no Ubuntu. .

Olha, marciovinicius, este negocio de dizer que o linux ainda não tem um bom reconhecimento de hardware e que outro SO tem melhor, não é bem assim.
Quando instalo o windows xp no meu micro, ele não reconhece o som, o modem não funciona, a placa de rede não funciona e minha multifuncional da hp até é reconhecida, mas o windows fica solicitando a instalação do CD do fabricante. O vídeo aparece com resolução maxima de 800x600 e 256 cores, etc.

Agora a diferença:
 
O usuário do windows recebe um CD para a placa mãe, outro para modem, outro para multifuncional. Você instala e tudo funciona!!! Eta sistema bom!, e aí começa a mensagem " hardware detectado pronto para uso" .
O que quero dizer, é que para reconhecer hardware o linux está a altura de qualquer outro SO, o problema é que, por ser minoria, não ganha a atenção da maioria dos fabricantes para desenvolverem drivers e softs.

Sei que winmodem é um problema para os usuários do linux. Me considero sortudo, pois quando instalo o ubuntu ou kurumin todo meu hardware é reconhecido de imediato. Nem todas as distros que testei reconheceram tudo.
Internet?. Desde que me iniciei no linux, tenho banda larga a cabo (virtua). Ligou, funcionou sem precisar de autenticação, senha ou provedor. É só rodar o firefox ou o evolution para saber que já estamos na internet.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2